RETIRO DOS CARMELITAS: Última conferência de Frei Bruno Secondin.
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RETIRO COM FREI BRUNO SECONDIN- Conferências. Clique aqui e ouça todas as conferências
Mãe que chorava
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Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
Dois santos admiráveis celebramos nessa semana: Santa Mônica (dia 27) e Santo Agostinho (dia 28), do século IV.
Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste, na Região de Cartago, na África, filho de Patrício, pagão, e Mônica, cristã fervorosa. Segundo narra ele próprio, Agostinho bebeu o amor de Jesus com o leite de sua mãe. Infelizmente, porém, como acontece muitas vezes, a influência do pai fez com que se retardasse o seu batismo, que ele acabou não recebendo na infância nem na juventude. Estudou literatura, filosofia, gramática e retórica, das quais foi professor. Afastou-se dos ensinamentos da mãe e, por causa de más companhias, entregou-se aos vícios. Cometeu maldades, viveu no pecado durante sua juventude, teve uma amante e um filho, e, pior, caiu na heresia gnóstica dos maniqueus, para os quais trabalhou na tradução de livros.
Sua mãe, Santa Mônica, rezava e chorava por ele todos os dias. “Fica tranquila”, disse-lhe certa vez um bispo, “é impossível que pereça um filho de tantas lágrimas!” E foi sua oração e suas lágrimas que conseguiram a volta para Deus desse filho querido transviado.
Agostinho dizia-se um apaixonado pela verdade, que, de tanto buscar, acabou reencontrando na Igreja Católica: “ó beleza, sempre antiga e sempre nova, quão tarde eu te amei!”; “fizestes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não descansa em Vós!”: são frases comoventes escritas por ele nas suas célebres “Confissões”, onde relata a sua vida de pecador arrependido. Transferiu-se com sua mãe para Milão, na Itália. Dotado de inteligência admirável, a retórica, da qual era professor, o fez se aproximar de Santo Ambrósio, Bispo de Milão, também mestre nessa disciplina. Levado pela mãe a ouvir os célebres sermões do santo bispo e nutrido com a leitura da Sagrada Escritura e da vida dos santos, Agostinho converteu-se realmente, recebeu o Batismo aos 33 anos e dedicou-se a uma vida de estudos e oração. Ordenado sacerdote e bispo, além de pastor dedicado e zeloso, foi intelectual brilhantíssimo, dos maiores gênios já produzidos em dois mil anos da História da Igreja. Escreveu numerosas obras de filosofia, teologia e espiritualidade, que ainda exercem enorme influência. Foi, por isso, proclamado Doutor da Igreja. De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”. Sua vida demonstra o poder da graça de Deus que vence o pecado e sempre, como Pai, espera a volta do filho pródigo.
Sua mãe, Santa Mônica, é o exemplo da mulher forte, de oração poderosa, que rezou a vida toda pela conversão do seu filho, o que conseguiu de maneira admirável. Exemplo para todas as mães que, mesmo tendo ensinado o bom caminho aos seus filhos, os vêm desviados nas sendas do mal. A oração e as lágrimas de uma mãe são eficazes diante de Deus. E a vida de Santo Agostinho é uma lição para nunca desesperarmos da conversão de ninguém, por mais pecador que seja, e para sempre estarmos sinceramente à procura da verdade e do bem. Fonte: http://www.cnbb.org.br
'Versão religiosa' de Pokemon Go é criada na Argentina
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BUENOS AIRES, 24 AGO (ANSA) - Após se assustar com o tempo que os jovens passam caçando monstros imaginários no jogo "Pokémon Go", que é sucesso mundial, o coordenador da escola salesiana Maria Auxiliadora de Bernal, em Buenos Aires, teve a ideia de criar uma versão religiosa - e analógica - do app chamada "Dom Bosco Go".
O objetivo do religioso foi, além de homenagear de Dom Bosco, fundador da congregação católica salesiana, incentivar os jovens a se voltar a religião usando recursos modernos e que os interessem, além de conscientizá-los sobre o uso excessivo do jogo. Para isso, o religioso David Brahán criou um jogo onde os alunos podem "caçar santos", ou seja, substituindo os monstrinhos originais do "Pokémon Go" por figuras católicas. Até mesmo um "pokestop" foi colocado dentro da capela da escola. O projeto foi um sucesso, com a participação de mais de 200 alunos, e deve se estender à versão digital, se tornando um app.
Diante da distração, entre outros efeitos negativos causados pelo aplicativo da Nintendo, algumas instituições argentinas tomaram outras medidas alternativas, como cortar o Wi-fi na área escolar e pedir aos responsáveis pelo jogo para retirar as "Pokestops" de dentro das instituições. (ANSA) Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
Justiça obriga Google a desassociar 'anticristo' do Templo de Salomão em SP
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A Justiça de São Paulo determinou que o Google desvincule as expressões "anticristo" e "sinagoga de Satanás" do nome, da imagem e do endereço do Templo de Salomão, que pertence à Igreja Universal do Reino de Deus.
Quando as duas expressões são digitadas no serviço de buscas do Google Maps, o usuário é direcionado para o endereço do templo da igreja (avenida Celso Garcia, 605), que fica no Brás, na região central de São Paulo. A determinação da Justiça é de que a ordem seja cumprida em até 48 horas e, caso o Google não a cumpra, terá que pagar uma multa diária de R$ 5.000. A decisão do juiz Fernando José Cúnico, da 12ª Vara Cível, foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário da Justiça.
Ainda segundo o texto, o Google também terá que providenciar os dados do líder regional, que é um usuário certificado pelo Google e que modera, revisa e aprova as inserções dos termos na plataforma do Google Maps.
A associação dos termos ao nome do Templo de Salomão foi amplamente comentada nas redes sociais e divulgada pela imprensa no fim de julho. Naquela época, em nota o Google justificou que não era uma ação da empresa.
"O que ocorre é que nossos mapas têm muitas, muitas fontes, inclusive os próprios usuários", disse o Google, em nota enviada em julho. A empresa também informou que os usuários que encontrarem erros ou imprecisões nos mapas podem informá-los à empresa pela ferramenta "reportar problema". Procurado nesta quarta-feira (24), o Google ainda não comentou a decisão judicial.
Ao digitar o termo "anticristo" no Google e clicar na busca dos mapas, o internauta é direcionado ao endereço da Igreja Universal. O mesmo já não ocorre mais com o termo "sinagoga de Satanás". Em nota, a Igreja Universal disse que foram "esgotadas todas as possibilidades de uma solução junto à empresa Google do Brasil para que fosse interrompida essa abominável agressão contra a fé de milhões de adeptos da Igreja Universal do Reino de Deus que têm o Templo de Salomão como local sagrado".
Segundo a Universal, "o Poder Judiciário finalmente pôs fim a um grave atentado à liberdade de crença assegurada a todos os brasileiros por nossa Constituição Federal". "A Universal não aceita e jamais aceitará calada ataques de preconceito religioso e o discurso de ódio. Continuaremos buscando na Justiça a devida reparação e a punição dos culpados."
Com 100 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 35 mil metros quadrados, o Templo de Salomão é considerado o maior do país e tem capacidade para 10 mil fiéis, além de dispor de 1.200 vagas de estacionamento.
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
TV: Humorista pergunta a bispo da Record por que "dar o bumbum é pecado"
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O "Fala que Eu te Escuto", religioso da Record apresentado por líderes evangélicos da Igreja Universal, aproveitou a estreia do "Programa do Porchat", na noite desta quarta-feira (24), para debater os limites do humor. Comediantes entrevistados pelo bispo Edgard Brum, porém, aproveitaram para brincar com tabus como homossexualidade e satanismo.
"Meu amigo bispo, uma coisa que não tô ligado. Me diz por que dar o bumbum é pecado?", perguntou a banda Pagode da Ofensa, que canta piadas no ritmo do samba. Constrangido, o bispo Edgard Brum respondeu com uma leve risada.
Os humoristas chamaram o pastor de "padre" e continuaram a questioná-lo. "Meu amigo bispo, me diz como é que faz. Será que pelo Skype dá para tirar o Satanás?", brincou. "Vou tirar, hein? Vou tirar agora", respondeu o bispo, mais à vontade.
Nas redes sociais, o público riu da ousadia dos humoristas e do constrangimento do bispo. "Fala que Eu te Escuto" chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter. Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
FINAL DO ANO ELIANO: Convite.
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Pastor que diz que Deus pune gays com desastres naturais perde a casa em alagamento
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Ironia do destino. Pastor que declarou que desastres naturais são sinais da ira de Deus contra gays acaba de ser vítima de um desastre natural: sua casa foi destruída por uma inundação
Em 2015, o pastor americano Tony Perkins declarou que desastres naturais são sinais da ira divina contra gays.
Agora, por ironia do destino, o próprio religioso é vítima de um desastre natural. A casa dele foi destruída por uma inundação em Baton Rouge, na Louisiana. As informações são do The Guardian.
Perkins anunciou em sua página no Facebook que sua casa havia sido afetada pela inundação em Baton Rouge. Ele e a família tiveram que deixar o imóvel.
A uma rádio local, ele afirmou que os alagamentos têm “proporções quase bíblicas”.
“Isso é diferente de tudo que já vimos”, disse Perkins. “Na verdade, nós tivemos que sair de nossa casa no sábado em uma canoa”.
Internautas, é claro, aproveitaram a situação para mandar uma mensagem para o pastor, que disse no ano passado que um furacão nas Bahamas enviado por Deus em resposta ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo aprovados no país.
“Que coisa ‘gay’ horrível você fez para Deus ficar tão bravo com você?”, questionou um internauta.
“‘Você não fala em meu nome!’ – Deus”, brincou outro.
Tony Perkins, líder da Family Research Council, é conhecido nos Estados Unidos por suas declarações polêmicas e homofóbicas.
O religioso já afirmou que a comunidade LGBT pode trazer a extinção humana. A igreja dele tem sido rotulada como um grupo especialista em disseminar ódio.
PORTA SANTA - APARECIDA DO NORTE: Final do Ano Eliano Missionário.
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Dia 25 de Setembro em Aparecida do Norte: A V.O.T.C passará pela Porta Santa e participará do fim do ano Eliano juntamente com todas as Ordens Terceiras do Brasil.
O Ônibus sairá da Ordem Terceira às 5 horas da manhã.
Inscrições até dia 30 de agosto com Dr. Reginado no tel: 3242-8361.
Não percam!!
Todos os irmãos revestidos de suas vestes oficiais!
(Ordem Terceira do Carmo da Esplanada, São Paulo)
TWITTER DO PAPA NESTA TERÇA, 23.
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“O tráfico de seres humanos, de órgãos, o trabalho forçado e a prostituição são escravidões modernas e crimes contra a humanidade”. Papa Francisco.
O lobby de 17 anos de um padre pela canonização de madre Teresa
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Madre Teresa será formalmente canonizada em 4 de setembro pelo papa Francisco, em Roma. Amplamente conhecida como a "santa de Calcutá", ela fundou ordens religiosas de mulheres e homens que servem aos pobres em mais de 130 países. Mesmo para uma mulher que é ícone da santidade moderna, a Igreja Católica Romana exige que alguém reúna evidência de milagres e apresente um caso de que ela é digna de ser admitida no panteão dos santos. A entrevista é de Laurie Goodstein, publicada por The New York Times e reproduzida por portal Uol, 21-08-2016.
Essa pessoa é o sacerdote Brian Kolodiejchuk, um padre canadense e membro da Padres Missionários da Caridade, uma ordem religiosa fundada por madre Teresa. Logo após a morte dela em 1997, aos 87 anos, ele foi nomeado postulador, o principal advogado do processo de canonização. Kolodiejchuk, que divide seu tempo entre Roma e uma casa da Missionários da Caridade em Tijuana, México, também é editor de um novo livro, "A Call to Mercy: Hearts of Love, Hands to Serve" (Um chamado à misericórdia: corações de amor, mãos para servir, em tradução livre, não lançado no Brasil), extraído dos ensinamentos de madre Teresa e do testemunho sobre sua vida. Ele foi entrevistado em agosto, antes de partir para Roma para preparação para a cerimônia de canonização. Esta entrevista foi editada e condensada.
Como você conheceu madre Teresa?
Minha irmã, éramos apenas dois, se juntou à Missionárias da Caridade em 1976, e um ano depois meus pais e eu viemos de Winnipeg para vê-la em Roma. Durante uma missa com o primeiro grupo de irmãos contemplativos, madre Teresa prendeu cruzes em um padre e seis leigos. Os homens dos Missionários da Caridade usam uma cruz sobre o coração, e as irmãs usam uma cruz no ombro, que serve para prender o sari. Após a missa, enquanto nos despedíamos, madre Teresa me disse: "Gostaria de prender uma cruz em você também". Na manhã seguinte após a missa, no convento de São Gregório, criei coragem para ir até a madre e lhe perguntar, o que ela queria dizer com aquilo. Ela me convidou a me juntar aos irmãos. E foi o que fiz.
Geralmente são necessários dois milagres para estabelecimento da santidade, um para beatificação e outro para canonização. Como você saiu à procura dos dois milagres?
Trata-se mais de esperar e torcer para que as pessoas relatem algo. O primeiro, o milagre para a beatificação, ocorreu com Monica Besra em Bengala, na Índia. Monica tinha uma tumefação, como um tumor, em seu abdome, que tinha 16 ou 17 centímetros, que se aproxima em tamanho ao de uma mulher grávida de seis meses. A família dela tentou coisas diferentes e nada funcionava. Eles a levaram até as irmãs, que a levaram a um médico, que a enviou para casa em 31 de agosto de 1998. Ela basicamente estava morrendo. Em 5 de setembro, no primeiro aniversário da morte de madre Teresa, a madre superiora pegou uma medalha de Maria que tinha tocado diretamente o corpo de madre Teresa no momento do funeral e a colocou sobre o estômago de Monica, e fez uma oração bem simples: "Madre, hoje é seu dia. Você ama os pobres. Faça algo por Monica". Isso ocorreu por volta das 17h de sábado. À 1h da manhã, quando Monica acordou no meio da noite para ir ao banheiro, ela descobriu que seu estômago estava normal. Na manhã de domingo, quando a viram desperta e varrendo com uma vassoura, começaram a se perguntar o que tinha acontecido com Monica.
Mas que prova há de que foi realmente um milagre e que não há explicação médica ou científica?
Eles são bastante rígidos com essas coisas. No Brasil, um postulador que eu conhecia em outro caso de canonização recebeu a notícia de que o milagre que apresentou tinha sido rejeitado, de modo que não é automático. No caso na Índia a favor de madre Teresa, 11 médicos foram consultados e apenas um era católico. Os demais eram hindus. Você não pergunta aos médicos se acham que foi um milagre. Você apenas lhes pergunta: "Você pode explicar isso medicamente?"
Por que se passaram 10 anos entre o primeiro milagre e o segundo milagre?
Há outros casos, mas quando tínhamos a documentação, eu perguntava aos médicos que conhecia na Scripps (Scripps Clinic Torrey Pines, em La Jolla, Califórnia) ou em Tijuana, e geralmente o médico dizia, "Isso poderia ocorrer naturalmente". Eu tinha outro caso, tudo parecia estar de acordo, exceto pelo fato de a sogra ter me escrito uma carta dizendo que passou o ano todo rezando para o padre Pio. E foi o fim daquilo. De quem foi o milagre, de madre Teresa ou do padre Pio?
O segundo milagre finalmente ocorreu no Brasil e desta vez ocorreu com um homem, Marcílio. Ele tinha uma infecção bacteriana no cérebro que causava muitos abscessos (...) e desenvolveu em hidrocefalia. Sua mulher começou a rezar uma novena, nove dias de oração, para madre Teresa, e ela pediu que seus familiares fizessem o mesmo. Em 9 de dezembro, às 2h da manhã, Marcílio começou a sofrer dores excruciantes de cabeça e entrou em coma. Ele estava próximo da morte. O médico finalmente o levou à sala de cirurgia, na esperança de drenar a água, mas não conseguiu fazer da forma como planejava, de modo que saiu da sala de cirurgia por volta das 18h10 para procurar por um médico que pudesse fazê-lo de outra forma. Quando ele voltou para a sala de cirurgia, sem sucesso em sua tentativa, ele encontrou Marcílio desperto, sem dor e perguntando: "O que estou fazendo aqui?" Foram realizados dois exames do cérebro, um em 9 de dezembro e outro em 13 de dezembro, e todos os cirurgiões diferentes olharam os dois exames e disseram que era impossível ir daqui para ali. O médico até mesmo disse ao irmão de Marcílio que teve 30 pacientes com hidrocefalia como ele e que 29 morreram. Apenas Marcílio sobreviveu.
Madre Teresa tem seus críticos. Eles a acusam de administrar instalações que ofereciam atendimento de baixa qualidade e de se aconchegar com ditadores como Enver Hoxha, na Albânia, e Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc, no Haiti. O processo de canonização examina essas alegações?
Sim. De fato, Christopher Hitchens foi chamado como testemunha, em Washington. Quando estávamos preparando o caso, eu e as pessoas que ajudavam assistimos ao filme dele "Hell's Angel" (anjo do inferno, em tradução livre) e lemos seu livro, "Missionary Position" (A posição missionária, em tradução livre). Precisamos levá-las a sério. Mas parte trata-se apenas de informação equivocada. A madre nunca recebeu dinheiro de Duvalier. E no filme, Hitchens apresentou a madre visitando o túmulo de Enver Hoxha, o ditador. O que ela foi fazer lá? O fato é que ela pediu para ver o túmulo de sua mãe e o de sua irmã, e a escolta do governo a levou ao túmulo de Hoxha sem lhe dizer. Então ela disse, posso agora ir ao túmulo da minha mãe e ao da minha irmã? A tradutora albanesa, que também testemunhou, disse: "Nós na Albânia sabemos que qualquer visitante estrangeiro era levado ao túmulo de Enver Hoxha". Aquilo fazia parte do protocolo.
Na Índia, há algum ressentimento pela madre Teresa ter transformado Calcutá em sinônimo de pobreza.
Não se trata da madre ter se concentrado na pobreza de Calcutá. Foi apenas onde ela começou. O interessante é que depois da Índia, o país que conta com o maior número de casas administradas pelos Missionários da Caridade são os Estados Unidos. Ela sempre dizia que a maior pobreza no mundo atual é não ser amado, ser indesejado ou ficar sem cuidados, e que essa é a pobreza mais difícil de tratar.
Os escritos e cartas privadas da madre Teresa, que foram publicados em um livro editado por você em 2007, no 10º aniversário de sua morte, revelam que ela sofreu por décadas de uma ansiedade excruciante de que Deus a tinha abandonado. Esse tipo de sofrimento espiritual é um pré-requisito para a santidade, ou um obstáculo?
No "Position" (palavra em latim para o caso por escrito que examina como madre Teresa viveu sua vida cristã), tínhamos um capítulo especial sobre as trevas, por ser uma característica muito distinta. Tivemos que examiná-la sob a luz da tradição mística. Não foi surpreendente ela ter passado por isso, porque outros santos também passaram. O que foi mais surpreendente foi por ter durado tanto tempo, quase 50 anos. Viver assim é heroico. Uma pessoa imatura teria sido esmagada por essa experiência. Ela sofria essa solidão, essa sensação de não ser amada, indesejada em seu relacionamento com Jesus, mas mantendo a solidariedade e identificação com outros que, de certa forma, viviam com esse senso de solidão e de serem indesejadas.
Deve ser satisfatório para você vê-la ser canonizada.
Foram 17 anos, desde 1999. Será bom estar presente na manhã de domingo. O rito de canonização em si ocorre antes do início da missa. O encarregado pela Congregação dos Santos faz o pedido oficial e estarei ao lado dele. Felizmente, não tenho que abrir minha boca. Fonte: http://ihu.unisinos.br
Vocação religiosa
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Dom Genival Saraiva, Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba
Além do chamado divino, via de regra, tocam a mente e falam ao coração dos vocacionados os carismas de famílias religiosas do ramo masculino e feminino, vividos por seus fundadores como São Francisco (Franciscanos), São Bento (Beneditinos), Santo Inácio de Loyola (Jesuítas), Santa Clara (Clarissas), Santa Escolástica (Beneditinas) e Santa Luísa de Marillac (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo). Nessa vocação, portanto, está o germe do seguimento e da imitação da espiritualidade que é alimentada pelas diversas famílias religiosas. Na verdade, essa diversidade de carismas é um enriquecimento na vida da Igreja porque a espiritualidade que cada uma vivencia responde a aspirações individuais e a necessidades comunitárias.
A histórica presença da Vida Consagrada é identificada na vida conventual. A partir do Concílio Vaticano II é também identificada no meio do povo; são as Comunidades inseridas que fazem um grande bem aos fiéis. Em algumas instituições da Vida Consagrada, além daqueles membros que se consagram através dos votos de pobreza, castidade e obediência, há seguidores no segmento leigo que procuram viver essa espiritualidade na linha do testemunho, como “sal da terra e luz do mundo”.
Nos últimos tempos, homens e mulheres encontram outra forma de viver uma espiritualidade e de realizar o trabalho de evangelização - as Novas Comunidades. “O Concílio pedia uma Igreja inserida no mundo, capaz de atraí-lo para Cristo e de dar respostas aos desafios de seu tempo. O Papa João Paulo II, na memorável Vigília de Pentecostes de 1998, chamou os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades de ‘providencial resposta do Espírito’. Isso porque, através das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais, leigos que se consagram a Deus a partir de um carisma e, sob o dom e a radicalidade desse carisma, vivem o seu Batismo de forma autêntica num mundo dilacerado pelo secularismo”.
Este ano, a comemoração do Dia dos Religiosos, Religiosas e Consagrados Seculares, no terceiro domingo de agosto, coincide com o encerramento do XVII Congresso Eucarístico, em Belém do Pará. Essa referência ao Congresso Eucarístico tem sua razão de ser, basta que se considere o seu tema - “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”; e o seu lema - “Eles o reconheceram no partir do Pão” (cf. Lc 24, 35). A evangelização na Amazônia registra uma acentuada presença da vida religiosa. “A evangelização na Amazônia é realidade concreta há 400 anos. Inicialmente infundida pelos Padres Jesuítas, posteriormente outras Ordens Religiosas e também os leigos foram assumindo a missão de transformar as comunidades amazônicas mais humanas, solidárias, testemunhas de partilha e alegria pelo anúncio do Reino de Deus”. Ainda hoje, continua estatisticamente elevada e muito ativa a participação da Vida Consagrada na Amazônia.
Ao celebrar, com especial carinho, a vocação religiosa, a Igreja no Brasil testemunha sua gratidão pela participação pastoral de inúmeros missionários e missionárias no processo de evangelização. Os membros, bem como os candidatos que alimentam a vocação à vida consagrada, necessitam de apoios e orações da comunidade.
Fonte: http://www.cnbb.org.br
ABENÇOADO Titus Brandsma: Um pai forte e misericordioso
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Fr. Antonio,
Praticamente todos estão familiarizados com a parábola do pai misericordioso que recebe de volta o filho pródigo, como tem sido dito e imitado mil vezes na história cristã. Aqui, no entanto, gostaríamos de descrever uma exemplificação histórica real desta parábola. Na seguinte história, a paternidade é encapsulado no ato da "regeneração" misericordioso de uma alma perdida que converte mesmo quando ela é responsável pela morte da pessoa que a levou a regeneração.
O que se segue é a poderosa história de Padre Tito Brandsma (1881-1942), sacerdote carmelita holandês que foi deportado e assassinado pelos nazistas no campo de concentração de Dachau infame. (Fonte: Romeral, F. Millan II coraggio della verita Il Beato Tito Brandsma Ancora de 2012....) Aos 59 anos, o padre Brandsma foi um professor de filosofia e história do misticismo, da Universidade Católica de Nijmegen, na Holanda , onde também tinha o título de Reitor Magnijicus.
Já em 1936 - em uma época quando a notícia não foi bem disseminada ou muito confiável - ele colaborou em um livro entitledDutch Voices no tratamento dos judeus na Alemanha. Ele escreveu: "O que está acontecendo agora contra os judeus é um ato de covardia. Os inimigos e os adversários de que as pessoas estão realmente infeliz se eles acreditam que eles devem agir de forma tão desumana e se eles acham que tal ação se manifesta ou aumenta a força do povo alemão. Esta é uma ilusão de fraqueza ".
As autoridades alemãs responderam classificando-o de "o professor mal". No entanto, ele estava ciente de sua responsabilidade como um professor, e ele não recuou. No ano lectivo de 1938-1939, ele já estava ensinando sobre as "tendências desastrosas" do nacional-socialismo (nazismo). Seu curso tratadas com os seguintes argumentos fundamentais: o valor ea dignidade de cada ser humano, saudável ou doente; a igualdade e bondade inerente de todas as raças; o valor indestrutível e primordial da lei natural sobre a ideologia; a presença e orientação de Deus ao longo da história humana contra messianismo político; e idolatria do poder. E o tempo todo, ele estava ciente de que havia espiões (Nazi) partido presente em sua audiência.
Em 1941, a questão explodiu quanto à possibilidade ou não jornais católicos na Holanda deve publicar comunicados de imprensa e anúncios do Movimento Nacional Socialista holandês como exigido por uma nova lei. Pai Titus - que era então diretor espiritual para jornalistas católicos - não perdeu tempo em fazer circular o seguinte memorando: "Os editores e os editores devem saber que eles terão de rejeitar formalmente essas comunicações se quiserem preservar a identidade católica de seus jornais. E eles devem fazê-lo, mesmo que tal recusa leva o jornal a ser ameaçado, multado ou suspenso temporariamente ou mesmo permanentemente. Não há nada mais possível fazer. Com isso, atingimos o nosso limite. Caso contrário, eles deixam de ser considerados Católica ... e eles não devem, nem serão capazes de confiar em leitores católicos e assinantes por mais tempo, e eles devem acabar em desgraça. "
Alguns meses mais tarde, o professor Brandsma foi preso e deportado para o campo de concentração de Dachau notório onde ele foi submetido a todo tipo de humilhação e tortura. E quando ele finalmente tornou-se necessário admitir-lo para o hospital de campo, seu destino foi selado. Sabemos o que aconteceu devido a uma testemunha excepcional: o seguinte relato vem da própria mulher quem o matou e que mais tarde convertido porque ela não conseguia livrar-se da memória do Padre Tito.
Ela era uma enfermeira de profissão, mas obedeceu as ordens desumanas dos agentes de saúde por medo. Ela disse que quando o Pai Titus "foi admitido na enfermaria, ele já estava na" lista de mortos. "" Ela também descreveu como experimentos doentes foram realizados em pacientes (que ela se opôs) - incluindo sobre o Padre Tito - e como sua memória foi queimado dentro dela. Ela disse que o padre sofreu o abuso, repetindo várias vezes: "Pai, não a minha vontade, mas pode a tua." Ela contou como todos os pacientes a odiava e rotineiramente a insultou com os nomes mais depreciativos. (Tal ódio foi cordialmente correspondido.) No entanto, ela foi atingida pela forma como o padre idoso tratada ela, em vez disso, com a mansidão e respeito de um pai. Ela disse: "Certa vez, ele pegou minha mão e me disse: 'O que uma menina pobre que você é, eu vou orar por você.'"
O prisioneiro deu-lhe a sua própria má rosário feito de cobre e madeira. No entanto, isso só irritou, e ela disse que não tinha necessidade de tal objeto, porque ela não sabia como orar. Pai Tito, porém, respondeu: "Você não precisa dizer toda a Ave-Maria. Disse apenas, "rogai por nós pecadores."
Naquele dia fatídico de 25 de Julho de 1942, o médico ala entregou-lhe a seringa preenchida com ácido carbólico para injetar nas veias Pai de Tito. Foi um procedimento de rotina que a enfermeira já tinha feito centenas de vezes. No entanto, a mulher pobre mais tarde recordar "sentir-se doente para o resto do dia." A injeção foi administrada a 13:50 e Pai Tito morreu em 2:00 "Eu estava lá quando ele morreu," a enfermeira testemunhou mais tarde. "O médico estava sentado ao lado de sua cama com um estetoscópio para salvar as aparências. Quando o coração do Pai Tito parou de bater, ele comentou: "Este porco está morto."
Pai Titus sempre falou bem sobre seus captores e torturadores: "Eles também são filhos do Deus bom, e talvez algo ainda permanece dentro deles." E Deus lhe concederia esse milagre final. O médico do campo sarcasticamente referido a seringa venenoso como uma "injeção de graça". E enquanto a enfermeira injetou em suas veias, foi a intercessão do Padre Tito que realmente incutiu a graça de Deus dentro dela. E durante o processo de canonização, a pobre mulher explicou que a imagem de que o velho padre permaneceu sempre impressionado em sua memória. Ela viu algo em seu rosto que ela nunca tinha experimentado antes. Ela disse simplesmente: "Ele teve compaixão de mim." Como Cristo. Fonte: http://www.ocarm.org
(Google Tradutor)
A ORAÇÃO DOS FRACOS: Frei Petrônio
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PADRE... Apenas Padre: Frei Petrônio
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Igreja Universal é investigada por suspeita de obrigar pastores a fazer vasectomia
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Mônica Bergamo
A Igreja Universal do Reino de Deus poderá ter que se explicar na Justiça sobre a acusação de que obriga pastores e bispos a se submeterem a vasectomias. A unidade do MPT (Ministério Público do Trabalho) em Osasco tenta reunir detalhes para entrar com uma ação civil pública contra a instituição.
A Universal se recusa a assinar o compromisso de interromper a prática de esterilização, proposto pelo MPT, porque diz que ela não existe. Numa audiência, a igreja afirmou saber de dez processos contra ela, num total de 10 mil pastores no país. Disse também que filhos dificultam o trabalho das lideranças de "propagar o evangelho pelo mundo", mas que a decisão de tê-los ou não é livre.
O Ministério Público do Estado de SP também tem uma apuração na área criminal sobre as denúncias. Ela foi iniciada a partir de uma derrota da igreja no Tribunal de Justiça, com a condenação de indenizar em R$ 150 mil um pastor que disse ter sido obrigado a fazer a cirurgia como condição para exercer a função.
"A acusação é desmentida facilmente pelo fato público e notório de que grande parte de nossos bispos e pastores têm filhos", afirma a Universal, em nota. Diz ainda considerar "que o planejamento familiar é um tema que deve ser debatido exclusivamente pelo casal e a instituição não interfere na questão, que é de absoluto foro íntimo de cada marido e cada esposa".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
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