Na manhã desta quinta-feira (25-09-2014), a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o Papa Francisco destituiu Rogelio Ricardo Livieres Plano, que vinha sendo bispo da Diocese da Cidade do Leste, no Paraguai.

Em geral, os anúncios deste tipo dizem que o papa aceitou a renúncia de um bispo. Não neste caso. A Santa Sé abertamente informa que Livieres foi substituído. Segundo a nota divulgada, a decisão foi tomada “pelo bem maior da unidade” da Igreja local e da comunhão episcopal. Porém, a ação acontece depois de uma investigação feita em julho na diocese em consequência das queixas de leigos e do clero locais, incluindo um arcebispo, sobre o estilo de governança de Dom Livieres e de sua decisão em trazer para a diocese e, em seguida, promover a vigário geral um padre argentino que, por repetidas vezes, foi acusado de conduta sexual imprópria – acusações que remontam ao final da década de 1980. (O anúncio da Santa Sé nada diz sobre o padre acusado). A reportagem é de Grant Gallicho, publicada por Commonweal, 25-09-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Após uma investigação inicial, mas antes de o papa ter estudado o relatório dos investigadores, o Vaticano anunciou que o sacerdote acusado – o Pe. Carlos Urrutigoity – havia sido destituído de seu posto como vigário geral. A Santa Sé também decidiu proibir Dom Livieres de ordenar padres...

*Leia na íntegra. Clique aqui:

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/535648-bispo-do-paraguai-e-destituido-pelo-papa-francisco