A Diocese de Penedo (Dioecesis Penedensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Maceió e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Maceió. A sé episcopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias do Santo Rosário, na cidade de Penedo, no estado de Alagoas. É também a entidade mantenedora do Colégio Diocesano de Penedo.
A Diocese de Penedo foi erigida a 3 de abril de 1916, pelo Papa Bento XV, desmembrada da Diocese de Alagoas.
Em 2004, a diocese contava com uma população aproximada de 832.365 habitantes, com 93% de católicos. O território da diocese é de 8.905 km², organizado em 28 paróquias.
Relação dos Bispos da Diocese de Penedo:
1º Dom Jonas de Araújo Batinga † 1918 — 1940 Bispo Emérito
2º Dom Fernando Gomes dos Santos † 1943 — 1949 Nomeado Bispo da Arquidiocese de Aracaju.
3º Dom Frei Felício da Cunha Vasconcelos, OFM † 1949 — 1957 Nomeado Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Florianopólis.
4º Dom José Terceiro de Souza † 1958 — 1976 Bispo emérito.
5º Dom Frei Constantino Luers, OFM † 1976 — 1994 Bispo emérito.
6º Dom Valério Breda, SDB 1997 — Atual.
A Diocese de Penedo situada a? margem esquerda do Rio Sa?o Francisco completa em 2016 o seu primeiro centenário de criação. Para celebrar a data, a diocese preparou uma vasta programação que contará com a presença do representante do Papa Francisco, o Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni D’Aniello.
O bispado alagoano foi criado em 3 de abril de 1916 pela Bula “Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV, sendo desmembrado da então Diocese de Alagoas (atual Arquidiocese de Maceió). Entretanto, a celebração do centenário da diocese ocorre dentro dos festejos de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário, que ocorre em outubro.
Penedo foi o primeiro povoado do Estado de Alagoas, surgido no século XVI – por volta de 1560 a 1565 – por meio de uma expedição organizada por Duarte Coelho. Foi erguida às margens do Rio São Francisco sobre uma formação rochosa que deu origem ao seu nome.
Colonizada por portugueses e holandeses, em 1635 foi elevada à categoria de Vila de São Francisco, passando a ser cidade em 1842. Em fins do século XIX passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco.
Programação - A programação dos festejos conta com celebrações eucarísticas, animações litúrgicas, apresentações culturais, além da primeira obliteração do selo comemorativo do centenário da diocese e do lançamento do livro “Penedo: Patrimônio e História – Cem Anos de Criação de Sua Diocese”, de autoria do doutor Moezio de Vasconcellos Costa.
A chegada do Núncio Apostólico ocorre nesta terça-feira (04). Ao longo de sua visita à diocese, Dom Giovanni encontra alunos e professores dos colégios católicos da região, visita comunidades, participa de um encontro com responsáveis por comunidades acolhedoras de dependentes químicos e encontra bispos do Regional Nordeste 2. No dia 06 de outubro, às 19h, preside na Catedral de Penedo a Santa Missa pelo centenário da diocese. Ao final da missa, os fiéis participam da celebração histórico-cultural dos 100 anos da Diocese de Penedo, na frente da Catedral.
Já no dia 7 de outubro, às 17h, acontece a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, com a celebração eucarística presidida pelo Núncio, seguida de procissão. No último dia da programação, 8 de outubro, Dom Giovanni D’Aniello visita a Santa Casa de Misericórdia pela manhã, e às 19h, encerra a programação com Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. Fonte: Internet - Diocese de Penedo; http://www.correiodopovo-al.com.br