Ontem, o Papa Francisco, depois da celebração eucarística para a canonização de Junípero Serra, dirigiu-se à casa das Irmãzinhas dos Pobres para uma visita surpresa e, obviamente, não programada. A reportagem é de Luis Badilla, publicada no sítio Il Sismografo, 24-09-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O padre Lombardi, ao confirmar a notícia, afirma que o Santo Padre – que parou na capela por 15 minutos para falar com todas as irmãs – queria expressar o seu apoio às religiosas envolvidas em algumas batalhas legais no âmbito do chamado "Obamacare".

As Irmãzinhas, desde 2013, se envolveram em uma disputa legal com o governo, já que o Obamacare obriga as religiosas a garantirem serviços contrários às suas convicções de fé e ao magistério.

Também estava presente no encontro o advogado delas. De todos os modos, foi afirmado que o Santo Padre não entrou especificamente na questão e, na sua breve saudação, depois de falar com cada uma, ressaltou a importância do ministério das irmãs e, particularmente, do cuidado dos idosos. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br