Às vésperas do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, confira uma lista de produções disponíveis em streaming que têm as redações como cenário
O Globo
Cena do filme Spotlight. Os atores Michael Keaton e Mark Ruffalo tornaram célebres os jornalistas do Boston Globe que revelaram o acobertamento de abusos sexuais pela cúpula da Igreja Católica Foto: Reprodução
A tela em que estão inscritas estas palavras pode até ser frágil e virtual, mas insere, de maneira perene, fatos determinantes na História. Às vésperas do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, vale lembrar casos importantes trazidos à tona por jornalistas — de revelações do mundo político à investigação de crimes hediondos e bizarrices do comportamento humano. A seguir, confira uma lista de filmes, séries e documentários que têm as redações jornalísticas como pano de fundo, e que seguem disponíveis em plataformas de streaming.
FILMES SOBRE JORNALISTAS E CASOS REAIS DA IMPRENSA; VEJA LISTA
‘Todos os homens do presidente’
Adaptação cinematográfica do livro homônimo de Bob Woodward e Carl Bernstein, o filme estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman reconstitui o escândalo de Watergate, revelado por uma das mais famosas investigações jornalísticas no mundo. Responsável pela renúncia do então presidente dos EUA Richard Nixon, o caso trouxe à tona uma complexa rede de espionagem e sabotagem dentro da Casa Branca contra políticos do Partido Democrata. O longa dirigido por Alan J. Pakula, que venceu quatro categorias no Oscar, entre elas a de Melhor Roteiro Adaptado, completa 45 anos com um clássico atual. YouTube, Looke, AppleTV e Google Play.
‘O voyeur’
O documentário inspirado no livro-reportagem homônimo de Gay Talese, ícone máximo do novo jornalismo americano, mostra a história de um homem que se tornou proprietário de um motel, nos EUA, para bisbilhotar a vida alheia, escrevendo relatórios minuciosos sobre o comportamento sexual dos hóspedes. A obra gerou polêmica à época do lançamento, e o próprio Talese admitiu determinados deslizes cometidos durante a investigação. Inegável, porém, dizer que o filme é uma pérola intrigante. Netflix.
‘Histórias de arcanjo’
O documentário dirigido por Guilherme Azevedo é um retrato afetivo sobre Tim Lopes, jornalista assassinado por um bando de traficantes em 2002, no Rio, quando fazia uma reportagem sobre abuso de menores e tráfico de drogas em um baile funk no bairro da Penha. A produção descortina causos pitorescos para recompor o perfil irreverente do repórter movido pela aventura, e que algumas vezes se disfarçou para dar prosseguimento a determinadas investigações. Globoplay.
‘The Post: a guerra secreta’
Em 1971, o governo americano fez o possível e o impossível para impedir a publicação de uma série de reportagens do “Washington Post” com documentos secretos sobre a Guerra do Vietnã. O caso é reconstituído num dos mais recentes filmes de Steven Spielberg, de 2018, e que tem os medalhões Tom Hanks e Meryl Streep no elenco. A atriz, aliás, foi indicada ao Oscar pelo papel — a produção também concorreu na categoria Melhor Filme. Now.
‘Cercados’
Produção recente, lançada no fim de 2020, o documentário dirigido por Caio Cavechini (de “Marielle: o documentário”) mostra a rotina de profissionais da imprensa na cobertura da pandemia de Covid-19. A narrativa escancara os bastidores do jornalismo brasileiro, como uma reunião de pauta do “Jornal Nacional”, e expõe os percalços de produtores e repórteres diante do negacionismo do governo Bolsonaro. Globoplay.
‘Spotlight: segredos revelados’
Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original em 2016, o longa de Tom McCarthy se baseia numa história real para mostrar como uma equipe de repórteres investigativos revelou uma série de crimes de abusos sexuais cometidos por padres nos EUA. Integram o elenco do thriller de ritmo firme, sem romantismo ou apelos emotivos, nomes como Mark Ruffalo, Rachel McAdams e Michael Keaton. Now.
‘The Newsroom’
A série de Aaron Sorkin (de “A rede social”) é definida pelo próprio como “uma declaração de amor ao jornalismo”. Em três temporadas, a elogiada produção encerrada em 2014 acompanha o dia a dia na redação de um telejornal, e tem Jeff Daniels como protagonista. HBO Go.
‘Resistir é preciso’
A série produzida pela TV Brasil em 2014, e narrada pelo ator Othon Bastos, conta a história da imprensa alternativa que lutou contra a ditadura militar no Brasil, como as publicações O PifPaf, O Pasquim e Opinião. Os dez episódios estão disponíveis gratuitamente no YouTube.
‘O jornal’
A produção de 1994, com Glenn Close, Michael Keaton e Robert Duvall no elenco, retrata o ambiente das redações com olhar bem-humorado, algo que resvala para a comédia, com um tom crítico em certos momentos. A história dirigida por Ron Howard mostra o editor de um pequeno jornal em Nova York dividido entre aceitar um novo emprego dos sonhos e ir atrás de uma história bombástica que pode lhe render fama na área. YouTube.
‘Conspiração e poder’
O filme estrelado por Cate Blanchett e Robert Redford, sob direção de James Vanderbilt, recompõe os bastidores de um dos maiores dramas do jornalismo americano na era Bush. O longa de 2016 reproduz, com realismo, uma investigação baseadas em denúncias contra o então presidente dos EUA, e que acabam sendo postas à prova. Looke. Fonte: https://oglobo.globo.com