O papa Francisco e o presidente cubano, Raúl Castro, se encontrarão neste domingo no Vaticano, informou um porta-voz da Santa Sé nesta terça-feira, 5. O encontro ocorrerá quatro meses antes do pontífice viajar pela primeira vez pelo Caribe como líder da Igreja Católica. A informação é publicada por Il Sismografo, 05-05-2015. Segundo o porta-voz Federico Lombardi, Francisco receberá Raúl pela manhã de domingo e o encontro será "extremamente privativo", não uma visita oficial.
No mês passado, o Vaticano havia afirmado que o papa visitaria Cuba em setembro - após ter recebido um convite de Havana e da Igreja Católica Romana de Cuba -, antes de fazer uma visita aos EUA.
Raúl Castro está na Europa para uma série de colóquios.Depois de ter visitado o presidente russo Putin, na próxima segunda-feira encontrará François Hollande. O encontro com o Papa Francisco será na Casa Santa Marta para uma visita privadíssima, segundo informa a jornalista Franca Giansoldati, do jornal Il Messaggero, 06-05-2015.
Nos últimos dias esteve em Cuba o cardeal Stella, ex-núncio em Havana e agora prefeito da Congregação para o Clero. Foi a ele que Castro manifestou o desejo de encontrar o Papa.
Segundo o jornalista Giacomo Galeazzi, do jornal La Stampa, 06-05-2015, será uma visita "pouco protocolar", pois a agenda do Papa aos domingos nunca prevê audiências deste tipo. O presidente cubano também não se encontrará, como normalmente acontece nas visitas protocolares, como o Secretário de Estado, Pietro Parolin. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br