No milésimo centésimo trigésimo quarto (1134), “A Palavra do Frei Petrônio”, o Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista, passando na cidade de Santa Teresa-ES, fala sobre Teresa e Teresinha- As duas Santas Carmelitas.
NOTA: Santa Teresa foi a primeira cidade brasileira fundada por imigrantes italianos, a pequena Santa Teresa, rodeada de altas montanhas, está localizada na região serrana do Estado do Espírito Santo. A Sua História começa em 1874/75, quando chegaram os primeiros imigrantes italianos, trazidos pela expedição Tabachi. - Estes imigrantes (principalmente os camponeses vindos do Império AustroHúngaro), procuraram subir as montanhas, além de Santa Leopoldina, para construir uma comunidade no Novo Mundo, um “pícolo paese”, sem qualquer vínculo com a abolição da escravatura.
ORIGEM DO NOME: Consta que uma devota possuía um quadro de Santa Teresa de Ávila, em torno do qual os moradores se reuniam para rezar à hora do Ângelus. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos teresenses para explicar a origem do nome “Santa Teresa”. Fonte: http://www.santateresa-es.com.br Convento do Carmo de Lapa-RJ. 07 de abril-2016. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com