BEATO FREI TITO BRANDSMA, O. CARM.

(Tradução: frei Bento Caspers, O. Carm. e Dom Vital Wilderink, O. Carm.)

O Santo Profeta Elias no Monte Carmelo

Diante dele o povo eleito de Israel. No meio deles, o rei Acaz e os sa­cerdotes de Baal. "Usquequo claudicatis in duas partes? Si Dominus est Deus, sequimini eum". (Até quando claudicareis dos dois pés? Se o Senhor é Deus, segui-o). Um sinal do céu: Deus responde por meio do fogo. Água sobre o sacrifício. Fogo do céu devora-o. Morte dos falsos profetas. Pediu o auxilio de Deus por sete vezes. Nuvenzinha por sobre o mar, sinal de chuva que virá trazer a salvação. Acaz vaí com Elias para Jerusalém.

Lições contidas no episódio

1 - Elias nos pergunta até quando continuaremos a mancar para dois lados. Ternos que nos definir...

2 - Sinal dado por Deus. É ele o Deus que responde por meio do fogo. Pela revelação sabemos que ele veio trazer fogo á terra e não quer senão que este fogo arda. Sua graça é este fogo.

3 - Água sobre o sacrifício. Significa que tudo devemos esperar da graça de Deus e que devemos dispor-nos para recebe-la. Não confiar em aptidões e talentos. Entregar-nos a Deus: "Scio cuí credidí" (Sei em quem acredito).

4 - Morte dos falsos profetas. Morte: a luta mais radical contra tudo quanto possa afastar-nos de Deus ou ocupar o lugar dele em nós. Conhecer os nossos inimigos. Disse Deus: "Quem não está comigo, é contra mim". O que poderá levar-nos para mais perto de Deus?

5 - Pedir a chuva. Pedir a graça de Deus. Rezar sempre, sem nunca desfalecer. "Domine, doce nos orare" (Senhor, ensinai-nos a orar).

6 - A nuvenzinha sobre o mar. Maria como arauto, prenúncio da nossa predestinação. Deus quer dar-nos as graças por intermédio de Maria.

7 - Vamos a Jerusalém, a fim de oferecer o nosso sacrifício a Deus, no lugar por ele indicado, o sacrifício de nós mesmos. Amanhã, á hora do Santo Sacrifício, oferecer-nos a Deus, em união com o Sacrifício de Jesus.

Colóquio com Santo Elias

Ouvir as palavras. Formar ao seu lado. Transplantar no coração o seu zelo e o seu amor. Santa ,competição com respeito á sua confiança em Deus. Esperar tudo dele. Água sobre a lenha. Convencer-nos de que a nossa salvação é dom exclusivo de Deus, ainda que tenhamos de mere­cê-la. Considerar tudo á luz da Providência e da predestinação divinas. Fortes com Santo Elias pela força que vem de Deus, á luta contra tudo que nos afaste de Deus. E, depois de abominarmos tudo isso, ajoelhar-nos com Santo Elias para rezar, para perseverar na oração. Com Santo Elias, que nos é apontado com São Tiago corno modelo de perseverança na ora­ção e como garantia de que nossa oração será ouvida. Alegrar-nos com Santo Elias pelo fato de ter aparecido urna nuvenzinha sobre o mar. Le­vantar-nos com ele para irmos a Jerusalém.