Vaticano acatou renúncia do bispo de Limburg, Franz-Peter Tebartz-van Els. Alemão teria gasto 31 milhões de euros na reforma de sua casa, além de mentir sob juramento na Justiça, ao negar ter voado de primeira classe. A reportagem é do sítio Deutsche Welle, 26-03-2014.
O Vaticano comunicou nesta quarta-feira (26/03) que aceitou a renúncia do bispo de Limburg,Franz-Peter Tebartz-van Elst. O religioso alemão ficou conhecido como “bispo do luxo”, devido a gastos de pelo menos 31 milhões de euros em fundos da Igreja em obras de reforma de sua própria casa.
Tebartz-van Elst havia sido afastado temporariamente do cargo em outubro pelo papaFrancisco devido às investigações sobre o escândalo dos excessos de gastos para reformar a casa, que incluiria uma banheira orçada em 15 mil euros. Na época, o bispo já havia oferecido sua demissão.
O Vaticano afirmou que a situação na diocese de Limburg impossibilita que Tebartz-van Elst exerça seu ministério “de forma frutífera", informou que a investigação interna sobre o caso foi concluída e que Manfred Grothe, atual bispo auxiliar da cidade de Paderborn, foi nomeado para dirigir a diocese temporariamente, enquanto se procura outra função para Tebartz-van Elst...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/529660-papa-aceita-demissao-do-qbispo-do-luxoq
.