A ORAÇÃO: BRILHO DA LINGUAGEM.
- Detalhes
*Do Livro: A Fonte.
De Frei Cláudio Van Van Belen, O. Carm.
Pela Linguagem, o ser humano recebe o dom maravilhoso de encontrar o outro e o Outro que é Deus, e assim com eles e com a si mesmo celebrar a sua humanidade. Ele possui um nome que não pode dar a si mesmo. Pelo nome – recebido - ele se insere numa comunidade.
Reconhecer que a vida é um dom, nutrir o sentimento de gratidão, admirar-se, relacionar-se, respeitar o outro e preocupar-se com o bem-estar dele, cumprir seus deveres com responsabilidade e dedicação, celebrar um silêncio interior; tudo isso é vivenciar um espaço e tempo em que “o Outro” se encontra. A oração é um toque final, o acabamento da “obra” que constrói o ser humano pela Linguagem.
Rezar é abrir-se para ouvir um Convite, um Apelo!
Rezar é uma linguagem que surge do silêncio e para lá volta! É um desejar “fazer parte de um grande Conjunto”. Rezar é uma surpresa eterna, uma festa interior, uma música interior do coração.
Assumindo a atitude de oração, abre-se uma “solidão sonora”, onde surge uma música, o sentimento de “ter encontrado o seu lugar” na Terra e no Universo: Diz João da Cruz (Cântico espiritual, anotação às Estrofes 14 e 15): “Porque esta música, embora seja silenciosa para os sentidos e potências naturais, é solidão muito sonora para as potências espirituais. Estas, na verdade, estando já solitárias e vazias de todas as formas e apreensões naturais, podem perceber no espírito, mui sonoramente, o som espiritual da excelência de Deus em si e nas suas criaturas. Realiza-se então o que dissemos ter visto S. João, em espírito, no Apocalipse, a saber: voz de muitos citaristas, que citarizavam em seus instrumentos. Isto sucedeu no espírito, e não em cítaras materiais, pois consistia em certo conhecimento dos louvores que cada um dos bem-aventurados, em sua glória particular, eleva a Deus continuamente, qual música harmoniosa. Com efeito, na medida em que cada qual possui de modo diverso os dons divinos, assim cada um canta seu louvor diferentemente, e todos unidos cantam numa só harmonia de amor, como num concerto musical”.
ONDE COMPRAR? Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo Sion, em Belo Horizonte- MG ou com Frei Petrônio de Miranda/RJ, através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. PREÇO: R$ 25,00.
TODOS OS SANTOS: A Palavra do Frei Tinus Van Balen, Carmelita
- Detalhes
O Frei Tinus van Balen ou Catharinus van Balen- irmão do Frei Cláudio Van Belen- Frade Carmelita da Ordem do Carmo, nasceu na Holanda, em 1937. Formou-se em Filosofia em Louvânia (Bélgica) e em Teologia Dogmática em Münster (Westfália), Alemanha. Lecionou filosofia e teologia na Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP).
Atualmente reside no Carmo Sion, em Belo Horizonte-MG. No vídeo, ele fala sobre a Festa de todos os Santos e Santas de Deus. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 01 de novembro-2015. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Papa recebeu delegação de El Salvador e recordou o Beato Romero.
- Detalhes
Na manhã desta sexta-feira dia 30 de outubro o Papa Francisco recebeu, no Vaticano, uma delegação de El Salvador chefiada por D. José Luis Escobar, presidente da Conferência Episcopal daquele país.
Nas palavras que lhes dirigiu o Santo Padre recordou a razão da viagem dos salvadorenhos a Roma: “a alegria pelo reconhecimento como beato do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, pastor bom, pleno do amor de Deus e próximo dos seus irmãos que, vivendo o dinamismo das bem-aventuranças, chegou até à entrega da sua vida de maneira violenta, enquanto celebrava a Eucaristia, Sacrifício do amor supremo, selando com o seu próprio sangue o Evangelho que anunciava.”
Afirmando que “não se nasce mártir”, o Papa Francisco recordou as palavras do arcebispo Romero:
“Devemos estar dispostos a morrer pela nossa fé, incluindo se o Senhor nos concede esta honra… Dar a vida não significa só ser assassinados; dar a vida, ter espírito de martírio, é entregá-la no dever, no silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; nesse silêncio da vida quotidiana; dar a vida pouco a pouco.”
O Santo Padre citou também no seu discurso o exemplo de outros mártires salvadorenhos como é o caso do padre Rutilio Grande e declarou que neste Jubileu da Misericórdia que está para se iniciar o exemplo do arcebispo Oscar Romero constitui para El Salvador “um estímulo para uma renovada proclamação do Evangelho de Jesus Cristo”.
O Papa Francisco na conclusão do seu discurso e citando o Beato Oscar Romero, fez votos para que a pátria que tem o nome do ‘Divino Salvador’ ‘se converta num país onde todos se sintam redimidos e irmãos, sem diferenças, porque todos somos uma só coisa em Cristo Nosso Senhor’. Fonte: http://pt.radiovaticana.va/index.asp
01 DE NOVEMBRO: Rostos Comuns.
- Detalhes
Os membros de uma mesma família têm traços do rosto comuns…
As pessoas que partilham toda uma vida juntos acabam por se parecerem…
Esta festa anual de Todos os Santos reúne inúmeros rostos que trazem em si a imagem e a semelhança de Deus.
Um rosto de humanidade transfigurada. Enquanto vivos, os santos não se consideravam como tais, longe disso! Eles não esculpiam a sua efígie num fundo de autossatisfação… Contrariamente àquilo que geralmente aparece nas imagens ditas piedosas e nas biografias embelezadas, eles não foram perfeitos, nem à primeira, nem totalmente, nem sobretudo sem esforço. Eles tinham fraquezas e defeitos contra os quais se bateram toda a vida. Alguns, como S. Agostinho, vieram de longe, transfigurados pelo amor de Deus que acolheram na sua existência. Quanto mais se aproximaram da luz de Deus, tanto mais viram e reconheceram as sombras da sua existência.
Peregrinos do quotidiano, a maior parte deles não realizaram feitos heroicos nem cumpriram prodígios. É certo que alguns têm à sua conta realizações espetaculares, no plano humanitário, no plano espiritual, ou ainda na história da Igreja. Mas muitos outros, a maioria, são os santos da simplicidade e do quotidiano! Canoniza-se muito pouco estas pessoas do quotidiano!
Um rosto com traços de Cristo.
Encontramos em cada um dos santos e das santas um mesmo perfil. Poderíamos mesmo desenhar o seu retrato-robô comum. Por muito frequentar Cristo, deixaram-se modelar pelos seus traços.
Como Jesus, os santos tiveram que viver muitas vezes em sentido contrário às ideias recebidas e aos comportamentos do seu tempo. Viver as Bem-aventuranças não é evidente: ser pobre de coração num mundo que glorifica o poder e o ter; ser doce num mundo duro e violento; ter o coração puro face à corrupção; fazer a paz quando outros declaram a guerra…
Os santos foram pessoas “em marcha” (segundo uma tradução hebraizante de “bem-aventurado”), isto é, pessoas ativas, apaixonadas pelo Evangelho… Os santos foram homens e mulheres corajosos, capazes de reagir e de afirmar a todo o custo aquilo que os fazia viver. Eles mostram-nos o caminho da verdade e da liberdade.
Aqueles que frequentaram os santos – aqueles que os frequentam hoje – afirmam que, junto deles, sentimos que nos tornamos melhores. O seu exemplo ilumina. A sua alegria é o seu testemunho mais belo. A sua felicidade é contagiosa.
Fonte: http://www.dehonianos.org
Dossiê - Mártires de El Salvador: Seis Padres Jesuítas e Duas Mulheres foram Assassinados
- Detalhes
Seis padres jesuítas e duas mulheres foram assassinados a sangue frio no campus da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em El Salvador. Entre eles, estavam o reitor da universidade, Ignacio Ellacuría, e o vice-reitor, Ignacio Martín-Baró. Paramilitares do Exército Salvadorenho invadiram a residência dos jesuítas com o objetivo único de matar aqueles que incomodavam a ditadura...
Leia na íntegra. Clique aqui:
ALACAR: No Campus da UCA.
- Detalhes
ALACAR: Evangenlii Gaudium: Paralelismo e Aplicações.
- Detalhes
Dom Silvio José Barez, OCD.
- Antes de morrer Teresa de Jesus disse: “Já é tempo de caminhar”. A maior mensagem dos 500 Anos e da sua doutrina é caminhar. Ou seja, sair para caminha com Jesus, andar por onde Jesus andou com toda a sua mensagem evangélica.
- Sair para caminhar é ter uma intimidade itinerante com Jesus. Ou seja, sentir Jesus, viver Jesus, anunciar Jesus com a nossa vida. “Ser uma Igreja em saída”.
- O Evangenlii Gaudium não nos ensina MAIS COISAS, mais aprender, se programar com as diversas realidades.
- O Evangenlii Gaudium diz que devemos nos converter de novo a Jesus Cristo. Se apaixonar por Ele.
- Converter a Jesus não é um sentimentalismo, mas relação.
- Sempre que recordemos de Cristo recordemos do amor. Não é um amor doutrinal ou religioso no sentido de rezas, livros... Mas relação, intimidade apaixonante pelo Cristo que perdoa e nos acolhe.
- O que nos leva a missão não é um intelectualismo, mas amor-relação.
O Profetismo a partir da mística de Teresa.
- Detalhes
Frei Savério Cannistrà, Prepósito-Geral dos Carmelitas Descalços.
-O Profetismo de Teresa não está em livros, mas na vida. Não é uma manistação dos seguidores de baal. Ou seja, não é algo mágico, extraordinário. Não, o seu profetismo vem da sua mística que falou no seu tempo e fala em nossos dias.
-Teresa nos coloca um Deus visível, naõ um Deus invisível. Para ela Deus é pequeno- simples- não distante. Não, para ela Deus está próximo. Ele é amigo e irmão. Deus não nos deixe só, ele nos acompanha.
-Deus não está no céu, mas no meu coração, na minha ternura que tenho com Ele. Essa visão já era real em Santa Teresinha do Menino Jesus.
- Profetismo naõ é de direita ou da esquerda, mas do alto- vem de Deus.
- O verdadeiro Profeta e o verdadeiro místico não diz ou vive coisas de outro mundo, mas da vida cotidiana.
- A humildade é a única forma de amar a sí mesmo.
- Teresa se aflinge com a dor, o sofrimento e as dificuldades do outro.
- Quem vive a oração verdadeira é impossível não ter compaixão pelo próximo. O verdadeiro contemplativo vive a dor do próximo. Ele não está em outro mundo, mas encarnado na realidade.
ALACAR: 3º DIA. O Profetismo na Espiritualidade do Carmelo.
- Detalhes
Com Frei Fernando Millán, Padre Geral da Ordem do Carmo.
-O Carmelo nasce no Monte Carmelo em torno da fonte de Elias. Porém, curiosamente, na regra do Carmo não aparece a palavra- ELIAS.
-Na mentalidade medieval o que contava era provar que a Ordem era antiga. Na idade média a “verdade” era lendária, piedosa, mas importante, talvez mais verdadeira que as nossas verdades.
-Os carmelitas foram e são grandes criadores de histórias, histórias essas que marcaram na idade média e “provaram” a identidade profética da Ordem do Carmo- Elias com os carmelitas no Monte Carmelo, Jesus e os Carmelitas no Monte, Nossa Senhora com o Menino Deus e São José no Monte Carmelo- Todas as lendas e a piedade popular nos garantiram um destaque no Vaticano de Elias enquanto fundador de toda Ordem do Carmo.
-Vários autores; Frei Carlos Mesters, Frei Bruno Secondin e outros, levaram a sério o pensamento ou a espiritualidade profética na América Latina.
ALACAR: A Palavra do Frei Evaldo.
- Detalhes
EL ACOMPAÑAMIENTO ESPIRITUAL A LOS JÓVENES DESDE SANTA TERESA EN SUS DOS OBRAS
- Detalhes
JUANITO ARIAS LUNA
CONVERSIÓN DEFINITIVA: En la Cuaresma de 1554, Teresa se convierte ante la imagen de un “Cristo muy llagado. Era tan devota que en mirándola toda me turbó de verle tal...Y arrojéme cabe Él con grandísimas lágrimas, suplicándole me fortaleciese ya de una vez para no ofenderle” (V 9,1).
TERESA ES LIBERADA DE SUS AFECTOS: La conversión no fue de golpe. La conversión es un proceso. En 1556, tiene lugar la conversión plena. Dios la libera de sus afectos desordenados: “Ya no quiero que tengas conversación con hombres sino con ángeles”. Esos “ángeles” serán los grandes amigos de Teresa de Jesús. Las personas que buscan a Dios y tratan de cosas espirituales. Ella nos enseña la gran lección de la amistad. Por eso definirá más tarde la oración como un “trato de amistad con Dios” (V 8,5).
UN DARDO DE AMOR DE DIOS: A partir de su conversión plena Teresa de Jesús recibe grandes impulsos místicos de amor a Dios. Uno de ellos es la transverberación o merced del dardo: “veía un ángel cabe mí, hermoso mucho; veíale en las manos un dardo de oro, y al fin un poco de fuego; éste me parecía meter por el corazón y me llegaba a las entrañas; al sacarle me parecía las llevaba consigo y me dejaba toda abrasada en amor grande de Dios”
TERESA DE JESUS ESCRITORA: Durante los últimos veinte años de su vida (1562-1582) Teresa de Jesús escribe todas sus obras. Las principales son: Libro de la Vida, Camino de Perfección, Meditaciones sobre los Cantares, Moradas del Castillo Interior, Las Fundaciones, Cuentas de Conciencia, Poesías, y miles de Cartas.
UNA MARIPOSICA BLANCA Y MUY GRACIOSA: Teresa de Jesús describe la transformación que experimenta el alma en la oración de unión con Dios, con un símbolo muy bello: el gusano de seda que se encierra en su capuchillo interior, y allí “con las boquillas van de si mismos hilando la seda y hacen unos capuchillos adonde se encierran;... Y acaba este gusano que es grande y feo, y sale una mariposica blanca muy graciosa” (5M 2,2).
CLAVES DE LECTURA PARA UN ACERCAMIENTO A SAN JUAN DE LA CRUZ.
- Detalhes
Juanito Arias Luna, ocd.
SEGUIMIENTO Y PROCESO DE CRISTIFICACION EN SAN JUAN DE LA CRUZ
En Jesucristo, el misterio de Dios y su plan salvífico entran en vías de realización y tiempo. Todo lo que de Dios es, tiene y hace, pasa a propiedad del hombre. Todo lo que el hombre tiene, vive y hace, es propiedad de Dios. En la persona de Cristo, la ansiada unión del hombre con Dios se convierte en la unidad fundamental Dios-Hombre. Lo que Cristo es y tiene se hace también del hombre por participación. Ocupa el centro de la vida teologal y de la experiencia mística. Desde el primer romance hasta la cuarta estrofa de Llama, Cristo esposo y amado, Hijo de Dios, mantiene todo el dinamismo y la continuidad. Esa misma orientación lleva la experiencia personal del Santo, alimentada con la lectura contemplativa del AT y del NT, la celebración litúrgica de los misterios, las devociones, su arte de pintura y escultura, la poesía. Para todo ello se inspira en el misterio de Cristo. Cada una de esas vías nos transmite algo importante sobre la experiencia y el pensamiento integrales de San Juan de la Cruz.
A la hora de escribir sobre Cristo, se atiene a sus criterios habituales, que podemos formular así: 1) trata de la persona de Cristo, más que de cristología; 2) le interesan los aspectos vitales que se refieren a la comunión teologal, más que informaciones doctrinales; 3) no repetir lo que ya estaba escrito en tantos libros de teología y de devoción al alcance de todos. En este trabajo me propongo seguir al Santo que trata el misterio de Cristo vivo con profundidad y cariño, con vibración contemplativa de hermano, compañero, amigo, discípulo, adorador. Comenzaré, en primer lugar, señalando la presencia de Cristo en todo el proceso espiritual que aparece reflejada en sus escritos. Luego, en segundo lugar, me detendré en algunas reflexiones cristológicas que tienen que ver con el seguir a Jesús: Verbo humanado, los misterios de Cristo, revelador y esposo, el seguimiento, revelación plena y definitiva de Dios. En tercer lugar , desarrollaré el proceso mistagógico-sicológico que nos propone el Santo para ir al encuentro con Cristo. Concluiré con unas perspectivas pastorales que se desprenden de toda esta reflexión en torno al seguimiento de Cristo y el proceso de cristificación para lo cual seguiré el documento propuesto a la Orden por el P. Camilo Maccise al concluir el IV Centenario de la muerte de San Juan de la Cruz.
ALACAR: A Palavra do Frei Vicente
- Detalhes
No vídeo, direto de San Salvador-El Salvador, o Frei Vicente, Carmelita, da Província Carmelitana Pernambucana, fala sobre a importância do Encontro da Alacar- Associação Latino Americana dos Carmelitas.
ALACAR: A Palavra do Frei Luiz David, OCD.
- Detalhes
No vídeo, o Frei Luiz David, Carmelita Descalço de San Salvador-El Salvador, fala sobre a importância da Alacar- Associação Latino Americana dos Carmelitas.
*Papa escolhe novos bispos de Palermo e Bolonha. Nomeações surpreendentes
- Detalhes
Francisco continua a sua revolução indicando outros dois "pastores" à frente de duas das mais importantes dioceses italianas. O primeiro é conhecido pela sua luta contra a máfia e os escritos sobre o Pe. Puglisi. O segundo, atual auxiliar de Roma, é expoente da Comunidade de Santo Egídio: é conhecido por circular por Roma com o seu carro popular e pela sua atenção aos pobres. A reportagem é de Francesco Antonio Grana, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 27-10-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Dois párocos à frente das arquidioceses de Palermo e de Bolonha. É a revolução do Papa Francisco, que, contrariando o mais clássico "spoils system eclesial", decidiu confiar a liderança do clero das capitais da Sicília e da Emilia Romagna nas mãos de dois "pastores com cheiro de ovelhas".
Para Palermo, nomeação foi tornada pública nessa terça-feira, 27 de outubro, Bergoglio escolheu o padre Corrado Lorefice, 53 anos, natural de Modica, na província de Ragusa. Atualmente, ele é vigário episcopal da diocese de Noto, liderada por Dom Antonio Staglianò, que se tornou famoso pelas suas pregações em música com canções de Noemi e Marco Mengoni...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/548350-papa-escolhe-novos-bispos-de-palermo-e-bolonha-
ALACAR-2015: Flor del Carmelo.
- Detalhes
ALACAR: 2º DIA. Teresa e os Movimentos Eclesiais na América Latina-03
- Detalhes
Frei Alfredo Guillén, O. Carm.
“Santa Teresa foi uma mulher transgressora ao sair do centro- convento- e partir para fora”
“Romero era um devoto de Nossa Senhora do Carmo, ele usava o Escapulário quando foi assassinado”.
“A Teologia da libertação nasce para descer, sair, ir ao encontro dos pobres. Ela sai das sacristias de El Salvador e, na pessoa de Dom Oscar Romero vai ao encontro do povo”.
“A Igreja Romana pensava- e muitas vezes pensa- em se unir ao poder. Com Romero não, ela tem a cara do povo”.
“Teresa era grande? Sim. Foram realizadas muitas homenagens neste ano a Santa Teresa? Sim. Estamos celebrando 500 Anos do seu nascimento? Sim. Ele foi uma grande mulher? Sim. E daí? Vamos ficar contemplando esta mulher ou vamos sair, descer, ir ao encontro do povo a exemplo de Teresa”?
“Santa Teresa nos ensina não apenas a ser descalço, mas ir ao encontro dos descalços do mundo”.
ALACAR: Recreação.
- Detalhes
Pág. 366 de 664