O CARMELO É A TUA CASA-04
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O CARMELO É A TUA CASA-02
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Da série, O CARMELO É A TUA CASA– Ano do Laicato Carmelitano 2018- Veja depoimentos das irmãs da Venerável Ordem Terceira do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 17 de junho-2018.
Papa Francisco diz que aborto é 'luva branca' equivalente aos crimes nazistas
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O Papa Francisco disse neste sábado que o aborto é como uma "luva branca", que equivale "ao programa de eugenia da era nazista" e pediu para que as famílias aceitem as crianças que Deus lhes dá.
Francisco fez o comentário durante uma reunião de uma associação familiar italiana."No século passado, o mundo inteiro ficou escandalizado com o que os nazistas fizeram para purificar a corrida. Hoje, fazemos a mesma coisa, mas com luvas brancas", informou a agência italiana Ansa.
O papa pediu às famílias que aceitassem crianças "como Deus as dá para nós".
Francisco repetiu a estrita postura anti-aborto de seus predecessores e integrou em sua condenação mais ampla do que ele chama hoje de "lançar a cultura". Ele frequentemente lamentava como os doentes, os pobres, os idosos e não nascidos são considerados indignos de proteção e dignidade por uma sociedade que valoriza a eficiência individual. Fonte: www.metrojornal.com.br
O CARMELO É A TUA CASA-01
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OLHAR DE DOMINGO: Ordem Terceira do Carmo da Lapa/RJ.
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OLHAR DO DIA: Encontro da Ordem Terceira do Carmo na Lapa, Rio de Janeiro.
CARMELITAS: A Autoridade no Carmelo
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FREI CARLO CICCONETTI, O. CARM., ROMA.
O grupo de eremitas, "moradores do Monte Carmelo junto à Fonte", apresenta-se logo sob o signo da Autoridade-Obediência: estão sob a obediência de Brocardo e desejam exprimir a sua voluntária e total "obediência" a Cristo Jesus, reconhecendo-Lhe a "Soberania" universal (Regra 1 e 2), sacramentalmente manifestada na sua Igreja e nos seus Pastores. Desde os inícios procuram a aprovação da Igreja.
"Alberto, por graça de Deus chamado a ser Patriarca da Igreja de Jerusalém, aos amados filhos Brocardo e outros eremitas, que vivem debaixo da sua obediência junto à Fonte, no Monte Carmelo, saúde no Senhor e bênção do Espírito Santo" (Regra 1).
A Autoridade - um conceito tão irritante e dissonante para a nossa mentalidade - qualificada como "graça de Deus e vocação" desde as primeiras linhas da nossa Regra. O poder de governar é "graça" ou Charis em grego, donde "carisma", "dom" de Deus. Concorre junto com os outros múltiplos "carismas" para a edificação da sua Igreja (1Cor 12,4-11.28; Ef 4,7.11-16). Aprofunda as suas raízes na Ágape Divina; é expressão de amor. A graça, por definição, é "participação e comunicação da vida divina".
É VOCAÇÃO, posto que ninguém se arroga a autoridade (na Igreja), como o ministério sacerdotal, se para ele não for chamado por Deus. Dele vem toda a paternidade no céu e na terra (Ef 3,15: Jo 19,10-11; Hb 5,1-10). Concretamente, Alberto foi "chamado", isto é, eleito pelos que tinham voz no Capítulo dos Cônegos Regulares do Santo Sepulcro de Jerusalém; mais tecnicamente: o "postula-ram", porquanto não teria tido voz passiva naquela Igreja.
Mas Vocação, por último, vem de Deus. Deus chama e dá a cada um "um Carisma ou uma diaconia" (1Cor 12,4-11; Ef 4.7.11-16), inclusive, "o carisma do governo" ou a "chamada" ao governo (1Cor 12,28), por meio da Igreja e a favor do Povo de Deus. Esta é a fonte primeira da legitimidade da Autoridade de Alberto, mas não seria suficiente se os eremitas não estivessem eles próprios "em Cristo", isto é, batizados e membros da Igreja, ou melhor, membros desta Igreja particular, a Igreja de Jerusalém. Na saudação-bênção vem expressa a finalidade da Autoridade, a salvação (ou saúde) no Senhor, os dons do Espírito Santo para o "homem novo".
A Tradição dos Padres da Igreja e da vida monástica mencionada logo em seguida e também ao falar da Oração Litúrgica (2.11) completa esta visão das relações intra-eclesiais, que são parte da experiência fundacional do Carmelo.
A Ordem do Carmo, apresentando a Regra, segundo a qual promete viver na obediência a Cristo, e explicitando de vários modos o seu serviço ou carisma peculiar conforme ao qual se compromete com a Igreja, subscreveu com a Igreja um Pacto público; por isto recebe da Igreja a Autoridade para o exercício fiel do seu caris-ma. Na ótica do Pacto bíblico que, em união com as promessas de Deus, provê a um "capitulado" (confirmado em "capitulares") da Aliança, a Torah, este "Pacto" também significa a assunção de deveres nos relacionamentos com toda a Igreja. Será sancionado a nível universal nas várias intervenções dos Papas a favor da Ordem e garantido com a observância das suas leis fundamentais. Cada irmão, que com a Profissão religiosa se compromete perante a Igreja e com a Ordem, entra na ótica desta Aliança.
4.2 Alberto, Patriarca de Jerusalém, laureado "in utroque jure", na nossa Regra une em um triângulo ideal, com sábio equilíbrio, Bíblia, Teologia (a Eclesiologia recebida dos Santos Padres da Igreja) e o Direito, como código e instrumento de comunhão; não apenas nesta saudação inicial, mas, aqui e ali, em toda a sua "Forma vitæ".
Evocada a fonte da sua Autoridade em relação aos eremitas de junto à Fonte, "estabelece", quer dizer, ordena com Autoridade o que segundo a tradição da igreja é necessário para viver "concretamente" em obediência a Cristo. Com evidente ênfase no latim, quer uma Autoridade, um Prior, "um eleito entre eles": "illud in primis statuimus...", porque se queres viver realmente "debaixo da Soberania de Cristo", no seu "obséquio", deves começar por reconhecer, "acima de ti, alguém que o representa", que Lhe faz as vezes (Regra 4.23: cf. Rm 13,1), para que inicies o caminho ao inverso daquele de Adão (Regra 4). A Autoridade do Prior é meio, não é fim: o Prior não visa impor a sua vontade, mas "guiá-los à obediência a Cristo" (Const. n.48).
Nós não temos de ter medo de falar de potestade-poder ou de Autoridade quando sabemos que autoridade "entre nós" não é igual à que "de fato" exercitam os "poderosos" do "mundo" (Regra 22 - cf.Mt 20, 25-26), mas está revestida das qualidades do serviço evangélico.
Ninguém trate de impor um Prior à Comunidade (Gregório IX), por que entre a Autoridade e aqueles sobre os quais preside se contrai um pacto bilateral: os irmãos elegem: eles também exercem desta maneira um poder, uma Autoridade; a pessoa "eleita" aceita e de qualquer maneira exerce um direito, um poder; só então, pelo mútuo consentimento confirmado pela Autoridade Superior, se estabelece a aliança entre a pessoa que foi chamada a se revestir da Autoridade e os irmãos que prometeram obediência. Os teólogos-juristas do tempo enxergavam a eleição para um cargo por parte de uma comunidade, e não apenas a do Bispo na sua Igreja Diocesana, como um "pacto esponsal", uma relação, portanto, ditada pela Caridade, pelo Amor.
4.3 A Autoridade "veem de Deus", "os Superiores fazem as vezes de Deus", são um "serviço" e um "ministério" (PC14: câns 618,619). Estas são afirmações válidas até o dia de hoje e que aprofundam as suas raízes na concepção teológica e antropológica da Bíblia, recebida da Patrística e da Tradição da Vida Monástica. Pressupõe-se, naturalmente, a fé, que leva à esperança e ao amor. Para a teologia cristã isto inclusive é válido para a autoridade ci-vil: o homem é o fim e a medida de todas as instituições humanas e divinas.
Na Ordem do Carmo, como em outros Institutos Religiosos, a Autoridade está orientada para o bem e o serviço da própria Igreja e, mais diretamente, para o "serviço" daqueles fiéis-súditos que com a profissão religiosa abraçam a vida e a santidade da Igreja na "Forma de Vida" carmelita, aprovada canonicamente pela própria Igreja. A profissão entra na ótica daquela Aliança Esponsal da Igreja, pacto de amizade e de plena identificação com o seu mistério" (1Tm 5,9-15). A Regra e as Constituições são o "capitulado" desta Aliança, o "Código de Comunhão". Vivido e interpretado no interior das ordenações da Igreja. Não quer dizer que se trancam os espaços para a "liberdade de consciência", que permanece sempre a última instância, ou da liberdade "profética" autenticamente tal.
* REFLEXÕES TEOLÓGICAS SOBRE O PODER DE GOVERNAR NA ORDEM- Segundo o Concílio Ecumênico Vaticano II
2018: Ano do Laicato Carmelitano. O Carmelo é a tua casa!
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2018: Ano do Laicato Carmelitano. O Carmelo é a tua casa! www.facebook.com/ordemterceiradocarmo (Melhores informações com o Delegado Provincial, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
*CARMELITAS: Contemplação, deserto e Eucaristia
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*CARMELITAS: Contemplação, deserto e Eucaristia
Uma das características da espiritualidade carmelitana consiste na consideração da vida espiritual como algo que cresce e se desenvolve. Tomando como modelo a vida do Profeta (Elias) nos oferece ainda uma outra lição muito importante.
Como a vida natural, a vida espiritual tem necessidade de receber nutrição. A Sagrada Escritura nos diz que Elias, com a força do místico alimento que o anjo lhe levou, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horeb (1Reis 19,8), onde pôde ver a Deus. A nossa vida espiritual e a nossa vida mística têm também a necessidade do alimento santo o qual Deus nos oferece no sacramento do altar.
Na escola do Carmelo, a vida místico-contemplativa é fruto da vivência eucarística. Para tal vivência da Eucaristia, fonte da nossa vida de oração, a vida de Elias nos oferece um extraordinário exemplo. O pão milagroso que Elias recebeu é uma perfeita imagem do alimento eucarístico, na força do qual caminhamos pelas sendas da vida.
O culto especial ao Santíssimo Sacramento não é propriedade do Carmelo, porém podemos afirmar que constituiu sempre uma parte relevante da tradição carmelitana. Os nossos conventos, em muitas oportunidades, foram verdadeiros centros de culto eucarístico. Santa Maria Madalena de Pazzi foi atraída ao Carmelo de Florença pelo fato de as monjas terem a licença para receber diariamente a comunhão, hábito não comum em seu tempo. Santa Teresa não conhecia maior alegria do que aquela de abrir uma capela ou igreja onde o Senhor pudesse habitar. A Regra prescreve que todos os membros da comunidade carmelitana participem diariamente do santo sacrifício na capela colocada ao centro do convento, acessível facilmente, e que as Horas Canônicas sejam recitadas diante do Santíssimo Sacramento.
Enquanto Ordem Mendicante, as igrejas e os conventos do Carmelo são simples e sóbrios na sua arquitetura mas, a ornamentação das igrejas e dos altares não sofre prescrição alguma de pobreza. Isto faz muita diferença entre as Ordens Mendicantes, como por exemplo aquela dos Capuchinhos, na qual a regra da pobreza se estende também ao santuário.
Esta é uma breve síntese da tradição eucarística do Carmelo; caminhamos com Elias na força daquele pão divino e porque desejamos chegar a viver em Deus na oração, devemos recordar o mandamento do Senhor: “Aquele que não comer a carne do Filho do homem e não beber o seu sangue, não terá a vida” (Jo 6,53). Como a comunhão de Elias no pão miraculoso do deserto o guiou no caminho até à contemplação de Deus no Horeb, assim a Eucaristia deve levar-nos à contemplação da face divina. Nas cavernas do Horeb Deus falou ao Profeta na voz de um brisa leve e suave. O Senhor não estava no turbilhão e nem mesmo no terremoto, mas no murmúrio suave (1 Reis 19,12). Após a comunhão também devemos contemplar sob as espécies eucarísticas, na profundidade do nosso espírito, Deus que está passando....
*Fonte: do livro A beleza do Carmo, cap. I.
ORDEM TERCEIRA DO CARMO: A Tua Casa!-01
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2018: Ano do Laicato Carmelitano. A Ordem Terceira do Carmo é a tua casa! www.facebook.com/ordemterceiradocarmo (Melhores informações com o Delegado Provincial, Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
*O ESPÍRITO MISSIONÁRIO DO CARMELO- 01
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Frei Pedro Caxito O. Carm. In Memoriam
DE UTILIDADE PARA A SALVAÇÃO PRÓPRIA E DO PRÓXIMO»
Em 1247, com a Bula PAGANORUM INCURSUS de Inocêncio IV as primeiras gerações de frades carmelitas, que nesta época tinham emigrado da Palestina para o novo contexto sócio-eclesial da Europa, viveram a primeira evolução da sua história: a Bula do Papa dava a possibilidade de transformar a sua forma de vida prevalentemente contemplativa em vida "contemplativa e ativa ao mesmo tempo", de orientar-se, portanto, para um modo de vida capaz "de ser de utilidade para a salvação própria e do próximo".
Ao longo dos séculos esta consciência missionária, ainda que às vezes dilacerada por um falso dilema ação-contemplação, sempre foi cultivada no Carmelo, assumindo formas e linguagem diversas conforme o contexto sócio-cultural e eclesial.
UMA POSSÍVEL TIPOLOGIA
Contemplando o passado e o presente, podemos dizer que na Família do Carmelo o espírito missionário é vivido como:
- Testemunho-irradiação do estilo de vida: criar novas "colmeias" para recolher o divino mel da contemplação, como se diz em alguns escritos da Idade-Média; ser "espelho", testemunho da divina presença do Deus-Trindade, escrevem nossos místicos.
- Evangelização ou direta assunção de responsabilidades pastorais: para "salute animarum", para "utilidade do próximo".
- Proposta de itinerários mistagógicos até à experiência de Deus: é a forma de serviço privilegiada pelos nossos místicos (em particular João da Cruz, João de São Sansão, Miguel de Santo Agostinho, Isabel da Trindade).
- Formação teológica ou cultural: neste ponto distinguem-se os nossos teólogos e literatos (Geraldo de Bolonha, João Bachonthorp, Miguel Aiguani, Guido de Pisa e outros), assim como os nossos Institutos Apostólicos Femininos.
- Solidariedade para com os pobres: Ângelo Paoli chamado "Pai-Caridade"; dizia: "Quem ama a Deus deve procurá-lo entre os pobres"; e ainda Maria Ângela Virgili chamada "Mãe-Caridade" e os nossos Institutos Apostólicos Femininos.
- Promoção da justiça, da paz e do encontro ecumênico: recordemos Pedro Tomás, André Corsini, Aloísio Rabatà, Tito Brandsma.
Existe na base destas formas de serviço uma constante que a todas atravessa: a atenção pelas situações da Igreja e do mundo, com o fito de ser dentro da Igreja e do mundo uma presença viva, encarnando um aspecto do nosso carisma ou da nossa espiritualidade. Em poucas palavras podemos afirmar que a "koinonia" fraterna e a dimensão contemplativa da vida qualificam o espírito missionário do Carmelo como o modo de ser e de agir na comunidade eclesial e no mundo, em vista da construção do Reino de Deus.
*0 CARMELO A SERVIÇO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO: Carisma, Espiritualidade e Missão - apontamentos. - Fraternità Carmelitana- Pozzo di Gotto - 1993. Tradução, Frei Pedro Caxito O.Carm. In Memoriam (São Romão-MG. *31/12/1926. São Paulo. + 02 / 09/ 2009).
NOITE CULTURAL-01: OTC em SP
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Imagens da Noite Cultural no Encontro da Ordem Terceira do Carmo em São Paulo em março-2018.
OS LEIGOS E O CARMELO.
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*Frei Patrício Sciadini, ocd.
O Carmelo surgiu de um grupo de leigos que, desejosos de viver uma vida evangélica mais autêntica, inspirando-se no profetismo de Elias, pediram ao Patriarca de Jerusalém, Alberto, uma Regra, umas normas que regulassem a vida de cada dia, o relacionamento entre eles, com o povo, e com Deus. Tudo isto aconteceu no século XIII, isto é, entre o ano 1209-1211. Lentamente este grupo dos eremitas do monte Carmelo foi se clericalizando, perdendo a sua <laicidade>. A espiritualidade carmelitana foi influenciando homens e mulheres do povo que participavam da vida litúrgica nas igrejas e conventos dos carmelitas. Todos nós absorvemos a cultura, a religiosidade do ambiente que freqüentamos. E contagiamos com a nossa cultura e religiosidade os que de nós se aproximam. Esta comunhão benéfica é de per si evangelizadora. A devoção ao escapulário e à nossa Senhora do Carmelo se espalha rapidamente na cidade onde há conventos carmelitanos, e onde os carmelitas chegam logo se preocupam em sua pastoral em infundir sua espiritualidade e devoções.
Ninguém de nós é uma ilha. Porquanto vivamos longe e separados do convívio com os outros, sempre o vento do Espírito chega ao conhecimento dos outros criando assim laços de comunhão e de pertença.
É interessante notar como a vida dos primeiros carmelitas descalços: Santa Teresa de Ávila e são João da Cruz foi fermentando um novo estilo de vida não somente dentro dos conventos por eles fundados mas também na sociedade que eles frequentavam...Onde passavam deixavam o desejo de imitar este estilo de vida, de rezar, de ser.
Assim, ao redor de “Teresa de Jesus e de João da Cruz” há leigos e leigas que bebem desta espiritualidade, criando grupos de amigos e de simpatizantes. Estes grupos podemos considerar como pré-história das fraternidades laicais do Carmelo Descalço. A leitura dos escritos dos santos do Carmelo cria uma multidão de amigos do Carmelo, que vivem, se alimentam e difundem a nossa espiritualidade, mesmo que não façam parte – juridicamente - da Ordem.
Os santos do Carmelo com seus escritos tornaram-se mestres de espiritualidade na Igreja e são lidos, admirados e seguidos por muitos dentro e fora do cristianismo. Eles não pertencem somente ao mundo da Igreja, mas são propriedade da humanidade. Basta relembrar os mais importantes: “Teresa de Jesus, João da Cruz, Teresinha do Menino Jesus, Elisabeth da Trindade, Edith Stein, Teresa de los Andes”, cuja doutrina é alimento espiritual para quem busca com sinceridade ao Senhor, e procura modelos de vida que sejam luz no caminho, às vezes tenebroso e difícil da vida.
*ESPIRITUALIDADE DO CARMELO PARA OS LEIGOS. VIII Encontro da Comissão Mista OCD – OC. Recife: 16-23 de junho de 2002.
*Mística e Profecia no Carmelo: As Monjas Carmelitas-03
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*Mística e Profecia no Carmelo: As Monjas Carmelitas-03
Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL.
(Este trabalho contou com a preciosa colaboração de Irmã Maria Madalena da Cruz, do Carmelo de Brasília, e Irmã Maristella do Espírito Santo, do Carmelo de Montes Claros, ambos Carmelos da Associação São José, no Brasil)
JUSTIÇA E PAZ: LUTAR PELA RECONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA SOCIAL MAIS JUSTA E MAIS FRATERNA
Graças à sua vocação contemplativa, ao seu “meditar dia e noite na Lei do Senhor”, a carmelita vai penetrando no mistério de Deus revelado em sua Palavra, Jesus, e a partir desta descoberta é capaz de traçar metas para uma luta pela justiça e paz na humanidade. Mesmo sem ter consciência disto, ela acaba por fazer sua análise de conjuntura, percebendo onde está a raiz das injustiças e da falta de paz no mundo. Mas o que mais ajuda nesta luta pela justiça e a paz é, com certeza, o testemunho que ela é chamada a dar, através de sua convivência em Comunidade.
Reconstrução a partir de dentro
Tendo Maria como Mãe e Mestra, nossos mosteiros são convidados a ser escolas de fraternidade, pois foram idealizados como “colégio de Cristo”, como família. “Como mãe de tantos, Maria fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus.”[1]
Mas, pergunto-me se de fato nossas Comunidades estão sendo lugares de convivência justa e fraterna? Será que não nos deixamos envolver por competições, sede de poder, onde a pessoa acaba valendo menos que a lei? Ou nos colocamos como o centro de todo cuidado e atenção, à custa do sacrifício de toda uma Comunidade que espera de cada religiosa um testemunho de “despojamento de si, caridade fraterna e humildade”, como nos sinaliza o Caminho de Perfeição?
Nosso grande desafio hoje continua a ser este: de lutarmos pela reconstrução de nossa convivência social interna mais justa e fraterna, ou seja, de formarmos Comunidades que sejam de fato orantes e fraternas, espelhos da Trindade Santa. Formamos uma família com os frades carmelitas descalços, mas nosso relacionamento fraterno precisa ser purificado, reconstruído, passando da dependência ao respeito mútuo, à reciprocidade, dando testemunho de que somos irmãos e irmãs que se amam e se ajudam na caminhada do mesmo ideal, construindo juntos o Carmelo na América Latina.
Temos muitos recursos que nos são oferecidos pela nossa própria vocação para este reconstrução:
- Oração pessoal e comunitária: a oração vai abrindo horizontes de auto-conhecimento, auto-aceitação e também de conhecimento da realidade da comunidade e suas possibilidades de crescimento. Ao nos reunirmos para a oração litúrgica sete vezes ao dia nos vemos obrigadas a estar próximas fisicamente, a sentirmos a presença umas das outras, a enfrentarmos as dificuldades relacionais sem fuga. Por outro lado a própria oração litúrgica, máxime os Salmos, nos fala da vida; eles são espelhos de nossas atitudes e nos levam a um refazer de relações, transformando a proximidade física também em proximidade espiritual.
- Diálogo fraterno: A nossa Regra nos convida ao diálogo comunitário e crescimento fraterno: “Aos Domingos, ou noutros dias quando necessário, reuni-vos para tratar da observância da vida comum e do bem espiritual das pessoas.”[2] Embora durante séculos estes momentos da vida das Comunidades se reduzissem a meros formalismos, após o Concílio Vaticano II houve um esforço de se introduzir o diálogo com maior liberdade e transparência. O diálogo frades/monjas pode ser uma excelente ajuda mútua na realização vocacional e na elaboração de projetos comuns, dentro do âmbito e respeito de cada realidade. A presença dos Frades Carmelitas Descalços e do Assistente religioso em nossas Associações dos Carmelos no Brasil tem sido uma boa experiência de caminho conjunto no conhecimento recíproco e na elaboração de projetos e cursos.
- Silêncio e solidão: O silêncio e a solidão, mais do que elementos ascéticos, são para a carmelita o ambiente do encontro com o Senhor da vida e do encontro consigo mesma. Como nosso horário está mesclado de elementos comunitários e eremíticos, estes últimos se tornam terapêuticos para a cura de nossas relações fraternas. Após qualquer desencontro inter-pessoal, com o retorno ao silêncio e à solidão, somos convidadas a repensar nossas atitudes e a buscar uma solução no amor. Não há meios paliativos nem subterfúgios; se queremos ser pessoas livres e pacíficas temos que enfrentar as situações difíceis pela frente e resolvê-las com maturidade.
- O mesmo ideal vocacional: Fomos chamados a uma mesma vocação na Igreja e pela Igreja e este chamado nos dá forças e inspiração na solução de problemas comunitários e nos lança numa busca da verdadeira fraternidade, desprovida de toda ilusão e sentimentalismo. O amor é uma decisão inerente à nossa vocação e deve ser buscado com todas as forças até o fim da vida.
A partir desta perspectiva podemos ver que nossa luta pela justiça e pela paz começa dentro de nossas casas, em nossa Ordem, mas não fica apenas aí. A partir da solidão do claustro lançamos um desafio e convite aos que, desde as mais variadas maneiras de encontros – nem sempre geradores de relação profunda, diálogo e interação – estão buscando a experiência de uma verdadeira relação: sejamos construtores de fraternidade, na justiça e na paz!
*II-Congresso ALACAR. Tema: Mística e Profecia no Carmelo. BOGOTÁ, COLOMBIA. OUTUBRO 2009- Na experiência e na vivência das monjas, por Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL
[1] D.A. 267
[2] R 15
*Mística e Profecia no Carmelo: As Monjas Carmelitas-02
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Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL.
(Este trabalho contou com a preciosa colaboração de Irmã Maria Madalena da Cruz, do Carmelo de Brasília, e Irmã Maristella do Espírito Santo, do Carmelo de Montes Claros, ambos Carmelos da Associação São José, no Brasil)
NOVA CONSCIÊNCIA, NASCIDA DA CERTEZA DE “DEUS CONOSCO” – LIBERDADE INTERIOR
Toda a formação carmelitana nos impulsiona a uma nova consciência de nossa realidade como pessoas e como consagradas na vida contemplativa, de nossa atuação na sociedade e na Igreja, da importância da vivência dos valores essenciais à vida. A oração verdadeira leva necessariamente a uma inserção na história, por isso a alienação não condiz com a vida contemplativa. Se temos a experiência de um Deus próximo que caminha conosco, nossa consciência vai se abrindo à novidade que este mesmo Senhor nos apresenta cada dia de nossa vida. Porém esta abertura só acontece a partir de um encontro real conosco mesmas, um encontro que nos leve à liberdade interior. “A pessoa sempre procura a verdade de seu ser, visto que é esta verdade que ilumina a realidade de tal modo que possa se desenvolver nela com liberdade e alegria, com gozo e esperança.”[1]
A liberdade é o dom mais apreciado e que nos torna mais semelhantes a Deus, pois Deus é infinita liberdade porque é Amor infinito. Ao buscá-la vamos descobrindo o caminho da verdade. Somente pela verdade conseguimos alcançar a liberdade, pois verdade e liberdade são irmãs que andam sempre juntas. Em nossa vivência e experiência de carmelitas sentimos como meta de vida alcançar esta liberdade interior.
A experiência do Deus vivo nos dá a certeza de que Ele está conosco e nos impulsiona para o bem e o amor. É ele que forma em nós a “pessoa nova”, conformes “à imagem de Seu Filho”, no amor. Para que esta configuração com Cristo seja verdadeira somos convidadas a passar pela purificação descrita por nosso Pai São João da Cruz como as “noites”. Sem estas noites do sentido e do espírito é impossível alguém atingir a liberdade interior. Através deste trabalho árduo que passa necessariamente pelo auto-conhecimento e auto-aceitação, o Senhor vai nos introduzindo no espaço de liberdade interior onde só a vontade de Deus nos interessa. Esta liberdade nos faz ver o outro com olhos de misericórdia, pois ao nos vermos necessitadas da misericórdia do Senhor, somos mais misericordiosas com os demais. Experimentamos nossa fraqueza e miséria e sabemos o que é ser pobre, frágil, capaz de quedas e daí, desta experiência pessoal, nos abrimos a novos horizontes de comunicação no amor com aquelas pessoas que convivem conosco ou que nos procuram em busca de paz.
Ser livre para libertar
Na vida dos santos se percebe esta liberdade que ultrapassa todo entendimento e que os torna corajosos e audazes. No Carmelo, embora se viva uma estrutura e costumes rígidos, somos convidadas a esta liberdade, a não nos deixar manipular pelo egoísmo nem pelos falsos valores que vão obscurecendo nossa consciência e não nos deixam ver com clareza a vontade de Deus sobre nós e sobre o outro. A pessoa livre é capaz de saber esperar a hora de Deus para o outro, mas é capaz também de provocar esta hora, como Maria nas Bodas de Caná. O respeito e a ternura são outras faces da liberdade interior. Com os olhos fixos no Senhor, no Deus conosco, vamos nos deixando moldar na nova consciência que nos impulsiona na construção do Reino, sem medo de sermos livres. Não são as grades de nossa casa que nos prendem. A liberdade é o grande ideal que trazemos em nós. Até chegar aquele momento em que, libertos do corpo, nos uniremos para sempre Àquele que nos amou por primeiro.
Olhando o exemplo de tantas Irmãs que viveram entre nós e que, com o passar dos anos, foram se transformando em novas pessoas, livres de tantas arbitrariedades e capazes de um amor sem preconceitos nem medos, vemos como foi bom terem passado por provações e noites. Ao ver como seu temperamento aos poucos foi moldado, seus limites foram transformados em oportunidades, sua sabedoria de vida foi superando toda estrutura humana e fazendo delas verdadeiros sustentáculos de nossas Comunidades, ainda que fisicamente estivessem extremamente frágeis, nos damos conta do que nos diz a Palavra de Deus: “Para o justo não há lei!” Elas se tornaram pessoas livres, capazes de um profetismo sem medo, buscando em tudo somente a vontade de Deus como bússola.
Somente a pessoa livre pode ser instrumento de libertação. Daí o nosso empenho em trabalhar bem a nossa formação integral e de nossas Comunidades, para que sejam moldadas nelas pessoas com capacidade de se libertar de tudo que lhes impede de caminhar no “espaço amplo” do amor, que passa necessariamente pela “porta estreita” da renúncia de si, da capacidade martirial de entrega e de abandono confiante nas mãos do Pai Deus, de amor incondicional aos irmãos e irmãs. Este “ser livres” irá nos fazer “ser tais”, como Santa Teresa tanto desejou fossem suas filhas e filhos.
*II-Congresso ALACAR. Tema: Mística e Profecia no Carmelo. BOGOTÁ, COLOMBIA. OUTUBRO 2009- Na experiência e na vivência das monjas, por Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL
[1] D.A. 42
*Mística e Profecia no Carmelo: As Monjas Carmelitas-01
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Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL.
(Este trabalho contou com a preciosa colaboração de Irmã Maria Madalena da Cruz, do Carmelo de Brasília, e Irmã Maristella do Espírito Santo, do Carmelo de Montes Claros, ambos Carmelos da Associação São José, no Brasil)
A VOCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO DEUS VIVO
“A vocação das Carmelitas Descalças é um dom do Espírito, que as convida a uma ‘misteriosa união com Deus’, vivendo em amizade com Cristo e intimidade com a Bem Aventurada Virgem Maria; a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja.”[1] Esta definição da vocação da carmelita traz uma síntese de toda a nossa vida. Oração e amor à Igreja fazem as bases de nossa caminhada, tendo Maria a nos ensinar em seu Magnificat e em sua vida o verdadeiro profetismo que é a escuta da Palavra de Deus, a acolhida do irmão necessitado e a denúncia das injustiças que desfiguram a imagem de Deus na pessoa humana.
Toda a obra fundacional teresiana é fruto da experiência que Teresa teve do Deus vivo que irrompeu em sua vida, conduzindo-a pelos caminhos da intimidade com Ele pela oração. Portanto desde as raízes nossa vocação está intimamente ligada à experiência do Deus vivo, uma experiência que, segundo nosso Pai João da Cruz, fica sempre aquém de quem Ele é. Na verdade tocamos apenas nos “rastros deixados pelo Amado”, contudo podemos dizer que “experimentamos” algo de Deus nestes rastros. Em Aparecida encontramos a síntese do que deve ser nossa vida: “De maneira especial, a América Latina e o Caribe necessitam da vida contemplativa, testemunha de que somente Deus basta para preencher a vida de sentido e de alegria. ‘Em um mundo que continua perdendo o sentido do divino, diante da supervalorização do material, vocês queridas religiosas, comprometidas desde seus claustros a serem testemunhas dos valores pelos quais vivem, sejam testemunhas do Senhor para o mundo de hoje, infundam com sua oração um novo sopro de vida na Igreja e no homem atual’.”[2]
E onde se realiza esta experiência do Deus vivo?
Os lugares do encontro com o Senhor em nossa vivência de Monjas Carmelitas Descalças a meu ver são três:
- A Oração: No silêncio e na solidão de nossa comunhão com o Senhor experimentamos o Deus de amor que nos acolhe, nos conhece, nos perdoa, nos cura, nos liberta, enfim, que nos ama com entranhas de “Pai-Mãe”. Experimentamos sua brisa suave nos falando na paz como também sua tempestade violenta nos falando nos turbilhões dos acontecimentos história. Nós nos encontramos com o Deus vivo, o Deus que tem o mundo em suas mãos mas que respeita a liberdade do ser humano que vai construindo ou destruindo, semeando ou colhendo, que faz acontecer o projeto de Deus ou simplesmente coloca barreiras a este projeto. Nossa oração é simples, despojada de artificialismos, objetiva, indo direto ao coração de Deus para beber nesta fonte a água viva que nos revela a face do Deus vivo.
- A Comunidade: Experimentamos o Senhor na vida comum do mosteiro, no dia a dia tão igual na aparência e tão diferente na sua essência que transcende nosso entendimento. No relacionamento fraterno de nossas Comunidades experimentamos Jesus que cuida, que olha com ternura, que sofre e que se alegra. Com olhos abertos à realidade de cada Irmã pode-se sentir o pulsar do coração misericordioso do Senhor. Mas também corremos o risco de fechar os olhos a esta presença escondida do Senhor, vendo apenas a Irmã com suas qualidades, seus defeitos e limites, sem olhar o mistério que ela encerra em si como pessoa, como consagrada, como carmelita.
- O Ardor Apostólico: Não existe oração verdadeira sem um olhar mais aberto à realidade do mundo. O “amor à Igreja” significa o amor a toda pessoa que está sobre a terra e a busca de fazer chegar até esta pessoa a revelação do rosto de Deus, vivo e atuante na história, o Deus que é amor e vive “buscando a quem amar”, segundo São João da Cruz. O ardor apostólico da Carmelita se manifesta na entrega de toda a sua vida, de cada ato de seu dia, dos “pequenos nadas” que tem a oferecer com a intenção de fazer jorrar a verdadeira vida no coração das pessoas. A experiência do Deus vivo faz com que a carmelita torne-se presente às necessidades do seu povo que está a caminho, a impele a contemplar o Deus encarnado, o Cristo, em tantos rostos abatidos e perdidos, como “ovelhas sem pastor”. Esta é a força matriz que a faz submergir em Cristo e “com Ele, por Ele e Nele” oferecer-se ao Pai em prol da Humanidade. A experiência do Deus vivo é sempre geradora de esperança e vida plena.
Em conclusão podemos dizer que a vocação do Carmelo é a vocação da comunhão, pois a experiência de Deus vivo perpassa toda a nossa vida e não nos deixa isoladas, mas nos lança ao encontro do outro para realizar com ele a experiência da vida em plenitude.
*II-Congresso ALACAR. Tema: Mística e Profecia no Carmelo. BOGOTÁ, COLOMBIA. OUTUBRO 2009- Na experiência e na vivência das monjas, por Irmã Maria Elizabeth da Trindade (Elizabeth Fátima Daniel) Carmelo São José, Passos (MG), BRASIL
[1] Constituições das Carmelitas Descalças, 10
[2] Documento de Aparecida, 221
É A HORA DO CARMELO DESCALÇO SECULAR.
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*Frei Patrício Sciadini, ocd.
Sempre o Carmelo teve uma forte acolhida dentro e fora da Igreja, pela sua espiritualidade e pela universalidade da doutrina dos seus místicos mais conhecidos. Embora por caminhos diferentes, todos almejam o encontro com o Absoluto. Todos os que sentem sede do infinito sentem-se também à vontade com os místicos do Carmelo. Uma Santa Teresa de Ávila ou um São João da Cruz são amados por todos. A poesia mística encontra, especialmente nestes dois grandes santos, a sua mais alta expressão. O caminho do “Nada para chegar a possuir o Tudo” seduz e dá coragem para percorrer os caminhos da noite, subir a montanha e desejar chegar ao cimo, onde não há outra coisa que a liberdade plena. Deus, com seu amor e plenitude, habita dentro de nós, onde está a verdadeira nascente de todo o bem. Somente quem encontra a Deus e por Ele se deixa encontrar, chega ao conhecimento de si mesmo. Fora de Deus não conseguimos nos conhecer e descobrir a nossa verdadeira e autêntica identidade. O fenômeno místico e a experiência oracional pertencem ao ser humano que busca, com sinceridade a verdade. É a mesma Edith Stein, que percorreu o caminho do rígido judaísmo, fez-se atéia por opção e entrou na Igreja católica por convicção e fé, quem chega a dizer: “por muitos anos a minha única oração foi a busca da verdade. Muitas pessoas se perguntam: por que os místicos do Carmelo são sempre atuais, e depois de séculos de história conservam a própria vitalidade e fascínio?
Eu encontro uma única resposta, que me parece válida: porque eles não se detém na reflexão do passageiro ou do relativo, mas fixam a sua atenção no que é essencial para todas as épocas e períodos históricos, isto é: a busca e o encontro com Deus.
“Onde é que te escondeste,
Amado, e me deixaste com gemido?
Como o cervo fugiste,
Havendo-me ferido;
Saí, por ti clamando, e eras já ido.” (Cântico 1)
“Em uma noite escura,
De amor em vivas ânsias inflamada,
Oh, ditosa ventura!
Saí sem ser notada,
Já minha casa estando sossegada.” (Noite 1)
“Oh, chama de amor viva
que ternamente feres
de minha alma no mais profundo centro!
Pois não és mais esquiva,
Acaba já, se queres,
Ah! Rompe a tela deste doce encontro.” (Chama 1)
Estas três estrofes de João da Cruz são uma amostra do que o ser humano vai buscando sempre, e sente-se inquieto até que não o encontra. Mas nunca podemos esquecer que o encontro com Deus nunca é pleno, sempre será parcial. No mesmo instante que o encontramos, nós o buscamos de novo. Mas onde buscá-lo? É Teresa quem nos diz que nós somos um castelo luminoso.
“...Falo de considerar a nossa alma como um castelo todo de diamante ou de cristal muito claro onde há muitos aposentos, tal como no céu há muitas moradas. A bem da verdade, irmãs, não é outra coisa a alma do justo senão um paraíso onde Ele disse ter Suas delícias. Pois não achais que assim será o aposento onde um Rei tão poderoso, tão sábio, tão puro, tão pleno de todos os bens se deleita?
Não encontro outra coisa com que comparar a grande formosura de uma alma e a sua grande capacidade. De fato, a nossa inteligência – por aguda que seja – mal chega a compreendê-la, assim como ano pode chegar a compreender a Deus; pois Ele mesmo disse que nos criou à Sua imagem e semelhança. Se assim é – e não há dúvida disso -, não há razão para nos cansar buscando compreender a formosura deste castelo. Pois, ainda que entre ele e Deus exista a diferença que há entre Criador e criatura – já que esse castelo é criatura -, basta que Sua Majestade diga que o fez à Sua imagem para que possamos entender a grande dignidade e formosura da alma.” (1Moradas 1,1) Ao ser humano, vazio e disperso, rompido nos seus mais íntimos desejos, não lhe resta outro caminho a não ser o caminho do interior. É dentro dele que está escondido o Deus que tanto procura.
“Grande consolação traz à alma o entender que jamais lhe falta Deus, mesmo quando se achasse(ela) em pecado mortal; quanto mais estará presente naquela que se acha em estado de graça! Que mais queres, ó alma, e que mais buscas fora de ti, se tens dentro de ti tuas riquezas, teus deleites, tua satisfação, tua fartura e teu reino, que é teu Amado a quem procuras e desejas? Goza-te e alegra-te em teu interior recolhimento com ele, pois o tens tão próximo. Aí o deseja, aí o adora, e não vás buscá-lo fora de ti, porque te distrairás e cansarás; não o acharás nem gozarás com maior segurança, nem mais depressa, nem mais de perto, do que dentro de ti. Há somente uma coisa: embora esteja dentro de ti, está escondido. Mas, já é grande coisa saber o lugar onde ele se esconde, para o buscar ali com certeza. É isto o que pedes também aqui, ó alma, quando com afeto de amor, exclamas: onde é que te escondeste?” (Cântico 1,8)
A proposta que o Carmelo pode oferecer aos cristãos do III milênio é o da mística, entendida como busca do essencial, e como vivência dos valores evangélicos que geram os profetas, capazes de endurecer o próprio rosto diante as injustiça, como o servo sofredor de Javé. Quem encontra o Senhor desde o seu lugar, seja no cárcere de Toledo como João da Cruz, ou um Francisco de Assis ou um São João Bosco, terá sempre uma única finalidade: lutar contra o egoísmo humano que escraviza, e libertar o ser humano do pecado para comprometer-se com a verdadeira liberdade. Livre de todas as escravidões e noites: do espírito, dos bens materiais, da pobreza, da descrença...Somente será livre e capaz de libertar aos outros os que encontram o Senhor.
Os carmelitas descalços seculares são os novos evangelizadores do III milênio que, com a oração e a ação, proclamam a força transformadora das bem-aventuranças. E entendem, numa maneira nova, o que diz Teresinha do Menino Jesus: “quero amar a Deus e torná-lo amado”.
*ESPIRITUALIDADE DO CARMELO PARA OS LEIGOS. VIII Encontro da Comissão Mista OCD – OC. Recife: 16-23 de junho de 2002.
NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS/MG
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C O M U N I C A D O Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá”. (João 11,25) A Arquidiocese de Montes Claros, solidária à Comunidade do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, comunica com pesar o falecimento de MADRE ANGÉLICA DA EUCARISTIA, vitimada em acidente automobilístico e se une em orações pela recuperação das Irmãs Maristela e Elizabete, e das Leigas Juliana Marília Coli e Irene Viana Parreira, todas feridas no acidente.
O velório de Madre Angélica será na Capela do Carmelo, no domingo, 3 de junho, das 7h às 20h, com celebrações de missas às 8h30, 10h30, 15h e 17h. Na segunda-feira, dia 4 de junho, Dom José Alberto Moura, Arcebispo Metropolitano, presidirá a missa de exéquias às 9h. Em seguida se fará o sepultamento no cemitério do Carmelo. Pede-se que nas missas em todas as Paróquias, no domingo dia 3 de junho, se coloque a intenção do descanso eterno da Madre Angélica, fundadora do Carmelo de Montes Claros e pela recuperação das Irmãs e das Leigas acidentadas.
Montes Claros, 2 de junho de 2018
+ José Alberto Moura, css Arcebispo Metropolitano
+ João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Coadjutor
Fonte: http://arquimoc.com
NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS/MG: Acidente de carro faz Ir. Maria Angélica, vítima fatal.
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NOTA DA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS/MG: Acidente de carro faz Ir. Maria Angélica, vítima fatal.
Informamos com pesar o falecimento repentino da Irmã Maria Angélica da Eucaristia do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI ocorrida no final dessa manhã em um acidente de carro. Conhecida por todos como Madre Angélica, a religiosa estava no Carmelo de Montes Claros há mais de 40 anos. Outras religiosas que estavam no carro com ela se feriram mas estão bem na Santa Casa. Ainda não temos informações sobre velório, assim que soubermos atualizaremos.
Irmã Maria Angélica da Eucaristia aos 87 anos morreu, vítima de um acidente na BR-135, em Montes Claros, na manhã deste sábado (2). Com ela, mais duas religiosas estavam no carro. Irmã Elizabete que sofreu ferimentos leves e Irmã Maristela que fraturou o fêmur e passará por uma cirurgia. Ambas foram encaminhadas para Santa Casa. Estavam no carro também mais duas leigas, amigas do Carmelo. O motorista da carreta que bateu no carro em que estavam as irmãs carmelitas nada sofreu. A pista ficou interditada nos dois sentidos durante o trabalho de resgate das vítimas. A perícia esteve no local e as causas do acidente serão investigadas.
O Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI fica localizado à avenida Atlântica no Monte Carmelo. Fonte: http://arquimoc.com
Freira morre e quatro ficam feridas em acidente na BR-135, em Montes Claros
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Vítimas estavam em um carro que foi atingido na lateral por uma carreta; Arquidiocese confirmou que as freiras fazem parte do convento das carmelitas.
Uma freira de 87 anos morreu e quatro ficaram feridas em um acidente na BR-135, em Montes Claros, na manhã deste sábado (2). As vítimas estavam em um carro, que foi atingido por uma carreta. Testemunhas disseram aos bombeiros que o veículo de carga foi desviar de outro automóvel e bateu na lateral do carro. A idosa estava no banco do passageiro e morreu no local.
A motorista ficou presa às ferragens e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. As quatro religiosas foram encaminhadas ao hospital pelo Samu e Bombeiros. Elas têm 38, 44, 45 e 50 anos. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.
A rodovia ficou interditada nos dois sentidos durante o trabalho de resgate das vítimas. A perícia esteve no local e as causas do acidente serão investigadas.
A Arquidiocese de Montes Claros confirmou que a irmã Maria Angélica, conhecida como Madre Angélica, pertencia ao convento Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, assim como as quatro pessoas que ficaram feridas no acidente.
Velório
De acordo com a Arquidiocese, o corpo de Madre Angélica será velado na Capela do Carmelo, no domingo (3), das 7h às 20h, com celebrações de missas às 8h30, 10h30, 15h e 17h. Na segunda-feira (4), Dom José Alberto Moura, Arcebispo Metropolitano, presidirá a missa de exéquias às 9h. Em seguida se fará o sepultamento no cemitério do Carmelo. Fonte: https://g1.globo.com
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