Paróquia Nossa Senhora D'Abadia permanecerá fechada por dois dias; objetos serão restaurados
Homem invadiu igreja e depredou objetos religiosos, em Anápolis Reprodução/TV Anhanguera
Por Júlia Cople — Rio de Janeiro
O homem que invadiu a Paróquia Nossa Senhora D'Abadia, em Anápolis (GO), "conversou com Jesus" antes de subir no altar e arrancar o crucifixo de 100 kg. A estátua de Cristo teve o resto, os braços e o pé quebrados pelo suspeito, que foi preso em flagrante no local, nesta segunda-feira.
Três integrantes da paróquia estavam na igreja logo ao fim da missa das 6h45 quando o homem começou a falar alto. De acordo com a secretária da paróquia, Meire Lúcia Souza, ele estava "totalmente exaltado".
— O sacristão estava guardando o material litúrgico [da missa de 6h45] e fechou as três portas grandes da frente. A pessoa arrombou uma delas e ficou lá, como que rezando. Foi para o altar. Para ele, aquilo era uma oração. Falava alto, conversava com Jesus e tal. Aí ele tirou a toalha do altar, subiu em cima do altar, e a gente só foi escutando o barulho. Ele estava totalmente exaltado. Não sei como, mas ele conseguiu arrancar o crucifixo, que é muito pesado, de madeira. Agora a gente vai ver as imagens para entender direitinho como tudo ocorreu — afirmou Meire, em entrevista ao GLOBO.
Por causa do "ato de vandalismo e profanação", a equipe da igreja anunciou nas redes sociais que decidiu fechar as portas durante dois dias. O Padre Fagner, responsável pela paróquia, acompanhou os policiais militares e o suspeito preso até uma delegacia da região, onde prestou queixa por dano.
Os objetos danificados serão restaurados e recolocados no altar. Segundo Meire Lúcia, os três integrantes da paróquia que estavam no local no momento do fato, inclusive ela, nunca haviam visto o homem na igreja antes.
— O homem arrastou a estátua para fora da igreja. É uma imagem de muitos anos, de madeira. Vai ser restaurada, o restaurador já veio ver, mas ainda não temos o orçamento. Quebrou a face, os braços e o pé da imagem, que é grande. Por enquanto, é o dano emocional. É muito ruim. A gente a vida inteira viu a imagem lá no altar, e a igreja vai ser reaberta sem ela, em Corpus Christi. Os paroquianos ficaram muito tristes — disse a secretária, que está na paróquia há 12 anos.
A matriz será reaberta somente na quarta-feira, às 17h. Às 19h, a comunidade religiosa celebrará uma missa com um ato de desagravo. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco.
Na manhã desta segunda, o homem arrombou a porta da igreja e depredou objetos no local — um deles, o crucifixo de aproximadamente dois metros de cumprimento e que pesa mais de 100 kg. O item ficava no altar. A estátua de Jesus Cristo foi vandalizada e jogada para fora do templo.
A Polícia Militar foi acionada e deteve o homem. Segundo a TV Anhanguera, ele estava bastante agitado. Uma perícia foi realizada no local. Fonte: https://oglobo.globo.com