Fiéis católicos compareceram às celebrações que foram presididas pelo arcebispo
Por Fillipe Lima*
Crédito: Carlos Roberto / Pascom Arquidiocese
A Sexta-feira Santa é um dos pontos mais importantes da fé Cristã em todo o mundo. Nesta data é celebrada a morte de Jesus Cristo. Durante todo o dia, os fiéis católicos de Maceió participaram de orações e louvores na Catedral Metropolitana, no bairro do Centro.
Presidida pelo arcebispo Dom Antônio Muniz, a celebração teve início pontualmente ao meio-dia de hoje com o Ofício da Agonia, que significa a dor e o sofrimento que Jesus passou durante sua crucificação. Segundo a tradição católica, neste momento são lembradas as lamentações de Cristo - juntamente com Maria - e as sete últimas palavras de Jesus na Cruz e a dor de Sua mãe ao vê-lo no calvário.
Após o momento de meditação e reflexão, os fiéis permaneceram na Catedral para adoração ao Santíssimo até às 15 horas, onde saíram em procissão pelas ruas do Centro de Maceió.
Apesar do tempo nublado e chuvoso, os fiéis católicos não desanimaram e compareceram em um bom número às celebrações.
Procissão do Senhor Morto
A concentração para a Procissão do Senhor morto foi na Praça dos Martírios e partiram em destino à Praça Marechal Deodoro. O trajeto foi pelas ruas Melo Morais e Cincinato Pinto.
A Procissão de Senhor Morto nasceu em Portugal entre os anos de 1490 e 1510, na Arquidiocese de Braga. A tradição já dura seis séculos e simboliza o cortejo durante o sepultamento de Jesus após a sua crucificação.
As celebrações pascais da Igreja Católica seguem durante todo o fim de semana. Neste sábado (15), será celebrada a Vigília Pascal, que é o ponto máximo da fé Cristã com a festa da Ressureição do Senhor. Fonte: http://www.cadaminuto.com.br