Durante os últimos dias surgiram algumas reações às homilias de Dom Hernaldo Pinto Farias, sss, Bispo Diocesano de Bonfim, sugerindo que o mesmo se utilizou das celebrações para promover candidatos durante as eleições de 2022.
É de suma importância realizarmos alguns esclarecimentos para os diocesanos, que têm recebido informações distorcidas e ofensivas sobre a Igreja, o Bispo e a realidade dos fatos.
1- Nos dias 8 e 9 de outubro, Dom Hernaldo presidiu a Eucaristia em que jovens da Paróquia de Santo Antônio, em Campo Formoso, receberam o sacramento da Confirmação. Durante a homilia, em consonância com a liturgia própria daquela celebração, o Bispo trouxe alguns pontos de reflexão, dentre os quais o dom do discernimento: o Espírito Santo leva os homens e mulheres da sociedade a discernirem sobre a realidade na qual vivem e a olharem os acontecimentos sob as luzes do mesmo Espírito. Ao trazer temas caros ao Evangelho, não houve declaração ou indução a votos em candidatos específicos. No contexto da homilia, Dom Hernaldo aprofundou temas primariamente evangélicos e não políticos.
2- No dia 12 de outubro, durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, o Bispo, mais uma vez, desempenhou o múnus episcopal de ensinar, ao convidar os fiéis a aprofundarem no mistério da celebração da Padroeira do Brasil, no cenário em que mais do que nunca necessitamos da proteção da Virgem Maria sobre os mais pobres da sociedade e, em particular, da Diocese de Bonfim. Mais uma vez, sem declarar apoio ou induzir ao voto em candidatos específicos, Dom Hernaldo reafirmou o dever de cada fiel conhecer as propostas que discordam do anúncio de Jesus e a votar de acordo com a consciência de cristãos, que nunca deve ir em desencontro ao pregado por Jesus.
Ressaltamos que o conteúdo das homilias está em sintonia com a Doutrina Social da Igreja, com a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro sobre o momento atual”, publicada durante sua 59ª Assembleia Geral e, principalmente, com o Evangelho de Jesus Cristo, que pelo Apóstolo dos gentios, exorta a Timóteo e a todos os que têm a missão de pastorear o rebanho de Cristo: “Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra” (2 Timóteo 3,14-17).
Repudiamos o desrespeito e a lógica do ódio com que alguns irmãos e irmãs têm se direcionado ao Bispo Diocesano; lamentamos que a missão profética da Igreja seja incompreendida ainda nos tempos atuais e agradecemos as inúmeras manifestações de apoio vindas dos mais diversos setores da sociedade e da Igreja. O momento atual deve ser marcado por união, empatia e racionalidade, afastando-se da tendência passional de colocar as ideologias acima do respeito e acima da fraternidade cristã que nos une.
Senhor do Bonfim, 18 de outubro de 2022.
Assessoria de Comunicação Diocese de Bonfim
Fonte: http://diocesedebonfim.org