Segundo o instituto, mínima foi registrada em estação na Região Centro-Sul entre 6h e 7h, com sensação térmica de -9°C.
Na manhã desta quarta-feira (4), Belo Horizonte registrou a menor temperatura dos últimos 42 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O termômetro marcou a mínima de 6,1°C na Estação Meteorológica da Mata do Cercadinho, na Região Centro-Sul da capital mineira, entre 6h e 7h.
Conforme o Departamento de Meteorologia da Cemig, que analisa dados do Inmet, foi também a menor temperatura entre as capitais brasileiras. O instituto informa que o recorde de frio em Belo Horizonte foi no inverno de 1975, quando os termômetros marcaram 5,4°C em 7 de julho daquele ano.
Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, a sensação térmica – temperatura sentida em virtude da combinação entre temperatura do ar, velocidade e umidade do vento – foi abaixo de zero, ficando em - 9°C na Estação Cercadinho. Mas para sentir este frio, é preciso estar ao ar livre e sem proteção. No horário, entre 6h e 7h, os ventos eram de 50 km/h.
A temperatura máxima prevista para esta terça-feira é de 19°C.
A madrugada anterior já havia sido gelada na capital mineira com mínima de 8,9°C e sensação termina de - 5°C, conforme dados do Inmet.
O frio é resultado de uma massa de ar polar que está atuando sobre o Sudeste do país. “A gente está observando que a massa polar está muito ativa. Deve perder a partir de quinta-feira, mas o frio continua”, disse Ladeia.
Para esta quarta-feira (5), a mínima deve ser de 6 °C e a máxima de 19 °C, conforme o meteorologista. Fonte: http://g1.globo.com