*Do Livro: A Fonte.

De Frei Cláudio Van Van Belen, O. Carm.

Pela Linguagem, o ser humano recebe o dom maravilhoso de encontrar o outro e o Outro que é Deus, e assim com eles e com a si mesmo celebrar a sua humanidade. Ele possui um nome que não pode dar a si mesmo. Pelo nome – recebido - ele se insere numa comunidade.

Reconhecer que a vida é um dom, nutrir o sentimento de gratidão, admirar-se, relacionar-se, respeitar o outro e preocupar-se com o bem-estar dele, cumprir seus deveres com responsabilidade e dedicação, celebrar um silêncio interior; tudo isso é vivenciar um espaço e tempo em que “o Outro” se encontra. A oração é um toque final, o acabamento da “obra” que constrói o ser humano pela Linguagem. 

Rezar é abrir-se para ouvir um Convite, um Apelo!

Rezar é uma linguagem que surge do silêncio e para lá volta! É um desejar “fazer parte de um grande Conjunto”. Rezar é uma surpresa eterna, uma festa interior, uma música interior do coração.

Assumindo a atitude de oração, abre-se uma “solidão sonora”, onde surge uma música, o sentimento de “ter encontrado o seu lugar” na Terra e no Universo: Diz João da Cruz (Cântico espiritual, anotação às Estrofes 14 e 15): “Porque esta música, embora seja silenciosa para os sentidos e potências naturais, é solidão muito sonora para as potências espirituais. Estas, na verdade, estando já solitárias e vazias de todas as formas e apreensões naturais, podem perceber no espírito, mui sonoramente, o som espiritual da excelência de Deus em si e nas suas criaturas. Realiza-se então o que dissemos ter visto S. João, em espírito, no Apocalipse, a saber: voz de muitos citaristas, que citarizavam em seus instrumentos. Isto sucedeu no espírito, e não em cítaras materiais, pois consistia em certo conhecimento dos louvores que cada um dos bem-aventurados, em sua glória particular, eleva a Deus continuamente, qual música harmoniosa. Com efeito, na medida em que cada qual possui de modo diverso os dons divinos, assim cada um canta seu louvor diferentemente, e todos unidos cantam numa só harmonia de amor, como num concerto musical”.

ONDE COMPRAR? Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo Sion, em Belo Horizonte- MG ou com Frei Petrônio de Miranda/RJ, através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. PREÇO: R$ 25,00.