2 de abril. Missa com Frei Petrônio de Miranda, Carmelita, na Ordem Terceira do Carmo de Salvador-BA, logo mais às 19h.  

COMENTÁRIO.

Boa noite!

Bem vindos e bem vindas na penúltima noite da presença de Elias em nossa Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador.

Hoje queremos acolher a senhora Maria da Conceição e o Senhor José Pedro, de Unaí –MG. Amanhã, esta imagem vai continuar peregrinando em Minas Gerais.

Nesta noite, vamos meditar sobre a noite escura do nosso Missionário- Santo Elias.

Na história do Profeta nos deparamos com encontramos a rainha Jezabel ameaçando-o de morte. Elias teve medo e fugiu: "Basta, Senhor! Tira-me a vida, porque eu não sou melhor que meus pais!" Deitou debaixo de uma árvore e só queria comer, beber e dormir. Desânimo total! Elias perdeu o sentido da vida e da sua missão. É a imagem de todos nós. Como Elias fez para recuperar a coragem? Foi a ajuda de um anjo.

Hoje temos a ajuda de muitos anjos e anjas. O anjo tocou nele: "Levanta-te e come, porque o caminho é longo". Elias levantou e caminhou quarenta dias e quarenta noites até a montanha de Deus. Elias refez a caminhada dos 40 anos no deserto e voltou às raízes da fé do seu povo. Para nós carmelitas, a Montanha de Deus é o Monte Carmelo. Como Elias, devemos refazer sempre a "Subida do Monte Carmelo" e, assim, recuperar a consciência da nossa Missão como carmelitas aqui na Bahia, no Brasil e no mundo.

De pé, vamos cantar o canto número 1 da peregrinação, “Levanta Elias”.

1º Leitura (1 Reis 19:1-8).

Comentário.

Elias na noite escura é a imagem de todos nós. De vez em quando, desanimamos por dentro e caímos no chão. A vida perdeu o seu sentido. Nem percebemos a presença de tantos anjos e anjas de Deus que querem nos ajudar e reanimar. Ouçamos com atenção esta primeira leitura.

Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Palavra do Senhor.

Salmo de Meditação. (Salmo 126)

Tema: A volta do exílio, à volta para a casa, à volta para Deus.

TODOS: Quem semeia com lágrimas, colhe com alegria.

1-Quando o Senhor fez voltar os exilados de Sião, parecíamos sonhar: Nossa boca se encheu de risos, nossa língua de canções.

2-Até entre as nações se comentava: "O Senhor fez grandes coisas por eles”. Sim, o Senhor fez grandes coisas por nós, por isso estamos alegres.

3-Senhor mude também agora o nosso cativeiro, como as torrentes no deserto. Quem vai, vai chorando, a semear sua semente. Ao voltar, voltará cantando, a carregar o seu trigo.

 Textos para reflexão da Missa.

Frei Carlos Mesters, O. Carm

1Reis 19,1-8: Fraqueza, noite escura:  40 dias e 40 noites de caminhada

 1 Reis 19,1-5a

A fraqueza e a fragilidade de Elias no momento em que Jezabel o ameaçou de morte. Jezabel tinha mandado dizer a Elias: "Que os deuses me castiguem se amanhã, a esta hora, eu não tiver feito com você o mesmo que você fez com os profetas de Baal". O medo tomou conta de Elias. Ele desanima e foge. Deita debaixo de uma árvore e diz: "Basta, Senhor! Tira-me a vida, porque eu não sou melhor que meus pais!" Ele nem percebe o anjo de Deus que lhe traz um pouco de comida e bebida. Ele só quer comer, beber e dormir. Ele quer é morrer. Desânimo total! Elias perdeu o sentido da vida e da sua missão. É a imagem de todos nós. De vez em quando, desanimamos por dentro e caímos no chão. A vida perdeu o seu sentido. Nem percebemos a presença de tantos anjos e anjas de Deus que querem nos ajudar e reanimar. Como e onde recuperar a coragem e o sentido da vida? Como foi que Elias fez?

1 Reis 19,5b-8

O lento renascimento de Elias com a ajuda do Anjo do Senhor. Inicialmente, Elias nem tinha percebido a presença do anjo que lhe trazia pão e água. Mas o anjo voltou, insistiu, tocou nele e disse: "Levanta-te e come, porque o caminho é longo". Finalmente, Elias desperta. Levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus. Horeb, a Montanha de Deus, é o Monte Sinai, onde na época do Êxodo, o povo tinha feito a aliança com Deus, tornando-se Povo eleito de Deus (cf. Ex 19,1 a 24,11). Nesta sua caminhada de quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horeb, Sinai, Elias refaz a caminhada daqueles quarenta anos do povo no deserto e volta às raízes da fé do seu povo. Sustentados, como Elias, pelo pão da Palavra e da Eucaristia, nós Carmelitas refazemos a mesma caminhada até a Montanha de Deus para recuperar, cada vez de novo, nossa identidade e a consciência da nossa Missão de "Justiça e de Profecia a serviço da Vida". Para nós carmelitas, a Montanha de Deus é o Monte Carmelo. São João da Cruz descreveu como devemo fazer "A Subida do Monte Carmelo".

EVANGELHO:  Marcos 1,9-15 Como Elias, Jesus passa 40 dias no deserto é tentado.