Dom Jaime Vieira Rocha
Prezados/as leitores/as!
Sua misericórdia se estende de geração em geração (cf. Lc 1, 50)
Esse é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 3º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, a ser comemorado no próximo dia 23 de julho. O Dia dos Avós e das Pessoas Idosas foi instituído pelo Papa Francisco em 2021. Essa comemoração, instituída pelo Francisco para celebrar os avós e idosos no mês em que a Igreja faz memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avôs de Jesus, tem o sentido de expressar a atenção, o respeito e o cuidado com aqueles que nos apresentam um caminho de vida cheio de sabedoria. Em sua mensagem, o Papa Francisco ressalta a proximidade dessa comemoração com a Jornada Mundial da Juventude, propondo aquela relação sadia dos jovens e dos idosos: “Neste ano, regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude; no tema de ambas, sobressai a ‘pressa’ de Maria (cf. 1, 39) quando visita Isabel, levando-nos assim a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos. O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior”.
Essa relação deve levar-nos à bela experiência do encontro, da atenção e do reconhecimento da graça divina, presente nos jovens e nos idosos. Justificando a escolha do tema, dentro da relação da Mãe de Jesus com a Mãe do João Batista, o Papa reconhece: “O tema leva-nos a um encontro abençoado: o encontro entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Esta, cheia de Espírito Santo, dirige à Mãe de Deus palavras que, dois milénios depois, cadenciam a nossa oração diária: ‘Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’ (1, 42). E o Espírito Santo, que já tinha descido sobre Maria, sugere-Lhe como resposta o Magnificat, onde proclama que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração. O Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos”. O Papa ainda ressalta que o no encontro da jovem Maria com a idosa Isabel manifestou-se a salvação: “No encontro entre Maria e Isabel, entre jovens e idosos, Deus dá-nos o seu futuro. Na realidade, o caminho de Maria e o acolhimento de Isabel abrem as portas à manifestação da salvação: através do seu abraço, a misericórdia irrompe, com alegre mansidão, na história humana”.
Por fim, o grande apelo de Papa Francisco, uma expressão de seu coração cheio de ternura para com os idosos e os jovens: “A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ. Aqueles jovens são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo”.
Celebremos esse dia – Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas – com grande alegria, com gratidão e peçamos ao Senhor Deus que nos dê sempre um coração generoso, agradecido pelo dom imenso dos avós e das pessoas idosas. Eles são a maturidade da vida que todos necessitamos de contemplar. Jovens, tenham paciência com as pessoas idosas. Idosos não deixem de transmitir a todos, especialmente aos jovens, a força, o vigor e a grande esperança de que todos eles possam viver em dignidade, em generosidade e grande partilha de coração, de amor. À Pastoral da Pessoa Idosa, presente em nossas paróquias, concedo minha bênção e as mais cordiais congratulações pelo trabalho realizado em favor das pessoas idosas. Fonte: https://www.cnbb.org.br