Por vazar documentos, Santa Sé prende duas pessoas.
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Os detidos eram membros de comissão sobre atividades econômicas
As autoridades vaticanas anunciaram a detenção do monsenhor espanhol Angel Vallejo Balda e de Francesca Immacolata Chaouqui pelo vazamento de documentos confidenciais da Santa Sé nesta segunda-feira (02). O monsenhor Balda já atuou como secretário da Prefeitura de Assuntos Econômicos e na Comissão de Estudos sobre as Atividades Econômicas da Santa Sé (Cosea) - criada pelo papa Francisco em 2013 para monitorar as contas vaticanas. Já Chaouqui também já foi membro da Cosea e, após a confirmação da detenção, ela foi posta em liberdade. Atualmente, nenhum dos dois estavam nessas funções. A ANSA apurou que o Pontífice foi informado dos procedimentos e que deu sua aprovação às detenções. Em comunicado, o Vaticano afirmou que as prisões são resultado das "investigações da polícia judicial da Germandería vaticana" que ocorrem "há alguns meses" por causa da "subtração e divulgação de notícias e documentos reservados". Ainda de acordo com a entidade, ambos foram interrogados "com base nos elementos recolhidos e das evidências obtidas" durante o período de averiguações.
A Igreja Católica ainda lembrou, na mesma nota, que "a divulgação de notícias e documentos reservados é um crime previsto na Lei nº IX do Estado da Cidade do Vaticano (13 de julho de 2013), artigo 10". O novo escândalo de divulgação de documentos sigilosos estourou no último dia 31 de outubro, quando o jornalista italiano Luigi Bisignani revelou em seu programa televisivo que o computador do revisor geral da Santa Sé, Libero Milone, fora violado. Milone, 67 anos, é o profissional escolhido por Jorge Mario Bergoglio para supervisionar todas as contas, balanços e orçamentos dos organismos e escritórios da Igreja Católica.
O episódio fez com que a instituição revivesse o clima do "Vatileaks", de 2012, quando documentos sigilosos vazaram e abalaram o Pontificado de Bento XVI. Na época, o mordomo Paolo Gabrieli foi preso e o Joseph Ratzinger renunciou no início de 2013.
Segundo fontes, foi o próprio Milone quem fez a denúncia de violação à Gendermaría há cerca de duas semanas. O supervisor tem ampla carreira no setor, já tendo trabalhado para as empresas Deloitte Touche, Fiat e Indesit. Atualmente, há um clima conflituoso no Vaticano pelo controle das finanças entre a Secretaria para a Economia, chefiada pelo cardeal australiano George Pell, e a secretaria de Estado, liderada pelo cardeal italiano Pietro Parolin.
Esses documentos devem ser divulgados por dois livros que serão lançados nos próximos dias na Itália: o "Via Crucis", de Gianluigi Nuzzi, e o "Avarizia", de Emiliano Fittipaldi. As publicações são consideradas um ataque direto contra o papa Francisco e todas as reformas que ele propõe para a Igreja Católica.
A Santa Sé também comentou sobre essas publicações e afirmou que elas são frutos de "traição" ao Pontífice. "Quanto aos livros anunciados para os próximos dias, dizemos claramente que eles são frutos de uma grave traição da confiança acordada com o Papa e, naquilo que reguarda os autores, de uma operação para tirar vantagem de um ato gravemente ilícito de obtenção de documentação reservada", afirmou em nota. Segundo a entidade, está em estudo quais medidas jurídicas que serão tomadas.
"Publicações desse tipo não dão, de modo algum, a clareza e a verdade, mas sim geram confusão e interpretações parciais e tendenciosas. É preciso evitar o equívoco de pensar que elas são uma maneira de ajudar na missão do Papa", conclui a nota.
Fonte: www.jb.com.br
DOM HÉLDER CÂMARA: Palavras de Profeta-01.
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Passarei pela vida sem deixar nenhum sinal mais forte, marca
nenhuma duradoura e inesquecível. Não escreverei a Suma Teológica,
nem a Divina Comédia. Não serei S. Vicente de Paula, nem S. João
Bosco. Olharei de longe S. Francisco Xavier sem poder imitá-lo.
Mais de longe ainda S. Francisco de Assis. Escreverei uns artiguinhos
quaisquer em duas ou três revistas. Talvez deixe uns dois livros,
que umas duzentas pessoas cheguem a ler. Pregarei alguns sermões
mais ou menos louvados. E morrerei. No meu enterro alguém
comentará que eu não produzi o que podia produzir.
Padre Helder Camara, aos 34 anos.
Do manuscrito inédito A escolha de Deus, de 1943.
ALACAR-2015: Rádio Titus.
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O jovem, Jefry Mubarak, da Comunidade dos Carmelitas da Ordem do Carmo de San Salvador-El Salvador, fala sobre o trabalho de Evangelização através da Radio Titus. Para ouvir, clique aqui: http://www.radiotitus.com/ Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 02 de novembro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
A Mística educa ao discernimento.
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*Dom Frei Vital Wilderink, O Carm, In Memoriam.
A nossa existência humana não é uma realidade óbvia, algo que nos é devido.Vivemos no espaço e no tempo.; temos um passado, um presente e um futuro. Não nos possuímos plenamente: freqüentemente temos a impressão de estarmos juntando fragmentos.
Tito Brandsma: homem de seu tempo
Ainda recentemente um historiador holandês anunciou um projeto seu de escrever uma nova biografia de Tito Brandsma.[1] O que motivou o escritor foram não só seu estudo de inúmeras fontes que oferecem novos dados, mas também a importância- de uma visão mais crítica da vida e do trabalho desse carmelita que corresponda mais à realidade dele mesmo e da época turbulenta em que ele viveu.
Tito Brandsma aos olhos do povo
É evidente que uma figura como a de Tito Brandsma não poderia revelar seu significado tirando-a do seu próprio contexto histórico. De outro lado, a sua memória, ao passar para a posteridade, será marcada por enfoques preferenciais de outros contextos históricos. Principalmente quando se trata de um santo, é o próprio povo devoto que vai revesti-lo de acordo com as suas preferências.
O homem místico
Tito Brandsma é mais que herói da resistência, é mais do que professor universitário. Outros já o disserem. Principalmente em torno da sua beatificação, em 1985, o acento começa a cair na dimensão mística da vida de Tito. O impulso nesta direção se deve em grande parte ao Instituto de Espiritualidade Tito Brandsma, ligado à Universidade de Nijmegen. Meio ano antes da beatificação o Instituto organiza um simpósio: Tito Brandsma e a Mística.
Discernimento é busca da verdade. Os textos escritos que dão acesso ao pensamento de Tito Brandsma, como também a sua atuação em diversos campos de pastoral evidenciam que para ele a verdade conotava sempre uma relação...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
[1] O historiador Ton Crijnen falou do seu projeto numa palestra feita em 3 de novembro de 2007. Uma síntese dessa palestra foi publicada no Informativo da Província holandesa dos carmelitas Achter de Karmel, 2007/5 pp.11-12
ALACAR-2015: Noite Cultural-01.
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A REALIDADE DA AMÉRICA LATINA À LUZ DA TRADIÇÃO DO CARMELO
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Dom Frei Vital Wilderink, o. carm (In Memoriam)
Pergunto o que os primeiros carmelitas podiam fazer mais, além do que Alberto escreveu na forma vitae? A própria Regra já aponta em praticamente todos os seus parágrafos para um mais na conduta dos carmelitas. Ela não predefine limites para a caminhada. Apesar de ter um valor jurídico, a Regra não é, no sentido estrito, um documento jurídico. Na conclusão a carta de Alberto faz uma alusão à parábola do Bom Samaritano, modificando-a em alguns pontos. O evangelho de Lucas o Bom Samaritano dá dois denários ao dono da hospedaria, e diz: "Cuida do homem ferido, e o que gastares a mais, eu, quando voltar, te pagarei" (Lc 1 0,35). O texto da Regra: "Se alguém fizer mais, o Senhor mesmo lhe retribuirá quando voltar".
A parábola com que Kees Waaijman comenta o parágrafo final da Regra, merece ser transcrita:
Nos confins do deserto existia um pequeno albergo. Uma sala de jantar, algumas camas e um estábulo para os animais. Era tudo. O hospedeiro vivia em função de seu albergo. Mantinha tudo em ordem. Os quartos eram limpos e havia o suficiente para comer e beber. Quando chegava um viajante, ele se colocava à disposição dele. Procurava adivinhar seus desejos. "Meu hóspede é meu patrão", como ele dizia. Muitas vezes, seu olhar se perdia no deserto. Em certo sentido ele esperava hóspedes imprevistos. Ele era conhecido por sua hospitalidade, sempre dava um jeito.
Numa tarde já avançada, enquanto os hóspedes conversavam do lado de fora, alguém se aproximou vindo do deserto. No seu animal ele trazia um homem gravemente ferido. Ele foi mal tratado por assaltantes. O viajante estava visivelmente emocionado. Dirigiu-se ao dono do albergo: "Tenha a bondade, cuide bem dele. Aqui você tem um adiantamento, o resto eu pagarei quando voltar”. Depois comeu um pedaço de pão, tomou um copo de vinho, beijou o ferido e desapareceu na noite.
"Bela generosidade!" murmuravam os hóspedes. "O sujeito nos deixa os gemidos e ele mesmo escapa". O dono do albergo ficou calado, cuidou das feridas do homem assaltado, deu-lhe de comer e beber e o deitou na cama. A quantia já recebida não seria suficiente para as despesas, mas não pensou numa indenização. Será que o homem do cavalo voltaria? Mas também não se preocupou com isso. Fez tudo o que lhe foi pedido.
Depois que o homem ferido pegou finalmente no sono, o hospedeiro saiu um pouco. Silencioso, perscrutava o deserto. E ficou ali até que o sol se levantou...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
ALACAR-2015: Tenho que Gritar...
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A ORAÇÃO: BRILHO DA LINGUAGEM.
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*Do Livro: A Fonte.
De Frei Cláudio Van Van Belen, O. Carm.
Pela Linguagem, o ser humano recebe o dom maravilhoso de encontrar o outro e o Outro que é Deus, e assim com eles e com a si mesmo celebrar a sua humanidade. Ele possui um nome que não pode dar a si mesmo. Pelo nome – recebido - ele se insere numa comunidade.
Reconhecer que a vida é um dom, nutrir o sentimento de gratidão, admirar-se, relacionar-se, respeitar o outro e preocupar-se com o bem-estar dele, cumprir seus deveres com responsabilidade e dedicação, celebrar um silêncio interior; tudo isso é vivenciar um espaço e tempo em que “o Outro” se encontra. A oração é um toque final, o acabamento da “obra” que constrói o ser humano pela Linguagem.
Rezar é abrir-se para ouvir um Convite, um Apelo!
Rezar é uma linguagem que surge do silêncio e para lá volta! É um desejar “fazer parte de um grande Conjunto”. Rezar é uma surpresa eterna, uma festa interior, uma música interior do coração.
Assumindo a atitude de oração, abre-se uma “solidão sonora”, onde surge uma música, o sentimento de “ter encontrado o seu lugar” na Terra e no Universo: Diz João da Cruz (Cântico espiritual, anotação às Estrofes 14 e 15): “Porque esta música, embora seja silenciosa para os sentidos e potências naturais, é solidão muito sonora para as potências espirituais. Estas, na verdade, estando já solitárias e vazias de todas as formas e apreensões naturais, podem perceber no espírito, mui sonoramente, o som espiritual da excelência de Deus em si e nas suas criaturas. Realiza-se então o que dissemos ter visto S. João, em espírito, no Apocalipse, a saber: voz de muitos citaristas, que citarizavam em seus instrumentos. Isto sucedeu no espírito, e não em cítaras materiais, pois consistia em certo conhecimento dos louvores que cada um dos bem-aventurados, em sua glória particular, eleva a Deus continuamente, qual música harmoniosa. Com efeito, na medida em que cada qual possui de modo diverso os dons divinos, assim cada um canta seu louvor diferentemente, e todos unidos cantam numa só harmonia de amor, como num concerto musical”.
ONDE COMPRAR? Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo Sion, em Belo Horizonte- MG ou com Frei Petrônio de Miranda/RJ, através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. PREÇO: R$ 25,00.
TODOS OS SANTOS: A Palavra do Frei Tinus Van Balen, Carmelita
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O Frei Tinus van Balen ou Catharinus van Balen- irmão do Frei Cláudio Van Belen- Frade Carmelita da Ordem do Carmo, nasceu na Holanda, em 1937. Formou-se em Filosofia em Louvânia (Bélgica) e em Teologia Dogmática em Münster (Westfália), Alemanha. Lecionou filosofia e teologia na Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes (SP).
Atualmente reside no Carmo Sion, em Belo Horizonte-MG. No vídeo, ele fala sobre a Festa de todos os Santos e Santas de Deus. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 01 de novembro-2015. Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Papa recebeu delegação de El Salvador e recordou o Beato Romero.
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Na manhã desta sexta-feira dia 30 de outubro o Papa Francisco recebeu, no Vaticano, uma delegação de El Salvador chefiada por D. José Luis Escobar, presidente da Conferência Episcopal daquele país.
Nas palavras que lhes dirigiu o Santo Padre recordou a razão da viagem dos salvadorenhos a Roma: “a alegria pelo reconhecimento como beato do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, pastor bom, pleno do amor de Deus e próximo dos seus irmãos que, vivendo o dinamismo das bem-aventuranças, chegou até à entrega da sua vida de maneira violenta, enquanto celebrava a Eucaristia, Sacrifício do amor supremo, selando com o seu próprio sangue o Evangelho que anunciava.”
Afirmando que “não se nasce mártir”, o Papa Francisco recordou as palavras do arcebispo Romero:
“Devemos estar dispostos a morrer pela nossa fé, incluindo se o Senhor nos concede esta honra… Dar a vida não significa só ser assassinados; dar a vida, ter espírito de martírio, é entregá-la no dever, no silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; nesse silêncio da vida quotidiana; dar a vida pouco a pouco.”
O Santo Padre citou também no seu discurso o exemplo de outros mártires salvadorenhos como é o caso do padre Rutilio Grande e declarou que neste Jubileu da Misericórdia que está para se iniciar o exemplo do arcebispo Oscar Romero constitui para El Salvador “um estímulo para uma renovada proclamação do Evangelho de Jesus Cristo”.
O Papa Francisco na conclusão do seu discurso e citando o Beato Oscar Romero, fez votos para que a pátria que tem o nome do ‘Divino Salvador’ ‘se converta num país onde todos se sintam redimidos e irmãos, sem diferenças, porque todos somos uma só coisa em Cristo Nosso Senhor’. Fonte: http://pt.radiovaticana.va/index.asp
01 DE NOVEMBRO: Rostos Comuns.
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Os membros de uma mesma família têm traços do rosto comuns…
As pessoas que partilham toda uma vida juntos acabam por se parecerem…
Esta festa anual de Todos os Santos reúne inúmeros rostos que trazem em si a imagem e a semelhança de Deus.
Um rosto de humanidade transfigurada. Enquanto vivos, os santos não se consideravam como tais, longe disso! Eles não esculpiam a sua efígie num fundo de autossatisfação… Contrariamente àquilo que geralmente aparece nas imagens ditas piedosas e nas biografias embelezadas, eles não foram perfeitos, nem à primeira, nem totalmente, nem sobretudo sem esforço. Eles tinham fraquezas e defeitos contra os quais se bateram toda a vida. Alguns, como S. Agostinho, vieram de longe, transfigurados pelo amor de Deus que acolheram na sua existência. Quanto mais se aproximaram da luz de Deus, tanto mais viram e reconheceram as sombras da sua existência.
Peregrinos do quotidiano, a maior parte deles não realizaram feitos heroicos nem cumpriram prodígios. É certo que alguns têm à sua conta realizações espetaculares, no plano humanitário, no plano espiritual, ou ainda na história da Igreja. Mas muitos outros, a maioria, são os santos da simplicidade e do quotidiano! Canoniza-se muito pouco estas pessoas do quotidiano!
Um rosto com traços de Cristo.
Encontramos em cada um dos santos e das santas um mesmo perfil. Poderíamos mesmo desenhar o seu retrato-robô comum. Por muito frequentar Cristo, deixaram-se modelar pelos seus traços.
Como Jesus, os santos tiveram que viver muitas vezes em sentido contrário às ideias recebidas e aos comportamentos do seu tempo. Viver as Bem-aventuranças não é evidente: ser pobre de coração num mundo que glorifica o poder e o ter; ser doce num mundo duro e violento; ter o coração puro face à corrupção; fazer a paz quando outros declaram a guerra…
Os santos foram pessoas “em marcha” (segundo uma tradução hebraizante de “bem-aventurado”), isto é, pessoas ativas, apaixonadas pelo Evangelho… Os santos foram homens e mulheres corajosos, capazes de reagir e de afirmar a todo o custo aquilo que os fazia viver. Eles mostram-nos o caminho da verdade e da liberdade.
Aqueles que frequentaram os santos – aqueles que os frequentam hoje – afirmam que, junto deles, sentimos que nos tornamos melhores. O seu exemplo ilumina. A sua alegria é o seu testemunho mais belo. A sua felicidade é contagiosa.
Fonte: http://www.dehonianos.org
Dossiê - Mártires de El Salvador: Seis Padres Jesuítas e Duas Mulheres foram Assassinados
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Seis padres jesuítas e duas mulheres foram assassinados a sangue frio no campus da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em El Salvador. Entre eles, estavam o reitor da universidade, Ignacio Ellacuría, e o vice-reitor, Ignacio Martín-Baró. Paramilitares do Exército Salvadorenho invadiram a residência dos jesuítas com o objetivo único de matar aqueles que incomodavam a ditadura...
Leia na íntegra. Clique aqui:
ALACAR: No Campus da UCA.
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ALACAR: Evangenlii Gaudium: Paralelismo e Aplicações.
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Dom Silvio José Barez, OCD.
- Antes de morrer Teresa de Jesus disse: “Já é tempo de caminhar”. A maior mensagem dos 500 Anos e da sua doutrina é caminhar. Ou seja, sair para caminha com Jesus, andar por onde Jesus andou com toda a sua mensagem evangélica.
- Sair para caminhar é ter uma intimidade itinerante com Jesus. Ou seja, sentir Jesus, viver Jesus, anunciar Jesus com a nossa vida. “Ser uma Igreja em saída”.
- O Evangenlii Gaudium não nos ensina MAIS COISAS, mais aprender, se programar com as diversas realidades.
- O Evangenlii Gaudium diz que devemos nos converter de novo a Jesus Cristo. Se apaixonar por Ele.
- Converter a Jesus não é um sentimentalismo, mas relação.
- Sempre que recordemos de Cristo recordemos do amor. Não é um amor doutrinal ou religioso no sentido de rezas, livros... Mas relação, intimidade apaixonante pelo Cristo que perdoa e nos acolhe.
- O que nos leva a missão não é um intelectualismo, mas amor-relação.
O Profetismo a partir da mística de Teresa.
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Frei Savério Cannistrà, Prepósito-Geral dos Carmelitas Descalços.
-O Profetismo de Teresa não está em livros, mas na vida. Não é uma manistação dos seguidores de baal. Ou seja, não é algo mágico, extraordinário. Não, o seu profetismo vem da sua mística que falou no seu tempo e fala em nossos dias.
-Teresa nos coloca um Deus visível, naõ um Deus invisível. Para ela Deus é pequeno- simples- não distante. Não, para ela Deus está próximo. Ele é amigo e irmão. Deus não nos deixe só, ele nos acompanha.
-Deus não está no céu, mas no meu coração, na minha ternura que tenho com Ele. Essa visão já era real em Santa Teresinha do Menino Jesus.
- Profetismo naõ é de direita ou da esquerda, mas do alto- vem de Deus.
- O verdadeiro Profeta e o verdadeiro místico não diz ou vive coisas de outro mundo, mas da vida cotidiana.
- A humildade é a única forma de amar a sí mesmo.
- Teresa se aflinge com a dor, o sofrimento e as dificuldades do outro.
- Quem vive a oração verdadeira é impossível não ter compaixão pelo próximo. O verdadeiro contemplativo vive a dor do próximo. Ele não está em outro mundo, mas encarnado na realidade.
ALACAR: 3º DIA. O Profetismo na Espiritualidade do Carmelo.
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Com Frei Fernando Millán, Padre Geral da Ordem do Carmo.
-O Carmelo nasce no Monte Carmelo em torno da fonte de Elias. Porém, curiosamente, na regra do Carmo não aparece a palavra- ELIAS.
-Na mentalidade medieval o que contava era provar que a Ordem era antiga. Na idade média a “verdade” era lendária, piedosa, mas importante, talvez mais verdadeira que as nossas verdades.
-Os carmelitas foram e são grandes criadores de histórias, histórias essas que marcaram na idade média e “provaram” a identidade profética da Ordem do Carmo- Elias com os carmelitas no Monte Carmelo, Jesus e os Carmelitas no Monte, Nossa Senhora com o Menino Deus e São José no Monte Carmelo- Todas as lendas e a piedade popular nos garantiram um destaque no Vaticano de Elias enquanto fundador de toda Ordem do Carmo.
-Vários autores; Frei Carlos Mesters, Frei Bruno Secondin e outros, levaram a sério o pensamento ou a espiritualidade profética na América Latina.
ALACAR: A Palavra do Frei Evaldo.
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