Para comandante dos Bombeiros, tragédia em Brumadinho será maior do que a der Mariana

O Corpo de Bombeiros confirmou no início desta tarde que pelo menos três pessoas morreram e 200 ficaram feridas após o rompimento de uma barragem de resíduos de minérios no município de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. Tanto o número de mortos quanto o de feridos devem subir no decorrer das próximas horas.

Segundo o Ministério da Saúde, há 150 leitos hospitalares montados em Brumadinho para amenizar os efeitos da tragédia. O equipamento deverá ser necessário. De acordo com o tenente-coronel Eduardo Ângelo Gomes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, se suas suspeitas forem confirmadas, a tragédia desta sexta-feira será maior do que a ocorrida quando outra barragem da Vale, em Mariana (MG), também rompeu, em novembro de 2015, deixando 18 mortos e um desastre ambiental sem precedentes no estado de Minas Gerais. O presidente Jair Bolsonaro lamentou, em mensagem no Twitter, o rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

“Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional [Gustavo Canuto] e Minas e Energia [Bento Costa Lima], bem como nosso secretário Nacional de Defesa Civil [Alexandre Lucas] para a região afirmou o presidente na rede social. O ministro do Meio Ambiente [Ricardo Salles] também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia”. A uma rádio de Brumadinho, o presidente disse que não esperava uma tragédia como essa tão cedo, principalmente após o que ocorreu em Mariana (MG), em novembro de 2015.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, informou à imprensa que está a caminho do município mineiro. “Uma equipe da Defesa Civil Nacional está se deslocando para a região para apoiar as operações do estado e dos municípios”, disse.

Vale

A Vale, empresa responsável pela barragem, divulgou nota:

“No início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos.

Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida.

O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente. A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais.”. Fonte: www.cartacapital.com.br