Novo anuário de segurança pública foi divulgado hoje. A cada dia, policiais mataram nove pessoas e um agente foi morto, em 2015.
Pesquisa diz que a cada nove minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Segundo o diretor, o Brasil é um país violento já há algum tempo e alguns dados devem ajudar na reunião de hoje entre os chefes de estado.
O diretor afirma que a guerra da Síria de 2011 a 2015 vitimou cerca de 258 mil pessoas, segundo dados da ONU. O Brasil, no mesmo período, matou 279 mil pessoas. ‘Tem muita coisa para mudar’, diz Lima.
Em relação aos vários tipos de mortes possíveis, o diretor afirma que há um crescimento forte nos latrocínios, cerca de 7%. As mortes causadas pela polícia em 2015 chegaram a nove pessoas. Segundo a pesquisa, a polícia hondurenha matou menos do que a brasileira em 2015. ‘Nós temos a polícia mais violenta do mundo’, diz Lima. Além disso, os policiais brasileiros também são uns dos que mais morrem. ‘Morrem o dobro de policiais no Brasil do que nos EUA’, diz o presidente.
‘A tragédia da violência continua sendo quase um assunto tabu, que não é discutido no Brasil’, alerta Lima.