Dez anos após o crime, os acusados pelo assassinato do Frei Luciano Santos Andrade irão a julgamento na manhã desta quarta-feira (23), a partir das 9h, na 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha do Leite, na área central do Recife.
Walter Maciel Correia e Sérgio Aranha da Silva serão julgados por homicídio qualificado, crime no qual a vítima é cometida à traição, emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima.
Presidida pelo juiz Sylvio Galdino, a sessão terá sete jurados - a serem escolhidos no ínicio do julgamento entre os 22 convocados para compor o Conselho da Sentença. Após a escolha do júri, as testemunhas de acusação serão ouvidas, seguidas pelas de defesa. A primeira parte da sessão será encerrada com o interrogatório dos réus.
Após os depoimentos, terá início a segunda parte do julgamento, com debate entre promotoria e defesa, réplica do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a tréplica da defesa.
O CASO - Segundo a denúncia do MPPE, os acusados entraram no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, na madrugada do dia 28 de agosto de 2003, roubaram a quantia de R$ 10 mil e assassinaram o frei, responsável por guardar o montante roubado da Ordem Carmelita.
Em 2010, após desaforamento (quando é solicitado por uma das partes envolvidas no processo a mudança de foro do julgamento), o júri foi transferido de Goiana para a capital pernambucana. A justificativa para o pedido foi evitar a possibilidade de pressão sobre os jurados em Goiana, onde aconteceu o crime.
Fonte: http://ne10.uol.com.br
Leia mais sobre o caso. Clique aqui:
http://www.old.pernambuco.com/diario/2003/09/19/urbana15_0.html
http://br.groups.yahoo.com/group/santatherezinha/message/3289
.