Patrícia Silva
Frei Carlos com alguns dos padres formadores. Da esquerda para direita: padre José Vicente, padre José Adelino, Frei Carlos, padre Acurcio Barros e padre Vileci Vidal. (Foto: Seminarista Vinicius Ricarto)
A aula de hoje, 17 de agosto, foi diferente para os seminaristas do Seminário Diocesano São José, localizado em Crato, pois eles junto a equipe formadora, religiosos e leigos participaram na sala Magna, de uma palestra do Frei Carlos Mesters, frade carmelita e doutor em teologia bíblica, um dos maiores exegetas bíblicos da atualidade, que durante toda a manhã refletiu sobre a vocação na bíblia.
O convite surgiu, explica o padre Acúrcio Barros, Reitor do Seminário, quando a direção soube que o frei Carlos viria à Caririaçu, por ocasião da ordenação episcopal do Dom Frei Francisco de Sales, novo bispo da Diocese de Cajazeiras- PB, que aconteceu no último domingo, dia 14 de agosto, em Araripina- PE. “Ao fazermos o convite ele prontamente respondeu que estaria disposto”, disse o reitor.
A proposta do tema foi uma sugestão do próprio frei, a partir de um livro que ele está escrevendo sobre a vocação de algumas figuras da bíblia. Jeremias, Rute, Maria, o filho prodigo, São Paulo, foram alguns dos personagens citados na palestra.
Em cada personagem o palestrante apresentava o chamado de Deus e como era respondido. Em alguns ele, fazendo a interpretação da bíblia, deixava aos participantes a decisão que deveria ser tomada. Após ler a parábola do filho pródigo (Lc, 15, 11- 32), por exemplo, explicando os detalhes de cada versículo ele perguntou aos participantes: “sou o filho mais novo ou o filho mais velho? Após o convite do pai ao filho mais velho, no final da parábola, eu teria entrado na festa?”, deixando a reflexão a cada participante.
Como defensor dos círculos bíblicos e refletindo sobre a parábola do samaritano (Lc 10, 30- 37), o frei disse: “se o sacerdote e o levita tivessem participado dos círculos bíblicos, teriam ajudado o samaritano”.
O encontro foi dividido em dois momentos onde, no primeiro, aconteceu a palestra formativa, e no segundo, o debate. O maior ensinamento disso tudo, segundo o padre Acurcio, é o modelo de fidelidade a Deus que cada cristão teve ter, e a forma como cada figura apresentada se deixou moldar e manter-se fiel ao Criador.
Fonte: http://diocesedecrato.org