Padre esfaqueado durante missa na Igreja de São José em Bukit Timah; suspeito é preso
A polícia disse que o homem tinha quatro outras armas em sua posse. ST FOTO: DESMOND WEE
CINGAPURA – Um padre foi esfaqueado por um homem armado com uma faca enquanto celebrava a missa noturna na Igreja de São José, em Upper Bukit Timah, em 9 de novembro.
O agressor, um homem de 37 anos de Cingapura, foi desarmado por membros da congregação e posteriormente preso por policiais, disse a polícia em um comunicado.
Acredita-se que ele tenha agido sozinho, com base em investigações preliminares, e a polícia disse que não suspeita que o ataque tenha sido um ato de terrorismo, por enquanto.
O homem tem antecedentes criminais envolvendo ferimentos graves e uso indevido de drogas, acrescentou a polícia, pedindo ao público que mantenha a calma e não especule, pois as investigações estão em andamento para estabelecer o motivo por trás do incidente.
Ele é um cingalês que já havia declarado à Autoridade de Imigração e Pontos de Verificação que é cristão, disse o Ministro de Assuntos Internos e Direito, K. Shanmugam, em uma publicação no Facebook.
O padre de 57 anos, identificado pela Igreja Católica em Cingapura como Reverendo Christopher Lee, estava consciente quando levado ao National University Hospital. Ele está em condição estável.
A polícia disse que o agressor será acusado no tribunal em 11 de novembro por causar voluntariamente ferimentos graves com arma perigosa.
A Força de Defesa Civil de Cingapura e a polícia receberam pedidos de ajuda por volta das 18h30.
Uma paroquiana que pediu para ser identificada apenas como Sra. Lee disse ao The Straits Times que estava participando da missa das 17h30, e o padre foi esfaqueado em algum momento entre 18h15 e 18h20, enquanto a Sagrada Comunhão estava sendo distribuída.
Ela disse que não tinha uma visão clara do que estava acontecendo, pois estava sentada nas últimas fileiras da igreja, mas conseguiu entender o que aconteceu depois de perguntar a outras pessoas ao seu redor.
O agressor estava sentado entre os paroquianos durante o culto, disse a Sra. Lee.
Ao se aproximar do padre para receber a comunhão, ele pegou uma faca dobrável e esfaqueou o padre, que então caiu para trás.
A polícia disse que o homem tinha quatro outras armas em sua posse. Atualmente, não há evidências que sugiram que este foi um ataque com motivação religiosa, acrescentou a polícia.
O esfaqueamento ocorreu durante a missa mensal das crianças. Muitas crianças estavam sentadas perto da frente quando o ataque aconteceu, e elas começaram a gritar e chorar, disseram fontes.
Membros da congregação, incluindo a equipe de Resposta a Emergências da Arquidiocese, ajudaram a dominar o agressor, disse a Arquidiocese Católica Romana de Cingapura em um comunicado.
Formada em 2016, a equipe é formada por voluntários que atuam como socorristas em emergências.
Em uma postagem no Facebook, o primeiro-ministro Lawrence Wong disse que a violência não tem lugar em Cingapura.
“Acima de tudo, devemos defender a segurança e a santidade dos nossos locais de culto – lugares onde as pessoas buscam paz, consolo e comunidade”, acrescentou.
“Neste caso, foi uma sorte que vários membros da congregação ajudaram a desarmar o agressor antes que ele pudesse causar mais danos. Muitos paroquianos ficaram muito abalados com o que aconteceu, e espero que eles se curem deste evento traumático.”
O Ministro da Cultura, Comunidade e Juventude, Edwin Tong, disse que ficou chocado com o incidente.
“Tal violência, de qualquer forma e por qualquer razão, não tem lugar algum em Cingapura, muito menos em um local de culto. As autoridades relevantes investigarão este incidente e o abordarão apropriadamente”, ele acrescentou em sua publicação no Facebook.
O arcebispo William Goh, chefe da Igreja Católica Romana em Cingapura, disse em uma postagem no Facebook que ficou “chocado e profundamente triste” com o ataque.
“Também estou muito preocupado com o impacto psicológico que este incidente pode ter tido em nossos filhos e em todos que testemunharam este ataque”, acrescentou.
Ele pediu que as pessoas permanecessem calmas e não especulassem sobre o incidente ou fizessem julgamentos sem conhecer todos os fatos.
“Devemos permitir que as autoridades investiguem o assunto”, disse ele.
Em comunicado, a Organização Inter-Religiosa condenou o ataque “num espaço sagrado onde indivíduos estavam reunidos em serviço religioso”.
Vários grupos religiosos também emitiram declarações no Facebook para expressar solidariedade à comunidade católica e enfatizar que atos de violência em um local de culto não podem ser tolerados.
A Sra. Lee disse à ST que, após o ataque, os fiéis foram solicitados a não deixar a igreja até que a ambulância partisse, para não bloquear sua rota. Após o término do culto, eles permaneceram para rezar pela rápida recuperação do padre.
A polícia falou com fiéis sentados na mesma fileira do agressor, que teria esquecido sua bolsa para trás.
“Fiquei muito chocada... Eu estava tremendo e muito assustada”, disse a Sra. Lee.
A Igreja de São José disse em uma postagem no Facebook que as missas e eventos ocorrerão normalmente em 10 de novembro.
Falando à mídia por volta da 1h da manhã do dia 10 de novembro na Sede da Divisão Policial de Jurong, o vice-comandante da Divisão Policial de Jurong, Bertran Chia, elogiou dois membros do público por sua bravura em desarmar e deter o homem. Fonte: https://www.straitstimes.com