*A PALAVRA DO CARDEAL CARLO MARIA MARTINI- 01: In Memoriam
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“A vida do homem é tão complicada como a ascensão numa parede de rocha, em que tudo é questão de sutil equilíbrio entre os diversos movimentos. Mas quando se aprendeu os ritmos, a ascensão enche o coração de alegria. De alegria, não de despreocupação, porque se sabe que um erro mínimo pode levar ao precipício! A vida do homem é uma complicação simples, na qual ele se simplifica recolhendo toda a própria existência como dom.
Deus permanece assim o único adorado, contemplado, amado, servido e tudo o mais é equilíbrio da subida onde a alegria do agir ajuda a olhar para o alto e a tender para o único necessário”.
(Do Livro: A Mulher no seu povo: O Caminho de Maria com os homens e mulheres de todos os tempos. Página 67).
*Cardeal Carlo Maria Martini, Jesuíta, S.J. Memoriam. Ex- Arcebispo de Milão, líder da corrente modernista defensora do chamado “espírito do Concílio Vaticano II”. Morreu aos 85 anos, no 31 de agosto-2012, em Milão, Itália.
DADOS: No fim de 1979, João Paulo II o nomeou arcebispo de Milão, a maior diocese da Europa, que dirigiu por 22 anos.
Entre outras tomadas de posição, criticou duramente em 2008 a encíclica "Humanae Vitae" do papa Paulo VI, que rejeitava a contracepção, considerando que a Igreja se "afastou muito das pessoas".
Sua opinião era muito ouvida dentro da Igreja pela acuidade de suas análises e por seu humanismo, e denunciou "a tentação" de alguns católicos de "se refugiar" em novos movimentos da Igreja, fornecendo a eles um "valor absoluto" e transformando-os em verdadeiras "ideologias".
Também denunciou as "novas pestes" da sociedade, como a droga, e também a corrupção e a solidão.
Considerava que uma "evolução" no âmbito do celibato dos sacerdotes era possível, sem que a Igreja de Roma renunciasse inteiramente ao tema, o que teria "consequências mais negativas que positivas".
Amigo pessoal de João Paulo II, discordou dele em algumas questões, sobretudo morais. Trocou uma carta com o escritor Umberto Eco sobre a fé.
Em 1999 "teve um sonho": convocar um novo Concílio, um Vaticano III, porque achava que o Vaticano II (1962/65) estava, de certa forma, obsoleto.
Em 2007 afirmou que não realizaria a missa em latim, quando ela foi autorizada novamente pela Igreja sob o papado de Bento XVI.
Antes de se aposentar, em julho de 2002, à idade canônica de 75 anos, realizou seu sonho: ir a Jerusalém. Neste ano também anunciou que sofria de Parkinson.
Voltou à Itália em 2008, onde se retirou em uma casa de estudos jesuítas em Gallarate, no noroeste de Milão. Fonte:https://br.noticias.yahoo.com
*O Papa aos carismáticos: “A uniformidade não é nem católica, nem cristã”.
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“A uniformidade não é cristã”, “não tenham medo da diversidade”. O Papa Francisco recebeu hoje a Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships (Fraternidade Católica das Associações e Comunidades Carismáticas de Aliança), grupo de associações carismáticas de prevalência católica, reiterando a importância do ecumenismo espiritual “Orar e anunciar Jesus juntos”), daquilo que define o “ecumenismo do sangue” (“Para os que perseguem não estamos divididos”) e ressaltando que “a renovação carismática é, pela sua própria natureza, ecumênica”. Entre os presentes estava o pastor pentecostal Giovanni Trattino que foi aceito há poucos meses em Caserta.
A reportagem é de Iacopo Scaramuzzi, publicada pelo Vatican Insider, 31-10-2014. A tradução é de Ivan Pedro Lazzarotto...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
FREI JERRY: Ordenação Presbiteral (1ª Parte)
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No vídeo, imagens da Ordenação Presbiteral do Frei Jerry de Sousa Fonseca, O. Carm. (1ª Parte). A Missa acontecesse no dia 01 de novembro-2014 na Paróquia Nossa Senhora da Assunção na cidade de Cabo Frio- Arquidiocese de Niterói/RJ. Câmera: Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. Convento do Carmo, Rio de Janeiro. 02 de novembro-2014. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
"Façam dele um santo", diz Elton John sobre o papa
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O cantor Elton John foi novamente o anfitrião do evento beneficente que acontece todos anos para sua fundação de combate à AIDS 'Elton John AIDS Foundation', na última terça-feira (28) em Nova York, nos EUA. Durante o evento, ele afirmou que o papa Francisco está quebrando as barreiras da Igreja Católica e disse para o público: "Façam dele um santo, ok?" A reportagem é publicada por iG, 29-10-2014.
"Há dez anos atrás um dos maiores obstáculos na luta contra a AIDS era a Igreja Católica. Hoje, nós temos um papa que fala sobre isso," comentou John, que foi ovacionado pela plateia.
No início do mês, bispos católicos retiraram uma proposta de abrir a igreja aos homossexuais de um documento do Vaticano criado pelo pontífice para atrair mais fiéis, mostrando uma divisão profunda de ideologia dentro da Igreja. A primeira versão do documento apresentava um tom de boas vindas e aceitação, mas ele foi modificado depois que os bispos não entraram em um consenso sobre ministrar para homossexuais.
"Ele é um homem amável e compassivo que quer que todo mundo seja incluído no amor de Deus", disse John sobre o papa. "É formidável o que ele está tentando fazer mesmo que muitas e muitas pessoas da Igreja sejam contra. Ele é corajoso e destemido, e isso é o que nós precisamos no mundo hoje."
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
CARMELITAS EM ROMA: Obrigado.
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*Fase II da era Francisco: a lua de mel acabou
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Um tumulto eclodiu na semana passada durante uma palestra dada pelo arcebispo da Filadélfia, Charles Chaput (na foto com o papa), e patrocinada pela revista First Things, geralmente considerada o periódico mais inteligente da opinião conservadora católica dos Estados Unidos.
Em si mesmo, a palestra pode não parecer especialmente grande, mas é ilustrativa de algo mais amplo. Estamos entrando na fase dois do papado de Francisco, onde o período de bons sentimentos deu lugar a uma era fria. A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada no sítio Crux, 28-10-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.
Antes de prosseguir, uma advertência: esta análise aplica-se, em grande parte ao Ocidente. Pessoas que estão, digamos, na Ucrânia ou na Nigéria e nas Filipinas - países com grandes populações católicas - não estão necessariamente tendo a mesma conversa...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/536826-fase-ii-da-era-francisco-a-lua-de-mel-acabou
CAPELA SISTINA: Olhar histórico.
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A PALAVRA... Nº 716º. O Fórum Romano e o Poder (1ª Parte).
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Ruínas do Fórum Romano
O Fórum Romano (em latim: Forum Romanum; em italiano: Foro Romanum) localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) retangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente, Fórum.
Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade. O coração da Roma antiga, foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história.1 Localizado no pequeno vale entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitetônicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística.
A maioria das estruturas arquitetônicas mais importantes da antiga cidade foram encontradas no fórum ou perto deste. Os santuários e templos do reino romano localizavam-se na parte sudeste da cidade. Dentre estes situava-se a antiga residência real, a Régia (século VIII a.C.), o Templo de Vesta (século VII a.C.) e ainda o complexo da Casa das Vestais, os quais foram reconstruídos após a ascensão de Roma Imperial.
Outros santuários foram encontrados a noroeste, como a Umbilicus Urbis e o Vulcanal (santuário de Vulcano), construídos no centro nervoso do vale, o Comício, durante o período republicano. Este foi o local onde tanto o Senado como o Governo republicano tiveram início. O Senado, os gabinetes do estado, tribunais, templos, monumentos e estátuas foram gradualmente arquitetando toda a área.
Ao longo do tempo, o Comício arcaico foi comutado pelo maior fórum a ele adjacente e o centro de atividade judicial movido para a nova Basílica Júlia, juntamente com a recente Cúria Júlia, concentrando os dois cargos judiciais e o Senado num só local. Este novo fórum, serviu posteriormente como uma praça revitalizada, onde o povo de Roma poderia ai reunir-se para fins comerciais, políticos, judiciais e persecuções religiosas em números cada vez maiores.
A maioria dos tratos económicos e judiciais eram diferidos para locais distantes do Fórum Romano, envolvendo as maiores e mais extravagantes estruturas como o Fórum de Trajano e a Basílica Úlpia ao norte. O reinado de Constantino, O Grande, durante o qual o império foi dividido em duas fracções, a oriental e a ocidental, presenciou a construção da última grande amplificação da praça - a Basílica de Magêncio em 312 D.C. Este facto devolveu o centro político novamente para o fórum, até à queda do Império Romano do Ocidente quase dois séculos mais tarde. Fonte: http://pt.wikipedia.org
BASÍLICA DE SÃO PEDRO: Um Olhar (1ª Parte).
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A Pietà
Uma Pietà (italiano para Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação. Associa-se assim às invocações de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores.
As primeiras pietà surgiram em finais do século XIII na Alemanha, onde é chamada Vesperbild. De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa ao longo da Idade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como na pintura. Aparentemente, as imagens medievais eram destinadas à contemplação mística dos fiéis, permitindo que o devoto se sentisse presente no momento do abraço sofrido entre Maria e Jesus. Nesse sentido, a pietà era uma imagem de devoção como o crucifixo, e por isso era representada isolada de outros personagens da Paixão de Cristo. É uma variação do tema mais antigo da "Lamentação de Cristo", representações de Maria e Jesus morto acompanhados por José de Arimateia, Nicodemos, Maria Madalena e outros personagens.
A mais famosa pietà é, seguramente, a Pietà do Vaticano, esculpida em mármore por Michelangelo em 1499. Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
30º- Domingo do Tempo Comum: Um Olhar
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A liturgia do 30º domingo Comum diz-nos, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã. O que Deus pede – ou antes, o que Deus exige – a cada crente é que deixe o seu coração ser submergido pelo amor.
O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.
O que é “amar a Deus”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor a Deus passa, antes de mais, pela escuta da sua Palavra, pelo acolhimento das suas propostas e pela obediência total aos seus projetos – para mim próprio, para a Igreja, para a minha comunidade e para o mundo. Esforço-me, verdadeiramente, por tentar escutar as propostas de Deus, mantendo um diálogo pessoal com Ele, procurando refletir e interiorizar a sua Palavra, tentando interpretar os sinais com que Ele me interpela na vida de cada dia? Tenho o coração aberto às suas propostas, ou fecho-me no meu egoísmo, nos meus preconceitos e na minha auto-suficiência, procurando construir uma vida à margem de Deus ou contra Deus? Procuro ser, em nome de Deus e dos seus planos, uma testemunha profética que interpela o mundo, ou instalo-me no meu cantinho cómodo e renuncio ao compromisso com Deus e com o Reino?
O que é “amar os irmãos”? De acordo com o exemplo e o testemunho de Jesus, o amor aos irmãos passa por prestar atenção a cada homem ou mulher com quem me cruzo pelos caminhos da vida (seja ele branco ou negro, rico ou pobre, nacional ou estrangeiro, amigo ou inimigo), por sentir-me solidário com as alegrias e sofrimentos de cada pessoa, por partilhar as desilusões e esperanças do meu próximo, por fazer da minha vida um dom total a todos. O mundo em que vivemos precisa de redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha, o dom da vida… Na realidade, a minha vida é posta ao serviço dos meus irmãos, sem distinção de raça, de cor, de estatuto social? Os pobres, os necessitados, os marginalizados, os que alguma vez me magoaram e ofenderam, encontram em mim um irmão que os ama, sem condições?
Fonte: http://www.dehonianos.org/ (Leia na íntegra. Clique aqui no link do olhar- A PALAVRA DE JESUS CRISTO- e procure pelo 3º- Domingo do Tempo Comum).
*Deus é gay?
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Frei Betto, OP.
Nunca antes na história da Igreja um papa ousou, como Francisco, colocar a questão da sexualidade no centro do debate eclesial: homossexualidade, casais recasados, uso de preservativo etc. O Sínodo da Família, realizado no Vaticano, só dará sua palavra final sobre esses temas em outubro de 2015, quando voltará a se reunir.
Quem, como eu, transita há décadas na esfera eclesiástica sabe que é significativo o número de gays entre seminaristas, padres e bispos. Por que não gozarem, no seio da Igreja, do mesmo direito dos heterossexuais de se assumir como tal? Devem permanecer “no armário”, vitimizados pela Igreja e, supostamente, por Deus, por culpa que não têm?
Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com.br/2014/10/deus-e-gay.html
*A esperança da Igreja está nas periferias
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O sítio Il Sismografo, 21-10-2014, dirigiu-se a alguns colegas vaticanistas para pedir-lhes uma contribuição de análise e de comentário sobre a importância Assembleia extraordinária sinodal dedicada à família.
Andrea Gagliarducci, analista vaticano da Catholic News Agency, ofereceu a sua reflexão em resposta a esta pergunta: "Sem entrar em complexos aprofundamentos, qual a característica ou reflexão que mais lhe chamou a atenção ou que você considera de notável relevância desse Sínodo?". A tradução é de Moisés Sbardelotto.
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/536625-a-esperanca-da-igreja-esta-nas-periferias
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