ALACAR: 1º Dia. As Conversões de Santa Teresa de Jesus-04
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“A verdadeira experiência de Deus em Santa Teresa não foi nos “momentos místicos” ou na forte experiência de oração, mas nas limitações e nos pecados diários”. Frei Osvaldo Escobar OCD, Provincial dos Carmelitas Descalços de El Salvador.
ALACAR: 1º Dia. As Conversões de Santa Teresa de Jesus-03
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“Para Santa Teresa cada vez mais que amamos a Deus amamos o nosso próximo. É impossível amar a Deus, pensar em Deus, falar com Deus e não suportar, perdoar, compreender e aceitar o próximo”. Frei Osvaldo Escobar OCD, Provincial dos Carmelitas Descalços de El Salvador.
ALACAR: 1º Dia. As Conversões de Santa Teresa de Jesus-02
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“Para Santa Teresa a experiência mística deixa mudança na vida. Se a nossa experiência espiritual ou a nossa oração não nos converte, não passa de uma oração vazia”. Frei Osvaldo Escobar OCD, Provincial dos Carmelitas Descalços de El Salvador.
ALACAR: 1º Dia. As Conversões de Santa Teresa de Jesus
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Frei Osvaldo Escobar OCD, Provincial dos Carmelitas Descalços de El Salvador.
“Uma monja descontente eu temo mais que o demônio” Santa Teresa de Jesus.
“Podemos dizer que um Frade ou Leigo Carmelita descontente é terrível. Temos que temer mais que o demônio”. Frei Osvaldo Escobar OCD, Provincial dos Carmelitas Descalços de El Salvador.
ALACAR: Abertura-01.
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Imagens do Encontro da ALACAR - Associação Latino Americana dos Carmelitas. De 26 a 31/10/2015. No vídeo, abertura com a Santa Missa no dia 26 (1º Vídeo) .CÂMERA E REPORTAGEM: Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista/RJ. Casa de Retiro dos Carmelitas Descalços de El Salvador. 26 de outubro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Uma nova espiritualidade
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Frei John Welch, O. Carm. Whitefriars Hall, Washington
As testemunhas contemporâneas do Carmelo que testemunharam sua fé no meio de um sofrimento monstruoso, são as vítimas dos campos de concentração, Titus Brandsma e Edith Stein. Brandsma resistiu à propaganda nazista e Stein se identificou com seu povo perseguido. Eles foram presos na poderosa corrente do mal social do Século 20. Na experiência de serem despojados de toda segurança e apoio, estes carmelitas deram testemunho de uma vida de fé, esperança e amor no meio das condições mais difíceis. No reconhecimento de seu testemunho a Igreja confirma a autenticidade de suas vidas e os coloca entre aqueles arriscaram tudo no seguimento de Cristo. A regra do Carmelo conduz a várias formas de ser discípulo, mas todas levam a abraçar a Cruz.
Os Gerais das duas Ordens Carmelitas nos chamam a uma ”nova espiritualidade” para complementar a “nova evangelização”. Esta nova espiritualidade surgirá do crescente conhecimento que o Carmelo vai tendo sobre a realidade mundial que as pessoas experimentam? Enquanto o rosto do Carmelo vai mudando e entram novos membros na ordem, especialmente vindos dos países mas povoados e pobres, a situação das massas empobrecidas do mundo chegarão às portas do primeiro mundo. A internacionalidade da ordem e o vinculo internacional da família carmelitana nos oferecem uma oportunidade única para escutar o Espírito nos diversos contextos, e esta escuta nos desafia a dar uma resposta.
João Paulo II ampliou a imagem da noite escura de João da Cruz para incluir os sofrimentos do mundo moderno:
Nossa época conheceu tempos de sofrimento que nos tem feito compreender melhor esta expressão e dar-lhe um certo caráter coletivo. Nossa época fala do silêncio ou da ausência de Deus. Conheceu tantas calamidades, tantos sofrimentos infligidos pelas guerras e por matanças de tantos seres inocentes. Usamos agora o termo noite escura para todos os aspectos da vida e não somente par uma fase da viagem espiritual. Recorremos à doutrina do santo como resposta a este mistério do sofrimento humano.
Faço referência específica ao mundo do sofrimento. Sofrimento físico, moral, espiritual, como as doenças, como as pragas da fome, a guerra, a injustiça, a solidão, a falta de sentido da vida, a fragilidade da existência humana, o doloroso conhecimento do pecado, a aparente ausência de Deus; são para o crente experiências purificadoras, às quais se podem chamar noite da fé .
A esta existência São João da Cruz deu o nome simbólico e evocador de noite escura e se refere explicitamente à inquietante obscuridade do mistério da fé . Ele não tenta dar resposta ao terrível problema do sofrimento na ordem especulativa; mas à luz das Escrituras e da experiência descobre algo da maravilhosa transformação que Deus efetua na escuridão, posto que, “... de modo tão sábio e formoso sabe ele tirar dos males bens;...” (Cant. B 23: 5). Finalmente, nos dispomos a viver o mistério da morte e a ressurreição de Jesus em toda sua verdade.
SANTA TERESA D`ÁVILA: O amor obscuro de Deus.
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Frei John Welch, O. Carm. Whitefriars Hall , Washington
Teresa de Ávila advertiu que as lutas dentro de nossos frágeis psiquismos são muito mais difíceis que as externas. Teresa teve que vencer muitos obstáculos em sua reforma. Teve que lutar com os opositores, com a compra de casas adequadas para suas comunidades, contratar operários para reformá-las, arrecadar fundos para sua manutenção, recrutar membros para a comunidade, relacionar-se com vários eclesiásticos que não a apoiavam, viajar pelos difíceis caminhos da Espanha em más condições e enfrentar algum litígio com a corte.
Não obstante, ela comunicou que estas batalhas não se comparam com as batalhas enfrentadas em sua alma, enquanto ela se ocupava de suas profundidades na oração. “...Escutar Sua voz dá mais trabalho que não escutá-la”. Pode parecer que a reflexão de Teresa sobre o “entrar em si mesmo” seria como ir para casa; que as batalhas de fora são uma coisa, mas dentro da alma tudo é harmonia. Entretanto, foi o contrário, pois ao entrar em seu interior, verificava que estava em guerra consigo mesma.
A oração lança luz sobre aspectos de nossa alma que anteriormente não tínhamos examinado. As compulsões, os apegos, as maneiras não autênticas de viver, o falso eu, e os falsos deuses, tudo sai à luz enquanto a pessoa vai se afinando mais na verdade. Esta desagradável experiência pode conduzir ao medo, à debilidade do coração e à tentação de abandonar o itinerário existencial. O chamada de Teresa à valentia e a determinação através de uma vida de oração não é demasiadamente dramática. Aquilo de que a alma necessita, escreveu Teresa, é do conhecimento de si mesma. E a porta desse conhecimento de si mesma, a porta ao interior do castelo, é a oração e a reflexão.
Sem um esforço orante, nos manteremos desesperançosamente fechados na periferia de nossas vidas perguntando aos outros e à criação o que somente Deus pode nos dizer, isto é, quem somos. Sem um verdadeiro centro que emerja de nossas vidas, viveremos com muitos “centros”, fragmentados e dispersos, pedindo a cada um deles que realize os desejos do nosso coração. O único antídoto contra a morte certa que decorre do apego aos ídolos, é a dolorosa batalha que supõe entrar em si mesmo através da oração.
Os leitores modernos podem simpatizar com Teresa enquanto ela enumera as dificuldades de sua vida que são, ter sido elogiada demais, injustamente criticada, tendo além de tudo que sofrer as contradições de homens bons que pensavam que suas experiências de oração vinham do demônio e diariamente tinha que enfrentar-se a sua saúde precária.
Porém sua experiência mais difícil surgiu justamente quando sua relação com o Senhor era mais íntima. Ela começou a questionar todo seu itinerário existencial, perguntando se tudo não fora criado por sua imaginação, ou, se era de fato a presença de Deus em sua vida. Teria imaginado que Deus tinha sido bom com ela no passado? Ela própria tinha sido boa no passado ou tinha imaginado isso? Em outras palavras, quando se esperaria que a amizade com Deus fosse base sólida, então surgiram as dúvidas. Há alguém em casa, no centro? Tendo entregado sua vida e sua melhor energia ao seguimento dessa “chama” , ela começou a perguntar-se se tudo era ilusão.
A pergunta também seria feita de outra maneira: O final será todo bom? Tudo isso: a criação, o plano da salvação, o próprio Deus, é para nós? Ou somos uma paixão inútil? O imenso desejo de nosso coração, a fome da alma, serão frustrados no final de tudo? Ou existe uma realidade, um amor do tamanho do nosso desejo? Todas estas perguntas estão no coração do peregrinar humano.
O tempo, a perseverança, e a graça de Deus, deram a Teresa a resposta às suas dúvidas. Mais tarde ela nos fala da ausência dessas dúvidas que lhe corroíam a alma, e da certeza de uma relação profunda, mas não preocupante com o Senhor. Porém, ainda nessa condição que ela identifica com o “desponsório espiritual” diz que confia mais no sofrimento. Ainda nos momentos em que estava presa na periferia da vida, ela sabia que o discípulo de Jesus levaria a cruz e que através desta surgiria a vida. Ela não construía cruzes artificiais em sua vida, mas também não fugia das cruzes que a vida lhe apresentava. Ela tinha aprendido a confiar nesse, às vezes, obscuro amor de Deus.
ALACAR: Visita ao túmulo de Dom Oscar Romero.
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Imagens da visita O. Carm- OCD ao túmulo de Dom Oscar Romero na Catedral de San Salvador, em El Salvador, por ocasião do Encontro da ALACAR - Associação Latino Americana dos Carmelitas. De 26 a 31/10/2015.
CÂMERA E REPORTAGEM: Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista/RJ. Casa de Retiro dos Carmelitas Descalços de El Salvador. 26 de outubro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
ALACAR: A Palavra do Padre Provincial.
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O Frei Evaldo Xavier, Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas, fala sobre a importância da ALACAR - Associação Latino Americana dos Carmelitas. O encontro O.Carm e OCD de 26 a 31/10/2015 em San Salvador-El Salvador.Casa de Retiro dos Carmelitas Descalços de El Salvador. 26 de outubro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
*Comunhão aos divorciados: o confessor é quem decide
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"Os tempos mudam, e nós, cristãos, devemos mudar continuamente", mudar "firmes na fé em Jesus Cristo, firmes na verdade do Evangelho, mas a nossa atitude deve se mover continuamente de acordo com os sinais dos tempos. Somos livres. Somos livres pelo dom da liberdade que Jesus Cristo nos deu". É o convite que Francisco repetiu várias vezes na homilia da missa celebrada na manhã dessa sexta-feira em Santa Marta. Um convite a agir "se medo" e "com liberdade", mantendo-se longe dos conformismos tranquilizantes, que o papa fez comentando a carta de São Pauloaos Romanos.
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada no jornal La Stampa, 24-10-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Não há conexões diretas com o penúltimo dia do Sínodo sobre a família, que iniciou duas horas depois com a discussão sobre o esboço do documento final, mas as palavras de Francisco são uma chave de leitura: "É próprio da sabedoria cristã conhecer essas mudanças, conhecer os diversos tempos e conhecer os sinais dos tempos".
E, para compreendê-los, explicou o Papa Bergoglio, é preciso "discernir", "com o silêncio, com a reflexão e com a oração". Isso foi o que tentaram fazer os 270 Padres sinodais que, por três semanas, discutiram sobre a família e sobre como anunciar o ensinamento do Evangelho nas sociedades sujeitas nessas últimas décadas a mudanças profundas...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/548249-comunhao-aos-divorciados-o-confessor-e-quem-decide
ORDEM DO CARMO: El Salvador-03.
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*Uma chuva de teorias conspiratórias inunda o Vaticano
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Após o falso anúncio de um tumor, crescem versões de complôs contra o Papa.
A reportagem é de Elisabetta Piqué e publicada por La Nación, 23-10-2015. A tradução é de André Langer. Na quinta-feira, dia seguinte ao alvoroço provocado pela falsa notícia de um tumor cerebral descoberta no Papa – desmentida categórica e reiteradamente pelo Vaticano –, os jornais italianos derramaram rios de tinta sobre “a sombra” de conspiradores, complôs, confabulações e tramas ocultas que espreitam o Papa Francisco.
A imprensa e vários cardeais relacionaram a versão da visita secreta do Papa a uma clínica de Pisa para ver um especialista japonês em tumores cerebrais – publicada pelo grupo de Bolonha integrado por Quotidiano Nazionale – Il Resto del Carlino – La Nazione – com a série de episódios que nas últimas semanas sacudiu o Vaticano em pleno Sínodo dos Bispos, um encontro crucial para o Pontificado reformador de Francisco, que tem uma crescente oposição conservadora.
Tamanho foi o alvoroço sobre os supostos complôs, que até o cardeal Walter Kasper, figura da ala mais liberal do Sínodo e próximo a Jorge Bergoglio, denunciou na imprensa italiana “uma tosca tentativa de condicionar o trabalho da assembleia. Mas não conseguiram. Ninguém conseguirá manipular o Papa”...
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http://www.ihu.unisinos.br/noticias/548199-uma-chuva-de-teorias-conspiratorias-inunda-o-vaticano
ORDEM DO CARMO: El Salvador-02.
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ORDEM DO CARMO: El Salvador-01.
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*Papa Francisco critica bispos com "corações fechados" ao encerrar sínodo
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O documento indica que a assembleia decidiu evitar uma linguagem abertamente controversa e buscar o consenso, a fim de evitar impasse sobre os temas mais sensíveis, deixando para o papa lidar com os detalhes.
O sínodo é um órgão consultivo que não tem o poder de alterar a doutrina da Igreja. O papa, que é o árbitro final sobre qualquer alteração e que fez um apelo por uma Igreja mais misericordiosa e inclusiva, pode usar o material para escrever seu próprio documento, conhecido como um "exortação apostólica".
DIVORCIADOS
O documento do sínodo, por outro lado, ofereceu alguma esperança para a plena reintegração à Igreja de alguns católicos que se divorciaram e se casaram novamente em cerimônias civis.
Sob a doutrina atual da Igreja, eles que não podem receber a comunhão, a menos que se abstenham de ter relações sexuais com seu novo parceiro, porque seu primeiro casamento ainda é válido aos olhos da Igreja e eles são vistos como vivendo em pecado do adultério.
*Leia na íntegra. Clique aqui:
OLHAR CARMELITANO... ALACAR
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26 a 31/10/2015 – Encontro da ALACAR - Associação Latino Americana dos Carmelitas - Centro Salesiano Ayagualo - Casa de Retiros Sagrado Corazon - (El Salvador). Aguarde fotos, vídeos e reflexões aqui no olhar.
(Frei Evaldo e Frei Petrônio, da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas).
OLHAR DO DIA: Vaticano nega notícia da mídia italiana sobre tumor cerebral do papa
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CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O Vaticano negou nesta quarta-feira uma reportagem publicada na mídia italiana que afirma que o papa Francisco tem um tumor benigno no cérebro. "A circulação de uma notícia completamente infundada sobre a saúde do Santo Padre por um jornal italiano é gravemente irresponsável e não merece atenção", disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em comunicado. "Além disso, como é claramente evidente, o papa continua sua atividade bastante intensa de forma totalmente normal", acrescentou.
Posteriormente, Francisco realizou sua audiência geral semanal diante de dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, e estava previsto que voltaria a participar de um encontro de três semanas com bispos católicos do mundo todo, ao qual ele tem comparecido diariamente.
O jornal Quotidiano Nazionale, de circulação nacional e com sede na região central da Itália, publicou em sua capa nesta quarta-feira que um médico japonês e sua equipe viajaram secretamente da Toscana para o Vaticano em um helicóptero com a bandeira do Vaticano para examinar o papa "alguns meses atrás".
Segundo o jornal, o pontífice argentino foi diagnosticado com "uma pequena mancha negra no cérebro", que seria curável. (Reportagem de Philip Pullella).
Fonte: http://br.reuters.com
*E se Jesus entrasse no Sínodo?
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O Sínodo sobre a família começou há uma semana e, em alguns aspectos, parece docilmente intencionado a executar a partitura confeccionada nos meses de pré-tática pelos "lobistas das agendas". Percebem-se as manobras mais ou menos dissimuladas de quem entrou no Sínodo com a intenção de fazer dele uma disputa de política eclesiástica. Enquanto isso, muitos parecem concentrados em se posicionar em relação à rede dos mantras e dos códigos dialéticos oferecidos como dote através dos meios de comunicação ("É preciso conjugar misericórdia e verdade", "A doutrina não pode mudar", "É preciso curar as feridas", "Valorizemos o papel de mulher", "Os africanos vão rejeitar a colonização da ideologia de gênero").
A reportagem é do vaticanista italiano Gianni Valente, publicada no sítio Il Sismografo, 10-10-2015. A tradução é deMoisés Sbardelotto.
Assim, ninguém pisca um olho quando, na Aula ou nos textos sinodais, esculpem-se afirmações inexoráveis e convicções peremptórias, que também parecem estar muito longe da dinâmica nova que entrou no mundo com o Evangelho, que a Igreja sugere com a sua pregação há 2.000 anos...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/547774-e-se-jesus-entrasse-no-sinodo
*A segunda semana do “Sínodo midiático”
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"Se se consideram complexivamente as cinco línguas monitoradas por 'Il Sismografo', os textos ainda tem sido aproximadamente 15 mil. É tradicional que a segunda semana do Sínodo corresponda a uma forte redução de textos (e também de interesse)", escreve Luis Badilla, jornalista em artigo publicado por Il sismografo, 18-10-2015. A tradução é de Benno Dischinger.
Eis o artigo.
Boa parte da segunda semana do “Sínodo midiático” centrou-se na história do patético ‘scoop’ [furo de reportagem] sobre “13 cardeais” que teriam escrito ao Papa, antes da abertura da Assembleia, estranhando pouca transparência e liberdade, bem como conclusões pré-confeccionadas. Dos EUA, aos 13 se juntaram outros 4 cardeais. No entanto, no final dos 17, tendo em conta 6 desmentidos, o texto da Carta apresenta com esta solene redação: “Eis aqui a seguir o texto da carta, traduzido da redação original em inglês”. Infelizmente, para o pelego que procurou montar um escândalo na tentativa de enlamear e perturbar os trabalhos do Sínodo, se trata de um texto falso. A carta existe, e o Papa de certo modo deu resposta pública no Sínodo, mas, aquela publicada com tanta segurança e amplificação é uma pataca que se tentou – mas a mutreta só durou algumas horas – de traficar como ouro fundido...
*Leia na íntegra. Clique aqui:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/548005-a-segunda-semana-do-sinodo-midiatico
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