1º- Shalôm: Uma reflexão sobre a espiritualidade da Paz.
Frei Ildo Perondi
Quando eu estava em Roma escrevendo a minha tese, devia fazer uma análise do termo hebraico “Shalôm”. Não estava contente com as explicações dadas pelos dicionários, que em geral traduziam o termo por “Paz”. Por isso, fui procurar um rabino hebreu, que muito carinhosamente me recebeu.
- Falar de Shalôm é algo muito importante... – disse-me ele. Talvez seja um dos termos hebraicos mais carregados de sentido e força que temos em nossa língua. É certo que traduzir simplesmente por “Paz” empobrece muito o sentido da palavra original.
Depois é importante recordar passagens bíblicas que falam de Shalôm, como:
- “O Shalôm é fruto da justiça” (Is 32,17);
- “Justiça e Shalôm se abraçarão...” (Sl 85,11)
- “O Shalôm esteja convosco!” (Jo 20,19.21.26)
- “Graça e Shalôm da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo” (cf. Rm 1,7 e no início da maioria das Cartas paulinas).
- “Deixo-vos o Shalôm; o meu Shalôm eu vos dou...” (Jo 14,27)....
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com.br/2013/10/shalom.html
2-Em memória de Frei Caneca, Mártir Carmelita da Província Carmelitana Pernambucana.
Pedro Pomar.
A 13 de janeiro de 1825 - faz exatamente 150 anos - morria fuzilado em Recife, por ordem terminante de Pedro I, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, grande herói da luta do povo brasileiro pela independência do jugo colonial português, eminente figura de nossa intelectualidade revolucionária, nacionalista.
As classes dominantes relegaram-no ao esquecimento. Chegaram mesmo a escarnecê-lo como fez o ditador Médici, em 1972, ao mandar passear pelas ruas das capitais dos Estados os ossos de Pedro I. Nossos pseudo-liberais temem falar sobre ele...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com.br/2013/10/em-memoria-de-frei-caneca.html
.