Frei Fernando Bezerra, O. Carm. Convento do Carmo de Angra dos Reis/RJ.

A Igreja celebra hoje a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Muitas vezes a Santíssima Trindade é apresentada como sendo um Mistério. No entanto, muito nos enriquece entender a Santíssima Trindade como uma proposta de vida, pois termos a Comunidade Divina inspirando a comunidade humana: as três pessoas da Santíssima Trindade agindo na unidade gerando comunhão.

Este modelo divino deve servir de referência para a humanidade que vive hoje em uma sociedade marcada pelo individualismo desenfreado que gera divisão, competição e, consequentemente, exclusão. Numa sociedade assim a vida perde seu valor, o ser humano não é priorizado, as relações são marcadas pelo interesse pessoal ou pela superficialidade. O outro não é parâmetro, o outro não é importante.

Com o desenvolvimento da tecnologia, a virtualidade está ocupando o lugar da realidade e isso é prejudicial ao processo de humanização das pessoas. A Santíssima Trindade nos convida a viver em união gerando comunhão e promovendo inclusão. Neste contexto social atual a Santíssima Trindade é modelo absoluto para a humanidade. Trindade Santa, precisamos de Ti. Bom Domingo e boa semana. Deus nos conduza sempre. (Fonte: Via face)