Frei Jorge Van Kampen, .O Carm. In Memoriam. *17/04/1932. +08/08/2013

No dia 20 de julho tivemos a festividade do profeta Elias. Ele aparece na Bíblia como o “Homem de Deus”, que caminha na presença de Deus único e verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no Monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Beal, o deus dos inimigos do povo judeu. No monte Horeb entregou-se à íntima experiência do verdadeiro Deus: nele se inspiravam os primeiros eremitas, que por volta do final do século XII iniciaram no Monte Carmelo um novo estilo de vida; que originou a Ordem dos Irmãos da Bem- Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo; e assim o profeta Elias é considerado o Fundador Ideal da Ordem do Carmo. A maneira de viver do profeta Elias foi um exemplo para os eremitas, saindo das suas terras e dos seus parentes.

Elias retirou-se da casa do seus pais, vivendo na solidão para conduzir à perfeição a sua vida. Naquele tempo muitos do seu povo foram enganados por um rei Acab, que instigava para adorar o deus dele, que devia dar a chuva para fertilizar a terra e para dar muitos bens temporais.

O Profeta Elias não quis abandonar o Deus Verdadeiro e ensinava ao povo, que só o Deus verdadeiro podia dar chuva. Assim a chuva não veio naqueles anos até que o povo pedia a Elias, para que Deus mandasse a chuva e desse muitos frutos. O rei Acab queria matar Elias, por causa da continuidade da seca, que deu uma grande falta de alimentos e fome. Elias fugiu para o monte Carmelo, e lá os corvos traziam-lhe o pão e a carne de manhã e à tarde, e Elias conseguiu abrir uma torrente de água, que dava água suficiente. Quando o povo percebeu tal coisa voltou para o verdadeiro Deus e O adorava. Elias, vendo tal coisa, disse: “Vive o Senhor, em cuja presença eu estou de pé”. Apareceu uma nuvem e começou a chover torrencialmente.

Também nós começamos a adorar e a respeitar a Deus. Quando voltamos para Deus, em cuja presença estamos. Deus há de nos abençoar copiosamente. O profeta Elias será sempre para nós, carmelitas, aquele que procura Deus e voltando para Ele, podemos viver a nossa vida com mais paz, felicidade e agradibilidade.