Frei Carlos Mesters, Carmelita.
1-Os textos da Bíblia
1Reis 17, 2-6: A função do corvo na vida de Elias
2A palavra de yhwh foi-lhe dirigida nestes termos: 3"Vai-te daqui, retira-te para o oriente e esconde-te na torrente de Carit, que está a leste do Jordão. 4Beberás da torrente e ordenei aos corvos que te dêem lá alimento." 5Elias partiu, pois, e fez como yhwh ordenara, indo morar na torrente de Carit, a leste do Jordão. 6Os corvos lhe traziam pão de manhã e carne à tarde, e ele bebia da torrente.
Êxodo 16,9-18: A função das codornizes na vida do povo de Deus
9Disse Moisés a Aarão: "Dize a toda comunidade dos filhos de Israel: Aproximai-vos da presença de Iahweh, pois ouviu as vossas murmurações." 10Ora, quando Aarão falava a toda a comunidade dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória de yhwh apareceu na nuvem, 11Iahweh falou a Moisés, dizendo: 12"Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepúsculo comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou yhwh vosso Deus." 13À tarde subiram codornizes e cobriram o acampamento; e pela manhã havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou a camada de orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, granulosa,' fina como a geada sobre a terra. 15Tendo visto isso, os filhos de Israel disseram entre si: "Que é isto?" Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: "Isto é o pão que yhwh vos deu para vosso alimento. 16Eis que yhwh vos ordena: Cada um colha dele quanto baste para comer, um gomor por pessoa. Cada um tomará segundo o número de pessoas que se acham na sua tenda." 17E os filhos de Israel assim fizeram; e apanharam, uns mais outros menos. 18Quando mediram um gomor, nem aquele que tinha juntado mais tinha maior quantidade, nem aquele que tinha colhido menos encontrou menos: cada um tinha apanhado o quanto podia comer.
1-Uma Resposta: Elias e o Corvo
refazer a história, recuperar a memória, estar disponível para Deus: "Ordenei aos corvos que levem comida para você"
(1Rs 17,4)
Deus diz a Elias: "Saia daqui, dirija-se para o oriente e esconda-se junto ao córrego Carit, que fica a leste do Jordão. Você poderá beber água do córrego. Eu ordenei aos corvos que levem comida para você". Então Elias partiu e fez como Javé tinha mandado: foi morar junto ao córrego Carit, a leste do Jordão. Os corvos levavam pão de manhã e carne à tarde. E ele bebia água do córrego" (1Rs 17,3-6). Elias deve sair da terra prometida no mesmo lugar onde, séculos antes, depois dos quarenta anos no deserto, o povo tinha entrado para tomar posse da terra prometida. Agora, por ordem de Deus, Elias atravessa o Jordão e volta para o deserto. Ele se esconde no Carit. Como o povo naqueles quarenta anos, ele é alimentado pelo corvos (=codornizes) e bebe da água do córrego.
Isto significa que Elias, voltando para o deserto, deve recomeçar a viver como o povo vivia durante aqueles quarenta anos, sobrevivendo com a água da rocha, com o maná que Deus lhe fornecia e com a carne que os codornizes traziam (Ex 17,1-16). A política dos Reis, tanto de Judá como de Israel, tinha desviado o povo da sua origem e da sua missão. Elias deve refazer a história do seu povo. Deve voltar às origens, reencontrar o Deus que os tinha acompanhado durante aqueles quarenta anos no deserto e assim realizar o grande ideal do amor de Deus. Deus diz ao povo: "Agora, sou eu que vou seduzi-la, vou levá-la ao deserto e conquistar seu coração. ... Eliminarei da terra o arco, a espada e a guerra; e, então, vou fazê-los dormir em segurança. Eu me casarei com você para sempre, me casarei com você na justiça e no direito, no amor e na ternura. Eu me casarei com você na fidelidade e você conhecerá Javé" (Os 2,16.19.20-22).
Elias era uma pessoa totalmente disponível para a ação do Espírito de Deus. Deus podia chamá-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, para qualquer missão. Deus chamava e Elias obedecia e ia: para a torrente de Karit (1Rs 17,3), para Sarepta na Sidônia (1Rs 17,9), para encontrar o rei Acab(1Rs 18,1), para ir na frente do rei até Yisrael (1Rs 18,46), para o Monte Horeb (1Rs 19,8), para ir ungir Eliseu (1Rs 19,15-16), para denunciar o rei (1Rs 21,17-19), para Betel (2Rs 2,2), para Jericó (2Rs 2,4), para o Jordão (2Rs 2,6). Elias já não se pertence. Sua vida tornou-se uma despedida contínua, um peregrinar constante em busca do que Deus queria dele. Elias viveu em estado permanente de êxodo! No fim, ele é arrebatado(2Rs 2,11). Como tal, ele já era conhecido pelo povo: alguém totalmente disponível que, a cada momento, podia ser levado pelo Espírito para realizar a obra de Deus (1Rs 18,12).
Qual o significado do corvo que alimenta Elias?
É o que se pede de todos nós, Carmelitas: refazer a história, recuperar a memória, redescobrir nossa identidade, voltar a alimentar-nos daquela mesma experiência da nossa origem no Monte Carmelo. Devemos fazer isto não só com reflexões teóricas, mas também e sobretudo, como Elias, com iniciativas praticas e atitudes bem concretas: atravessar o rio, fazer um retiro, esconder-se no Carit. O livro "Institutio primorum monachorum" (Instituição dos Primeiros Monges) diz que Carit significa Caridade: esconder-se na caridade.