Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Textos inspiradores: “Mestre tem compaixão de nós” (Lc 17,13). Tomando a palavra, Jesus lhe disse: “Os dez não ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve, acaso, quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” Em seguida, disse-lhe: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lc 17,17-19).
1º Ontem, como hoje, uns fogem de Jesus, outros dele se aproximam, mas há, os que se mantem à distância, enquanto, outros são proibidos, de se achegarem: Verbi gratia, chineses, russos ou norte-coreanos etc… Outrora, eram os fariseus e doutores da lei, que hostilizavam a Jesus, pois se consideravam donos da verdade e do sistema religioso, enquanto pobres, doentes, leprosos, mulheres, se aproximavam. Ele sabia acolhe-los, amorosamente. Não se envergonhava deles.
2º No evangelho de hoje, dez leprosos vão ao encontro de Jesus, parando à certa distância, por que eram tidos, como impuros. Eram, de fato, leprosos, mas não mudos. Gritam. Interpelam a Jesus dizendo: “Mestre tem compaixão de nós” (Lc 17,13). Ele, antes de curá-los, enviou-os aos sacerdotes, como mandava a lei de Moisés. Em indo, foram curados, pela fé que nutriam. Todos. Também, nós cristãos, não somos, sem lei: esta, no entanto, é para nós, Jesus Cristo, o Mestre que sabe amar, servir e salvar.
3º Nós todos, já fomos, quem mais, quem menos curados, disso ou daquilo. Infelizmente continuamos, espiritualmente doentes, e nem sempre procuramos os sacramentos da Igreja, de modo particular os da cura. Há, às vezes, até os que tem vergonha de pedir socorro, continuam, então doentes, sofrendo da lepra do pecado. Esta, pode matar.
4º “Levanta-te e vai, tua fé te salvou” (Lc 17,19), disse Jesus. Contudo, antes disso, se magoou, pois, eram dez os curados, dizendo, “onde estão os outros nove?” (Lc 17,17) Para o maior desaponto de Jesus, o que regressara, era um samaritano e não membro do povo de Israel, como percebemos. Jesus, não ficou insensível, diante da falta de gratidão. Esta dói: ontem, hoje e sempre. O cristão deve ser grato: “sede sempre gratos a Deus” (Cl 1,15). Jesus, continua a nos perguntar, onde estão os outros nove, hoje, os milhões de agraciados? Ainda não voltaram, talvez, nem voltem para agradecer.
5º Lembro, em tempo: outubro é o mês da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e das crianças. Não as esqueçamos, nem as deixemos de lado. Não há ainda outros, a serem lembrados? Quem? De modo especial, médicos e professores. Não os recordamos, aqui, porém, também, não os esquecemos. Parabéns. Fonte: https://www.cnbb.org.br