Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Itaguaí (RJ), dom Vital João Geraldo Wilderinck, ocorrido ontem, 11. O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.
Leia, abaixo, a íntegra da nota:
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Vital João Geraldo Wilderinck, O. Carm., bispo emérito de Itaguaí (RJ), aos 82 anos, ocorrido ontem, 11 de junho.
Natural de Devender – Holanda, dom Vital foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957, e bispo, em 1978. De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ); de 1980 a 1998, bispo de Itaguaí, no mesmo estado.
O seu lema, “Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”, foi vivido intensamente em sua caminhada episcopal, na qual com seu jeito simples e acolhedor, testemunhou o Reino de Deus, no amor.
Louvamos e agradecemos a Deus a vida e o trabalho de dom Vital ao longo de seus 57 anos de ministério ordenado, dos quais 36 como bispo, dedicando-se às atividades da liturgia, catequese, doutrina e fé da CNBB e ao Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Em comunhão com a Igreja Particular de Itaguaí (RJ), irmãos da Ordem do Carmo, familiares e amigos de Dom Vital, elevamos nossas preces para que lhe seja dada a vida em plenitude, na morada eterna. “Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor!” (Mt 25, 21).
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: www.cnbb.com.br