O Papa Francisco está convidando os sacerdotes e o clero católico ao redor do mundo a parar de buscar postos de poder ou autoridade e, em vez disso, “rebaixem-se” no serviço aos pobres e aos necessitados, disse o Cardeal João Braz de Aviz. O prelado brasileiro, que conduz o departamento vaticano para a vida religiosa, falou também: “Nós do clero devemos nos rebaixar (...) nós consagrados devemos nos rebaixar porque estamos muito altos”.

“Nós, em muitos postos importantes, devemos nos rebaixar, principalmente mudando as regras que nos guiam”, completou o cardeal. “Não mais ser o ‘número um’ ou fazer uma ‘atualização’ para um cargo melhor, mas realizar uma Igreja fraterna (...) na qual, verdadeiramente, os menores, os pobres, aqueles que estão marginalizados se sintam chamados, se sintam amados e percebam que nós estamos com eles”. A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 18-11-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Braz de Aviz falou no sábado durante um evento em comemoração ao “Pacto das Catacumbas”, acordo simbólico feito entre cerca de 40 bispos de todo o mundo no final do Concílio Vaticano II para viver e trabalhar por uma “Igreja dos pobres”...

*Leia na íntegra. Clique aqui:

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/549300-papa-pede-ao-clero-que-esqueca-o-dinheiro-segundo-cardeal-brasileiro