Dom Genival Saraiva de França, bispo-emérito da Diocese de Palmares- PE.
2ª Meditação: Olhar bíblico sobre a vocação
Palavra de Deus
1Rs 19, 9-12: Elias e o encontro com Deus
Lc 9,28-36: Jesus, Pedro, Tiago e João, em oração.
Texto relacionado com o conteúdo da Meditação
Palavra do Papa Francisco no encerramento do Ano da Vida consagrada:
“Obrigado por concluirmos assim, todos juntos, este Ano da Vida Consagrada. Ide em frente! Cada um de nós ocupa um lugar, desempenha uma tarefa na Igreja. Por favor, não vos esqueçais da primeira vocação, do primeiro apelo. Fazei memória! E com o mesmo amor com o qual fostes chamados, hoje o Senhor continua a interpelar-vos. Não diminuais, não abaixeis aquela beleza, aquela surpresa do primeiro chamamento. E depois continuai a trabalhar. É bom continuar. O principal é rezar. O ‘núcleo’ da vida consagrada é a oração: rezar! E assim envelhecer, mas envelhecer como o vinho bom! Digo-vos algo. Gosto muito de me encontrar com religiosas ou religiosos idosos, mas com os olhos que reluzem, porque conservam aceso o fogo da vida espiritual. Aquele fogo não se apagou, não se apagou! Ide em frente hoje, todos os dias, e continuai a trabalhar e a olhar para o porvir com esperança, pedindo sempre ao Senhor que nos mande novas vocações, de tal modo que a nossa obra de consagração possa progredir. A memória: não vos esqueçais da primeira chamada! O trabalho de todos os dias e depois a esperança de ir em frente e semear o bem, a fim de que quantos vierem atrás de nós possam receber a herança que nós lhes deixaremos. Agora, oremos a Nossa Senhora.”
Presença de Maria
“A pessoa de Maria nos remete a uma dimensão essencial do homem: a capacidade de abrir-se à Palavra de Deus e à sua verdade.” (Bento XVI)
Liturgia da Profissão/Ordenação
“Reverendo Padre [Irmão]: Nós, N. e N., tendo, pela misericórdia de Deus, tomado conhecimento da vossa Regra e convivido fraternalmente convosco um tempo de experiência, humildemente vos pedimos que nos admitais à profissão religiosa para nos consagramos ao serviço de Deus e do seu reino nesta família N (...)
Filhos [Irmãos] caríssimos: No Batismo fostes consagrados a Deus pela água e pelo Espírito. Quereis agora unir-vos mais intimamente ao Senhor por este novo título da profissão religiosa? (...) Quereis seguir a Cristo pelo caminho da perfeição e, para isso, viver em castidade por amor do reino dos céus, abraçar a pobreza voluntária, e oferecer-vos em obediência? (...)
Olhai, Senhor, para estes vossos servos, que hoje, professando os conselhos evangélicos perante a Igreja, desejam consagrar-Vos a vida, e concedei-lhes que, pelo seu modo de viver, glorifiquem o vosso nome e sirvam o mistério da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.”
Questionamento/interpelação
Que interpelação lhe fazem a família carmelita e a missão que realiza na Igreja, no tocante à fidelidade à sua vocação?
Mensagem dos Santos
“Penso que, se hoje não existem vocações, ou se elas escasseiam, isto depende em parte do fato de que há demasiada riqueza, demasiado bem-estar, um nível demasiado alto não somente nas famílias, mas também na vida religiosa”. (Santa Teresa de Calcutá).
*O Retiro aconteceu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte- MG. De 24-28 de julho-2017.