Por Irmã Carbonnelle - Filha da Caridade.

(Tradução de Frei Pedro Caxito O.Carm. In Memoriam)

CAPÍTULO I

"E aí entregar-vos-ão aos suplícios e vos matarão" (Mt 24,9).

            No dia 2 de fevereiro de 1909, numa plantação do Congo, à altura da linha do equador, um diálogo curioso aconteceu entre um branco chamado Longange e o seu empregado negro, Iseboya:

            - Iseboya, grita Longange, pegue o seu fuzil e vá matar Makando , este animal de "mon père"  (oyo nyama namonpère)..

CAPÍTULO VII

"Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber;  estava nu e me vestistes; estava no cárcere e fostes ver-me" (Mt 25,35-36).

            No cárcere, onde muitos outros estão acorrentados, Bakanja, com os tornozelos apertados dentro das algemas de ferro, continua a subir o caminho do Calvário. Ficará aí de dois a quatro dias. Neste meio tempo Mputu e Iyongo, respetivamente cozinheiro e criado de Longange, levam comida para ele, no cárcere, com risco de serem surpreendidos e castigados pelo patrão e, quando é preciso, ajudam Bakanja a se deslocar, pois não está em condições de caminhar sozinho...

HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II DURANTE A SANTA MISSA E RITO DE BEATIFICAÇÃO CELEBRADOS       NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

(Edição semanal em português de L'OSSERVATORE ROMANO de 30 de abril de 1994, nº 1.273 (18)  p.1 (233) e 2 (234)

1. «Eu sou o Bom Pastor; o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas (...)» (Jo 10,11).

        Hoje, desejamos venerar de modo particular aqueles que tomaram parte na morte de Cristo e na sua ressurreição. Eles ofereceram a própria vida, aquela mesma vida que lhes foi restituída por Cristo, mediante a sua ressurreição. A celebração hodierna realiza-se enquanto está em pleno desenvolvimento a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a África.

        Foste um homem de fé heróica, Isidoro Bakanja, jovem leigo do Zaire. Como baptizado, chamado a difundir a Boa Nova, compartilhaste a tua fé e testemunhaste Cristo com tanta convicção que, aos teus companheiros, te mostraste como um daqueles valorosos fiéis leigos que são os catequistas. Sim, Beato Isidoro, plenamente fiel às promessas do teu batismo, foste realmente um catequista, trabalhaste generosamente pela «Igreja na África e pela sua missão evangelizadora»....

*Leia na íntegra. Clique aqui:

http://www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com.br/2015/08/um-martir-da-nossa-familia-isidoro.html