Campanha Juntos pela Síria: imprensa repercute apoio da Arquidiocese de BH a refugiados
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Emissoras de TV, rádio, jornal impresso e portais destacaram, nesta quarta-feira, dia 9, o apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do padre George Rateb Massis, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Siríacos Católicos), a um grupo de refugiados sírios que estão em Belo Horizonte.
Durante a coletiva de imprensa, o padre George Rateb Massis e um grupo de refugiados sírios falou sobre a Campanha Juntos pela Síria, da Arquidiocese de Belo Horizonte, e a acolhida na Capital Mineira.
Padre George, com o auxílio da comunidade Síria e recursos da Campanha Juntos Pela Síria, iniciada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, em 2012, vem ajudando os jovens a recomeçar a vida. Ensinando o idioma, procurando trabalho e uma forma de se adaptarem à nova realidade.
" A Campanha mudou a realidade dos sírios que vieram para Belo Horizonte. Estamos conseguindo moradia, alimento e trabalho para eles. Tenho orgulho de pertencer à Igreja, na Arquidiocese de Belo Horizonte", disse.
Contribua com a Campanha:
Banco do Brasil
Agência: 3494-0 | Conta corrente: 30.351-8
Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte
24° Domingo do Tempo Comum: Quem é Jesus?
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Frei Jorge Van Kampen, O. Carm. In Memoriam. (*17/04/1932- + 08/08/ 2013)
Liturgia da Palavra de Deus. (Is.50,5-9; Tg.2,14-18; Mar.8,27-35).
“Quem é Jesus?” é a pergunta que se faz, quando os cristãos se reúnem para meditar sobre a Palavra de Deus. Pessoas, que não se reúnem, não fazem esta pergunta. “Quem é Jesus?” não é simplesmente uma pergunta para se informar sobre o seu registro civil, mas é uma pergunta para conhecer melhor o Cristo. Já é uma pergunta muito antiga. Pessoas do tempo de Jesus se admiravam e ficavam impressionadas com a sua maneira de ser (Mc. 1,27).
Em nossos dias ainda se pergunta sobre Jesus. Muito mais do que antigamente. Naquele tempo davam-se sinais. Quando em nossos dias perguntamos: “Quem é Jesus?”, surge uma outra pergunta; “Quem sou eu?” Marcos (1,11) dá a resposta: “Você é uma filho amado por Deus”...
Somos filhos dos nossos pais. Herdarmos dele o sobrenome. Mas recebemos também um nome, que é pessoalmente nosso: o primeiro nome. Somos um ser único; somos criados à imagem e semelhança de Deus; Somos filhos de Deus. A liturgia transmite esta mensagem. E se somos filhos de Deus, percebemos que a conversão é principalmente para nós.
Cremos, que somos filhos e filhas de Deus, e esta fé nos fez reconhecer em Jesus o Salvador, que veio restabelecer a unidade entre os homens e a confirmar, que todos devemos lutar pela salvação da humanidade.
Reflexão.
Quando contemplo o céu, obra de Teus dedos, a lua e as estrelas, que fixastes; o que é o homem, para que te lembres dele; o ser humano, para que ele Te ocupes? Tu o fizeste um pouco inferior a um ser divino, Tu o coroaste de glória e esplendor; deste-lhe o domínio sobre as obras de Tuas mãos, tudo lhe submeteste debaixo dos pés. (Sl. 8,4-7).
Resposta à Palavra Deus.
Que Deus nos venha libertar para uma atitude religiosa à fidelidade da Palavra de Deus.
*A ESPIRITUALIDADE LITÚRGICA CARMELITANA (4ª Parte)
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Frei James Boyce, O.Carm.
Os Carmelitas e o Concílio de Trento
O Concílio de Trento (1545-63)[i] foi uma tentativa de estabilizar e de regulamentar a vida dos fiéis depois dos efeitos devastadores da Reforma Protestante. Tendo isto em mente, todos os textos litúrgicos questionáveis, até mesmo as festas, foram eliminados do calendário. Desse modo, a festa das Três Marias foi proibida aos carmelitas.
Novas festas carmelitanas
Eliseu e Elias
Por causa do relacionamento próximo entre Elias e Eliseu, as duas festas são consideradas como uma só. O relacionamento dos carmelitas com estas duas figuras proeminentes do Antigo Testamento já estava bem estabelecida espiritualmente, muito antes de ser celebrada liturgicamente.
Nossa Senhora do Monte Carmelo
Ainda que possam ocorrer referências à festa da Solene Celebração de Nossa Senhora do Monte Carmelo nas fontes medievais, a liturgia tridentina deu plena expressão à sua celebração. Como se poderia esperar, as cinco primeiras antífonas das Vésperas características de todas as festas marianas medievais, também foram usadas aqui.
São Simão Stock
Apesar da figura um tanto evasiva de São Simão Stock ter sido de grande importância na adaptação dos carmelitas à vida no Ocidente, sua festa surge apenas no tempo do Concílio de Trento. Neste caso, os textos para o ofício vêm de sua vita em vez da Escritura e a música se adapta à pauta imposta pelo Concílio de Trento.
Santa Teresa d’Ávila
A grande reformadora da Ordem Carmelita, Santa Teresa d’Ávila, morreu dentro da Ordem dos Carmelitas em Alba de Tormes, perto de Salamanca, em 1582. Os textos para sua liturgia referem-se a seu zelo por Deus e à sua sede pela sabedoria, enfatizando apropriadamente suas qualidades místicas e intelectuais.
Santo Alberto da Sicília
O ofício de Santo Alberto da Sicília é um daqueles raros, onde todas as linhas do texto rimam. Este é o único ofício rimado que sobreviveu intacto ao Concílio de Trento. Como o primeiro santo propriamente carmelitano, Alberto goza de preeminência na veneração litúrgica e o texto rimado para o ofício sugere a estima com que era considerado.
Santo Ângelo
Como o primeiro mártir carmelitano, Santo Ângelo corresponde ao Bem-aventurado Pedro, mártir para os dominicanos. O cerne da história de Ângelo ocorre na antífona do Magnificat.
Santo André Corsini
Santo André Corsini, o carmelita florentino que se tornou bispo de Fiesole, gozou de forte veneração, especialmente em Florença.
Reflexões sobre a liturgia carmelitana tridentina
O período após o Concílio de Trento foi para os carmelitas, como para a Igreja em geral, um tempo de adaptação para estabelecer as novas práticas diante da Reforma. Embora de algumas forma repressivo, o Concílio de Trento deu aos carmelitas a oportunidade de venerar seus próprios santos de um modo que não foi possível durante o período medieval...
(Veja na 5º Parte: A liturgia carmelitana moderna)
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Reconhecer Jesus- O Cristo: 24º Domingo do Tempo Comum
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A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Marcos 8,27-35 que corresponde ao 24° Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
Eis o texto
O episódio ocupa um lugar central e decisivo no relato de Marcos. Os discípulos levam já algum tempo convivendo com Jesus. Chegou o momento em que se tem de pronunciar com clareza. A quem estão seguindo? Que é que descobrem em Jesus? Que captam nas suas vidas, a Sua mensagem e o Seu projeto?
Para os cristãos é vital reconhecer e confessar cada vez com mais profundidade o mistério de Jesus o Cristo. Se se ignora a Cristo, a Igreja vive ignorando-se a si mesma. Se não O conhece, não pode conhecer o mais essencial e decisivo da Sua tarefa e missão. Mas, para conhecer e confessar a Jesus Cristo, não basta encher a nossa boca com títulos cristianológicos admiráveis. É necessário segui-lo de perto e colaborar com Ele dia a dia. Esta é a principal tarefa que temos de promover nos grupos e comunidades cristãs...
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Aqui é teu lar. (Acolhida da Imagem Peregrina)
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Aqui é teu lar. (Acolhida da Imagem Peregrina)
Música: A treze de Maio.
Letra: Frei Petrônio de Miranda, 0.Carm
1- O Profeta Elias, vem nos visitar, ó Pai do Carmelo, aqui é teu lar.
Elias, Elias, aqui é teu lar, em nossa cidade, vem profetizar.
2- A nossa família vem abençoar, Pai dos carmelitas, vem logo ajudar.
Elias, Elias, aqui é teu lar, vem logo Profeta, nos ajudar.
3-Com o Deus vivo soubeste falar, Ó Pai do silêncio, da brisa a passar.
Elias, Elias, aqui é teu lar, Ó Pai do silêncio, da brisa a passar.
4-Na pobre viúva seu filho a morrer, mostrastes Elias, como socorrer.
Elias, Elias, aqui é teu lar, a nossa família vem logo ajudar.
5-Fostes defensor do grande Javé, o Deus que liberta e mostra a fé.
Elias, Elias, aqui é teu lar, do medo da morte vem nos libertar.
6- Em tempo de crise a mentira a reinar, Elias do fogo, vem profetizar.
Elias, Elias, aqui é teu lar, das crises da vida, venha nos livrar.
7- No Monte Tabor com Moisés a falar, o Filho de Deus, fostes encontrar.
Elias, Elias, aqui é teu lar, mostrai-nos Jesus em nosso caminhar.
CD- LEVANTA ELIAS! Ladainha de Santo Elias.
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Do Projeto, “Levanta Elias”, veja o ensaio em preparação da gravação de um CD para o Ano Eliano Missionário-2016, da Ordem Terceira do Carmo. No vídeo, ouça a Ladainha de Santo Elias. Letra: Da devoção Carmelitana. Música: Ezequiel/RJ. Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 09 de setembro-2015. DIVULGAÇÃO: www.olharjornalistico.com.br
LADAINHA DE SANTO ELIAS.
Senhor tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Jesus Cristo tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Senhor tende piedade de nós!
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus,
Tende piedade de nós.
Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós!
Rainha e Esplendor do Carmelo, rogai por nós!
São José, Patrono do Carmelo, rogai por nós! (3 Vezes)
Santo Elias, inspirador da Ordem do Carmo, rogai por nós! (Povo)
Que fostes nutrido por um corvo no deserto, rogai por nós!
Santo Elias, Pai dos eremitas, rogai por nós!
Que perseverante na contemplação da lei do Senhor, rogai por nós! (3 Vezes)
Santo Elias, modelo de justiça, rogai por nós! (Povo)
Que chamaste Eliseu para ser o teu sucessor, rogai por nós.
Santo Elias, propagador da verdade, rogai por nós!
Que pela vossa oração de novo abristes o céu e conseguistes chuva,
Rogai por nós! (3 Vezes)
Santo Elias, protetor das viúvas, rogai por nós! (Povo)
Que fostes um eterno apaixonado pelo zelo do Senhor Deus, rogai por nós!
Santo Elias, precursor de Cristo, rogai por nós!
Que aparecestes com Moisés no Monte Tabor, rogai por nós! (3 Vezes)
Que caminhaste pelo deserto até a Montanha de Deus, rogai por nós! (Povo)
Santo Elias, zeloso defensor do culto do Deus único, rogai por nós!
Que vos compadecestes da viúva de Sarepta, rogai por nós!
Santo Elias, Mestre dos profetas, rogai por nós! (3 Vezes)
Que encontrastes o senhor no silêncio e na oração, rogai por nós! (Povo)
Santo Elias, defensor dos pobres e oprimidos, rogai por nós!
Que caminhaste sempre na presença do Senhor, Rogai por nós
Santo Elias, mestre da oração, rogai por nós! (3 Vezes)
Que encontrastes vida na nuvenzinha para regar a terra, rogai por nós! (Povo)
Santo Elias, perseguido por causa da justiça, rogai por nós!
Que perseguido pela rainha Jezabel, pelo próprio Deus foste consolado, rogai por nós!
Santo Elias, arrebatado ao céu em um carro de fogo, rogai por nós! (3 Vezes)
Que não te deixaste abater pelo desânimo, rogai por nós! (Povo)
Santo Elias, testemunha da transfiguração de Jesus, rogai por nós! (Povo)
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: perdoai-nos Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós!
Rogai por nós, santo Elias nosso Pai Espiritual.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo! (Povo)
Igreja é condenada a pagar R$ 300 mil a fiel soropositivo
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Um paciente HIV positivo deverá receber R$ 300 mil da Igreja Universal do Reino de Deus como ressarcimento por danos morais. A instituição religiosa teria influenciado o fiel a abandonar o tratamento para combater o vírus causador da AIDS, fazendo-o acreditar na cura pela fé. De acordo com o processo, ele também teria sido levado a se relacionar sexualmente com a mulher sem proteção, contaminando-a, e a ceder bens materiais à igreja. A decisão, unânime, é da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Universal ainda pode recorrer. A reportagem foi publicada pelo jornal Zero Hora, 04-09-2015
Ao estipular a indenização, o colegiado considerou a deterioração do estado de saúde do doente após deixar de tomar a medicação, em setembro de 2009. Com o sistema imunológico abalado, o soropositivo desenvolveu uma broncopneumonia, ficou hospitalizado por 77 dias – 40 deles em coma induzido – e perdeu 50% do peso. Para o desembargador Eugênio Facchini Neto, os laudos médicos e o depoimento de uma psicóloga deixam claro que a interrupção do tratamento coincide com o período em que o homem passou a frequentar os cultos.
PARA MAGISTRADO, DECISÃO TEM CARÁTER PEDAGÓGICO
Outras provas (incluindo declarações em redes sociais sobre falsas curas da AIDS propaladas por um bispo) também ajudaram o magistrado a se convencer de que a atuação da igreja foi decisiva para a tomada de decisão.
“Pessoa ou instituição que tem conhecimento de sua influência na vida de pessoas que a têm em alta consideração deve sopesar com extrema cautela as orientações que passa àqueles que provavelmente as seguirão”, disse Facchini. Destacando os graves danos causados ao doente e o poder econômico da ré, o desembargador considerou que a indenização de R$ 300 mil terá caráter “pedagógico” para a instituição.
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a Igreja Universal alegou que o autor da ação, quando foi acolhido pela entidade, já estava doente e não se cuidava de forma adequada. “Ao defender preceitos religiosos e atos de fé no auxílio aos enfermos, a Universal sempre destaca a importância da rigorosa observância dos tratamentos médicos prescritos”, diz o texto. “Para além das liberdades de crença e culto asseguradas por nossa Constituição, há vasta bibliografia científica sustentando a afirmação bíblica de que a fé auxilia – e muito – na cura de doenças”, acrescenta o comunicado. A igreja classifica como “absurda” a alegação de que teria estimulado o fiel a praticar sexo sem preservativo.
Fonte:http://www.ihu.unisinos.br
*Papa Francisco se encontra com “Bispo Vermelho”, bispo exilado pelo Papa João Paulo II.
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Quem quiser compreender a luta que já dura décadas entre católicos progressistas e o falecido Papa João Paulo II – que foi assessorado em sua renovação conservadora por seu braço direito teológico, o Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento
Gaillot foi nomeado bispo da Diocese de Evreux, a oeste de Paris, em 1982, nos primeiros anos do pontificado de João Paulo II. Ele rapidamente veio a se tornar uma espécie de símbolo daquele tipo de bispo ativista social – e progressista teológico – que o papa polonês procuraria tirar de cena ou censurar.
Depois de anos de tensões com o Vaticano e com seus colegas bispos franceses, João Paulo, em 1995, retirou Gaillot– apelidado de Clérigo Vermelho – da Diocese de Evreux e, numa espécie de exílio, o nomeou chefe titular de Partênia, diocese extinta no deserto da moderna Argélia que não existe como uma verdadeira comunidade católica desde o século V...
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Transgêneros não podem ser padrinhos, diz Vaticano.
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Em resposta ao questionamento formal de um bispo espanhol, o Vaticano afirmou que pessoas transgênero não podem ser padrinhos ou madrinhas em batizados. De acordo com a Santa Sé, o “comportamento transexual revela de maneira pública uma atitude oposta à exigência moral de resolver o próprio problema de identidade sexual segundo a verdade do próprio sexo”. A nota foi publicada por O Globo, 03-09-2015.
“Por isso, essa pessoa não possui o requisito de levar uma vida conforma a fé e às exigências da posição de padrinho, não podendo, portanto, ser admitido nem ao posto de madrinha ou padrinho”, afirmou a Congregação para a Doutrina da Fé, um dos órgãos da Santa Sé. “Não se vê como discriminação, mas somente o reconhecimento de uma objetiva falta dos requisitos que, por sua natureza, são necessários para assumir a responsabilidade eclesial de ser padrinho”.
Em comunicado, o bispo Rafael Zornoza, da diocese de Cádis e Ceuta, informou que a consulta foi realizada após ser questionado por fiéis. Segundo ele, a resposta não poderia ser diferente, já que o próprio Para Francisco “afirmou em vários ocasiões que esta conduta é contrária à natureza do homem”.
De acordo com o Zornoza, “a Igreja acolhe a todas as pessoas com caridade, querendo ajudar a cada um em sua situação com terna misericórdia, mas sem negar a verdade que prega, que a todos propõe como um caminho de fé para ser aceito livremente”.
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
COISAS DE FRANCISCO: O Papa na ótica.
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O Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista, comenta a ida do Papa Francisco na última quinta-feira, 03 de agosto de 2015, a uma ótica em Roma.Convento do Carmo da Lapa, Rio de Janeiro. 07 de setembro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
Dom Odilo pede investigação de vínculo entre refém e criminoso da Sé
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Na primeira missa de domingo depois do tiroteio que terminou com dois mortos na porta da Catedral da Sé, o arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, pediu para que os católicos não tenham medo de entrar na igreja. Dizendo que há violência por toda a parte, afirmou que tanto a catedral como a praça da Sé são locais de paz e disse que visitantes continuam sendo bem-vindos.
Para d. Odilo, "na consciência pública" o tiroteio pode dar à igreja uma imagem de lugar violento, mas que na região não há mais incidentes do que no resto da cidade.
Folha - Por que era importante fazer referência ao acontecimento no fim da celebração da missa?
D. Odilo Scherer - Porque aconteceu na frente da catedral. Na consciência pública se cria certo medo em relação a vir à catedral, uma imagem de que seria um lugar inseguro. E eu gostaria de afirmar a todos que não é um lugar inseguro. O que aconteceu poderia ter acontecido em qualquer lugar...
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Filme dirigido por pastor fica em 1º lugar nas bilheterias dos EUA
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O drama "War Room" ficou em 1º lugar nas bilheterias americanas, com arrecadação de US$ 9,3 milhões. O longa tirou da liderança o filme "gangsta rap", "Straight Outta Compton", que arrecadou US$ 8,9 milhões, em 3.094 salas. O filme estava em primeiro lugar havia três semanas. "War Room", que chegou aos cinemas americanos no dia 28 de agosto, arrecadou no primeiro fim de semana US$ 11,4 milhões.
Dirigido pelo pastor evangélico e ator Alex Kendrick (dos dramas religiosos "Prova de Fogo" e "Corajosos"), "War Room" conta a história de uma família aparentemente perfeita que tem seus problemas escancarados por uma mulher mais velha Miss Clara (Karen Abercrombie). O filme não tem previsão de estreia no Brasil.
Vaticano acolherá refugiados e papa pede que paróquias façam o mesmo
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Papa Francisco aproveita a oração do Angelus deste domingo (6) para pedir que cada paróquia e comunidade católica da europa acolha uma família de imigrante. Nos últimos meses, a Europa vem enfrentando um agravamento da crise imigratória
Papa Francisco aproveita a oração do Angelus deste domingo (6) para pedir que cada paróquia e comunidade católica da europa acolha uma família de imigrante. Nos últimos meses, a Europa vem enfrentando um agravamento da crise imigratória
O papa Francisco pediu neste domingo que "paróquias, comunidades religiosas e mosteiros" da Europa acolham refugiados como um gesto prévio ao Jubileu da Misericórdia e anunciou que assim farão nos próximos dias "as duas paróquias do Vaticano".
"Diante da proximidade do Jubileu da Misericórdia, peço às paróquias, às comunidades religiosas, aos mosteiros e aos santuários de toda Europa que acolham uma família de refugiados. Um gesto concreto em preparação ao Ano Santo da Misericórdia", afirmou o papa.
"Que cada paróquia, cada comunidade religiosa, cada mosteiro, cada santuário da Europa acolha uma família, começando pela minha diocese de Roma", discursou Francisco da janela do Palácio Apostólico do Vaticano após a reza do Ângelus dominical.
O papa lembrou que a misericórdia de Deus é reconhecida através das obras humanas "como a vida da beata madre Teresa de Calcutá", morta em 5 de setembro de 1997. Por isso, se dirigiu expressamente aos bispos e pastores do Velho Continente para pedir que cumpram este pedido, "lembrando que a misericórdia é o segundo nome do amor: 'Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis'".
E para dar exemplo, o pontífice argentino anunciou que nos próximos dias "também as duas paróquias do Vaticano acolherão duas famílias de refugiados". O papa Francisco abordou o êxodo migratório que a Europa recebe para alertar que "não vale dizer só: 'Coragem, paciência'", que é preciso oferecer a estas pessoas uma esperança concreta.
"Diante da tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte por causa da guerra e da fome, e que empreenderam uma marcha movidos pela esperança, o Evangelho nos chama a ser 'próximos' aos mais fracos e abandonados. A dar a eles uma esperança concreta", concluiu. Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br
A PALAVRA... Nº 985. Ter O Olhar de Jesus.
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No noningentésimo octogésimo quinto vídeo (985), “A Palavra do Frei Petrônio”, o Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista, fala sobre o Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum. (Mc 7,31-37) Convento do Carmo, Lapa, Rio de Janeiro. 05 de setembro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
DOMINGO SEM MISSA, DOMINGO SEM DEUS? !...
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O Frei Petrônio de Miranda, Padre Carmelita e Jornalista, faz uma reflexão sobre o famoso pensamento; “Domingo sem Missa, Domingo sem Deus”. Convento do Carmo, Bela Vista, São Paulo. 06 de setembro-2015. DIVULGAÇÃO: www.mensagensdofreipetroniodemiranda.blogspot.com
23º Domingo do Tempo Comum: Um olhar. (Mc 7,31-37)
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O Evangelho deste domingo garante-nos, uma vez mais, que o Deus em quem acreditamos é um Deus comprometido conosco, continuamente apostado em renovar o homem, em transformá-lo, em recriá-lo, em fazê-lo chegar à vida plena do Homem Novo.
O surdo-mudo representa aqueles que não se preocupam em comunicar, em partilhar a vida, em dialogar, em deixar-se interpelar pelos outros… Define a atitude de quem não precisa dos irmãos para nada, de quem vive instalado nas suas certezas e nos seus preconceitos, convencido de que é dono absoluto da verdade. Define a atitude daquele que não tem tempo nem disponibilidade para o irmão; define a atitude de quem não é tolerante, de quem não consegue compreender os erros e as falhas dos outros e não sabe perdoar. Uma vida de “surdez” é uma vida vazia, estéril, triste, egoísta, fechada, sem amor. Não é nesse caminho que encontramos a nossa realização e a nossa felicidade…
O surdo-mudo representa ainda aqueles que se fecham no egoísmo e no comodismo, indiferentes aos apelos do mundo e dos irmãos. Somos surdos quando escutamos os gritos dos injustiçados e lavamos as nossas mãos; somos surdos quando toleramos estruturas que geram injustiça, miséria, sofrimento e morte; somos surdos quando pactuamos com valores que tornam o homem mais escravo e mais dependente; somos surdos quando encolhemos os ombros, indiferentes, face à guerra, à fome, à injustiça, à doença, ao analfabetismo; somos surdos quando temos vergonha de testemunhar os valores em que acreditamos; somos surdos quando nos demitimos das nossas responsabilidades e deixamos que sejam os outros a comprometer-se e a arriscar; somos surdos quando calamos a nossa revolta por medo, cobardia ou calculismo; somos surdos quando nos resignamos a vegetar no nosso sofá cómodo, sem nos empenharmos na construção de um mundo novo… Uma vida comodamente instalada nesta “surdez” descomprometida é uma vida que vale a pena ser vivida?
O surdo-mudo da nossa história foi trazido e apresentado a Jesus por outras pessoas. O pormenor lembra-nos o nosso papel no sentido de fazer a ponte entre os irmãos que vivem prisioneiros da “surdez” e a proposta libertadora de Jesus Cristo. Não podemos ficar de braços cruzados quando algum dos nossos irmãos se instala em esquemas de fechamento, de egoísmo, de autosuficiência; mas, com o nosso testemunho de vida, temos de lhe apresentar essa proposta libertadora que Cristo quer oferecer a todos os homens.
Antes de curar o surdo-mudo, Jesus “ergueu os olhos ao céu”. O gesto de Jesus recorda-nos que é preciso manter sempre, no meio da ação, a referência a Deus. É necessário dialogarmos continuamente com Deus para descobrir os seus projetos, para perceber as suas propostas, para ser fiel aos seus planos; é preciso tomar continuamente consciência de que é Deus que age no mundo através dos nossos gestos; é preciso que toda a nossa ação encontre em Deus a sua razão última: se isso não acontecer, rapidamente a nossa ação perde todo o sentido. Fonte: http://www.dehonianos.org
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