Frei Jorge Van Kampen, O. Carm. In Memoriam. (*17/04/1932- + 08/08/ 2013)
Liturgia da Palavra de Deus. (Is.50,5-9; Tg.2,14-18; Mar.8,27-35).
“Quem é Jesus?” é a pergunta que se faz, quando os cristãos se reúnem para meditar sobre a Palavra de Deus. Pessoas, que não se reúnem, não fazem esta pergunta. “Quem é Jesus?” não é simplesmente uma pergunta para se informar sobre o seu registro civil, mas é uma pergunta para conhecer melhor o Cristo. Já é uma pergunta muito antiga. Pessoas do tempo de Jesus se admiravam e ficavam impressionadas com a sua maneira de ser (Mc. 1,27).
Em nossos dias ainda se pergunta sobre Jesus. Muito mais do que antigamente. Naquele tempo davam-se sinais. Quando em nossos dias perguntamos: “Quem é Jesus?”, surge uma outra pergunta; “Quem sou eu?” Marcos (1,11) dá a resposta: “Você é uma filho amado por Deus”...
Somos filhos dos nossos pais. Herdarmos dele o sobrenome. Mas recebemos também um nome, que é pessoalmente nosso: o primeiro nome. Somos um ser único; somos criados à imagem e semelhança de Deus; Somos filhos de Deus. A liturgia transmite esta mensagem. E se somos filhos de Deus, percebemos que a conversão é principalmente para nós.
Cremos, que somos filhos e filhas de Deus, e esta fé nos fez reconhecer em Jesus o Salvador, que veio restabelecer a unidade entre os homens e a confirmar, que todos devemos lutar pela salvação da humanidade.
Reflexão.
Quando contemplo o céu, obra de Teus dedos, a lua e as estrelas, que fixastes; o que é o homem, para que te lembres dele; o ser humano, para que ele Te ocupes? Tu o fizeste um pouco inferior a um ser divino, Tu o coroaste de glória e esplendor; deste-lhe o domínio sobre as obras de Tuas mãos, tudo lhe submeteste debaixo dos pés. (Sl. 8,4-7).
Resposta à Palavra Deus.
Que Deus nos venha libertar para uma atitude religiosa à fidelidade da Palavra de Deus.