*A comunicação não excomunga. Cinco pontos da mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações.
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O pressuposto de base dessa mensagem é que tudo o que fazemos é comunicação. O amor é comunicação: quando é amor verdadeiro, não pode se isolar. Se fosse isolado, seria uma forma espiritualista de egoísmo. Portanto, justamente no modo em que tentamos viver com todo o nosso ser o que estamos comunicando, contribuiremos para restituir credibilidade à comunicação humana. Esse é o sentido do início da mensagem. A comunicação é "credível" não só se objetivamente corresponde à verdade, mas se é "confiável", isto é, expressão de uma relação de confiança, de um compromisso do comunicador de viver bem a sua relação com quem ouve ou com quem participa do evento comunicativo.
O "poder da comunicação" é a "proximidade". A proximidade desencadeia uma tensão bipolar de aproximação e de afastamento e, em seu interior, apresenta uma oposição qualitativa: aproximar-se bem e aproximar-se mal. Essa é a tarefa daqueles que hoje estão comprometidos na comunicação: "Em um mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade".
*Leia na íntegra. Clique aqui:
FREI REINALDO PARAÍSO: Votos Solenes-01
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Imagens da Missa Solene do Frei Reinaldo Paraíso, O. Carm, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Bela Vista, São Paulo. Com a presença de seus familiares, amigos e confrades, a Missa aconteceu no último dia da Assembleia Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias- 25-29- de janeiro. Após a celebração, a comunidade conventual ofereceu uma gosta janta para os presentes. Convento do Carmo da Bela Vista, São Paulo. 29 de janeiro-2016. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Frei Alonso: Convite para o Carmelo Bíblia.
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Em comunhão com a Igreja no Ano Santo da Misericórdia
São Paulo, 29 de janeiro de 2016.
Prezado irmão e irmã no Carmelo, graça e paz!
Estamos aproximando do Carmelo Bíblia, momento singular onde teremos a oportunidade para estreitarmos nossos laços fraternos enquanto Família Carmelitana. Em nome da equipe preparatória deste encontro, quero desejar a você, nossas boas vindas.
Para que nosso encontro seja proveitoso envio a você alguns lembretes importantes para o bom andamento do nosso encontro:
DATA: DE 20 A 24 DE ABRIL DE 2016
Inscrições até dia 31 de março para dar tempo de remanejar as vagas restantes.
Chegada no dia 20 pela tarde, pois o encontro começa nesse dia com o jantar. Saída: o encontro termina com o almoço no dia 24. Quem vier de avião comprar a passagem para chegar no dia 20 à tarde no aeroporto de Juazeiro do Norte e telefonar antecipadamente para os números abaixo a fim de avisar o horário da sua chegada, assim as Irmãs providenciarão quem vai buscar no aeroporto. Favor comprar a passagem de avião de volta para o dia 24 depois das 16h, para dar tempo de almoçar e levar ao aeroporto.
LOCAL: CARIRIAÇU – CE
ASSESSOR: FREI CARLOS MESTERS, O. Carm.
TEMA: “A MISERICÓRDIA DE DEUS EM JESUS”
Valor: R$ 150, 00
As acomodações serão nas casas das famílias amigas do Carmelo de Caririaçu. O café da manhã será na casa da família, assim como o banho e o repouso à noite. As famílias providenciarão roupa de cama e de banho. As outras refeições serão feitas no local do encontro.
Inscrições e pagamento: Toda a parte de Inscrição e Pagamento será feita DIRETAMENTE COM A CARMINHA, IRMÃ LURDINHA OU IRMÃ VILMA, QUE MORAM NO CARMELO DE CARIRIAÇU – CE. Telefone do local do encontro: (88) 3547-1607 ou (88) 999324819 TIM (Carminha)
Carminha: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Irmã Lurdinha: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Irmã Vilma: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Pagamento: R$ 150,00 na conta de Maria do Carmo Palmeira Ferreira
Banco do Brasil – Conta Poupança 14069-4 – Agência 1747-7
Mandar uma cópia do comprovante para o e-mail da Carminha.
Vagas: Temos lugar para 50 a 60 participantes. Se precisar de mais vagas, pode pedir.
Assim, serão 5 VAGAS PARA CADA GRUPO, SENDO:
PROVÍNCIA PERNAMBUCANA: 5 VAGAS
PROVÍNCIA DE SANTO ELIAS: 5 VAGAS
COMISSARIADO DO PARANÁ: 5 VAGAS
CARMELITAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA: 5 VAGAS
CARMELITAS MISSIONÁRIAS DE SANTA TERESINHA: 5 VAGAS
IRMÃS MISSIONÁRIAS CARMELITAS: 5 VAGAS
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FILHAS DE SANTA TERESA DE JESUS: 5 VAGAS
LEIGOS CARMELITAS LIGADOS À PROVÍNCIA PERNAMBUCANA: 5 VAGAS
LEIGOS CARMELITAS LIGADOS À PROVÍNCIA DE SANTO ELIAS: 5 VAGAS
LEIGOS CARMELITAS LIGADOS AO COMISSARIADO DO PARANÁ: 5 VAGAS
Que a Virgem Maria do Monte Carmelo derrame sobre todos vós, copiosas bênçãos!
Bem Vindos!
Fraternalmente no Carmelo,
Frei Alonso Gustavo. O.Carm
Secretariado Nacional da Família Carmelitana
FREI REINALDO PARAÍSO: Convite.
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O Frei Reinaldo Paraíso, O. Carm, da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas, faz um convite para a Profissão dos Votos Solenes a ser realizado na sexta-feira, 29 de janeiro-2016, às 19h, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo. Quem desejar mandar uma mensagem para o confrade, favor enviar para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 29 de janeiro-2016. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
OLHAR CARMELITANO : Um desafio à cristologia.
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*Dom Vital João Wilderink, OCarm.
(Retiro da Província Carmelitana de Santo Elias. 28 de julho a 01 de agosto-2008. Belo Horizonte-MG).
Em outubro de 1932, o Padre Tito Brandsma foi eleito reitor da universidade católica de Nijmegen. No dies natalis da universidade, ele fez um discurso sobre o conceito ou imagem de Deus. O discurso conheceu, mesmo depois da sua morte, repetidas edições porque conserva uma atualidade surpreendente. Na época a formação teológica trazia o carimbo da neo-escolástica, caracterizada por uma linguagem especulativa e abstrata. Falava-se de Deus como se tratasse de uma espécie de realidade eterna, atemporal e imutável sobre a qual a nossa busca de peregrinos não tinha muito a dizer. Insistia-se, sem dúvida, na prática das virtudes, mas, como Tito dizia no seu discurso, não sem perigo de reduzir a vida espiritual a uma prática exterior. Para Tito, porém, Deus não independe de formas humanas de conhecimento que são marcadas pelo tempo e pelo contexto. Neste ponto ele insiste na necessidade de uma abertura em relação a novas evoluções na espiritualidade.
Ele começa o seu discurso dizendo: “Entre as muitas questões que eu me coloco, há uma que prende mais a minha atenção: é o enigma que o homem de hoje, tão convencido e orgulhoso do seu progresso, se afaste em tão grande número de Deus. Porque a imagem de Deus ficou tão obscurecida que a tanta gente não chega a dizer mais nada? Creio que seja dever nosso olhar em torno a nós para esse fenômeno da negação de Deus. Não, porque devemos em primeiro lugar assumir uma atitude de defesa já existe apologia demais, mas, em vista desse fenômeno, deixar-se motivar para fazer conhecer a imagem de Deus em novas formas”.
O que Tito Brandsma procurava fazer era que aprofundar a fé submetendo as suas intuições ao exame crítico do intelecto e da sabedoria da tradição. Não por interesse próprio ou para ser original, mas para desembocar numa corrente que flui pelas artérias profundas do corpo da realidade. Sabemos que, entre nós aqui na América Latina, surgiu a partir de uma reflexão sobre a realidade, uma espiritualidade de libertação. Se espiritualidade é um processo que tem a ver com uma relação nossa com o Absoluto, é imprescindível ver a nossa inserção no mundo e no universo. Não podemos dizer que a plenitude do ser humano não tem nada a ver com essa realidade. Afinal somos um ícone do real.
Ecclesia semper est reformanda. Também o corpo doutrinal, na sua tradição cristológica apela para uma reforma. É uma tarefa de grande responsabilidade uma vez que os dogmas estão entre eles intrinsecamente conectados. Não podemos passar com descuido sobre a rica herança teológica de dois milênios.
De outro lado há uma outra constatação feita inclusive por grandes estudiosos, de que o mundo se encontra diante de um dilema de proporções planetárias que exige uma mudança radical de "civilização", de sentido do humano, ou provocará uma catástrofe de proporções cósmicas. Isto exige um esforço inter-cultural para fazer um primeiro passo para uma conversão marcada pela esperança.
Não há espiritualidade cristã, nem carisma carmelitano quando se passa por cima da condição humana na sua dimensão mais profunda e menos condicionada pelas vicissitudes históricas. Existe no ser humano um desejo de plenitude e de vida, de felicidade e de infinito, de verdade e de beleza que vai além das contingências religiosas e culturais.Para nós essa plenitude tem um nome: Jesus Cristo.
*Dom Frei Vital Wilderink, O Carm- Eremita Carmelita- foi vítima de um acidente de automóvel quando retornava para o Eremitério, “Fonte de Elias”, no alto do Rio das Pedras, nas montanhas de Lídice, distrito do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu no dia 11 de junho de 2014. O sepultamento foi na cidade de Itaguaí/RJ, no dia 12, na Catedral de São Francisco Xavier, Diocese esta onde ele foi o primeiro Bispo.
ASSEMBLEIA PROVINCIAL-2016: Ano Missionário-01.
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O Paulo Daher, Coordenador da Comissão Provincial da Ordem Terceira do Carmo, fala sobre a Missão e formação dos Sodalícios no lançamento do Ano Eliano Missionário da Ordem Terceira do Carmo-2016. Convento do Carmo da Bela Vista, São Paulo. 27 de janeiro-2016. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Carisma do Carmelo: A Influência na Igreja.
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João Paulo II, Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, 33
Não será porventura um “sinal dos tempos” que se verifique hoje, não obstante os vastos processos de secularização, uma generalizada exigência de espiritualidade, que em grande parte se exprime precisamente numa renovada carência de oração? Também as outras religiões, já largamente presentes nos paises de antiga cristianização, oferecem as suas respostas a tal necessidade, cegando às vezes a fazê-lo com modalidades cativantes. \nós que temos a graça de acreditar em Cristo, revelador do Pai e Salvador do mundo, temos obrigação de mostrar a profundidade a que pode levar o relacionamento com Ele.
A grande tradição mística da Igreja, tanto no Oriente como no Ocidente, é bem elucidativa a tal respeito, mostrando como a oração pode progredir, sob a forma de um verdadeiro e próprio diálogo de amor, ate tornar a pessoa humana totalmente possuída pelo Amante divino, sensível ao toque o Espírito, abandonada filialmente no coração do Pai. Experimenta-se então ao vivo a promessa de Cristo: “Aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu ama-lo-ei e manifestar-me-ei a ele” (Jo 14,21). Trata-se dum caminho sustentado completamente pela graça, que no entanto requer grande empenhamento espiritual e conhece também dolorosas purificações (a já referida “noite escura”, mas desemboca, de diversas formas possíveis, na alegria inexprimível vivida pelos místicos como “união esponsal”. Como não mencionar aqui, entre tantos testemunhos luminosos, a doutrina de S. João da Cruz e de S. Teresa de Ávila?
A esperança na Escritura.
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*Dom Frei Vital Wilderink, O Carm, In Memoriam.
Podemos dizer que o tema da esperança é o elemento dinâmico de toda a Sagrada Escritura. Povo de Deus é um título que é penhor de esperança, o que vale também para o mundo e a humanidade como tais porque foram criados por Deus. Neste plano atinge também o indivíduo de acordo com a sua relação, geralmente vocacional, com Deus. É compreensível que o tema da esperança aparece em situações negativas que atingem a vida do povo ou de pessoas individuais mesmo por culpa própria. É o que aparece constantemente nas narrações da história do povo de Israel. Nestes contextos a observância das leis de Deus da parte do povo ou das pessoas entram na própria configuração da esperança cujo horizonte promissor só Deus pode abrir.
No Novo Testamento na presença e pregação de Jesus fazem respirar a esperança: o Reino de Deus está próximo, “Deus não é um Deus de mortos mas de vivos. Ouvindo isso as multidões se extasiavam com seu ensinamento” (Mt 22, 32-33).
As cartas de São Paulo falam muito claro da esperança nas suas várias dimensões: a esperança é obra do Espirito (Gl 5,5) a esperança permeia toda a criação, esperando se libertada da escravidão da corrupção; ela está gemendo como que em dores de parto; também nós que temos as primícias do Espirito gememos em nosso íntimo, esperando a condição filial, a redenção do nosso corpo (Rm 8, 18-26).
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*Dom Frei Vital Wilderink, O Carm- Eremita Carmelita- foi vítima de um acidente de automóvel quando retornava para o Eremitério, “Fonte de Elias”, no alto do Rio das Pedras, nas montanhas de Lídice, distrito do município de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu no dia 11 de junho de 2014. O sepultamento foi na cidade de Itaguaí/RJ, no dia 12, na Catedral de São Francisco Xavier, Diocese esta onde ele foi o primeiro Bispo.
ASSEMBLEIA-2016: Dia 25.
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ASSEMBLEIA-2016: Mensagem do Padre Provincial.
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O Padre Provincial dos Carmelitas, Frei Evaldo Xavier, O. Carm - Da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas, deixa a sua mensagem para esta segunda 25, na Abertura da Assembleia Provincial-2016. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 25 de janeiro-2016. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
3° Domingo do Tempo Comum: Jesus valoriza os Pobres.
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Frei Jorge Van Kampen, O. Carm, In Memoriam. (*17/04/1932 + 08/08/2013)
O aluno que tem facilidade para estudar, geralmente goza de muita estima e consideração dos seus professores. Na maioria das vezes um diploma dá preferência para um bom emprego. Capacidade intelectual é muito valorizada na nossa sociedade. A conseqüência é que muita gente sem facilidade de aprender se sente marginalizada. Ele sempre será um “João Ninguém”.
Complexo de inferioridade encontramos demais na nossa sociedade. Por isso devemos saber respeitar as qualidades dos outros. Qualquer emprego é necessário para o bem comum de todos. Assim como os membros do corpo humano são importantes, embora cada membro tem a sua função. Ninguém é mais e ninguém é menos. Todos são importantes.
Temos as nossas limitações, mas apesar das limitações nós nos completamos e nos complementamos. Alguém pode ser muito inteligente, mas quando tem goteira na sua casa, precisa chamar um pedreiro para consertar. Assim, nas nossas comunidades eclesiais uns ajudam os outros, e todos se completam e se complementam. Hoje Cristo nos convida para pôr as mãos à obra e a trabalhar para o bem comum de todos.
Liturgia da Palavra de Deus. (Neem. 8, 2-10; 1 Cor. 12,12-14, 27. Luc.1,1-4 e 4,14-21).
A palavra de Deus nos ensina a partilhar a fé. Portanto quem se sente responsável, procura repartir a Palavra de Deus. Lucas da credibilidade ao Evangelho, porque anuncia a Palavra de Deus.
Resposta à Palavra de Deus
Proposta do Evangelho de hoje é muito séria. Lucas diz claramente, que o programa de Jesus é levar a Boa Nova, a quem é pobre, se encontra preso, oprimido, cego e desesperado. Seguiremos Jesus com generosidade e amor!
37º SODALÍCIO: Convite do Valcir Neiva.
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O Irmão Valcir Neiva, OTC, da Ordem Terceira do Carmo de Carapicuíba, São Paulo, convida o povo de Deus para a fundação do 37º Sodalício da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas, em Osasco/SP, no dia 31 de janeiro-2016. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 22 de janeiro-2016.
PAULO DAHER: Encontro em março-2016.
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Novos tempos na relação entre o carnaval carioca e a Igreja
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Da coluna de Ancelmo Gois, publicada no jornal O Globo, 21-01-2016
Esta bela imagem de fé é da Tia Nilda, ontem, na missa na quadra da Mocidade, em homenagem a São Sebastião. Simboliza novos tempos nas relações entre o carnaval e a Igreja. Tia Nilda, 76 anos, que há 36 desfila na Mocidade, estava devidamente paramentada como integrante da Ala das Baianas, em traje que lembra cultos africanos. Antes da chegada de Dom Orani, a Igreja no Rio praticamente satanizava o carnaval. O nosso cardeal visitou mais de uma vez a Cidade do Samba e, na semana passada, foi à quadra da Portela. Eu apoio. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
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