Faleceu ontem, 11, o bispo emérito da diocese de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, em um acidente de automóvel.
De acordo com o chanceler do bispado, padre Luiz Antônio, o velório será realizado na catedral São Francisco Xavier, no centro de Itaguaí. A missa solene, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, está marcada para às 17 horas, no mesmo local.
Trajetória
Dom Vital era natural de Deventer, Holanda. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).
Estudou Filosofia em São Paulo e doutorou-se em Teologia, em Roma. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, foi bispo de Iaguaí; de 1978 a 1980, foi vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ).
Foi também presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro; membro da Comissão Episcopal de Doutrina; membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética; membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano; delegado à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997; delegado do Sínodo sobre a Vida. Tinha como lema: “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus.
Fonte: www.cnbb.com.br