Pelo 25º ano será realizado no dia 7 de setembro, próximo sábado, o Grito do Excluídos. A concentração no Rio de Janeiro será a partir das 10h, na esquina da Rua Uruguaiana com a Av. Presidente Vargas, de onde seguiremos para a Praça Mauá. Estaremos lá lutando por todos os nossos direitos hoje ameaçados.
O Grito dos Excluídos 2019 tem também como objetivo intensificar a pressão sobre o governo Bolsonaro e contra o fim da Previdência pública, a venda do patrimônio nacional, a privatizações de estatais nacionais como Petrobras e Correios, a defesa da Amazônia e a flexibilização da legislação ambiental.
O atual governo tem esvaziado os cofres públicos, retirado verbas da educação e da saúde, por exemplo, para pagar aos deputados e senadores (com emendas parlamentares) para aprovar reformas contra o povo. Só da Educação foram retirados quase R$ 3 bilhões para aprovar a reforma da Previdência nos dois turnos na Câmara. O resultado é o corte de bolsas de estudos e nas pesquisas científicas. Mais de 11 mil estudantes estão prejudicados.
O protesto está sendo organizado pela CUT e outras centrais sindicais, movimentos populares, culturais, sociais, estudantis e também pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O slogan do Grito dos Excluídos 2019 é “Esse sistema não Vale” em protesto contra os crimes da Vale do Rio Doce em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) que além dos danos ambientais, deixou um saldo de centenas de mortes.
As mobilizações, atos e protestos do 25º Grito dos Excluídos servirão como preparação para o Ato Nacional do dia 24 de setembro, data prevista para votação da reforma da Previdência no Senado. Fonte: https://sinttelrio.org.br