SP: jogar Pokémon Go em igrejas está permitido
- Detalhes
Para Arquidiocese, liberar o jogo é uma maneira de interagir com jovens
Em uma postagem no Facebook, a Arquidiocese de São Paulo liberou o “Pokémon Go” nas igrejas de São Paulo, mas “sem excessos”.
A postagem defende que liberar o jogo de forma consciente é uma maneira de interagir “com jovens que estão afastados da vida pastoral e comunitária”.
A Arquidiocese só alerta para que os gamers não exagerem. A postagem pede para que os usuários façam silêncio e pausem a caçada enquanto a igreja estiver em missa.
Além de liberar a busca pelos pokémons, a arquidiocese também aproveitou para estimular que os novos visitantes façam fotos dentro das igrejas e publiquem com ahashtag #PokemonGoIgrejaSP. As fotos feitas pelos jogadores serão compartilhadas pela Arquidiocese. Fonte: http://noticias.band.uol.com.br
“A Ordem dos Pregadores precisa despertar ao que acontece e brota novo no mundo”.
- Detalhes
“É decisivo para a renovação da Igreja e nela para a renovação das congregações religiosas, incluída a Ordem dos Pregadores, que nos deixemos oxigenar pelos novos ares de uma Igreja em saída, pobre e servidora do mundo. É preciso atualizar esse amor à Igreja em processo contínuo de reforma, no momento em que celebramos a festa de São Domingos (na ilustração) que, segundo canta a liturgia, ‘falou dentro da Igreja’”, escreve o teólogo dominicano Jesús Espeja, em artigo publicado por Religión Digital, 07-08-2016. A tradução é do Cepat.
Eis o artigo.
Minha vocação de dominicano vai se consolidando em sintonia com a figura deste castelhano, sensível às mudanças culturais, movido pela compaixão diante das carências dos seres humanos, e servidor de uma Igreja que derruba muros de separação. Apesar dos instalados em um triunfalismo eclesial não entenderem seu carisma, recebeu aprovação e apoio de Honório III, sucessor de Pedro naquele tempo, empenhado em realizar o chamado do quarto concílio lateranense a evangelizar na nova situação cultural que já despontava.
Hoje, a Igreja rejuvenescida no Vaticano II e enriquecida por um sucessor de Pedro também busca seguir o convite do concílio, inclusive, encontra nas altas instâncias eclesiásticas muito narcisismo e triunfalismo, excessivo fechamento diante da emergência de uma nova situação cultural onde já estão os sinais do Espírito.
Quando nós, dominicanos, celebrarmos 800 anos, será lamentável nossa insensibilidade diante da nova situação cultural que já está surgindo e que não atualizemos nosso carisma para servir uma Igreja “em saída”. Evocando nossa longa história e diante da coragem de futuro que a situação atual do mundo e a missão evangelizadora da Igreja demandam, é fácil ficarmos cantando as glórias do passado, gastar as energias apontando estruturas e mediações que devem morrer, para que nasça o que quer nascer, perdendo o vinho novo em odres já corroídos que matam sua vivacidade e sua força.
Confesso que, para mim, os gestos, as intervenções orais e as Exortações do Papa Francisco estão sendo evangélico respiro. Como dominicano apaixonado pela reflexão sobre a fé cristã em um mundo em mudança, há alguns traços na orientação deste Papa que parecem chave apropriada para a reforma inescapável que hoje nós, freis pregadores, necessitamos.
Primeiro, “renovar o encontro pessoal com Jesus Cristo ou, ao menos, tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, sem cessar” (Exortação Evangelii Gaudium, n. 3). O convite resulta familiar para os frades pregadores. O beato Angélico nos deixou um precioso quadro de São Domingos abraçado ao Crucifixo; o mesmo gesto em Catarina de Siena, Rosa de Lima e Martinho de Porres.
O futuro da Igreja, e nela das congregações religiosas, incluída a Ordem dos Pregadores, não se garante sem mais sustentando andaimes estruturais, nem recomendando as observâncias comunitárias. Nada, nem ninguém pode suprir a vida de fé como experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, em quem saboreamos a presença de Deus que, a partir do amor, continuamente cria e acompanha a humanidade em seu crescimento. Hoje, o Papa Francisco insistiu falando ao Capítulo Geral dos dominicanos: “devem ser evangelizados por Deus para evangelizar”.
Por Deus encarnado ser inseparável da humanidade, o Papa recomenda, hoje, aos dominicanos: “Olhando a nosso redor, comprovamos que o homem e a mulher de hoje estão sedentos de Deus. Eles são a carne viva de Cristo, que grita ‘tenho sede’ de uma palavra autêntica e libertadora, de um gesto fraterno e de ternura. Este grito nos interpela e deve ser o cerne da missão que dá vida às estruturas e programas pastorais. Pensem nisto quando refletirem sobre a necessidade de ajustar o organograma da Ordem, para discernir sobre a resposta que se dá a este grito de Deus”.
“Quanto mais saiamos para saciar a sede do próximo, mais seremos pregadores de verdade, dessa verdade anunciada por amor e misericórdia, da qual fala Santa Catarina de Siena”. O verdadeiro encontro com Jesus Cristo, continua o Papa, nos faz “contemplativos da Palavra e do povo, é sagrada a Palavra e também seus destinatários”. Nós, freis pregadores, tomaremos consciência e trataremos de colocar em prática as implicações que esta recomendação do Papa Francisco acarreta?
Segundo, “somos chamados a formar as consciências, mas sem pretender substitui-las” (Exortação Amoris Laetitia, n. 37). Já a parábola evangélica do trigo e o joio sugere que podemos acompanhar e ajudar na liberdade do outro, mas não a suprir e esmagar. O Vaticano II afirmou que a liberdade é sinal da imagem divina na pessoa humana, já que sua dignidade exige que sempre atue segundo sua consciência. Em todas as comunidades cristãs e, portanto, nas congregações religiosas, há o perigo de ficarmos na superfície dos deveres, abdicando da própria responsabilidade, da criatividade e do risco.
Se falta o envolvimento das pessoas, as práticas religiosas podem ser uma boa armadilha que gera e justifica a estéril instalação. Em razão do individualismo que atualmente corrói a vida social e que, assim o como câncer nefasto, é grave patologia na vida religiosa, urge a formação da consciência pessoal no dinamismo do carisma que se professou. Sem essa formação, o mais comum é que a vida religiosa degenere, pelo menos, em uma sociedade de seguros mútuos com a superficialidade, mal-estar e insatisfação de todos.
Terceiro, não estamos neste mundo “para vegetar no sofá da vida” (Papa Francisco aos jovens reunidos em Cracóvia). Uma chamada de atenção a nossa “itinerância dominicana”, que se concretiza em diferentes âmbitos. Vale a pena indicar um, por exemplo.
O mundo dos últimos séculos avançou mais que a Igreja. Nossas formulações da fé cristã com a linguagem de outras culturas nada dizem aos distanciados da Igreja, nem à maioria dos cristãos. Por outro lado, em sociedades como a espanhola, o processo de secularização, a pluralidade cultural e a massiva indiferença religiosa são um desafio cada vez mais inescapável para a Igreja e, em concreto, para os frades dedicados à pregação do Evangelho. A situação atual exige muito estudo, não só para discernir os sinais de nosso tempo, como também para oferecer nova versão da fé cristã. Por experiência pessoal, estou convencido que não é possível oferecer esta versão atual da fé, caso não se conheça bem o conteúdo permanente da mesma em diferentes versões do passado.
Contudo, o dominicano, pregador da graça neste tempo de mudança, não cumpre a sua vocação repetindo de qualquer forma o que os grandes e admiráveis mestres disseram em outros tempos. A fé não existe como realidade abstrata. Os crentes só existem dentro de uma situação cultural que demanda nova leitura da tradição cristã. No despontar de uma nova época, Domingos, Tomás de Aquino, Catarina de Siena, Francisco de Vitória e Bartolomé de Las Casas não fizeram nova leitura e empreenderam nova prática? Nós, pregadores, não devemos fazer de nossa missão “um sofá que nos adormece”. Temos que nos despertar ao que acontece e brota novo no mundo, caso queiramos que o mundo também desperte à utopia do Evangelho.
Quarto, “o grito dos pobres e deserdados desperta” (Papa Francisco ao Capítulo Geral dos Dominicanos). Tanto nós, frades, como as instituições, facilmente nos instalamos, na medida em que avançamos em idade. Há anos, a propósito do Vaticano II, nossos Capítulos Gerais falaram muito da opção pelos pobres e da evangelização nas fronteiras. Mas, essas chamadas do Espírito facilmente ficaram soterradas, não só pelos longos e talvez excessivos documentos de novos Capítulos, como também, sobretudo, pela instalação e aburguesamento que sempre nos ameaçam. Nesta situação, hoje, o Sucessor de Pedro faz aos dominicanos uma saudável advertência, evocando a compassiva sensibilidade do jovem professor Domingos de Gusmão, na Universidade de Palência, vendo tanta gente pobre e desvalida: “Como posso estudar com peles mortas, quando a carne de Cristo sofre?”.
Falando sobre a Igreja, tenho sempre minhas reservas para não cair em uma ‘hierarcologia’, nem fazer do Papa um monarca absoluto. Mas, hoje, nota-se, dentro da comunidade cristã, rumores e até vozes com ranços diante da sensibilidade evangélica que as palavras e os gestos do Papa Francisco (na foto, abaixo, recebendo Bruno Cadoré, Mestre-geral da Ordem dos Pregadores) respiram e transpiram.
Por isso, é decisivo para a renovação da Igreja e nela para a renovação das congregações religiosas, incluída a Ordem dos Pregadores, que nos deixemos oxigenar pelos novos ares de uma Igreja em saída, pobre e servidora do mundo. É preciso atualizar esse amor à Igreja em processo contínuo de reforma, no momento em que celebramos a festa de São Domingos que, segundo canta a liturgia, “falou dentro da Igreja”. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora de São João del Rei-MG: 270 Anos- Convite.
- Detalhes
Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora
do Monte Carmelo.
Paróquia de N. Sra. do Pilar – Diocese de São João Del Rei
Praça Carlos Gomes, s/n. º - Centro - CEP: 36300-108 - São João del-Rei - MG.
TEL: (32) 3371 – 7996 / (32)9981-1616
São João Del Rei, agosto de 2016
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria!
A Mesa Administrativa da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, vem por meio desta com todo entusiasmo, convidar a todos deste Sodalício a participarem de nossa alegria na ocasião em que celebramos os 270 anos de nossa Ordem .
As festividades terão inicio às 9 horas da manhã no dia 11 de setembro do corrente ano com a Rasoura de Nossa Senhora do Carmo, em seguida Santa Missa Solene pelo aniversário de elevação do Sodalício, logo após o canto solene do Te Deum Laudamus em nossa Igreja e para terminar um almoço de confraternização.
Pedimos que confirme o quanto antes a presença, pelos tels: 32- 3371-7996 (secretaria da OTC) – 32 999954-5230 (Eduardo – Prior) - 32- 99981-1124 (Raquel – Secretária) ou pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Certos de podermos contar com tão honrosa presença, desde já agradecemos, pedindo a Virgem do Carmo muitas bênçãos para todo o Sodalício.
Fraternalmente no Carmelo!
Carlos Eduardo Valim Rodrigues – Prior da OTC
Raquel Andrade -Secretária da OTC
Vaticano ordena julgamento canônico de padre condenado por pedofilia
- Detalhes
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (8) um julgamento canônico contra o padre irlandês John O'Reilly, ex-líder da Congregação dos Legionários de Cristo, condenado no Chile a quatro anos de liberdade vigiada por abuso sexual de um menor.
A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) ordenou o julgamento de O'Reilly, que em novembro de 2014 foi condenado por abusos sexuais contra um menor entre 2010 e 2012, em um colégio da Ordem dos Legionários de Cristo, em Santiago.
"John O'Reilly declarou no tribunal da CDF sua total disponibilidade para colaborar, de acordo com o cronograma e o procedimento estabelecidos pelas autoridades pertinentes", informou a Congregação dos Legionários de Cristo no Chile.
Em agosto do ano passado, O'Reilly foi expulso do Chile, medida que cumprirá assim que concluir a pena imposta pela justiça chilena.
O'Reilly, que está proibido de exercer funções religiosas públicas, afirma ser inocente e nega as condutas ilícitas pelas quais foi condenado.
A Congregação dos Legionários de Cristo está no centro de um escândalo mundial pelo comportamento de seu fundador, o mexicano Marcial Maciel, falecido em 2008, acusado de abusos sexuais de menores e que manteve uma vida dupla, com duas mulheres e vários filhos. Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
Padre pedófilo citado no filme Spotlight se suicida em MG
- Detalhes
O padre Bonifácio Buzzi, que estava preso por pedofilia em um presídio de Três Corações (MG), foi encontrado morto ontem (7). Ele tinha 57 anos e estava em uma cela individual. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) do Governo de Minas Gerais, ele cometeu suicídio se enforcando com uma teresa (corda) feita utilizando um lençol.
O caso do padre é citado no filme Spotlight, um dos vencedores do Oscar 2016, que se baseia na história real do trabalho de repórteres do jornal norte-americano The Boston Globe, que desvendou como a igreja católica escondia crimes de pedofilia. Em 2015, Bonifácio Buzzi figurou na lista internacional de sacerdotes que abusaram sexualmente de crianças e adolescentes.
Crimes em série
Ao fim do filme, junto aos créditos, é apresentada a lista de cidades onde esses crimes foram cometidos. Mariana (MG) é citada por ser o município onde Bonifácio Buzzi abusou de um garoto de 9 anos. O caso ocorreu em 2001 no distrito de Mainart. O padre foi condenado a 20 anos de prisão e ficou preso entre 2007 a 2015, quando passou a cumprir a pena em liberdade.
Entretanto, novas denúncias o levaram de volta à prisão. Após ser colocado em liberdade no ano passado, ele teria abusado sexualmente de dois meninos na zona rural de Três Corações (MG).
A suspeita levou um juiz da cidade a determinar sua prisão preventiva. Bonifácio Buzzi foi encontrado na última sexta-feira (5), em Barra Velha (SC), numa ação que contou com a cooperação de policiais catarinenses. No sábado, Bonifácio Buzzi deu entrada no presídio de Três Corações (MG), um dia antes de cometer o suicídio.
Onde estão os padres do Vaticano II?
- Detalhes
Eu sempre quis saber o que aconteceu com aqueles padres que conheci logo após o Concílio Vaticano II, sacerdotes que se colocavam prontos a me entender e a me apoiar no ministério gay que Deus colocou em meu caminho quando cursei a pós-graduação. A essa altura, eles já devem, assim como eu, estar elegíveis para receber a Previdência Social. O artigo é da Ir. Jeannine Gramick, das Irmãs de Loretto, cofundadora da New Ways Ministry, organização que luta pelos direitos de católicos gays e lésbicas, publicado por National Catholic Reporter, 03-08-2016. A tradução é deIsaque Gomes Correa.
No final de junho, descobri onde muitos deles estavam quando esbarrei em vários deles num evento em Chicago. Muitos já estavam aposentados ou, como um me falou: “Não aposentado, apenas reciclado”. Eles ainda se preocupavam com a difusão do Evangelho e com a promoção da justiça.
Eu os encontrei no congresso anual da Associação de Padres Católicos dos EUA (Association of U.S. Catholic Priests – AUSCP), entidade criada formalmente há cinco anos em Pittsburgh por 27 sacerdotes. O grupo deve a sua existência à insatisfação que milhares de sacerdotes americanos manifestaram com relação às mudanças no Missal Romano que o Vaticano forçara em países falantes de língua Inglês em 2011.
Ainda há uma insatisfação com essas mudanças entre esses e outros padres. De um grupo de trabalho no evento eu ouvi reclamações do tipo: “As mudanças empregam um inglês ruim, uma teologia ruim e não são sensíveis em termos pastorais”. Vários padres reconheceram que não haviam adotado as alterações do Vaticano. Em vez disso, eles usam a edição de 1998 do missal, que, como me disse prontamente um padre, pode ser encontrada no endereço www.misguidedmissal.com. (No entanto, quando o arcebispo de Chicago Dom Blaise Cupich presidiu a celebração eucarística do congresso, não era a edição de 1998 que estava no altar.)
Eu me senti em casa com esses sacerdotes cuja organização foi fundada para manter viva a visão do Concílio Vaticano II. Como disse Paul Leingang, diretor de comunicação da AUSCP: “Temos o Vaticano II não como uma questão de nostalgia, mas como uma questão de urgência”.
Eu gostei deste espírito de liberdade, de poder falar o que vem à cabeça quando há uma discordância junto às atuais políticas ou costumes da Igreja institucional. Por exemplo, a AUSCP tomou uma posição favorável a existir um clero masculino casado e à ordenação de mulheres para o diaconato, mas não assumiu uma postura a favor da ordenação delas ao sacerdócio. Fiquei um pouco decepcionada que a organização tenha contornado essa questão, pois sei que vários dos padres naquele encontro acreditam que as mulheres não devem ser impedidas de serem ordenadas para exercer o ministério sacerdotal. Perguntei a alguns integrantes que coordenam a Associação sobre isso.
Um deles, o Pe. Bernie Survil, sacerdote diocesano de Pittsburgh e um dos primeiros fundadores, me disse: “Existem limites para a dissidência, porque todos os padres estão em sintonia” com suas dioceses.
Um outro participante fundador, o Pe. Frank Eckart, comentou: “Nós questionamos esses temas que não são uma causa pétrea, mas eles não são contrários ao dogma ou à fé, embora acreditemos no diálogo com grupos dissidentes”.
O articulador internacional do grupo, o Pe. Dan Divis, da Diocese de Cleveland, concordou. “Haver um dissenso faz parte da Igreja; isto não é perigoso, mas confunde”, disse ele, lembrando que um dos palestrantes, o Dr. Massimo Faggioli– teólogo italiano que irá lecionar na Universidade de Villanova no segundo semestre deste ano –, afirmou que “até mesmo aqueles que fazem resistência são parte da Igreja do Vaticano II” defendida pelo Papa Francisco.
Como se estivesse buscando mostrar que a AUSCP reconhece o valor da dissidência, o grupo concedeu um prêmio a Dom Thomas Gumbleton, religioso que faz resistência interna na Igreja e que tem apoiado publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Mas o que eu mais escutei dos participantes no encontro não eram ideias de dissenso ou resistência, e sim o apreço pela organização que os uniu. O Pe. Jim Kiesel, da Arquidiocese de Baltimore, expressou um sentimento que por vezes eu observei: “Para mim, o destaque desta semana é ver os meus irmãos sacerdotes, compartilhar sonhos e visões de Igreja com eles”.
Pensei nesses padres diocesanos (alguns eram membros de comunidades religiosas), na sede de relacionamentos que eles possuem e na importância de uma comunidade de fé para sustentar o ministério. Pensei nos laços que religiosas e religiosos muitas vezes tomam por naturais, com um sistema integrado para debater assuntos significativos da mente e do coração. Como esses sacerdotes se sentem quando voltam para casa? Como que a Igreja institucional consegue prover as necessidades da comunidade dos ministros ordenados diocesanos?
A importância da comunidade ficou clara na apresentação da Irmã Carol Zinn, da Congregação de São José e ex-presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Religious – LCWR), que falou sobre a segunda encíclica do Papa Francisco, intitulada Laudato Si’ – Sobre o cuidado da casa comum.
Zinn explicou que o nosso cuidado pela humanidade, pela terra e por toda a criação centra-se em torno da conexão, e não da separação. O nosso cuidado para com a casa comum baseia-se na comunidade, não no individualismo. Quer seja uma crítica à exploração do nosso ambiente ou das várias espécies; o abuso de pessoas empobrecidas através da violência física, sexual ou econômica; o aquecimento ou o consumismo global; a água insuficiente ou imprópria; a hostilidade contra minorias étnicas, religiosas ou sexuais; quer seja os inúmeros outros pecados que clamam por justiça – o fato é que precisamos compreender que a causa de todos esses males é a falta de relações genuínas. Laudato Si’ nos convida a adotarmos a mensagem de que o universo é interconectado; n&at ilde;o são pedaços isolados de matéria. Somente quando vermos a nossa relacionalidade é que estaremos motivados a nos preocupar com todos os seres de nossa casa comum.
A apresentação da citada irmã foi muito bem recebida, assim como foram as demais declarações ou referências a discursos do Papa Francisco. Repetidamente durante o evento, os padres fizeram comentários como: “A minha esperança está no Papa Francisco e no que ele está fazendo por toda a Igreja”.
Então, o que aconteceu com aqueles sacerdotes que conheci logo depois do Vaticano II? Da mesma forma como os conheci na década de 1970, eu os encontrei 40 anos depois: preocupados com uma visão de Igreja do Vaticano II e ansiosos por uma comunidade com as mesmas esperanças e sonhos de justiça e de paz. Eles pareciam ter encontrado essa visão no Papa Francisco e pareciam ter tornado real uma comunidade num grupo chamado Associação dos Padres Católicos dos EUA. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
*19º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Ficai preparados!
- Detalhes
“Viemos a este mundo sem nada e vamos partir dele sem nada”. Kip Keino, ex-atleta Queniano bicampeão olímpico que se destaca por trabalho social voltado ao esporte no país. Ele recebeu o 1º Prêmio Laurel Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016.
A liturgia de hoje nos recorda a importância e a alegria da espera: o Senhor há de voltar, mas nós o possuímos desde já. E Ele nos enche de felicidade: «O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem!» A reflexão é de Marcel Domergue (+1922-2015), sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire, comentando as leituras do 19º Domingo do Tempo Comum, do Ciclo C (07 de agosto de 2016). A tradução é de Francisco O. Lara,João Bosco Lara e José J. Lara.
No domingo passado, fomos convidados a nos libertar da vontade ilusória de fundar nossas vidas nos «bens» que acumulamos. Hoje, as leituras nos apresentam dois temas que, finalmente, acabam por se encontrar: o da nossa condição de nômades, na segunda leitura, e o da espera vigilante, no evangelho. É que, na verdade, as imagens que usamos para nos aproximarmos do mistério da nossa existência são todas insuficientes, exigindo para isso serem tomadas em conjunto.
Jesus, nos evangelhos, não tem onde repousar a cabeça. Está sempre na estrada, a caminho, e as suas paradas duram muito pouco. Revive quanto a isto, levando até ao seu termo, tudo o que viveram os seus ancestrais. Em parte alguma, vamos encontrar Abraão, Isaac e Jacó em suas casas. E quando os Hebreus se instalaram na Terra prometida, não seria por muito tempo: seguiu-se a divisão das tribos nos dois reinos, a deportação para a Babilônia, a dominação dos Persas, dos Gregos e, finalmente, dos Romanos.
Desta forma, o povo eleito revela o que caracteriza a nossa condição humana: estamos todos de passagem. Por isso não devemos considerar as nossas moradas como definitivas e nem nos sobrecarregarmos com bagagens excessivas. O Cristo itinerante, através de sua Páscoa, nos dita a palavra final do que temos de atravessar, a última «passagem» para o paraíso perdido, e agora encontrado. A nossa fé gera assim a esperança; a espera do que vem e para o qual estamos indo.
*Leia na íntegra. http://www.ihu.unisinos.br/noticias/558569-ficai-preparados
Francisco cria comissão para estudar diaconisas, nomeando membresia equilibrada em termos de gênero
- Detalhes
O Papa Francisco criou uma comissão para estudar a possibilidade de permitir que mulheres atuem como diaconisas na Igreja Católica, dando sequência a uma promessa feita em maio passado naquilo que pode ser um movimento histórico no sentido de pôr fim à prática da instituição de ter um clero somente masculino. A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 02-08-2016. A tradução é deIsaque Gomes Correa.
O pontífice nomeou um número igual de especialistas homens e mulheres como membros da comissão, a ser coordenada por Dom Luis Francisco Ladaria, jesuíta que trabalha como o segundo em comando na Congregação para a Doutrina da Fé.
Em um comunicado que anunciava a criação da comissão nesta terça-feira, 09-08-2016, o Vaticano afirmou que o papa decidiu estabelecer o grupo “depois de intensa oração e de uma amadurecida reflexão” e que quis que ela estude particularmente a história do diaconato das mulheres “especialmente no que diz respeito aos primeiros tempos da Igreja”.
O nome formal dado ao grupo é “Comissão de Estudo sobre o Diaconato das Mulheres”. Os membros da comissão incluem especialistas em teologia patrística, eclesiologia e espiritualidade.
Entre outros nomes, destacam-se a Irmã Mary Melone (franciscana), reitora da Pontifícia Universidade Antonianum em Roma, e Phyllis Zagano, pesquisadora sênior na Hofstra University, em Nova York, colunista do National Catholic Reporter.
Incluídos no grupo estão seis membros do corpo docente de universidades pontifícias, quatro membros da Comissão Teológica Internacional e um membro da Pontifícia Comissão Bíblica.
Entre os nomeados estão seis padres, quatro leigas e duas religiosas.
Como é sabido, Francisco prometeu criar esta comissão durante um encontro no Vaticano com cerca de 900 líderes das congregações religiosas femininas de todo o mundo, que estavam em Roma para a reunião trienal da União Internacional das Superioras Gerais – UISG.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com o pontífice no dia 12 de maio, elas contaram a Francisco que mulheres haviam atuado como diaconisas nos primórdios da Igreja e, em seguida, perguntaram: “Por que não construir uma comissão oficial que poderia estudar a questão?”
“Estou de acordo”, respondeu o papa. “E vou falar para fazer uma coisa desse tipo”.
Mais tarde, em coletiva de imprensa com os jornalistas em junho, o papa disse que havia pedido ao Cardeal Gerhard Müller, prefeito da Pontifícia Congregação para a Doutrina da Fé, e à Irmã Carmen Sammut, presidente da UISG, para comporem uma lista de pessoas que ele poderia levar em conta na composição do grupo.
A abertura do papa em estudar a possibilidade de mulheres servirem como diaconisas poderá representar uma mudança histórica para a Igreja Católica mundial, que não ordena mulheres para o clero.
O Papa João Paulo II afirmou em sua carta apostólica de 1994 Ordinatio Sacerdotalis que “a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres”, citando a escolha feita por Jesus de somente homens para servirem como os seus doze apóstolos.
Muitos historiadores da Igreja dizem, no entanto, que há provas abundantes de que mulheres serviram como diaconisas nos primeiros séculos da Igreja. O apóstolo Paulo menciona uma deles, Febe, em sua carta aos Romanos.
Na era moderna, a Igreja Católica reinstituiu o papel do diácono permanente na sequência das reformas do históricoConcílio Vaticano II, de 1962 a 1965. Esta função papel é, em geral, aberta a homens casados que atingiram a idade de 35 anos.
Tais homens são ordenados, de forma parecida à dos padres, porém só podem conduzir certos ministérios na Igreja.
Embora não possam celebrar a missa, por vezes eles conduzem os trabalhos de oração, oferecem o sacramento do batismo e, até mesmo, administram paróquias na qualidade de administradores pastorais na ausência de padres.
A lista completa dos membros da nova comissão:
- Dom Luis Francisco Ladaria, secretário daCongregação para a Doutrina da Fé, jesuíta, atuando na comissão como o presidente;
- Irmã Nuria Calduch‑Benages, M.H.S.F.N., membro daPontifícia Comissão Bíblica;
- Profa. Francesca Cocchini, docente naUniversidade La Sapienza e no Instituto Patrístico Augustinianum, Roma;
- Mons. Piero Coda, diretor do InstitutoUniversitário Sophia, loppiano, e membro da Comissão Teológica Internacional;
- Pe. Robert Dodaro, O.S.A., diretor doInstituto Patrístico Augustinianum, Roma, e docente de patrologia;
- Pe. Santiago Madrigal Terrazas, S.I., docente de Eclesiologia naPontifícia Universidade Comillas, Madri;
- Irmã Mary Melone, S.F.A., reitora magnífica daPontifícia Universidade Antonianum, Roma;
- Pe. Karl‑Heinz Menke, docente emérito de teologia dogmática naUniversidade de Bonn e membro da Comissão Teológica Internacional;
- Pe. Aimable Musoni, S.D.B., docente de Eclesiologia naPontifícia Universidade Salesiana, Roma;
- Pe. Bernard Pottier, S.I., docente noInstitut d’Etudes Théologiques, Bruxelas, e membro da Comissão Teológica Internacional;
- Profa. Marianne Schlosser, docente de teologia espiritual naUniversidade de Viena e membro da Comissão Teológica Internacional;
- Profa. Michelina Tenace, docente de teologia fundamental naPontifícia Universidade Gregoriana, Roma;
- Profa. Phyllis Zagano, Docente naHofstra University, Hempstead, Nova York.
Numa breve entrevista ao National Catholic Reporter nesta terça-feira, Zagano disse que a criação da comissão era uma “oportunidade maravilhosa à Igreja como um todo para que ela olhe a questão da restauração das mulheres ao diaconato”.
“Acho que o importante é que o Santo Padre, em nome da Igreja, vai poder tomar uma decisão num sentido ou noutro sobre se as mulheres podem retornar ao diaconato ordenado”, disse ela.
A pesquisadora, autora de “Women Deacons: Past, Present, Future” junto com Gary Macy e com o diácono William Ditewig em 2011, disse esperar que a comissão “tenha um debate aberto e honesto sobre a história das mulheres no diaconato, sobre as possibilidades de restaurar as mulheres a ele”.
“O debate anterior – o único debate nos tempos modernos – foi o documento de estudo feito pela Comissão Teológica Internacional em 2002, que deixou a questão em aberto”, disse. “É uma boa oportunidade para o Santo Padre tomar uma decisão num ou noutro sentido. Acho que é um sinal de esperança”.
Em um comunicado à imprensa na tarde de terça-feira, um bispo dos EUA saudou a notícia da formação da comissão. O arcebispo de Chicago Dom Blase Cupich, a quem Francisco recentemente nomeou para a Congregação para os Bispos, deu as boas-vindas ao movimento.
“Desde os primeiros dias da Igreja, as mulheres com razão atuaram em cargos importantes de liderança”, disseCupich. “Mesmo assim, a Igreja precisa fazer mais e melhor. As mulheres merecem ser trazidas mais para dentro dos processos decisórios da Igreja”.
“Estou ansioso para aprender mais sobre o trabalho da comissão (…) na medida em que [os membros] trazem os seus consideráveis talentos para levar adiante este importante tema na vida da Igreja”, declarou o arcebispo. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
Papa Francisco dirige saudação ao povo brasileiro por ocasião das Olimpíadas
- Detalhes
Pontífice desejou que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis do país
Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 3, o papa Francisco enviou uma mensagem ao povo brasileiro, por ocasião dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
Francisco ambientou sua fala no contexto de um mundo “que está sedento de paz, tolerância e reconciliação”. Ao recordar a carta de São Paulo a Timóteo, fez votos de que “o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e a terminar juntos a corrida, almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana, independentemente das diferenças de cultura, cor da pele ou religião”.
“E aos brasileiros, que com sua característica alegria e hospitalidade organizam a Festa do Esporte, desejo que esta seja uma oportunidade para superar os momentos difíceis e comprometer-se a 'trabalhar em equipe' para a construção de um país mais justo e mais seguro, apostando num futuro cheio de esperança e alegria!”, disse Francisco.
Ao final, pediu que Deus abençoasse a todos.
Os Jogos Olímpicos serão abertos na próxima sexta-feira, dia 5.
Fonte: http://www.cnbb.org.br
Arquidiocese de Maceió lançará Cartilha de Orientação Política
- Detalhes
Tendo em vista o período eleitoral deste ano, a Comissão de Educação Política da arquidiocese de Maceió (AL) lançará a Cartilha de Orientação Política da Província Eclesiástica de Maceió, na próxima segunda-feira, 8, no Centro Universitário Tiradentes, às 19h.
Estarão presentes no evento o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz; o bispo da diocese de Penedo, dom Valério Breda; o bispo da diocese de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Mato. Na ocasião, haverá exposição do plano de trabalho que será realizado pela arquidiocese de Maceió e pelas dioceses de Penedo e Palmeiras dos Índios.
O lançamento também contará com a participação de alguns órgãos parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Sindicatos, entre outros. Fonte: http://www.cnbb.org.br
OCARM – OCD: Seja bendito para sempre, que tanto me esperou.
- Detalhes
Com este título, tirado de um texto de Santa Teresa no livro da vida (Prefácio, 2), os pais saverio cannistrà e Fernando Millán escrevem uma carta sobre a misericórdia, por ocasião do ano jubilar. Oferecemos o conteúdo em espanhol. Neste link encontra-se em outras línguas.
Carta do prior geral ou. Carm, R. P Fernando Millán e do general o.c.d., R. P. Saverio Cannistrà, por ocasião do Jubileu da misericórdia.
Às irmãs e irmãos da família do Carmelo,
Paz!
No passado dia 11 de junho, acompanhados dos nossos respectivos conselheiros e definidores gerais, atravessamos juntos a porta santa.
Da mão da mãe da misericórdia, sob a doçura do olhar da nossa irmã e senhora, a bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, também nós fizemos uma peregrinação significando, assim, o nosso compromisso e sacrifício em vista para atingir a meta Da Misericórdia, o nosso desejo de nos tornarmos para poder ser misericordiosos como o pai o é connosco (CF. Misericordiae Vultus-MV-14).
Entrámos na Basílica de são Pedro no Vaticano, como em um santuário da misericórdia, para nos encontrar com a misericórdia feita carne, desejosos de participar intimamente, como virgem Maria, no mistério do amor divino: Jesus Cristo (CF. MV 24).
Com ela, temos cantado ao atravessar a porta santa da misericórdia do Senhor que, na vida da nossa família, se estende e é tangível "de geração em geração" (Lc 1,50; CF. MV 24). Chamados a viver "em presente de Jesus Cristo, servir lealmente com coração puro e a boa consciência" (regra, 2), cumprimos com tanta maior fidelidade nossa vocação na medida em que lhe conhecemos, Nos aprofundamos em seu mistério quem melhor que a nossa irmã e senhora pode nos ajudar a cumprir essa linda tarefa!, ela que "Guardião em seu coração a misericórdia divina em perfeita sintonia com o seu filho Jesus" (MV 24).
"Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do pai" (MV 1), de modo que, se queremos realmente ser sinal eficaz do agir da Trindade misericordiosa no mundo (CF. MV 2-3), é absolutamente necessário que paremos a contemplarle, que cresçamos no conhecimento de Jesus Cristo para poder "sentir o amor da Santíssima Trindade" (MV 8). Viver o jubileu da misericórdia, Antes de empenhar-se em tarefas e actividades a favor dos outros, exige fixar o olhar naquele que torna visível e palpável o amor de Deus (CF. IB.). Só olhando e meditando os seus gestos e suas palavras podemos acostumar-nos a dar-nos gratuitamente aos outros, a realizar em seu nome sinais de misericórdia e compaixão com todos. É esse o exemplo que nos deram nossos santos, que nos precederam no ascensão à santa montanha do Carmelo: conhecer a Cristo para fazer conhecer e amar.
Nesta carta queremos convidar-vos, portanto a contemplar a Cristo pois, apoiados na Santíssima Virgem, que não afasta de nós os seus olhos misericordiosos, e no testemunho de alguns dos nossos santos. Queremos que eles nos ajudem a sermos para ser apóstolos do Deus que derrama sobre a nossa ordem, a igreja e o mundo a misericórdia que ele tem usado e quiser continuar usando com todos.
Com Santa Maria Madalena de Pazzi-de quem celebramos este ano o 450º aniversário do Nascimento-aprendemos a conceber a misericórdia como um atributo divino, sinônimo de paz e reconciliação. Deus fez tudo com um grande ordem, mas também com uma grande misericórdia, da qual provém do grande e exuberante amor que tem para as suas criaturas. A vive em toda a sua dimensão, ao ponto de não poder expressar com palavras (CF. Os quarenta dias).
Com tudo, é na encarnação do verbo onde a misericórdia divina se manifesta de modo definitivo. Ela, cujo nome religioso foi "do verbo encarnado", compreende que no seio de Maria, a mãe da misericórdia, Deus selou a paz definitiva com o gênero humano.
Em Cristo, para santa Maria Madalena, condensa-se toda a misericórdia divina, perceptível em cada um dos seus gestos e palavras: Ele perdoa até mesmo o abandono dos discípulos no jardim das Oliveiras que, dormindo, lhe deixam só no meio da sua Terrível agonia, incapazes de acompanhá-lo sequer com sua oração.
Ao Inclinar sua cabeça na cruz (CF. Jo 19,30), Jesus, unido ao pai, espalhou esse perdão a toda a humanidade, realizando o ato supremo de misericórdia: "o perdão supremo oferecido a quem o crucificou mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus" (MV 24). Mas sua obra misericordiosa não termina aí. Para Santa Maria Madalena o amor de Cristo continua dando a conhecer: " Depois de subir ao céu, à direita de seu pai eterno, Jesus continua a exprimir-nos de dia em dia a sua misericórdia, a qual, desde os nossos tempos até o dia do julgamento , usará com todas as suas criaturas e mais extremamente mostra-nos esta virtude da misericórdia suportando tantos pecadores e tantas ofensas que fazem " (os quarenta dias; CF. Os colóquios, 2).
São João da cruz nos permite aprofundar e entender ainda mais a dimensão pessoal da misericórdia divina, que não consiste apenas em tirar os olhos dos nossos defeitos. Pela sua misericórdia, o pai nos faz crescer, nos levanta, nos convida a fazer o mesmo com os outros: " Tu, Senhor, voltas com alegria e amor para levantar o que te ofende, e eu não volto a levantar e honrar o que me irrita A mim "( esses de luz e amor, 46 ). Este levantar consiste em nos elevarmos a comunhão mais íntima com ele, como canta a oração de alma apaixonada, que pode justamente ser chamada oração da misericórdia :" não me Tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único filho Jesus Cristo, em que você me deu tudo o que quero; por isso me holgaré em que não vai demorar se eu espero (IB, 26).
Habitar em nós, nos embeleza com obras dignas de si mesmo, nos permite compartilhar seus atributos (CF. Chama de amor viva b, 3,6). Isso sempre através do caminho da contemplação que nos conduz à união com Deus, penetrando na insondável mina de tesouros que é Cristo (CF. Cântico espiritual b, 37,4).
E é que Deus, João da cruz, quer ser nosso, dada a nós (CF. Chama de amor viva b, 3,6), esse é o sentido profundo de sua misericórdia: " Oh coisa digna de toda acepção e gozo, ficar Deus preso em um cabelo! A causa desta prisão tão preciosa é o ter Deus querido parar para olhar o voo do cabelo. A causa desta prisão tão preciosa é o ter Deus querido parar para olhar o voo do cabelo, como dizem os versos antecedentes; porque, como disse, há o olhar de Deus é amar; porque, se ele por sua grande misericórdia não nos olhasse E amasse primeiro, como diz João (1 JO 4, 10), e se abajara, nenhuma barragem fizesse nele o voo do cabelo do nosso baixo amor, porque não tinha ele tão alto voo que chegasse A prender esta divina Ave das alturas; mais porque ela desceu a olhar um para o outro e para provocar o voo e levantá-lo do nosso amor, dando-lhe coragem e força para fazer isso, por isso ele mesmo se ligava no voo do cabelo, isto é, Ele mesmo pagou e se agradou, por que se acende. E isso quer dizer: Mirástele no meu pescoço, e ele ficou preso. Porque coisa muito credível é que o pássaro de baixo voo possa chamem o águia real muito subida, se ela vem para o baixo querendo ser presa " (cântico espiritual b, 31,8).
Assim a compreendeu também, e ela fez experiência pessoal, Santa Teresa do menino Jesus: " Eis que, na verdade, o mistério da minha vocação, de toda a minha vida [...], de os privilégios que Jesus ministrou a minha alma [...], Ele não liga para os que são dignos, mas aos que lhe apetece, ou como diz são Paulo: Deus tem compaixão de quem quer e usa de misericórdia com quem quer ser misericordioso. Não é, portanto, obra do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia " (MS 2 R º).
Ele é a galinha que quer acolher misericordiosamente seus pintinhos debaixo das asas (CF. Últimas conversas, 7 DE JUNHO, 1). O mundo não entende sua ternura, a rejeita, por isso Teresa se lança decidida contra a corrente de seu tempo-nos braços do amor misericordioso, ao que é oferecido como vítima , para que ele não deva "reprimir as vagas de infinita ternura" que deseja derramar sobre a humanidade (CF. MS 84 R º).
" para mim-confessa em sua autobiografia-[Deus] me deu sua misericórdia infinita, e através dela vejo e adoro as outras perfeições divinas! Então todas se me apresentam radiantes de amor, mesmo a justiça [...] que doce alegria pensar que o bom Deus é justo!, ou seja, que tem em conta as nossas fraquezas, conhece perfeitamente a fragilidade de nossa alma " (IB. 83 V º-84 R º).
Não fala Teresa apoiada na ciência ou o conhecimento humano narra sua própria experiência! A experiência de um amor que ele seria menor se o mais pobre do coração humano, que o saudável e o levanta sem ter em conta, nem tristezas, nem os seus crimes. Amor que ela se esforçar em dar a conhecer, sentando-se mesmo na mesa dos distantes, dos não crentes (CF. MS C 6 R º), fazendo-nos compreender mais uma vez que só quem experimenta a misericórdia que é Cristo pode ser misericordioso como o pai.
Assim se mostra-nos o Beato Tito Brandsma. Para Ele, a experiência de Deus não é o privilégio de uma elite espiritual: todos são chamados a desfrutar da comunhão e a união íntima com o Deus misericordioso. Ele dá sem medida e só espera o acolhimento do coração humano, adaptando-se às nossas condições concretas, sem rejeitar nada de nossa natureza assumindo mesmo o pecado para nos redimir e exaltarnos, como nos mostrou na encarnação. É necessário crescer cada dia na compreensão deste mistério para poder adorá-lo não só no nosso interior, mas em tudo o que existe e, principalmente, no próximo, a cujo serviço temos de meter nas realidades concretas.
Tito dá exemplo com sua própria vida: apesar de ser chamado a desempenhar cargos importantes, nada foi mais importante para ele que dar atenção aos que precisavam de ajuda, através do diálogo, da capacidade de reconciliação e a dedicação pastoral, entendida Como gostaria de levar Cristo aos mais necessitados.
A sua solidariedade com o povo judeu quando o governo de ocupação alemão estabeleceu na Holanda as medidas anti-Semitas, baseia-se em seu amor, a misericórdia e a justiça. Sem temer as consequências, fica do lado dos desesperados, quer dar voz àqueles que foi arrebatada, defende também a liberdade de imprensa católica face às imposições totalitaristas do nazismo.
Isso acaba por conduzir-lhe a ele também aos campos de concentração, onde sofre, sim, sofrimentos e humilhações, mas onde continua também a ser apóstolo de compaixão e reconciliação: compartilhando a pouca ração com outros, animando a todos, ouvindo confissões mesmo de algum Seus Guardiões!
No final de sua vida, imitando a Jesus misericordioso que perdoa aos seus inimigos na cruz, Tito foi rosto de misericórdia mesmo para com a enfermeira que acabou com sua vida, como ela mesma confessou anos mais tarde na sua declaração sob segredo, dar seu Rosário antes de morrer.
Irmãs e irmãos: apoiados nestes e em tantos outros-Testemunhas da nossa família, podemos nos aventurar a cruzar com alegria a porta santa do ano jubilar. Vamos continuar com as suas impressões digitais, aumentemos a nossa comunhão com Cristo, acrecentemos nosso amor por ele e confessemos cada dia o amor que nos tem vamos conhecer e amar! Esse é o modo em que a família do Carmelo deve viver a misericórdia, particularmente em um ano tão especial como este.
Sim, com a nossa irmã e mãe Teresa de Jesus nós também queremos dizer seja bendito para sempre, o que tanto nos espera! Aprendemos com ela a contar a todos o quanto é bom e grande o Senhor.
Quando, descrevendo o mistério do dom total de Deus a pessoa nas sétimos roxas, sua caneta para perante o abismo do indizível, do que não se pode contar, é o seu desejo de narrar a todos a bondade de Deus o que A empurra para dar o salto e continuar escrevendo.
E isso para nos dizer que não há outro modo de ser espirituais mesmo que alegrando ao pai e sendo escravos de Cristo, o que conseguiremos na medida em que sujeitos aos outros e nos tornemos seus servidores, fazendo patente o nosso amor a Deus e Aos irmãos através das obras (CF. Moradas do castelo interior, 7, 4).
Deus queira que, pela intercessão de nossa irmã a bem-aventurada virgem do Monte Carmelo e a de seu esposo são José, nosso pai e Senhor, o coração da família do Carmo continue ardendo no fogo do conhecimento e amor a Cristo Jesus, para Que assim que a constituímos, empurrados pelo Espírito Santo, sejamos apóstolos da Trindade misericordiosa, comunicándola a todos através de obras e palavras.
Vossos irmãos:
Fr. Fernando Millán, ó. Carm., Prior geral
Fr. Saverio Cannistrà, o.c.d, general
Fonte: https://delaruecaalapluma.wordpress.com
Pág. 328 de 664