Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar até o final do inverno
Por Mayra Castro* — Rio de Janeiro
Vacinação contra a gripe drive thru nos postos do Detran. Na foto, o posto do Detran da Rua Haddock Lobo, na Tijuca. Márcia Foletto / Agência O Globo
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza na cidade do Rio, que terminaria na quarta-feira, dia 31. O foco também é alcançar os grupos prioritários, mais vulneráveis às doenças respiratórias comuns no inverno, além de ampliar a cobertura da população, já que apenas 20% foram vacinados, longe da meta de 90%. A vacina, que pode ser tomada por qualquer pessoa com seis meses ou mais, previne contra os casos graves e complicações resultantes da gripe, principalmente em crianças e idosos. Com o prazo ampliado, o imunizante pode ser aplicado até o fim do inverno.
De acordo com dados da secretaria, foram mais de 1,3 milhão de doses aplicadas, mas a meta de alcançar 90% do público-alvo não foi batida, com apenas 36%. Os grupos prioritários incluem idosos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, crianças e trabalhadores de educação. Desde 2021, há uma queda na vacinação contra a gripe nesses grupos.
A faixa etária que mais se imunizou foi entre 50 e 59 anos, ao passo em que o menor número foi de 6 meses a 2 anos de idade. O grupo mais vacinado foi o de idosos, com mais de 500 mil doses aplicadas, seguido da população geral e de pessoas com comorbidades, enquanto o grupo menos alcançado foi de indígenas.
A vacina está disponível em todas as clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca da Vacinação.
*Mayra Castro sob supervisão de Carolina Heringer Fonte: https://oglobo.globo.com