OLHAR O PASSADO COM OS PÉS NO PRESENTE: Um olhar histórico sobre o Carmo no Brasil.
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Frei Pedro Caxito O. Carm. In Memoriam. (São Romão-MG. *31/12/1926. São Paulo. + 02 / 09/ 2009).
Em 1596 Olinda e, em seguida, Bahia já eram casas de estudo. Segundo Serafim Leite, em 1598 eram cinco os carmelitas que, na Bahia, frequentavam o Curso de Artes no Colégio dos Jesuítas, e em 1601 eram quatro[1].
O Convento carmelita de São Luís, o primeiro do Estado do Maranhão, era de início o mais importante da Vigararia, com a Casa de Estudos (1693) e a residência do Vigário Provincial, mas tudo passou para Belém (1698), talvez por ser mais central para o trabalho missionário. Em 1727, Bento XIII deu-lhes o privilégio de conceder o grau de doutor. O Cronista da Ordem em Portugal e no Brasil, Frei Manuel de Sá (1674-1735), descrevendo o Convento do Carmo de São Luís do Maranhão, diz o seguinte: "Tem o Convento sua livraria com bastantes livros, assim de Padres, Expositores, Concionatórios, (como) de uma e outra Teologia e alguns de filosofia[2]". E, separada da Vigararia do nordeste, a do sul passou a ter os seus estudos no Rio de Janeiro, transferindo-os depois para São Paulo[3].
"O Curso público de Filosofia era nos Gerais da Companhia. Em 1758, ao deixar o Brasil, havia já outros cursos. E os moços, depois da instruídos nas escolas particulares de Gramática, iam «estudar Filosofia nos Gerais da Companhia ou Carmo, São Bento e São Francisco, onde há Mestres»"[4].
[1]. Anch. Cartas 313-314 Apud Serafim Leite em História da Companhia de Jesus no Brasil Tomo II 1938 Livraria Potugália Lisboa/Civilização Brasileira Rio de Janeiro p. 505-506; 507-508. Os franceses estiveram no Rio de 1555 a 1560, e foram expulsos.
[2]. Memórias Históricas cap. LXIV. Ver Frei André Prat em o.c. Mensageiro do Carmelo ano XXV 1936-37 p.296.
CARMELITAS: Um olhar histórico.
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*ORDEM DOS CARMELITAS (sigla: O.Carm.)
Única nascida na Terra Santa, tem o nome oficial de ORDEM DOS IRMÃOS DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA DO MONTE CARMELO
Frei Pedro Caxito O. Carm. In Memoriam. (São Romão-MG. *31/12/1926. São Paulo. + 02 / 09/ 2009).
CARISMA - "Viver no seguimento e serviço de Jesus, empenhando-se na busca do rosto do Deus Vivo (dimensão contemplativa), na fraternidade e no serviço em favor dos irmãos (diaconia) no meio do povo", a exemplo de Maria, Mãe de Jesus, e do Profeta Elias.
ORIGEM - Era tempo de heroísmos e luta pela reconquista da Terra Santa, a serviço do Senhor e da Senhora do lugar, Jesus e Maria. Era o tempo da 1ª Cruzada e do Reino Cristão de Jerusalém (1096-1187)...
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*Laudato Sí em América Latina. (Seja louvado), Sobre os Cuidados da Casa Comum".
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"O espírito consumista e o sistema capitalista crescem a uma velocidade exponencial; outros modelos de vida que com dificuldade resistem à agressão deles observam-nos com angústia e incompreensão, definindo-os, lucidamente, 'sistemas suicidas'. Desse ponto de vista, a leitura de Laudato Sí poderia ter profundas implicações político-econômicas", afirma Dário Bossi, padre comboniano, membro da rede Justiça nos Trilhos e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental.
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Parada Gay e a presença do Crucificado
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Da coluna de Mônica Bergamo, jornalista, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 12-06-2015.
O padre Julio Lancellotti, conhecido pelo trabalho com moradores de rua, escreveu em seu Facebook que é "impossível não reconhecer [na população LGBT] a presença do Senhor Crucificado". Ele explica que o post é, sim, uma defesa da atriz transexual que sofreu ameaças por ter se pregado a uma cruz na Parada Gay. "É um símbolo, uma identificação com o sofrimento de Cristo - na Sexta-Feira Santa fazemos a encenação com um morador de rua. Não é diferente", disse à coluna.
OLHAR CARMELITANO: Sagrado Coração de Jesus
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Frei Jorge Van Kampen, O. Carm. In Memoriam. (*17/04/1932- + 08/08/ 2013)
Que Cristo foi transpassado por uma lança verifica-se ao pé da terra nas palavras de Zacarias (I2,10). De Jesus não se quebrou nenhum osso; para se cumprir o que ordenava a Lei de Moises a respeito a respeito do cordeiro, que se sacrificava na Páscoa (Ex. 12,46)! Ao mesmo instante saiu sangue e água. O sangue era sinal do próprio sacrifício pelos pecados, como recorda a carta aos Hebreus 9,21: “Sem derramar o sangue não se apagam os pecados”. A água, no Evangelho, é sinal de graça, ou seja, do dom do Espírito Santo. João primeiro, e a Igreja depois dele, vão ver sair do coração aberto de Cristo os sacramentos do batismo e da eucaristia: água e sangue. Da cruz brota para nós o perdão e a vida nova. Ver o Jô. 5,6: “Tanto a água como o sangue são sinais de Jesus Cristo. Não só água, mas a água com o sangue. São também os sinais do Espírito Santo por ser Ele o Espírito da Verdade”.
O coração aberto nos convida a descobrir o amor poderoso e o segredo, que inspirava toda a vida de Jesus. Os que rodearam e conviveram com ele, verão diluir e a estender com o tempo estas recordações e emoções, mas descobrirão também, que não houve palavras, gestos, incluído o silêncio, que em Jesus manifesta o Amor de Deus. O coração aberto deu origem à devoção ao Coração de Jesus. Convida para não se perder em emoções, mas aprofundar as considerações e palavras, que explicam a fé, e assim nos levam a olhar melhor para Jesus, e contemplar o Seu amor, e a deixar-nos transformar na Sua imagem.
*As infinitas ''aparições'' que dividem os católicos e conquistam milhões de fiéis
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O artesão Salem Hajdarovac, 61 anos, devoto muçulmano de Zavodovici, na Bósnia central, trabalhou dia e noite para entalhar o "trono" de madeira maciço, do qual, no dia 6 de junho, o Papa Francisco celebrou a missa em Sarajevo. Há décadas, Salem entalha suvenires principalmente para os peregrinos de Medjugorje, que surge 110 quilômetros a sudoeste da capital bósnia. A reportagem é de Michele Farina, publicada no jornal Corriere della Sera, 10-06-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Lá, "em meio às colinas" (o nome do vilarejo, que é pronunciado "medjiugorie"), 200 metros acima do nível do mar, 50 mil pessoas esperaram (em vão) que o papa passasse...
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Núcleo da Oração: A Petição
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RAFAEL CHECA CURI
O projeto que o orante se formula frequentemente lhe parece difícil de ser levado à prática por seu próprio esforço. Precisa contar com a graça de Deus e sabe que esta se obtém pedindo. Daqui a necessidade da petição. A oração não é só petição a Deus, porém está incluída. E faz-se necessária dada nossa pobre condição humana.
O próprio Jesus nos exorta a pedir. E ainda por cima, assegura-nos o êxito de nossas súplicas (Lc. 11, 1-3). Certamente a resposta de Deus não se dará sempre "em espécie", segundo nossas pretensões. Deus sabe melhor do que nós mesmos o de que nós necessitamos. Entretanto o que na verdade é seguro é que toda oração bem feita, perseverante e ;humilde, será ouvida e despachada em graças de salvação: "O Pai celestial dará o Espírito Santo aos que o pedirem." (LC 11,13)
Naturalmente que o orante cristão não pede só para si, porém estende sua súplica a todos os seus irmãos, a todas as necessidades, a todos os lugares, em todos os tempos e em qualquer circunstância. Sobretudo pelos que sofrem de mais carências e em ordem à construção do Reino. O pobre precisa pedir. A oração do pobre será escutada.
A PALAVRA... Nº 904. A inquietação de Santo Antônio.
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DESPEDIDA DE SANTO ANTÔNIO.
Música: Lenta e calma sobre a terra.
Letra: Frei Petrônio de Miranda, O. Carm.
1-Santo Antônio pai dos pobres, dos namorados a rezar / Quero agora despedir-me, com Jesus eu vou voltar (bis).
2- Abençoa a juventude, este povo a te clamar./ ó meu São Santo dos pãezinhos, vem logo nos ajudar (bis).
3-Os doentes vos suplicam, vem Antônio interceder/ Olhai todas as crianças, neste mundo a perecer (bis).
4- Ó meu Santo Padroeiro, em Maria tens amor/ Com o Menino nos braços, vens nos dar o teu amor (bis).
5- Abençoa os motoristas, ser o guia e defensor/ Boa noite Santo Antônio, com Jesus Cristo eu me vou (bis).
A Contemplação na experiência dos grandes místicos.
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"Toda contemplação verdadeira nos leva ao encontro com o Cristo pobre, rasgado, cuspido, violentado, ensanguentado e abandonado na zona rural, nos viadutos, nas ruas e nas portas das nossas Igrejas". Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro.
RAFAEL CHECA CURI
A Igreja vive da contemplação que lhe permite peregrinar na trajetória da história humana, pendente de Deus e de sua palavra. O Espírito Santo ilumina seu roteiro, descobrindo-lhe, cada vez mais profundamente, o mistério de Deus, do homem e do mundo. O próprio Deus não é uma abstração ou, apenas, uma esperança. Sua presença, a de Cristo ressuscitado e glorioso, é uma consoladora experiência. Jesus Cristo vive em seu corpo místico.
A comunidade o compreende e o sente. A Igreja experimenta um crescimento gradual, na ordem do conhecimento sapiencial do mistério de Deus, da esperança ativa que a impele a transformar a sociedade humana, da caridade e do amor que faz presente o Senhor no mundo, como pai e como irmão dos homens...
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“Algumas freiras vendem o que entregaram ao Senhor para poder viver”, destaca religiosa africana.
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Vida Nueva teve a oportunidade de conversar com esta religiosa das Filhas de Maria Santíssima Corredentora, antes de iniciar uma das sessões do seminário.
“Ficou sabendo do recente suicídio de uma freira congolesa perto de Florença?” “Possuía um grande um amor pela vida. Não deve se assumir com banalidade sua morte, dizendo que retirou a vida porque estava deprimida. É necessário procurar as causas profundas que a empurraram a cometer este ato feio para a Igreja e para a mulher”, conta a este semanário.
“Seus benfeitores as submetem e exploram seu corpo. Se não possuem nada para dar em troca, vendem o que têm: precisam comercializar a parte que entregaram ao Senhor para poder viver”, denuncia irmã Rita, afirmando que são muitas as religiosas que conhecem esta realidade. O medo faz com que não falem sobre isso.
Em parte, as religiosas perseguidas não são capazes de enfrentar os eclesiásticos que lhes exigem serviços sexuais porque cresceram em uma cultura onde a mulher é inferior ao homem. “Pensa-se que é preciso obedecê-los. Inclusive, alguns padres chegam a utilizar falsos argumentos teológicos para justificar seu comportamento”, denuncia a docente congolesa. Nos países onde a Aids abunda, os sacerdotes e bispos estupradores consideram as freiras “mais seguras” para evitar o contágio desta enfermidade quando mantêm relações íntimas com mulheres...
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CARMELO: Viver em Comunidade.
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Áudio da Palestra do Frei Petrônio de Miranda, Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo, no Sodalício de Juiz de Fora- MG. O encontro aconteceu no dia 06 de junho de 2015, na Catedral Metropolitana. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 08 de junho-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
ORDEM TERCEIRA DO CARMO DE JUIZ DE FORA: Fotos e fatos.
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ORDEM TERCEIRA DO CARMO DE JUIZ DE FORA-MG: Fotos da manhã de Espiritualidade do Sodalício de Carmo de Juiz de Fora- MG, com o Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo, Frei Petrônio de Miranda. O encontro aconteceu no dia 06 de junho de 2015, na Catedral Metropolitana.
VEJA O ÁLBUM. CLIQUE AQUI: (É necessário ser seguidor do Frei Petrônio no facebook. Se vc não é, adicione. www.facebook.com/freipetronio2)
Dona Maria Helena: O Testemunho.
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A Senhora, Maria Helena da Silva Sodré, da Ordem Terceira do Carmo de Juiz de Fora- MG, fala da sua alegria de ser carmelita apesar das noites escuras da vida. CÂMERA E REPORTAGEM: Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista. O vídeo foi gravado na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora- MG, no dia 06 de junho de 2015. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 06 de junho-2015.
CARMO DE JUIZ DE FORA/MG: Encontro com Frei Petrônio-01.
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Imagens da manhã de Espiritualidade do Sodalício de Carmo de Juiz de Fora- MG, com o Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo, Frei Petrônio de Miranda. O encontro aconteceu no dia 06 de junho de 2015, na Catedral Metropolitana. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 06 de junho-2015.
SÁBADO, DIA 06: Encontro com Frei Petrônio em Juiz de Fora-MG.
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OLHAR CARMELITANO: Amanhã, sábado, encontro da Ordem Terceira do Carmo de Juiz de Fora- MG, com Frei Petrônio de Miranda, Delegado Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias. Veja as fotos aqui no olhar.
Boicote ao Boticário na Marcha para Jesus? Não, prefiro meu perfume.
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Religiosos criticam a propaganda, mas consideram pedido de boicote "exagerado demais". Comercial do Boticário testa o risco de tomar posição no Brasil
Amanda Ornelas e o namorado, Luis Henrique, decidiram aproveitar o feriado de sol em São Paulo para acompanhar milhares —340.000, de acordo com a Polícia Militar—, na Marcha para Jesus 2015, uma tradicional passeata anual convocada por denominações evangélicas, o grupo religioso que mais cresce no Brasil.
“O pastor Silas é muito rígido. É óbvio que não gostei da propaganda, mas deixar de comprar uma marca por isso também não é o caso”, concordou Ideli Maria de Souza, 50, também na marcha. Ela conta que uma sobrinha de seis anos viu a propaganda e lhe perguntou o porque de dois homens trocando presentes: “Eu não soube responder. Pedi para que ela fosse perguntar para os pais dela”.
A rejeição ao boicote, apesar do incômodo provocado pelo reclame, pode ser lido como um sinal de alento para o Boticário, que resolveu testar, em propagandas na TV aberta, o risco de tomar posição num tema que desagrada as lideranças dos evangélicos. Segundo o levantamento do Censo 2010, os dados mais recentes disponíveis, a população evangélica no Brasil passou de 15,4% em para 22,2% em dez anos. São 42,3 milhões de pessoas, um eleitorado considerável, menor apenas que os católicos, que movimentam um mercado que se segmenta para agradá-los, de roupa à música e até experimentos em redes sociais...
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HOMILIAS DO FREI PETRÔNIO: Domingo da Trindade.
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O Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista, faz uma reflexão sobre a Santíssima Trindade. A homilia foi feita na Missa de Ação de Graças da Ordem Terceira do Carmo de Sapopemba-Grande São Paulo- na Arquidiocese de São Paulo, no domingo, 31 de maio-2015. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 02 de junho-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com www.olharjornalistico.com.br CONTATOS COM FREI PETRÔNIO DE MIRANDA, ATRAVÉS DO E-MAIL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
*OS CARMELITAS NO MEIO DO POVO
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Como resultado da aprovação da Regra pelo Papa Inocêncio IV, os carmelitas se colaram a serviço da Igreja (Cons. Art. 10). De acordo com a Regra, somos chamados em primeiro lugar ao serviço. Servimos a Jesus Cristo fielmente, com um coração puro e uma consciência serena (Regra 1). O serviço no meio do povo é um elemento essencial de nosso carisma de acordo com a Ratio: “Somos chamados a dar uma expressão concreta à missão de evangelização e de salvação em união com o Senhor e com sua Igreja, para que todos possam receber a mensagem do evangelho e tornar-se parte da família de Deus” (Ratio, 8).
Em seu livro, “O Espaço Místico do Carmelo”, Kees Waaijman reflete porque o exemplo de São Paulo é tão enfatizado na Regra. Sua resposta é que Paulo dá o exemplo de como os cristãos devem trabalhar neste mundo enquanto se voltam para o Fim dos tempos. No livro do Gênesis, o trabalho é visto como uma punição imposta aos seres humanos por Deus (3,17-19)...
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