1º-A cor dourada (lembrando o sol) das aureolas e do fundo indica a santidade de Maria, coração sempre revestido de Deus.

2º-A cor azul marinho (cor do mar, da fertilidade) do manto proclama a Maternidade Divina de Maria.

3º-A cor vermelha (símbolo do amor) da túnica, cuja parte cobre o Menino, indica o forte amor da Mãe para com o seu filho Jesus.

4º-A estrela (adorno) no manto de Maria é sinal de sua virgindade antes, durante e depois do parto: mulher de coração indiviso para Deus.

5º-A cor da manga do Menino (pele de ovelha) nos está a indicar: eis aí o Cordeiro de Deus.

6º-O rosto do Menino, com idade indefinida, comunica algo profundo: este é o Verbo eterno do Pai que se fez homem.

7-A mão esquerda de Maria segura o Filho no colo, sinal de ternura.

8-A mão direita, responde à súplica da oração "Salve Regina": mostrai-nos Jesus, bendito fruto...”, indicando: “Eis o caminho, a verdade e a vida”.

9º-A posição do Menino, rosto colado ao da Mãe, é clara demonstração da recíproca ternura dos dois.

10º-Os olhos de Maria e de Jesus são voltados para o observador, exprimindo a missão redentora de Jesus e a participação co-redentora de Maria.

Toda a composição do ícone acima, do tipo iconográfico da eleusa (ternura), fala da realidade da Virgem Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. É catequético, chamando o observador para a familiaridade e imitação de Maria. O ícone recebeu a coroa de outo por Decreto do Capítulo do Vaticano a 11/06/1875. O altar onde é venerado este precioso ícone, desde o século XIII, fica na Basílica di Santa Maria del Carmine Maggiori, em Nápoles, Itália.

Esse Ícone inspirou várias releituras, que hoje são mais conhecidas que original, que foram pintadas aprimorando com as novas técnicas da pintura.

Fonte:http://iconacional.blogspot.it/2008/07/la-bruna-imagem-de-nossa-senhora-do.html