PAPA FRANCISCO E AS OLIMPÍADAS: A 3 dias de Olimpíada, papa pede que esporte seja 'veículo de fraternidade'
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Vaticano divulgou mensagem em vídeo do papa Francisco. Na gravação, aparecem atletas praticando várias modalidades.
A três dias da abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio, o Vaticano divulgou nesta terça-feira (2) uma mensagem em vídeo do papa Francisco convocando as pessoas a fazerem do esporte um veículo de fraternidade e de paz.
"Com o esporte é possível construir a cultura do encontro entre todos, por um mundo de paz. Sonho com o esporte como a prática da dignidade humana transformada em um veículo de fraternidade", defendeu o pontífice na gravação.
No vídeo de um minuto e meio, aparecem atletas praticando várias modalidades, como futebol, vôlei, tênis de mesa, enquanto o papa convida todos a orarem para que o esporte contribua para "a paz no mundo".
Esta foi a oitava mensagem em vídeo divulgada pelo pontífice este ano. Em janeiro, ele dedicou seu vídeo ao diálogo entre as religiões, em fevereiro, ao cuidado da Criação, em março, às crianças e às famílias em dificuldade, em abril, aos pequenos agricultores, em maio, às mulheres, em junho, às cidades e em julho aos indígenas. Fonte: http://g1.globo.com
OLHAR CARMELITANO: Seminário Internacional de Antropologia Teológica: Pessoa e Comunidade em Edith Stein.
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Apresentação
O Seminário Internacional de Antropologia Teológica: Pessoa e Comunidade em Edith Stein, a ser realizado de 8 a 10 de setembro de 2016 no Auditório do Prédio 5 da PUCRS, é uma iniciativa do grupo de pesquisa ‘Antropologia Teológica, Ética e Pastoral’ do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS aberta a todos(as) os(as) interessados(as) na área de antropologia filosófica e teológica bem como no estudo de Edith Stein. Visa-se, sobretudo, aprofundar a reflexão filosófico-teológica acerca da relação Pessoa-Comunidade. Por isso, além de reunir autoridades de renome internacional no estudo de Edith Stein, o evento oferece a estudantes de pós-graduação a oportunidade de enriquecer esse debate através de comunicações orais.
Objetivos
Propiciar um espaço de discussão e reflexão acadêmica acerca da relação interdependente e dialética das noções de pessoa e comunidade a partir do pensamento e da obra de Edith Stein.
Contrapor o modelo antropológico-fenomenológico steiniano, cujo eixo central é o ser humano enquanto relação empática e solidária de comunhão com o outro, a outros modelos antropológicos contrários, verificando, assim, a sua validade e/ou viabilidade para os tempos atuais.
Buscar respostas aos problemas atuais da crise de sentido, do empobrecimento do conceito de pessoa e da crise das dimensões comunitária e pública.
Público-alvo
Estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e público em geral.
Data e Local do Evento
O "Seminário Internacional de Antropologia Teológica: Pessoa e Comunidade em Edith Stein" será realizado de 8 a 10 de setembro de 2016, no Auditório do Prédio 5 da PUCRS.
Veja a programação. Clique aqui: http://eventos.pucrs.br/siat
MADELANA DE PAZZI: Frei Bruno Secondin-01.
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BIOGRAFIA: Tendo nascido em Florença a 2 de Abril de 1566 e batizada na fonte do "bom São João" com o nome de Catarina, santa Maria Madalena "de' Pazzi" desde a juventude mostrou uma particular sensibilidade em relação ao sobrenatural e sentiu-se atraída pelo diálogo íntimo com Deus. Como era costume para as jovens de família nobre, a sua educação foi confiada às Damas de Malta, em cujo mosteiro recebeu a primeira comunhão a 25 de Março de 1576 e alguns dias depois entregou-se para sempre ao Senhor com uma promessa de virgindade. Regressando em família, aprofundou o caminho da oração com a ajuda dos Padres Jesuítas, que frequentavam o palácio.
Habilmente, conseguia não se deixar condicionar pelas exigências mundanas de um ambiente que, mesmo sendo cristão, não lhe era suficiente no seu desejo de se tornar mais semelhante ao seu Esposo crucificado. Neste contexto amadureceu a decisão de deixar o mundo e de entrar no Carmelo de Santa Maria dos Anjos, no Bairro São Fernando, onde a 30 de Janeiro de 1583 recebeu o hábito do Carmelo e o nome de irmã Maria Madalena. Tendo adoecido gravemente em Março de 1584, pediu para poder emitir a profissão antes do tempo e, a 27 de Maio, festa da Trindade, levada em coro numa maca, pronunciou para sempre diante do Senhor os seus votos de castidade, pobreza e obediência.
A Irmã Maria Madalena teve o dom de viver a comunhão com Deus duma forma cada vez mais interiorizada, de modo a tornar-se uma referência para toda a comunidade, que ainda hoje continua a considerá-la como "mãe". O amor purificado, que pulsava no seu coração, abria-lhe o desejo da plena conformidade com Cristo, seu Esposo, até partilhar com ele o "despojado partir" da cruz. Os últimos três anos da sua vida foram para ela um verdadeiro calvário de sofrimentos. A tuberculose começou a manifestar-se claramente: a Irmã Maria Madalena vê-se obrigada a retirar-se lentamente da vida ativa da comunidade para se imergir cada vez mais no "partir despojadamente por amor de Deus". Encontrou-se oprimida por sofrimentos atrozes no físico e no espírito que duraram até à morte, que aconteceu a 25 de Maio de 1607. Faleceu por volta das três da tarde, enquanto uma alegria inusual invadia todo o mosteiro.
Não tinham transcorrido vinte anos da sua morte que já o Pontífice florentico Urbano VIII a proclamava beata. Depois foi o Papa Clemente IX que a inscreveu no Álbum dos Santos a 28 de Abril de 1669. O seu corpo permaneceu incorrupto e é meta de constantes peregrinações. O mosteiro no qual a Santa viveu hoje é sede do Seminário arquiepiscopal de Florença, que a venera como Padroeira, e a cela na qual faleceu tornou-se uma capela em cujo silêncio se sente ainda a sua presença. Fonte: http://www.ordem-do-carmo.pt
EVANGELHO DOMINICAL: 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM. (ANO C).
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(Lc 12, 13-21)
Contexto
Mais uma vez encontramo-nos com um dos temas favoritos de Lucas: o combate à ganância, em todas as suas formas, especialmente dentro da comunidade dos discípulos de Jesus. A parábola de hoje só se encontra neste Evangelho, sublinhando assim o interesse de Lucas pelo assunto.
Contra a insensatez
Cada vez sabemos mais sobre a situação social e econômica que Jesus conheceu na Galileia dos anos trinta. Enquanto nas cidades de Séforis e Tiberíades crescia a riqueza, nas aldeias aumentava a fome e a miséria. Os camponeses ficavam sem terra e os latifundiários construíam silos e celeiros cada vez maiores.
No pequeno relato conservado por Lucas, Jesus revela o que pensa daquela situação tão contrária ao projeto desejado por Deus de um mundo mais humano para todos. Não narra esta parábola para denunciar os abusos e ultrajes cometidos pelos latifundiários, mas para desmascarar a loucura, a insensatez em que vivem instalados.
Lucidez de Jesus
Uma das características que mais chama a atenção na pregação de Jesus, é a lucidez com que soube desmascarar o poder alienante e desumanizador que se encerra nas riquezas.
A visão de Jesus não é a de um moralista que se preocupa em saber como adquirimos os nossos bens e como os usamos. O risco de quem vive desfrutando das suas riquezas é esquecer a sua condição de filho de um Deus Pai e irmão de todos.
Palavra para o caminho.
A orientação da nossa vida é PARA NÓS MESMOS ou PARA DEUS? Recebemos a vida, os outros, a riqueza como um DOM e um EMPRÉSTIMO, de que devemos responder a cada momento, ou pensamos que somos DONOS de todos e de tudo, registando logo todos e tudo em nosso nome, nossa propriedade para nosso uso, consumo e satisfação exclusivos?
Quando o coração está cheio de cobiça, de avareza, de egoísmo, quando a vida se torna um combate obsessivo pelo “ter”, quando o verdadeiro motor da vida é a ânsia de acumular, o homem torna-se insensível aos outros e a Deus; é capaz de explorar, de escravizar o irmão, de cometer injustiças, a fim de ampliar a sua conta bancária. Torna-se orgulhoso e auto-suficiente, incapaz de amar, de partilhar, de se preocupar com os outros… Fica, então, à margem do Reino.
Atenção: esta parábola não se destina apenas àqueles que têm muitos bens; mas destina-se a todos aqueles que (tendo muito ou pouco) vivem obcecados com os bens, orientam a sua vida no sentido do “ter” e fazem dos bens materiais os deuses que condicionam a sua vida e o seu agir.
“A crise econômica que estamos a sofrer é uma “crise de ambição”: os países ricos, os grandes bancos, os poderosos da terra… temos querido viver acima das nossas possibilidades, sonhando com acumular bem-estar sem limite algum e esquecendo cada vez mais os que se afundam na pobreza e na fome. Mas, de repente a nossa segurança veio-se abaixo.
Esta crise não é uma mais. É um “sinal dos tempos” que temos de ler à luz do evangelho. Não é difícil escutar a voz de Deus no fundo das nossas consciências: “Basta já de tanta insensatez e tanta falta de solidariedade cruel”. Nunca superaremos as nossas crises económicas sem lutar por uma mudança profunda do nosso estilo de vida: temos de viver de forma mais austera; temos de partilhar mais o nosso bem-estar” (J. A. Pagola).
*Leia n aíntegra. Clique aqui:
Romaria faz memória ao padre Ezequiel Ramin
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Padre Ezequiel foi morto em 1985 quando voltava de uma missão de paz na Fazenda Catuva
Os 31 anos do servo de Deus padre Ezequiel Ramin foram celebrados nos dias 23 e 24 de julho, em Cacoal (RO) e Rondolândia (MT). Cerca de 500 romeiros participaram do evento, que teve como auge a 1ª Romaria do Padre Ezequiel. Segundo o missionário comboniano, padre Rafael Vígolo, a iniciativa teve o “ardor do processo de beatificação”.
Em Cacoal, onde fica a comunidade Padre Ezequiel Ramin, houve missa, no dia 23 de julho, presidida pelo bispo de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron. “Foi uma celebração simples, mas muito bonita e participativa no ambiente das pequenas comunidades de base”, disse padre Rafael. O dia também foi marcado por um encontro de jovens sobre avida e o martírio do padre Ezequiel.
Já a Romaria ocorreu em Rondolândia, no local onde padre Ezequiel foi morto, e contou com a presença de romeiros de Cacoal, Ouro Preto, Ji-Paraná, Porto Velho e Rondolândia. O local onde o Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin foi morto toca profundamente as nossas vidas. É uma terra santa, chão sagrado pelo sangue do martírio, um local que nos chama à conversão e ao compromisso como cristãos em favor de um mundo de justiça e paz”, explica padre Rafael.
História
Padre Ezequiel, missionário comboniano, nasceu em Pádua, na Itália, em 1953 e chegou ao Brasil em 1983, na diocese de Ji Paraná. Na região, encontrou uma acentuada situação de desigualdade social decorrente da ausência de reforma agrária e uso da violência pelos grandes latifundiários, que grilavam terras para ampliar suas propriedades. O padre colocou-se então ao lado dos indígenas e pequenos trabalhadores rurais na luta pelo direito à terra, ao trabalho e à vida digna.No dia 24 de julho de 1985, Ezequiel foi brutalmente assassinado quando voltava de uma missão de paz na Fazenda Catuva. Na companhia do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cacoal, ele havia ido falar com colonos ameaçados de despejo para que não partissem para o conflito. Enquanto voltava para casa, o carro em que viajava foi almejado de tiros.
Com informações e foto dos Missionários Combinianos. Fonte: http://www.cnbb.org.br
RETIRO DOS CARMELITAS: Missa-02.
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RETIRO DOS CARMELITAS: Missa-01.
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SEXTA 29: ÚLTIMO DIA DO RETIRO DOS CARMELITAS EM BH- Resumo.
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“Os Jovens religiosos arrumadinhos e adormecidos são perigosos”. Frei Bruno Secondin, Carmelita.
“Os Jovens religiosos arrumadinhos e adormecidos são perigosos”. Frei Bruno Secondin, Carmelita.
SEXTA 29: ÚLTIMO DIA DO RETIRO DOS CARMELITAS EM BH.
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RETIRO DOS CARMELITAS: Missa de encerramento. Nas próximas horas, veja vídeos e fotos aqui no olhar. Veja também o álbum do Retiro. Clique aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.960060167440251&type=1&l=b5aefb4cbc
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: Papa Francisco tropeça durante a missa em Cracóvia
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O papa Francisco caiu durante a missa que celebrou, nesta quinta-feira, dia 28-07-2016, no santuário da Virgem de Jasna Gora, em Czestochowa (Polonia), na presença de 30 mil pessoas.
O pontífice caiu ao tropeçar subindo os degraus até o altar. Imediatamente foi ajudado e continuou a caminhar sem problemas.
Antes da celebração, Francisco visitou o santuário e se recolheu em oração durante alguns minutos ante o ícone bizantino que representa a Virgem Maria. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
Padre Jacques Hamel: Última mensagem
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O padre Jacques Hamel, degolado nesta terça-feira (26) durante uma missa na França em um ataque assumido pelo grupo Estado Islâmico, pediu um "mundo mais humano" em sua última mensagem publicada no boletim da paróquia de Saint-Etienne-du-Rouvray. "Vivemos em uma época que podemos escutar o convite de Deus para tornarmos esse mundo em que vivemos um mundo mais acolhedor, humano e fraterno", escreveu o sacerdote, de 86 anos.
Ordenado em 1958, Hamel vivia na igreja onde celebrava missas e era muito conhecido na comunidade católica local, uma das mais fortes da França, apesar da grande presença de muçulmanos.
Dois homens invadiram a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray e fizeram o padre como refém. A dupla obrigou o sacerdote a se ajoelhar e o degolou. Os dois agressores foram mortos pela polícia e um menor de idade está preso sob suspeita de ligação com o ato.
Padre-auxiliar, Hamel já estava afastado de algumas funções devido à sua idade, mas tinha pedido para permanecer colaborando ativamente na paróquia (o Vaticano permite que um sacerdote se aposente a partir dos 75 anos).
Fonte: MSN/ Frei Donizete, O. Carm. Mogi das Cruzes/SP.
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