Bispo Carmelita descalço da Nicarágua ameaçado de morte é transferido para Roma.
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Nicarágua.“Não pedi para sair, fui chamado pelo Santo Padre”. Papa Francisco transfere o o Bispo Silvio Báez para Roma
"Não abandono o povo de Deus, aonde for o levarei em meu coração de pastor. Não me esquecerei da Nicarágua", disse Báez, que viajará para Roma por tempo indefinido. A reportagem é publicada por La Prensa, 10-04-2019. A tradução é de Graziela Wolfart.
O bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez, será transferido para Roma por um tempo indeterminado, conforme foi anunciado nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa. A transferência foi um pedido do Papa Francisco. “Não pedi para sair, fui chamado pelo Santo Padre. A decisão de eu abandonar a Nicarágua é uma responsabilidade do Santo Padre”, disse Báez.
Báez, considerado um dos bispos mais críticos do regime orteguista, viajará depois das festas da Páscoa. Ainda não se sabe quanto tempo ficará fora, no entanto disse que espera logo estar de volta no país.
“Afirmo com toda a sinceridade: neste momento experimento uma grande dor em meu coração, a dor de não poder estar fisicamente com meu amado povo nicaraguense”, disse Baéz ao Papa Francisco, assim que este lhe pediu para deixar a Nicarágua.
“Não abandono o povo de Deus, aonde for o levarei em meu coração de pastor. Não me esquecerei da Nicarágua”, disse o bispo auxiliar de Manágua, que voltou na noite desta terça-feira ao país.
Plano para assassiná-lo
No último dia 3 de abril, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na Nicarágua, Laura Dogu, disse que havia um plano para assassinar o bispo auxiliar. Báez garantiu que sim, existia o tal plano. “Recebi uma ligação às 11 da noite, já estava na cama e me disseram que tinham plena certeza de que havia um plano para me assassinar. Me disseram onde podia ser, como andavam vestidos e que tomasse minhas precauções. É verdade que a embaixada dos Estados Unidos me comunicou. Com um nível de alta certeza, eu avisei o cardeal e a Conferência Episcopal”, disse Báez.
Báez se reuniu no último dia 4 de abril com o Papa Francisco no Palácio Apostólico, em Roma. Embora não se tenha divulgado os temas da audiência privada, fontes da Igreja católica disseram a La Prensa que a situação da crise sociopolítica que existe na Nicarágua foi o centro da conversa.
Campanha de desprestígio
Os simpatizantes orteguistas mantêm uma campanha de desprestígio e ódio contra o bispo católico, um dos mais críticos do regime. Essa campanha incluiu obrigar os funcionários públicos a assinar uma carta dirigida ao papa, pedindo-lhe para tirar Báezde suas funções na Arquidiocese de Manágua. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
OTC DE BRAGANÇA: Missa.
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Imagens da Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bragança Paulista, São Paulo neste domingo, 7 de abril-2019. Na celebração, presidida por Frei Petrônio de Miranda, O. Carm- Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo- houve o ritual de entrada para o Postulantado, Noviciado e Votos Provisórios.
ESPIRITUALIDADE CARMELITANA: Da comunhão de bens e do não ter propriedade: Regra do Carmo, números 12 a 13
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ESPIRITUALIDADE CARMELITANA: Da comunhão de bens e do não ter propriedade: Regra do Carmo, números 12 a 13
Os Cristãos tinham tudo em comum- A Providência Divina passa pela organização fraternal
Frei Carlos Mesters, O. Carm.
O Texto da Regra
- Nenhum dos irmãos diga que algo é propriedade sua, mas tudo entre vocês seja comum, e seja distribuído a cada um pela mão do prior, quer dizer, pelo irmão por ele designado para este serviço, conforme cada qual estiver precisando, levando-se em consideração as idades e as necessidades de cada um.
- Contudo, na medida em que alguma necessidade de vocês o exigir, lhes é permitido possuir burros ou mulos, e algum tipo de animais ou de aves para criação.
1- Um pouco de história: sobre a comunhão de bens
Na época em que os primeiros carmelitas começavam a sua vida no Monte Carmelo, os grandes mosteiros da Europa tinham muitas propriedades de terra. Por isso, podiam levar uma vida autônoma, distante do povo, dedicados inteira e exclusivamente à oração e ao trabalho (Ora et Labora). Os monjes tinham pouco contato com o povo e viviam alheios às grandes mudanças econômicas, sociais e políticas que estavam ocorrendo nos séculos XII e XIII. Por causa da insegurança gerada pelas mudanças, surgiam grupos fanáticos (Cátaros, Albigenses e outros) que confundiam e desviavam o povo, sobretudo o povo pobre, os menores. Os monjes não se sentiam chamados para ajudá-los, e o clero secular não estava preparado nem tinha condições de dar uma resposta ao problema dos pobres que enchiam as cidades (burgos), e de anunciar-lhes a Boa Nova.
Diante desta problemática foi surgindo, aos poucos, um novo tipo de Vida Religiosa que procurava ser uma resposta de Deus à nova situação em que vivia o povo. Era o movimento dos Mendicantes. Foi sobretudo São Francisco de Assis que soube dar forma a este novo tipo de Vida Religiosa. Os mendicantes eram pobres com os pobres, partilhavam tudo entre si e com o povo. Não tinham propriedade e viviam em pequenas fraternidades a serviço do povo, sobretudo dos menores, e anunciavam a eles a Boa Nova. Em troca, recebiam alguma esmola. Daí o nome Mendicante.
Ora, a insistência da Regra de Alberto na comunhão de bens e na proibição de os frades carmelitas terem alguma propriedade estava de acordo com este novo tipo de Vida Religiosa que estava surgindo na Igreja. A observância destas normas da Regra (Rc 12 e 13) fazia com que eles, aos poucos, fossem empurrados para dentro da igreja que se renovava, levados a ficar do lado dos "menores" com a missão de serem no meio deles testemunhas vivas do Evangelho.
A fraternidade assim vivida era semente e amostra da nova sociedade que eles sonhavam. Eles já não serviam ao senhor feudal, mas sim a Jesus e a Nossa Senhora, e eram irmãos entre si. Não eram como as dioceses e os mosteiros, mas viviam perto do povo e concretizavam para eles o evangelho. Esta vida fraterna no meio do povo era um ensaio do Reino, uma Boa Notícia para os pobres. O voto de pobreza não era só um meio de ascese para poder rezar melhor, mas também uma forma concreta de se contestar a injusta desigualdade social. Dentro do contexto daquela época, sua vida tinha um alcance político.
Era a necessidade das pessoas (não o lucro) que os orientava na posse comum dos bens e na sua distribuição. A distribuição era feita por um responsável indicado pelo prior (Rc 12). Os bens em comum eram coisas simples: aquilo que recebiam do povo; burros e galinhas (para o trabalho e a viagem); fruto do trabalho (roçado em torno das celas).
No entanto, não era fácil de observar aquela exigência da Regra de não ter propriedade. Como vimos na Introdução, durante os primeiros quarenta anos, de 1207 até à aprovação definitiva da Regra em 1247, os papas tiveram que intervir várias vezes, para impedir que este ponto fosse abandonado. Em 1247, na aprovação final, o papa Inocêncio IV, mesmo permitindo que possuissem alguns animais (Rc 13), reforçou a proibição acrescentando no número 4 a cláusula “com abdicação de propriedade”.
2- O ideal da fraternidade: fazer do uso comunitário dos bens um caminho espiritual
O primeiro passo neste caminho:
Não devo relacionar os bens comigo, com a minha pessoas, nem apropriar-me deles como sendo meus, mas sim fazer com que sejam relacionados com a comunidade a que pertenço. Não isolá-los do conjunto, mas possuí-los como parte do todo. Usar todos os bens materiais e espirituais, dons e qualidades, conquistas e diplomas, estudos e capacidades, tudo, como sendo uma parte dentro de um conjunto maior que é a comunidade.
O segundo passo neste caminho:
Devo ver as coisas e os bens como dons recebidos. Pois tudo me é distribuido pela mão do responsável pela comunidade. A distribuição não é anônima, mas é feita por um irmão ou uma irmã, e ele ou ela olha as necessidades e a idade de cada um. O voto de pobreza não consiste em privar-me de tudo, mas sim em aprender a receber tudo que tenho e sou como um dom bem pessoal vindo da comunidade para mim, nesta minha necessidade e nesta minha idade.
O terceiro passo neste caminho:
Devo olhar as coisas com um olhar que abre tudo para Deus. Se tudo me vem do irmão e da comunidade, se tudo faz parte de um conjunto maior, onde tudo tem o seu lugar, inclusive eu, a minha pessoa, então tudo tem a sua organização a partir daquele que criou tudo para todos e que faz com que tudo seja revelação da sua presença. Tudo se torna relativo frente ao absoluto de Deus. Não se agarrando a nada, recebe-se tudo. O caminho para se chegar ao todo passa pelo nada. Esta atitude transformará minha vida numa oração permanente de louvor e de ação de graças, como diz o salmo: "Eu sou oração!" (Sl 109,4). Transforma a comunidade e faz com que ela seja comunidade orante e profética a serviço do povo, sobretudo dos "menores".
3- O fundamento da fraternidade: o modelo das comunidades dos primeiros cristãos
Os números 10 a 15 da Regra descrevem o miolo da vida carmelitana, o ideal da fraternidade orante e profética. A proibição de ter propriedade e a comunhão de bens (Rc 12 e 13) estão no centro desta descrição. São o miolo do miolo. A própria estrutura literária o revela:
A- Tarefa de cada um: Oração e vigília individual (RC 10)
B- Oração litúrgica em comum (RC 11)
C- Comunhão de bens e proibição de ter coisa própria (RC 12 e 13)
B- Celebração Eucarística em comum (RC 14)
D- Tarefa da comunidade: Revisão e zelo pelo bem comum (RC 15)
Alberto tinha diante de si o modelo da comunidade dos primeiros cristãos de Jerusalém, da qual se diz nos Atos dos Apóstolos: "Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles" (At 4,32). Assim também entre os carmelitas: tudo era de todos! Naquele tempo, este era também o ideal que animava a renovação da Igreja e da Vida Religiosa.
Comparando o ideal da Regra (Rc 10 a 15) com o que dizem os Atos dos Apóstolos a respeito da comunidade dos primeiros cristãos (At 2,42-47; 4,32-35), aparece o seguinte esquema:
1. Oração e vigilância (Rc 10) 2. Oração litúrgica (Rc 11) 3. Comunhão de bens (Rc 12 e 13) 4. Celebrar eucaristia (Rc 14) 5. Revisão semanal (Rc 15) |
"Perseveravam na oração" (At 2,42; 4,24) "Frequentavam o Templo" (At 2,46-47) "Tinham tudo em comum" (At 2,42.44; 4,32.34-35) "Fração do pão nas casas" (At 2,42.46) "Eram um só coração e uma só alma" (At 4,32; 1,14) |
Estes cinco pontos que marcaram a vida comunitária dps primeiros cristãos, formam também a base da fraternidade do jeito que está deve ser vivida pela família carmelitana. Vejamos:
1- A fraternidade deve alimentar-se da Palavra de Deus e da oração permanente: isto exige Leitura Orante e meditação constante (Rc 10).
2- A fraternidade deve ter a sua expressão comunitária: oração litúrgica ou celebração comunitária da Palavra de Deus (Rc 11).
3-A fraternidade deve ter a sua expressão econômica bem concreta na partilha dos bens, na igualdade básica real, na pobreza que os leva a ficar do lado dos "menores" (pobres) (Rc 12 e 13).
4- A fraternidade deve alimentar-se da Eucaristia, que é a participação na Morte e Ressurreição: doação radical de si a Deus e aos irmãos (Rc 14).
5- A fraternidade se consolida e se aprofunda através da revisão semanal, que promove a co-rresponsabilidade de todos no andamento do conjunto e no bem-estar de cada um dos irmãos (Rc 15).
Este ideal de fraternidade orante e profética no meio do povo, próprio dos Carmelitas, está situado dentro do conjunto da Regra da seguinte maneira:
Rc 4 a 9 A infraestrutura da vida Garante as condições necessárias |
Rc 10 a 15 O ideal a ser realizado Imita a comunidade de Jerusalém |
Rc 16 a 21 Os meios para realizar o ideal A riqueza da tradição Monacal |
A 1ª parte (Rc 4 a 9) lhe assegura o espaço ou lhe fornece a infraestrutura necessária.
A 2ª parte (Rc 10 a 15) o descreve como sendo cópia da comunidade de Jerusalém.
A 3ª parte (Rc 16 a 21) lhe proporciona os meios necessários para poder realizá-lo
*Do livro; AO REDOR DA FONTE-COMENTÁRIO da Regra do Carmo
OTC DE JACAREÍ: Missa.
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Imagens da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo de Jacareí, São Paulo neste domingo, 7 de abril-2019. Na celebração, presidida por Frei Petrônio de Miranda, O. Carm- Delegado Provincial da Ordem Terceira do Carmo- houve o ritual de entrada para o Postulantado, Noviciado e Votos Provisórios.
AO VIVO- BRAGANÇA PAULISTA/SP NESTE DOMINGO, 7. Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário
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AO VIVO- BRAGANÇA PAULISTA/SP NESTE DOMINGO, 7. Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com Frei Petrônio de Miranda, O. Carm- Delegado Provincial para a Ordem Terceira.
AO VIVO- JACAREÍ/SP NESTE DOMINGO, 7. Santa Missa com a Venerável Ordem Terceira do Carmo de Jacareí, São Paulo,
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AO VIVO- JACAREÍ/SP NESTE DOMINGO, 7. Santa Missa com a Venerável Ordem Terceira do Carmo de Jacareí, São Paulo, no Santuário Nossa Senhora do Carmo, com Frei Petrônio de Miranda, O. Carm. Delegado Provincial para a Ordem Terceira.
5º domingo da Quaresma - Ano C - Acolhida, perdão e ternura (Domingo, dia 7).
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*Terezinha Cotta, rc.
"Quando todos se retiram, Jesus assume a proposta de Deus: Ele veio para salvar e dar a vida e espera de nós pecadores o arrependimento e o compromisso com uma vida nova: 'Eu também não te condeno, vai e doravante não peques mais'.
"Este Evangelho questiona as famílias, as Igrejas cristãs e a sociedade: quando é que as pedras ficarão no chão e todos reconhecerão seus próprios pecados contra as mulheres, os empobrecidos, os indígenas, os negros, a população LGBT e todos os demais excluídos?"
O trecho do Evangelho de hoje (Jo 8,1-11), não pertence ao Evangelho de João. De fato, em alguns manuscritos ela apareceu após versículo 38 do cap. 21 do Evangelho de Lucas. Trata-se de uma tradição que foi reconhecida como inspirada por Deus, e para qual foi encontrado definitivamente um lugar, cujo ensinamento eloquente se tornou proverbial.
Estamos diante da insistente estratégia dos adversários de tentar colocar Jesus em contradição com a Lei de Deus para acusá-lo de blasfêmia. Para aqueles escribas e fariseus, na realidade, a mulher não era o foco principal, o que realmente queriam era encontrar motivos de condenação contra Jesus.
A acusação apresentada a Jesus causa indignação por ser parcial, porque o homem que cometeu adultério com ela está sendo poupado. De acordo com a Lei (Lv 20,10 e Dt 22,22-24), ele é tão culpado quanto ela, mas não foi levado a este julgamento.
A atitude de Jesus de silenciar e se inclinar e escrever no chão dá aos seus adversários tempo para reflexão... E ao se erguer ao invés de uma resposta a pergunta deles vem uma provocação: “Aquele dentre vós que nunca pecou atire-lhe a primeira pedra”. E inclina-se novamente e continua a escrever no chão.
O silêncio desconcertante, seguido por esta clara interpelação, leva aqueles homens e a nós também a uma maior profundidade nos julgamentos, ao reconhecimento de nossos próprios pecados e vulnerabilidades. Jesus, somente Ele, poderia condenar aquela mulher e não o fez. Ele foi para ela Boa Notícia, oportunidade de conversão e vida nova.
Quando todos se retiram, Jesus assume a proposta de Deus: Ele veio para salvar e dar a vida e espera de nós pecadores o arrependimento e o compromisso com uma vida nova: “Eu também não te condeno, vai e doravante não peques mais”.
O Pe. Adroaldo Palaoro, em um de seus comentários sobre o Evangelho dominical nos faz refletir sobre o movimento desumanizador que pode nos conduzir a “sociedade do desprezo”. Nesta sociedade o espírito da acusação e de humilhação do outro é um espírito de morte. Ele prossegue explicitando onde encontramos hoje as “pedras na mão”. São “as pedras do whatsapp, do twitter, das mensagens preconceituosas, das fake-news, que bloqueiam o futuro das pessoas através da crítica sem piedade, do desprezo que destrói, da indiferença que congela as relações”.
Neste ano de 2019 celebramos o dia 08 de março com um sentimento muito profundo de pesar e dor pelas numerosas notícias de feminicídio. Este Evangelho questiona as famílias, as Igrejas cristãs e a sociedade: quando é que as pedras ficarão no chão e todos reconhecerão seus próprios pecados contra as mulheres, os empobrecidos, os indígenas, os negros, a população LGBT e todos os demais excluídos?
Não se trata de eliminar os que erram ou de não aceitar diferenças, mas de superar as intolerâncias e as hipocrisias dos que se sentem perfeitos e apresentar o caminho da Misericórdia de Deus, uma possibilidade de vida nova. Esta misericórdia alcança os pecadores públicos, os marginalizados, os desclassificados para devolver a todos a dignidade.
*Religiosa da Congregação Nossa Senhora do Cenáculo. Ela possui graduação e mestrado em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - CES. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br
ORDEM TERCEIRA DO CARMO: Encontros...
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ENCONTROS DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO. Eleição e Votos dos irmãos (as): Sábado, dia 6 em Sapopemba- Grande São Paulo. Domingo pela manhã, em Bragança Paulista, e à tarde em Jacareí/SP.
CARMELITAS- REGRA: Da Permanência nas Celas e da Oração continua. Regra do Carmo, número 10.
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Frei Carlos Mesters, O. Carm.
Meditar dia e noite na Lei do Senhor e vigiar em orações: A carteira de identidade do Carmelo
Texto da Regra
Permaneça cada um em sua cela ou na proximidade dela, meditando dia e noite na Lei do Senhor e vigiando em orações, a não ser que esteja ocupado em outros justificados afazeres.
Um pouco de história: sobre a permanência na cela e a oração contínua
O número 10 da Regra teve muito peso e influência na história da Ordem. Por causa dele o Carmelo tornou-se sinônimo de lugar de oração. Oração e meditação não são uma atividade ao lado das outras, mas são a própria vida do Carmelo. Não são um ladrilho ao lado dos outros, mas são a parede que sustenta todos os ladrilhos. Este número 10 tem quatro pontos que merecem nossa atenção: 1) permanecer na cela ou junto dela; 2) meditar na lei do Senhor e vigiar em orações; 3) dia e noite; 4) a não ser que estejam ocupados em outros justificados afazeres.
A permanência nas celas
No início, tratava-se de grutas separadas, espalhadas pelas encostas do Monte Carmelo, como o atestam as antigas pinturas e os relatos dos peregrinos daquela época. Até hoje, lá no Monte Carmelo, ao redor das ruínas da primeira capela, perto da fonte de Elias, ainda existem algumas destas antigas grutas. Mais tarde, depois do retorno para a Europa em 1238, as celas eram os quartos dos conventos. A cela ou o quarto oferece o espaço físico da solidão. É o elemento eremítico, sempre retomado na tradição carmelitana. A Cela é símbolo também da "cela interior", para a qual deve ser recolhida a mente dispersa. A solidão material sem esta solidão interior não vale e não tem sentido. A cela interior deve ser criada e alimentada através da permanência na cela material.
Meditar na Lei do Senhor e vigiar em orações
Originalmente, na Bíblia, a Lei do Senhor era o Pentateuco, os primeiros cinco livros do AT, também chamados os cinco livros de Moisés. Aqui na Regra, o seu sentido é mais amplo e indica a Bíblia inteira, lida a partir do Evangelho. O Senhor é Jesus. A Lei de Jesus é o Evangelho. Vigiar em orações é estar atento, com a mente sempre voltada para Deus. Meditando na Lei do Senhor, escutamos a Palavra que Deus nos tem a dizer. Vigiando em orações, damos a Ele a nossa resposta. Assim imitamos os apóstolos, cuja vida se resumia numa "dedicação total à oração e ao serviço da palavra" (At 6,4). Assim, pouco a pouco, se começa a ver tudo à luz de Deus.
Dia e Noite
Isto é, sempre, mesmo quando não se está na cela. Aqui não há nenhuma ressalva. Ninguém nos pode dispensar desta atividade básica. Quando as outras atividades cessam, é ela, a meditação da Palavra e a oração, que permanece e reaparece como que naturalmente. É a vida na solidão, enchida pela presença da Palavra do Senhor. Dia e Noite indica também o ritmo do tempo e da natureza, reflexo da Palavra criadora de Deus. O carmelita, a carmelita, é chamada a abrir-se para a ação da Palavra criadora e recriadora de Deus e deixar-se marcar pelo seu ritmo, como sístole e diástole do ritmo do coração.
A não ser que deva ocupar-se em outros justificados afazeres
Esta ressalva refere-se, não à meditação e à oração, mas sim à permanência nas celas. Naquele tempo, os justificados afazeres eram, por exemplo, as romarias, o trabalho na roça, tratar dos animais, as saídas para a evangelização. Hoje, os justificados afazeres que permitem ou obrigam sair da cela são outros. No dia 15 de fevereiro de 1432, o papa Eugênio IV ajudou a entender a expressão justificados afazeres. Ele abrandou o sentido e disse: “Vocês podem, em horas convenientes, licita e livremente permanecer nas suas igrejas, nos seus claustros e âmbitos, e por aí locomover-se”.
Tudo isto que Alberto pede no número 10 da Regra vem da grande tradição monacal que aqui se prolonga. Quando na família carmelitana há ameaça de se esquecer este elemento eremítico, então, de dentro da Ordem, de onde menos se espera, surge sempre a reação, exigindo uma volta para esta solidão.
Meditação e Vigilância
Dentro de nós existe uma fonte que jorra para a vida eterna (Jo 4,14). É o dom do Espírito Santo que reza e atua em nós (Jo 7,37-39), querendo colocar-nos a serviço de Deus e dos irmãos. Esta fonte ficou encoberta por muitas camadas de sujeira: distrações, apegos, acomodação, alienação, auto-satisfação, etc. São João da Cruz descreve estes enganos e desenganos com perfeição na "Subida do Monte Carmelo" e na "Noite Escura". O esforço constante deve ser: "recolher-se na cela", recolher-se da distração e da alienação em que costumamos viver, desapegar do apego, incomodar o acomodado ou, como diz Jesus, perder a vida para poder possuí-la. Assim, aos poucos, o acesso à fonte vai ser desobstruído e a água poderá inundar livremente a vida. É a graça da oração que nos ajuda a fazer a Subida do Monte Carmelo,
Elias se escondeu na torrente Karit. O carmelita, a carmelita, se esconde na cela, não para fugir do mundo ou porque tem medo, mas para estar no mundo sem ser do mundo (Jo 17,14-16). Vivendo junto dos córregos da Palavra de Deus, esta Palavra se torna a nossa morada, a nossa cela, na qual devemos permanecer dia e noite. Ruminando e meditando a Lei do Senhor, a Palavra entra em nós, como a água entra na árvore plantada junto dos córregos (Sl 1,3; Jr 17,8). Aos poucos, nasce em nós uma nova maneira de ver e de julgar. O próprio Jesus vai abrindo nossos olhos e nos revela a sua presença no pequeno, no marginalizado, lá onde ninguém o procura
Maria meditava e ruminava todas as coisas no seu coração e, assim, ia descobrindo a presença da Palavra de Deus em tudo que acontecia. Melhor do que qualquer outro, ela compreendeu que a Lei do Senhor, a Lei suprema, é o amor. Deixando-se invadir pelo amor, pôde reconhecer, acolher e encarnar a Palavra em sua vida e tornar-se a sua servidora. Ela vigiava em oração para guardar e fazer irradiar o que tinha descoberto na ruminação.
Na história do Brasil, os grileiros foram ocupando as terras dos posseiros, formando o latifúndio, impedindo que grande parte da população tenha acesso aos bens necessários para poder levar uma vida digna de gente. O mesmo acontece na história pessoal. Dentro de cada um de nós existe um falso eu, o ego, o eu grileiro, que tenta tomar conta de tudo e procura manter o domínio, oprimindo e marginalizando o posseiro, o eu verdadeiro. A meditação da palavra, dia e noite, contribui para expulsar o grileiro que ocupou todo o espaço dentro de mim, e libertar o posseiro que vive escondido e marginalizado dentro de mim. O eu verdadeiro é onde Deus se revela à consciência das pessoas.
O objetivo da Meditação da Lei do Senhor é para, aos poucos, ir mudando a visão que nós temos das coisas, das pessoas, da vida, e receber a visão de Deus que faz enxergar diferente, agir diferente, e ajuda a criar alternativas concretas. Meditação e vigília fazem com que dentro de nós morra o "velho homem"; fazem com que o pensamento dominante da sociedade seja criticado e anulado, e renasça em nós uma nova visão da vida. Condição para isto é que se esteja do lado dos "menores", ou como hoje ensina a Igreja: que se faça seriamente a opção pelos pobres.
O uso da Bíblia na descrição do ideal do Carmelo
A expressão "meditar dia e noite na Lei do Senhor" vem do Salmo (Sl 1,2). Vem ainda do livro de Josué (Js 1,8). A expressão "vigiar em orações" vem de Luc 21,36. A mesma recomendação ocorre várias vezes nas cartas de Paulo (Ef 6,18; Col 4,2) e de Pedro (1 Pd 4,7). Para quem conhece a Bíblia de memória, cada texto traz consigo o seu contexto. Quem evoca um texto, evoca também o contexto, em que este texto está situado. Vejamos de perto o contexto:
Meditar dia e noite na lei do Senhor
Salmo 1,2 menciona a meditação na lei do Senhor para descrever o modelo da pessoa justa. É meditando dia e noite na lei do Senhor, que tal pessoa se torna como uma árvore, plantada junto dos córregos, que dá fruto no tempo devido; suas folhas nunca murcham e tudo que faz será bem sucedido.
Josué recebe a ordem de Moisés para meditar dia e noite na lei do Senhor (Js 1,8). É para ele poder ser "forte e corajoso" (Js 1,9) e ser bem sucedido na sua missão de introduzir o povo na terra prometida e garantir, assim, a liberdade conquistada na saída do Egito.
Vigiar em orações
No seu último discurso, Jesus recomendou aos discípulos que vigiassem sempre em oração (Lc 21,36). Um pouco mais tarde, ele mesmo, o próprio Jesus, lá no Horto das Oliveiras, mostrou o que significa "vigiar em oração". Rezou e vigiou até o seu suor transformar-se em sangue (Lc 22,39-44). A carta aos Hebreus comenta e explica: "Nos dias da sua vida terrestre, Jesus apresentou pedidos e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido por causa da sua obediência!" (Hb 5,7).
Paulo pede que as comunidades vigiem em oração e orem também por ele, Paulo, para que possa anunciar bem a Boa Nova (Ef 6,18-20; Col 4,2-4). E Pedro pede para a comunidade levar uma vida de autodomínio e de sobriedade, dedicada à oração, pois o fim está próximo (1Pd 4,7).
Assim, quanto mais uma pessoa conhecer a Bíblia, tanto mais perceberá o contexto que é evocado pelas citações e evocações da Bíblia na Regra. A leitura orante diária da Bíblia, ajudará a perceber melhor todo o sentido e alcance da Regra para a vida, e fará perceber que a própria Regra é fruto de uma leitura assídua e constante da Bíblia. Com efeito, a Regra usa a Bíblia livremente. Por exemplo, neste número 10, formou uma única frase com um texto do AT e outro do NT para expressar o pensamento não da Bíblia, mas sim de Alberto e dos primeiros carmelitas. A Palavra de Deus estava na boca e no coração, e tudo que diziam e escreviam era feito na palavra do Senhor (Rc 19).
O Autor da Regra conhecia a Bíblia de memória e a assimilou em sua vida a ponto de já não distinguir entre as suas próprias palavras e as da Bíblia. Ele exprime o seu próprio pensamento com frases tiradas da Bíblia. Quando dizemos Autor da Regra, pensamos tanto em Santo Alberto como nos primeiros carmelitas. Foi Alberto que assinou a Regra e assumiu a sua autoria. Mas ele mesmo diz que o seu texto é fruto da proposta que lhe foi apresentada pelos carmelitas (Rc 3). Assim, no uso que a Regra faz da Bíblia transparece como os nossos primeiros irmãos carmelitas usavam a Bíblia.
O ensinamento que a Regra nos dá não está só naquilo que ela ensina sobre a leitura da Bíblia, mas também na maneira como ela mesma usa a Bíblia. A Regra do Carmo não só recomenda a leitura da Bíblia, mas também a pratica e dela é o resultado. Ela soube encarnar a Palavra de Deus a ponto de assumí-la como sua. Parafraseando a expressão do apóstolo Paulo (Gál 2,20) os primeiros carmelitas poderiam dizer a todos nós: "Nós falamos pela Regra a vocês, mas já não somos nós, é a própria Palavra de Deus que fala por nós!" Sobre o uso da Bíblia na Regra falaremos longamente no subsídio do círculo 14.
*PROVÍNCIA- 300: Olhar o passado com os pés no futuro. Frei Osvaldo Hedeman, O. Carm (Eduard Joseph).
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Nascido aos 12-08-1917 em Musselkanaal (Holanda).
Fez o ginásio em Zenderen de setembro de 1931 a julho de 1934. Chegou ao Brasil aos 5 de fevereiro de 1935, indo para Itu, onde terminou o seminário em 1936. Entrou no noviciado em Mogi das Cruzes onde fez a profissão simples no dia 20 de janeiro de 1938. Fez a filosofia em São Paulo nos anos de 1938 e 1939 e também a teologia de 1940 - 1943 (inclusive).
Foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro de 1942. A sua primeira missão sacerdotal foi em Itú, sendo professor do Seminário. No Capítulo de 1950 foi transferido para Belo Horizonte, sendo Vig. Cooperador.
No Capítulo de 1954 foi transferido para Santos, sendo professor no Colégio. Em 1959 o Colégio mudou para a Ponta da Praia. No Capítulo de 1960 foi nomeado Vice-Diretor e no Capítulo de 1963 Diretor.
Jubileu da Prata de profissão religiosa, 20 de janeiro de 1963.
Frei Osvaldo iniciou suas atividades sacerdotais como professor de Seminário de Itu. Foi, em seguida, nomeado vigário-cooperador da paróquia do Carmo, em Belo Horizonte e, mais tarde, vice-diretor do nosso colégio em Santos, do qual é, atualmente, diretor. Com a construção do novo prédio na Ponta da Praia, tornou-se este colégio um dos mais importantes educandários santistas, com curso de química industrial, ginásio, escola técnica de comércio e curso primário, com perto de l.000 alunos. Sempre dedicado, de corpo e alma, à formação da juventude e da mocidade, Frei Osvaldo tem dirigido o instituto com eficiência e segurança.
(Mensageiro do Carmelo, Ano 51, Janeiro/ Fevereiro 1963).
Declaração do P. Provincial datada de 14-11-1968
O abaixo assinado, Superior Provincial dos Padres Carmelitas no Brasil, declara que: o Pe. Osvaldo (Eudard Jozeph) Hedeman, foi durante muitos anos Diretor do nosso Colégio em Santos-SP, compreendendo este Colégio e a Escola Primária, Ginásio e Escola de Comercio.
Antes disto foi um excelente professor no nosso Seminário na cidade de Itú-SP. Com muita dedicação e eficiência trabalhou para o desenvolvimento e melhoramento técnico do nosso Colégio em Santos, tornando-se o Colégio sob a sua direção, um dos melhores da cidade.
Que apesar disto, solicitou-se ao mesmo que renunciasse ao cargo de Diretor do Colégio, tem por único motivo, que nas atuais circunstâncias é mais conveniente que o cargo de Diretor seja exercido por brasileiros natos.
São Paulo, 14 de novembro de 1968.
Ass.: Pe. Angelino Wissink, O.Carm. Provincial.
Em 1969, foi Frei Osvaldo para Holanda, em férias, e não voltou mais. Pediu transferência para a Província Holandesa.
De 1971 a 1974 foi Vigário da cidade de Zuidlaren e Diretor do Conselho Missionário Diocesano. A sua saúde estava piorando, foi obrigado a renunciar aos cargos que exercia. Desde 1976 a arteriosclerose estava atacando de tal modo que não tinha mais muita noção das coisas.
Visita a Frei Osvaldo Hedeman.
"No Convento muito hospitaleiro de Almelo dos padres Carmelitas, disseram‑me que seria bom fazer uma visita a Frei Osvaldo que, durante muitos anos, foi diretor do Colégio do Carmo de Santos.
Há anos ele está psiquicamente doente: dificilmente reconhece as pessoas, à primeira vista parece desmemoriado. Fisicamente está de bom aspecto: até melhor do que na época em que vivi com ele. A irmã dele lamentou as poucas visitas a ele feitas também de nossa parte, membros da Província brasileira. Passei mais ou menos uma hora e meia com ele. Ao lembrar o passado, época de estudante, os freis daquele tempo ou estudantes‑seminaristas, a quem ele dava aula, o escoteirismo etc.,a memória parecia voltar, começava a falar português. Lamento por não ter tido mais tempo de visitá‑lo de novo. Seria bom que os confrades conhecidos dele fizessem uma visitinha. Quem sabe o estado dele ate melhore. Endereço: Verzorgingstehuis Veltman Stichting ‑ Ir. Biewengaweg 42 ‑ 7765 BG‑Weiteveen (embaixo de Emmen, provincie Drente, mais ou menos 25 km). PS. Frei Osvaldo gosta de fumar um charutinho bom". (Geraldo A. Veekens).
(Boletim 93, Outubro de 1982, pág. 3).
Falecimento de Frei Osvaldo aos 25 de setembro de 1985.
Pe. Eduardo Hedeman
Faleceu aos 25 de setembro de 1985 na clínica São José em Deventer. Nasceu na cidade de Musselkanaal em 12 de Agosto de 1917 e sentia vocação de servir a Cristo e à sua Igreja como missionário.
Dirigiu‑se por isso aos Padres. Carmelitas, sabendo que estes mandavam os candidatos a missionário para o Brasil, ainda jovens. Depois de ter estudado alguns anos em Zenderen, já em 1935 partiu para o Brasil, onde aos 20 de janeiro de 1938 ligou‑se à Ordem do Carmo pelos votos religiosos.
Em 8 de Dezembro de 1942 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Todos os seus esforços e trabalhos tinham por objetivo principal, a formação de sacerdotes brasileiros. Procurava este ideal por meio de escolas de ensino médio. Trabalhou muito e até fundou uma escola cuja direção ficou nas suas mãos.
Em julho de 1968 voltou para a Holanda. Os 35 anos de trabalhos árduos para a Igreja no Brasil, tinham abalado a sua saúde. Mesmo assim ainda exerceu várias funções na Holanda. De 1971 a 1974 foi vigário da cidade de Zuidlaren e Diretor do Conselho Missionário Diocesano. Piorando, porém, muito o seu estado de saúde, foi obrigado a renunciar aos cargos que exercia. Uma doença crônica, grave, foi a sua cruz, carregada com paciência até o fim, ajudado pela amizade de seus confrades e parentes.
Durante 8 anos esteve internado na clínica de Weiteveen e no último ano na cidade de Deventer, onde chegou a falecer na idade de 68 anos, com 47 de profissão e 43 anos de sacerdote. Foi enterrado como confrade no cemitério do Convento de Zenderen. (Necrologium Holandês, 25 de setembro).
Do Necrologium da Província Holandesa:
Faleceu no (25-09) ano de 1985 na clínica São José em Deventer. Nasceu na cidade de Musselkanaal em 12 de agosto de 1917 e sentia vocação de servir a Cristo e a sua Igreja como missionário.
* Dos apontamentos históricos da Província Carmelitana Fluminense, de Frei Carmelo Cox, O. Carm
4° Domingo da Quaresma: O velho pai e o “velho” filho. (Lc 15, 1-3. 11-32)
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Frei Jorge Van Kampen, O. Carm. In Memoriam (*17/04/1932 + 08/08/2013).
Às vezes encontramos pessoas, que não querem reconciliar-se. Esta atitude torna a vida fria e gelada. Ninguém se sente bem com este comportamento. É sempre um grande acontecimento, quando duas pessoas se reconciliam. Isto traz calor humano. Parece, que a vida torna-se mais leve. Calor, luz, paz, amizade são grandes valores na nossa vida.
Praticamente não podemos viver sem estes valores. Jesus, na sua vida de pregação, toma a reconciliação como base na vida. Jesus sempre se interessou pelos homens, pela convivência entre as pessoas. Jesus sabia valorizar cada pessoa em particular. Ele sofria por causa da frieza das pessoas.
O calor humano contagiou tanto Paulo na sua vida, que fez, que ele renovasse totalmente a sua vida. O seu grande desejo era que o contato com esta nova visão da vida tocasse profundamente as pessoas.
A reconciliação tornou-se difícil em nossos dias. Somos obcecados pelo orgulho, a nossa posição social, pelo dinheiro ou competição. Paulo descobriu a força da reconciliação na vida de Jesus.
Reflexão.
Duas tendências dão vida e vigor à pessoa humana: a busca da comunicação com os outros e do recolhimento em si mesmo. Cada pessoa se torna mais homem ou menos homem dependendo do que cada um tem a comunicar e receber. Lamentamos a fuga apavorada de si mesmo, quando deveria procurar estar com alguém.
A paz menor, tão aspirada, só acontece, quando soubermos construir o equilíbrio entre as duas tendências: a comunicação com os outros e o recolhimento em si mesmo.
Quem seria eu ao comunicar-me com os outros, se dentro de mim tivesse uma vida extravagante? Que poderia eu receber dos outros, se não houvesse em mim um espaço para acolher-me? Jesus cultivou o recolhimento como um meio para sentir a presença íntima do Pai... Só aqueles que amam o recolhimento podem entender, o que significa se comunicar com Deus.
Resposta à Palavra de Deus.
Estamos diante de um dilema: transformar as estruturas pela violência, ou transformar a sociedade pela FÉ. É evidente, que não podemos continuar assim: aumentar a fome e a marginalização da grande parte do nosso povo. Violência gera violência, portanto não vai resolver definitivamente o caso.
O outro caminho é guiar a sociedade, criando melhores condições para ser gente. É um caminho difícil, mas tem a vantagem, que quando surgirem novas estruturas, existem pessoas capazes de viver nelas. Porque elas mesmas as construíram. Para isto devemos saber comunicar: adorar a Deus e não ao dinheiro.
PROVÍNCIA 300: Jaboticabal-01.
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Da Série; Província 300, em comemoração aos 300 Anos da Província Carmelitana de Santo Elias (Província Carmelitana Fluminense)- Carmelitas no Brasil. Reveja imagens da presença do Carmo na Diocese de Jaboticabal- Paróquia Nossa Senhora Aparecida- com Frei Aparecida, O. Carm. 29 de março-2019.
Carmelita de alma brasileira aguarda o Papa em Marrocos
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Ir. María Ana Nef Ulloa é natural do Chile, mas que morou 38 anos no Brasil. Em entrevista ao Vatican News/Rádio Vaticana, ela fala dos frutos esperados com a visita do Papa Francisco e traça o perfil da Igreja Católica em Marrocos.
Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano
Falta pouco: a pequena comunidade católica de Marrocos aguarda com expectativa a chegada do Papa Francisco a Rabat neste final de semana.
Uma carmelita de alma brasileira estará entre os consagrados no encontro na Catedral e entre os fiéis na missa de domingo: é a Ir. María Ana Nef Ulloa, natural do Chile, mas que morou 38 anos no Brasil.
Antes de se mudar para o Carmelo de Tânger, Ir. María Ana estava no mosteiro de Campinas. Agora, a carmelita descalça reside em Marrocos desde 2015. Trata-se de uma comunidade internacional que acolhe integrantes de Chile-Brasil, Espanha, Itália, Libéria, Bolívia, Colômbia, Equador, Polônia, Filipinas e Portugal.
Igreja servidora
Em entrevista ao Vatican News/Rádio Vaticana, ela fala dos frutos esperados com a visita do Pontífice e traça ainda o perfil da Igreja Católica em Marrocos: uma pequena comunidade de 25 mil fiéis, “como uma paróquia de periferia de uma grande cidade brasileira”.
“Uma Igreja pequena, pobre, precária e multicultural”, que engloba 100 nações diferentes, mas com uma particularidade: sem católicos autóctones, isto é, marroquinos. “É uma Igreja servidora dos pobres, seja do povo, seja dos migrantes”. Fonte: www.vaticannews.va
O OLHAR NO MUNDO: Carmelitas retornam à diocese de Wilcannia-Forbes
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Uma casa de campo antiga e humilde, rodeada de árvores e vida selvagem na diocese de Wilcannia-Forbes, hoje abriga um novo mosteiro de freiras carmelitas enclausuradas dos Estados Unidos.
O calor e a poeira que cercam sua casa de campo são um lembrete útil para as irmãs de que agora elas são parte da Austrália e que precisam orar pelo povo da região, que está lutando contra a seca em curso. Foi um dia especial no sábado, quando a Diocese de Wilcannia-Forbes recebeu de volta membros da ordem carmelita com uma missa pontifícia na qual participaram quase 500 pessoas de toda a Austrália.
Os Carmelitas se estabeleceram em Parkes em 1949, mas fundiram-se com outro grupo de Dulwich Hill e mudaram-se para Varroville, a sudoeste de Sydney, em 1987. O Bispo de Wilcannia-Forbes, Columba Macbeth-Green OSPPE disse: “Estou muito feliz que em nossa diocese temos um Carmelo contemplativo que rezará por nós todos os dias e todos os dias - não apenas para nossa diocese, mas para nossa nação.
“Nós realmente temos uma força em nossa diocese e sabendo que eles estão aqui e orando por nós me traz muito conforto e paz. Deus é tão bom para nós."
A comunidade de freiras, que vive uma vida contemplativa pura alimentada pela forma extraordinária da missa, aproximou-se do Bispo Macbeth-Green há quatro anos com seu plano.
"Depois de um longo processo liderado por um comitê independente e com a aprovação da Santa Sé, as freiras estão prontas para começar suas vidas na diocese de Wilcannia-Forbes, localizada entre Deniliquin e Mathoura", disse o bispo Macbeth-Green.
“Peço que você se junte a mim em agradecimento e oração pelas freiras. Que sua vida de oração contemplativa seja de muito fruto espiritual para nossa diocese. ”
As irmãs são de uma ordem carmelita que remonta a um mosteiro carmelita espanhol do século XVI, fundado por Santa Teresa de Jesus. Dois mosteiros-filhos foram estabelecidos no México e, em 1927, a comunidade estabeleceu um Carmel na Califórnia. Mais tarde, os mosteiros foram fundados em Nevada, Nebraska, Pensilvânia e, mais recentemente, em Idaho.
As irmãs, todas religiosas plenamente professas que viveram a vida monástica carmelita por muitos anos, são: Madre Mariam Joseph, Irmã Frances Teresa, Irmã Maria da Encarnação e Irmã Juana Teresa de Jesus. Dois nasceram e cresceram na Austrália e têm uma alegria especial em retornar à sua terra natal depois de muitos anos de ausência.
Georgina Brazier, um dos membros do comitê que o bispo Macbeth-Green designou para ajudar a facilitar o retorno das freiras à diocese, disse que as irmãs estão "impressionadas com a recepção adorável que tiveram da diocese".
“Somos muito gratos ao Bispo Columba por sua sábia orientação neste processo e, com seu novo monastério, as irmãs agora têm uma base muito segura e já têm cartas de inquérito para futuras vocações”, disse a Sra. Brazier.
A principal missão dos Carmelitas, que têm uma forte devoção a São José, é orar e oferecer oblações pela Igreja e pelo mundo. As irmãs vivem uma vida de pobreza, dependendo inteiramente da generosidade dos outros.
Para mais informações sobre o novo mosteiro carmelita, visite: http://carmeljmj.org.au/. Fonte: https://catholicoutlook.org
*CARMELITAS E FRATERNIDADE
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O objetivo da vida cristã é que a vontade de Deus se realize em cada um de nós e em nosso mundo. Para que isso aconteça, precisamos ser transformados. De fato, toda a Criação, que espera ansiosamente pela revelação dos filhos de Deus, também deve ser transformada.
Nossa transformação individual acontece em vários níveis e espaços. Os primeiros carmelitas começaram como eremitas, mas num certo ponto, reuniram-se como uma comunidade e, mais tarde, como um grupo. Também buscaram reconhecimento da Igreja através da “formula vitae” dada por Alberto, patriarca de Jerusalém. A vida eremítica sempre permaneceu como uma possível expressão do ideal carmelitano. No início, ela exerceu uma profunda influência na espiritualidade carmelitana através dos séculos.
A CELA
A cela é um conceito importante na Regra e, mais tarde, nos escritos carmelitanos. Ela representa o interior. Nela estamos diante de nós mesmos para lutar contra o inimigo. Para essa batalha precisamos da proteção da armadura de Deus. A Regra tem uma dinâmica de passar da cela individual para a capela no centro e depois retornar à cela. Ouvir a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia juntos em comunidade, nos fortalece para retornarmos à luta na cela. Saímos de nossas batalhas contra o falso eu no silêncio da cela com um coração purificado para o serviço da comunidade.
A solidão e o silêncio são armas essenciais na batalha contra o falso eu e, portanto, no processo de purificação. Por estarmos longe das distrações, ficamos diante de nós mesmos como realmente somos. Começamos a ver através da fachada que passamos muitos anos construindo para proteger nossos frágeis egos. Começamos a ter consciência das grandes e pequenas infidelidades em nossas vidas e da grande inconsistência entre os ideais que professamos e a realidade em que vivemos. A cela é claramente um conceito espiritual e não pode ser equiparada ao espaço físico em que vivemos. Em nossos quartos, podemos nos rodear de distrações externas de todo tipo. A cela é o lugar do encontro com Deus nas profundezas de nosso ser. É possível que nosso quarto não seja um lugar para a oração.
Somente quando começamos a deixar as distrações externas, nos tornamos conscientes do ruído constante que está dentro de nós. Quando começamos a nos aproximar do aposento mais profundo do castelo, parece que o inimigo se torna mais frenético em nos manter afastado. Temos todos os tipos de distrações em nossas mentes. Ao tentarmos rezar, geralmente barramos a maior parte das distrações externas, mas então tomamos consciência de nosso ruído interno. Às vezes, nossa oração pode parecer uma batalha constante contra as distrações. Outras vezes, nem reconhecemos que estamos seguindo uma distração em vez de permanecer com Deus. Podemos pensar que um assunto sobre o qual estamos meditando é muito santo, mas ele pode ser um modo sutil de reforçar nosso próprio ego. De acordo com São João da Cruz, a linguagem que Deus ouve melhor é o amor silencioso. Teresa disse que o fim da oração não é pensar muito, mas amar muito. É realmente difícil alcançar o silêncio, mas a tentativa é válida porque é somente no silêncio que podemos ouvir a Palavra proferida por Deus num silêncio eterno.
Nossas Constituições nos dizem que a experiência transformadora do irresistível amor de Deus nos esvazia de nossos modos limitados e imperfeitos de pensar, amar e agir, transformando-os em modos divinos (Const. 17). Toda nossa vida e, especialmente nossa oração, deve ser uma preparação para esse encontro transformador com Deus. É importante cultivar o silêncio interior e exterior, para que possamos ouvir verdadeiramente a Palavra de Deus nas profundezas de nosso ser. A voz do Espírito é muito gentil e precisamos ser muitos silenciosos para ouvi-la.
A cela individual é a primeira arena do processo de transformação. Contudo, os eremitas no Monte Carmelo se reuniram em comunidade. Nosso título nos chama de Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. A fraternidade é uma parte essencial do carisma carmelitano. Não vamos sozinhos ao encontro de Deus. A fraternidade é o local do teste de nossa espiritualidade. É muito bom falar belamente sobre a oração e a vida espiritual, mas a menos que seja vivida na prática, ela não passa de muito ar quente. O modo como realmente nos tratamos uns aos outros é a medida de nosso relacionamento com Deus. Como você pode amar o Deus que não vê se não ama o irmão a quem vê? A fraternidade é também o ambiente no qual crescemos. Através de nossos relacionamentos com os outros membros de nossa comunidade, algumas de nossas asperezas serão polidas.
COMUNIDADE
A comunidade é um sinal maravilhoso de que o amor de Deus pode operar milagres nos corações dos seres humanos. Ela proclama a verdade do Evangelho e é uma parte integrante de nossa missão. Todos nós conhecemos a bela teoria da comunidade e o prazer que pode ser viver numa boa comunidade, mas também temos consciência dos obstáculos que encontramos na comunidade. Às vezes, não é fácil viver em comunidade. Ela é feita de seres humanos imperfeitos. Esperamos que todos se comprometem com a jornada espiritual e que possam apoiar se uns aos outros para que alcancemos o objetivo para o qual fomos criados. Contudo, todos os membros da comunidade são seres humanos imperfeitos que buscam a felicidade de modos que nunca serão plenamente satisfeitos. De tempos em tempos, esses modos entram em conflito porque até que o processo de transformação alcance um certo nível de maturidade, estaremos buscando auto-estima e afeição, segurança e controle, que nem todos podemos ter e, portanto, experimentamos conflitos de personalidade.
Ao fazermos nossa profissão, nos comprometemos com um grupo de pessoas reais que são fundamentalmente boas, mas imperfeitas. Somos convidados a amar nosso próximo, que é um ser humano de carne e osso com sentimentos, que nem sempre reage como esperamos. É fácil amar outro ser humano na teoria, mas é mais difícil fazê-lo na prática. Talvez tenhamos que agradecer a Deus pelo sucesso que temos em comunidade. Os relacionamentos humanos não são todos fáceis. Também devemos agradecer a Deus porque os companheiros de nossa jornada são, na sua maioria, pessoas que tentam ao máximo viver o Evangelho como eles o entendem, apesar de acharmos isso difícil de acreditar tal vez.
A celebração da Eucaristia e a leitura comunitária da Palavra de Deus são de grande ajuda para construir uma comunidade. A Eucaristia é a celebração da comunidade, mas também forma a comunidade e, por isso, merece uma preparação séria. Ela transforma indivíduos em comunidade e então nos envia a viver o Evangelho em nosso dia-a-dia. Infelizmente, a Eucaristia também pode ser um divisor dentro da comunidade se dermos muita atenção aos fatores externos e pouca atenção ao coração da questão.
Sair das celas individuais para a capela todo dia é um símbolo do constante esforço necessário para sair de si mesmo para encontrar os outros e fazer comunidade com eles (Ratio, 35). A fraternidade é um sinal profético de que é possível viver em comunhão apesar de termos que pagar o preço (Ratio, 36).
Acredito que uma das maiores dificuldades na vida comunitária é que cada membro busca coisas diferentes e nunca partilha suas expectativas. Cada um tem um modelo de vida religiosa e de Igreja que nunca questiona porque são parte dele e, portanto existem expectativas que foram construídas a respeito da vida de um(a) religioso(a). A necessidade da purificação profunda da noite escura torna-se clara quando tomamos consciência de como estão profundamente enraizadas as expectativas e os preconceitos que inconscientemente colhemos em nosso crescimento e em nossos primeiros anos como carmelitas.
O objetivo da jornada espiritual é que sejamos transformados em Deus. Nossas Constituições descrevem-na como uma mudança profunda no modo como pensamos, agimos e amamos. Nos afastamos de nossos modos humanos, que são limitados por natureza, para o modo divino. Simplificando, nossa vocação é que nos tornemos como Deus. Os Pais da Igreja falaram e escreveram muito sobre a divinização do ser humano. Todos os aspectos do ser humano devem ser transformados. Esse processo é normalmente longo e lento, e talvez dificilmente será completado nesta vida. Estar na jornada espiritual é estar envolvido nesse processo de transformação. O relacionamento com outros seres humanos ajuda muito nesse processo de crescimento e de transformação porque aprendemos muito sobre nós mesmos se tivermos olhos para ver e ouvidos para ouvir.
Numa comunidade religiosa vivemos e partilhamos com pessoas com quem temos pouco em comum. O que devemos ter em comum são os valores fundamentais de seguir Cristo e a tradição carmelitana. No entanto, o modo como compreendemos isso nos vem através de nossos processos humanos que ainda não estão transformados. Logo teremos maneiras diferentes de compreender e de viver esses valores e nossa motivação nunca será completamente pura. Viver em comunidade provoca algumas dificuldades porque meu falso eu entra em conflito com o falso eu dos outros. É muito fácil e errado culpar os outros membros da comunidade por todas as dificuldades de viver em comunidade ou presumir que todas as dificuldades são negativas. A maioria das dificuldades na vida comunitária tem um aspecto positivo ao me revelarem algo sobre mim mesmo, mas devo ser bem honesto para considerar que um problema de minha comunidade seja meu problema.
Existe um certo paralelo entre a vida religiosa e a vida matrimonial. Sabemos que se um casal não mantém um diálogo, pequenas coisas se tornarão problemas maiores ou o casal se separará. A mesma questão está em atividade numa comunidade religiosa. Podemos tentar evitar o problema pedindo uma transferência, mas existem alguns religiosos que viveram em diversas comunidades da Província e não estão felizes em lugar algum. Muitos nunca perguntam se o problema pode estar vindo deles!
Quando uma nova comunidade se forma, e isso acontece toda vez que um novo membro chega ou outro parte, seria muito útil se a comunidade partilhasse suas expectativas. Por exemplo, se um membro da comunidade espera ser capaz de partilhar seus sentimentos mais profundos com a comunidade e outro fica paralisado de constrangimento se alguém pergunta: “como vai você?”, haverá grande insatisfação nessa comunidade. Se a comunidade puder ao menos estar consciente das diferentes expectativas desde o princípio, ela aprenderá a não esperar muito ou a equilibrar as expectativas de acordo com as necessidades dos membros.
A DISFUNÇÃO NA VIDA COMUNITÁRIA
Não tenho nenhuma pretensão de ser um psicólogo, mas o conceito de disfunção é muito comum hoje e pode ser muito útil na compreensão de alguns problemas na vida comunitária. Ninguém é perfeito e todos podemos causar problemas aos outros, mas existe uma situação realmente disfuncional numa comunidade quando a vida de toda a comunidade gira em torno de uma única pessoa. O caso clássico seria o de um alcoólatra na comunidade. Ninguém contesta o indivíduo sobre a bebida e não se enfrenta o problema. Podem existir outros casos onde um membro da comunidade tem um problema psicológico que domina a vida da comunidade. Nenhum encontro comunitário pode ser realizado porque os outros têm medo de como o indivíduo enfermo reagirá e tudo é feito em nome da paz. Nesse caso, toda a comunidade está enferma porque o problema de um indivíduo domina e estabelece a ordem do dia de toda a comunidade. Acima de tudo, cabe ao superior intervir em tal situação para ter certeza de que tal indivíduo possa obter a ajuda de que necessita. Se o irmão não aceitar ajuda, ao menos não devemos permitir que ele domine a vida da comunidade.
Cada um de nós precisa se examinar no tocante à nossa própria vida em comunidade. Deus usará as pequenas idiossincrasias de nossos irmãos para nos purificar e usará nossas idiossincrasias para purificar nossos irmãos. A convivência conosco é agradável? Somos egoístas ou realmente tentamos viver uma vida fraterna? Estamos preparados para permitir que nossos irmãos desafiem e purifiquem nosso falso eu?
O ENCONTRO COMUNITÁRIO
O encontro comunitário é uma ferramenta essencial para o crescimento de um grupo de indivíduos numa comunidade. Às vezes, surgirão tensões nos encontros comunitários. Isso é muito natural e não algo que devemos temer. Se os encontros comunitários são realizados freqüentemente, de acordo com o que está estabelecido nas Constituições, isso dá aos membros da comunidade a oportunidade de manifestar seus ressentimentos. Isso diminui o nível de tensão na casa. Se os encontros comunitários não acontecem regularmente, não há foro no qual levantar as questões normais que emergem em toda comunidade. Na ausência de encontros comunitários regulares, a informação será transmitida por meio de discussões nos corredores. Isso também pode levar a apatia dentro da comunidade, o que não é saudável.
Os encontros comunitários não devem se limitar ao trabalho, mas deve existir foro no qual sejam discutidas questões espirituais. Tratar de questões espirituais amedronta muito mais os corações das pessoas, mais do que os encontros para tratar de trabalho. Por isso, em muitos lugares, a Regra e as Constituições neste ponto são simplesmente ignoradas.
Empregar o método da Lectio Divina tem sido útil para os encontros comunitários sobre questões espirituais. A redescoberta desse antigo método de oração foi muito importante para toda a Igreja e também para a Ordem. Um passo da Lectio Divina é partilhar nossas idéias sobre um texto das Escrituras com os outros, mas este não é o objetivo. O objetivo da Lectio Divina é a contemplação, que é um relacionamento amadurecido com Deus, em Jesus Cristo, no qual nossos modos humanos limitados de pensar, amar e agir são transformados em modos divinos (Const. 17). A discussão de um texto das Escrituras e a tentativa de aplicá-lo na vida da comunidade pode ser muito útil, mas muito mais poderosa é partilharmos juntos a experiência do silêncio no qual todos desejam a presença e a ação de Deus dentro da comunidade. A Lectio Divina pode ser muito útil nas comunidades, mas é importante não parar o processo na metade do caminho.
A PROVÍNCIA
Não somos membros de uma comunidade isolada. Cada comunidade é parte de um grupo mais amplo, geralmente uma Província ou um Comissariado. Os superiores devem seguir a determinação dos Capítulos Gerais e Provinciais. Além disso, os superiores devem tomar certas decisões após o devido discernimento e consulta. É impossível agradar a todos. Temos o direito de ter uma opinião e de expressá-la claramente, mas uma vez que a decisão foi tomada, devemos acatá-la, mesmo que não concordemos inteiramente com ela.
O falso eu é muito sutil e podemos aceitar aparentemente uma decisão, mas tentar miná-la não cooperando plenamente. Também podemos minar a autoridade de um superior de diversas maneiras ao mesmo tempo em que apresentamos uma fachada inocente. A vida comunitária, no nível local ou provincial, revela o que está em nossos corações. Outras pessoas perceberão quem somos. Se nós perceberemos também depende do nível de autoconhecimento, que é fundamental para a jornada espiritual.
A ORDEM E A IGREJA
Cada Província faz parte de uma realidade mais ampla, a Ordem. Por sua vez, a Ordem faz parte da Igreja. Todos nós somos membros da Ordem e não apenas de uma comunidade ou Província em particular. A Ordem Carmelitana faz parte da Igreja e temos o dever de assumir nosso lugar dentro da missão da Igreja. Logo, não fazemos apenas o que será bom para a Ordem. Tentamos fazer o que a Igreja nos pede. Um grupo recebe um carisma dentro da Igreja para servir ao mundo. Acima de tudo, a Igreja espera que nós carmelitas não façamos apenas esse ou aquele trabalho em especial, mas que sejamos fiéis ao carisma que recebemos de Deus.
O MUNDO
Durante toda história da Ordem, expressamo-nos de diferentes formas. Um tema constante, que é parte importante de quem somos e que corre pelos oito séculos de nossa existência, é a dimensão contemplativa. O estilo de vida contemplativo buscou fornecer as condições mais favoráveis para o desenvolvimento da vida contemplativa. Contudo, os dois são muito diferentes. Somos chamados a sermos contemplativos, mas como frades mendicantes. Não somos chamados a viver um estilo de vida contemplativo. Vivemos no meio do povo. Um(a) contemplativo(a) é alguém que está no processo de ser afinado, como um lindo instrumento, pelo Mestre. Um(a) contemplativo(a) é um amigo prudente de Jesus Cristo e, logo, estará em união com todos os homens e mulheres num nível profundo. O(a) contemplativo(a) é alguém que está aprendendo lentamente a ver com os olhos de Deus e a amar com o coração de Deus.
Essa é nossa vocação. Trilhamos esse caminho não como indivíduos isolados, mas na companhia de nossos irmãos e irmãs com todos os membros da Família Carmelitana. Rezemos com eles e por eles. Lembremo-nos especialmente em tempos de dificuldades, que o apoio e as orações de todos os nossos irmãos e irmãs nos sustentam.
PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:
- Em sua prática, como a experiência de viver em comunidade o ajudou a crescer como um indivíduo?
- Você vive uma vida fraterna?
- Se você fosse convidado a ser o prior da comunidade, o que você faria para favorecer a fraternidade dentro da comunidade?
*ASSEMBLÉIA DA PROVÍNCIA CARMELITANA DE SANTO ELIAS.Convento do Carmo – São Paulo- JANEIRO 2007
*CARMELITAS E ORAÇÃO
- Detalhes
Mt 6,6: “Quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você”.
Titus Brandsma escreveu que a oração é vida, não um oásis no deserto da vida. A oração é uma parte essencial do carisma carmelitano. Espera-se que sejamos homens de oração e que formemos comunidades orantes. O Carmelo é certamente símbolo da oração para a maioria das pessoas em todo mundo.
A Ratio (art. 29) faz uma distinção entre oração e contemplação, embora afirme que na tradição carmelitana a oração foi muitas vezes identificada com a contemplação. A oração é a porta para a contemplação (Castelo Interior, 1,7). Na Regra, temos um equilíbrio entre oração em comum e tempo sozinhos com Deus na cela. A oração litúrgica certamente é a forma mais alta de oração já que é a oração de Cristo dirigida ao Pai no Espírito Santo. Quando celebramos a liturgia estamos partilhando dessa oração, dessa comunicação íntima entre o Pai e o Filho, que é o Espírito Santo.
Para o carmelita, a celebração diária da liturgia é muito importante. Somos incumbidos de celebrar o ofício divino para o mundo em nome da Igreja. Esse é um compromisso muito sério que aceitamos na profissão solene. Contudo, celebrar a liturgia em certos momentos do dia não é o suficiente. A liturgia deve influenciar cada momento de nossa vida. A ideia da Liturgia das Horas é santificar todo o dia e recordar a presença de Deus a cada momento. É muito importante viver a Eucaristia, aprender com o exemplo de Cristo a nos doarmos aos outros, a viver na presença de Deus. Logo, a Eucaristia e a Liturgia das Horas não são celebrações momentâneas, mas o coração de cada dia. Na liturgia ganhamos força para servir ao Povo de Deus e para viver em harmonia com nossos irmãos e irmãs.
Gostaria de enfocar a oração pessoal. Se vamos crescer em nosso relacionamento com Deus, é essencial termos um tempo sozinhos com Deus. Existem muitas maneiras de rezar, mas todas elas se voltam para estabelecer uma amizade íntima com Jesus Cristo. Santa Teresa d’Ávila nos advertiu que devemos fazer tudo para aumentar nosso amor pelo Senhor. O único modo de julgar a oração é se ela transforma nossas vidas. Isto é: estamos tratando as outras pessoas um pouco melhor? As Constituições nos lembram que: “Uma vida de oração também exige que examinemos nosso modo de vida à luz do Evangelho, para que a oração possa influenciar tanto nossas vidas pessoais quanto as vidas de nossas comunidades” (art. 81). O modo como rezamos depende muito de nossas personalidades e do tipo de relacionamento que temos e queremos ter com Deus.
Talvez a Lectio Divina seja o modo mais tradicional de crescer no relacionamento com Deus. Existem muitas formas de usar esse modo de oração. Ela pode ser usada tanto comunitária quanto individualmente. Podemos usá-la como a estrutura de todo nosso dia. Na Missa ou na Oração da Manhã lemos a Palavra de Deus. Durante o dia podemos recordar essa Palavra em determinados momentos, repetindo uma frase curta ou mesmo uma única palavra. Os eremitas no Monte Carmelo meditavam dessa forma. Ás vezes isso pode permitir que nossos corações falem diretamente com Deus respondendo aos acontecimentos de nosso dia. Quando chega o momento da oração pessoal, podemos simplesmente abandonar nossos pensamentos e palavras e repousar em Deus.
A Prática da Presença de Deus
Foi o carmelita descalço de Lourenço da Ressurreição quem primeiro viveu e tornou famosa a Prática da presença de Deus. Essa prática é muito simples e, ao mesmo tempo, muito difícil. A Regra nos lembra: “que tudo seja feito na Palavra do Senhor” (Regra 19). Isso é um eco da carta aos Colossenses: “E tudo o que vocês fizerem através de palavras ou ações, o façam em nome do Senhor Jesus” (Cl 3,17). A prática da presença de Deus é um método de oração simples porque não requer qualquer regra complicada. Significa simplesmente viver na verdade. Deus está presente em cada momento de nossas vidas, mantendo-nos vivos. Essa prática envolve partilhar com Deus tudo que acontece com você. Não é necessário conversar com Deus apenas sobre coisas sagradas. Podemos falar com Deus sobre o que nos interessa e partilhar com Deus o que acontece conosco. Lourenço da Ressurreição conversou com Deus sobre todos os detalhes práticos de seu trabalho como cozinheiro e tesoureiro comunitário. Santa Teresa d’Ávila nos lembra que Deus caminha entre os utensílios da cozinha. Deus está no meio da realidade que nos rodeia, seja ela qual for. Nós não trazemos Cristo para as circunstâncias em que vivemos. Ele está lá antes de nós.
A prática da presença de Deus é um modo de continuar o diálogo com Deus durante todo o dia. O Concílio Vaticano Segundo enfatizou o perigo da divisão entre fé e vida. Elas são e devem ser uma. Partilhar os eventos do dia é um modo de permitir que a Palavra de Deus influencie tudo que fazemos, pensamos ou dizemos. Se não temos vergonha de fazer ou dizer alguma coisa na presença de Deus, estamos vivendo uma ilusão ou nossas ações e palavras estão realmente de acordo com a vontade de Deus. Nosso falso eu levantará todos os tipos de razões para nos assegurar de que estamos certos e que não precisamos de mudança. Para vivermos na presença de Deus e trilharmos o caminho espiritual, a honestidade é uma virtude algumas vezes dolorosa, mas essencial.
A devoção a Maria, a Mãe de Jesus
A devoção mariana está intimamente ligada à Ordem Carmelitana. Maria é a Padroeira, Mãe e Irmã dos Carmelitas e cada um de nós deve pôr em prática seu próprio relacionamento com ela. O rosário é uma devoção popular resistente. Existem inúmeras maneiras de usá-lo para a oração. Ele só se limita à criatividade de cada pessoa. O símbolo mais importante da devoção mariana entre os carmelitas é o escapulário. Foram feitas diversas tentativas de atualizar esse símbolo para nossos dias. Pela ocasião do 750º aniversário da devoção ao escapulário, o Papa escreveu uma carta na qual descreveu seus dois elementos fundamentais. O escapulário faz parte de todo conjunto da espiritualidade carmelitana e nos lembra especificamente a presença constante de Maria em nossas vidas. Ela é a mãe da vida divina dentro de nós e nos acompanha até que essa vida cresça e nos transformemos em Deus. Esse é o objetivo de nossa existência. O segundo elemento fundamental da devoção ao escapulário é nosso compromisso de assumir as virtudes de Maria.
No Evangelho que usamos para a Solenidade de Nossa Senhora do Monte Carmelo, ouvimos as palavras que Jesus disse na cruz ao dar Maria ao discípulo amado como mãe a um filho. Então o evangelista nos fala que o discípulo assumiu Maria “para si”. Geralmente essa frase é traduzida como “a recebeu em sua casa”, mas a língua Grega não queria dizer isso. Acredito que o texto diz que o discípulo amado, que representa todos nós, levou Maria para o local mais precioso para ele. O que caracteriza o discípulo amado acima de tudo é seu relacionamento com Jesus. Logo, ele colocou Maria no centro do seu relacionamento com Jesus e Maria colocou o discípulo no centro do seu relacionamento com seu Filho.
A Oração Silenciosa
A Ratio nos diz que a oração é essencialmente um relacionamento pessoal, um diálogo entre Deus e o ser humano. Somos convidados a cultivá-la e a encontrar tempo e espaço para estarmos com o Senhor. A amizade só pode crescer através “estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama” (Santa Teresa d’Ávila – Livro da Vida 8,5) (Ratio 31). A Ratio continua dizendo que além de todas as questões da forma da oração, o importante é cultivar um relacionamento profundo com Cristo. Ela cita Santa Teresa mais uma vez dizendo que a oração perfeita “não consiste em muito pensar, e sim em muito amar” (Fundações 5,2; Castelo Interior 4, 1, 7) (Ratio). As Constituições nos lembram que: “A oração em silêncio é de grande ajuda no desenvolvimento de um espírito de contemplação. Portanto, devemos praticá-la diariamente por um período de tempo apropriado” (Art. 80).
Então o que é a oração em silêncio e o que é um período de tempo apropriado? Nossas vidas são muito agitadas, mas precisamos estabelecer prioridades. A oração é absolutamente essencial. O período de tempo depende do relacionamento da pessoa com Deus e, até certo ponto, depende da criatividade em encontrar espaço e tempo.
Todo relacionamento tem seu próprio ritmo. Geralmente, após um período de tempo, um relacionamento tende a ser menos complicado quando as duas pessoas se acostumam com o jeito uma da outra. Quando você não conhece bem uma pessoa, é difícil sentar em silêncio com ela. Temos a tendência de conversar. Ao conhecermos melhor a pessoa, o relacionamento torna-se mais fácil e sentar-se no silêncio amistoso torna-se normal e agradável. Quando entramos em harmonia com o outro podemos começar a ler seu silêncio. Trata-se de um relacionamento íntimo. O silêncio pode ser mais eloqüente do que muitas palavras.
É muito normal que no decorrer do tempo nossa oração se torne mais e mais simples. Pode ser que já tenhamos uma palavra que resuma tudo que queremos dizer a Deus. Dizer essa palavra significa milhares de coisas. Jesus abriu seu coração a seus discípulos e partilhou conosco o nome especial que tinha para Deus. Esse nome é “Abba”. Essa palavra contém todo relacionamento de Jesus com o Pai. É muito útil ter nosso próprio modo de nos relacionarmos com Deus, para que possamos lembrar durante o dia da presença constante de Deus conosco ao repetirmos uma simples palavra ou frase.
Cada relacionamento com o Senhor é diferente. Se você aproveita o máximo em sentar-se e conversar com o Senhor, ou de meditar sobre um tema, ou de ler e pensar sobre uma passagem da Escritura, ou de refletir sobre um livro espiritual, isso é bom. Por favor, continue a fazer isso. No entanto, podem existir momentos numa jornada de oração quando a pessoa se torna um pouco confusa e procura para onde ir. Também é comum ser levado ao silêncio durante a oração e, a princípio, isso pode parecer estranho e assustador. Não sabemos o que fazer e temos a sensação de estarmos perdendo tempo. A grande tentação é deixar de lado a oração porque não podemos mais encontrar o consolo que tivemos e ceder à sensação de perda de tempo. Como Santa Teresa d’Ávila, insisto que você não ceda a essa tentação e tenha uma “determinação muito determinada” de agarrar-se à oração especialmente quando ela não está de acordo com os seus planos.
É uma experiência muito comum passar por períodos prolongados de aridez na oração. Mais uma vez sentimos como se estivéssemos desistindo ou chateados. Sentimos que Deus foi embora não deixando endereço. Se, de alguma forma, mesmo no meio da confusão e da aridez, estamos convencidos do valor da oração, devemos apenas nos sentar na poeira e esperar por Deus. Em ocasiões muito estranhas em que um pensamento santo flutua sobre o rio de nossa consciência, temos a tendência de nos precipitarmos sobre ele e sufocá-lo, exaurindo-o por estarmos ressecados. No entanto, existe outra forma de lidar com esses pensamentos santos ocasionais. Não importa o quanto possam parecer santos, eles são nossos pensamentos, por isso subtende-se que deixamos que eles venham ou não. Se esses pensamentos forem verdadeiramente de Deus, retornarão em outro momento.
Existem muitos métodos de esperar por Deus no silêncio. Gostaria de propor um método de oração que pode fazer com que o silêncio seja muito produtivo e que pode nos ajudar a esperar por Deus no silêncio. Trata-se de um método de oração cristão baseado na rica tradição contemplativa e, especialmente, num livro clássico dessa tradição, “A Nuvem do Não-Saber”, um escrito anônimo do século XIV. Não estou sugerindo que devemos deixar de lado outras formas pessoais de oração, mas esse método pode aprofundar esses outros métodos e torná-los mais produtivos. O mais importante para esse tipo de oração é estar convencido de que Deus não está longe, mas muito perto. Deus faz sua morada em nós (cf. Jo 14,23).
Esse método de oração pode ser chamado de oração do silêncio ou de oração do desejo porque, no silêncio, nos voltamos para Deus com nosso desejo. Ele também foi chamado de oração em segredo, seguindo o conselho de Jesus para entramos em nosso quarto e rezarmos ao Pai ocultamente (M 6,6). A primeira fase dessa oração é encontrar um local adequado onde as interrupções sejam reduzidas ao mínimo. Depois se coloque numa posição confortável que você possa manter durante todo tempo da oração. Recomenda-se um mínimo de 20 minutos. Pode-se começar essa oração com uma pequena leitura da Bíblia. Não é hora de pensar no significado das palavras. Esse tipo de meditação fica para outra hora. Agora é hora de simplesmente estar na presença de Deus e de consentir na ação divina com nossa intenção. Então, com os olhos fechados, introduza gentilmente uma palavra sagrada em seu coração. Uma palavra sagrada é aquela que tem um grande significado para você em seu relacionamento contínuo com Deus. A palavra sagrada deve ser sagrada para você. De acordo com o ensinamento de “A Nuvem do Não Saber”, é melhor que essa palavra seja breve, de uma sílaba se possível. Sugiro algumas palavras: “Deus, Senhor, Amor, Jesus, Espírito, Pai, Maria, Sim”. Escolha uma palavra significativa para você. Talvez você pense em uma, se pedir a ajuda de Deus.
Quando peço que você introduza uma palavra sagrada no seu coração, não estou sugerindo que você a pronuncie com seus lábios, ou mesmo mentalmente, mas acolha-a dentro de você sem pensar em seu significado. Não é necessário forçar a palavra sagrada. Ela deve ser muito gentil. A palavra sagrada não é um mantra a ser repetido constantemente. A palavra concentra nosso desejo e sempre a usamos do mesmo modo simplesmente voltando nosso coração para o Senhor assim que percebemos que estamos distraídos. Essa é uma oração de intenção e não de atenção. Nossa intenção é estar na presença de Deus e consentir na ação divina em nossas vidas. A palavra sagrada expressa essa intenção e, assim, quanto tomamos consciência de que estamos pensando em algo diferente, podemos decidir se continuamos com a distração por ser mais interessante, ou se voltamos nossa intenção para a presença de Deus e consentimos com aquilo que Deus quer realizar em nós. Voltamos nosso coração para Deus pelo uso da palavra sagrada. Ela é um símbolo de nossa intenção. Não é necessário repeti-la freqüentemente, apenas quando desejamos voltar nosso coração para Deus.
Durante essa oração, não é hora de conversar com Deus usando belas palavras ou mesmo de ter pensamentos santos, mesmo que pensemos que são inspirações de Deus. É melhor deixar essas coisas para outro momento. Nosso silêncio e nosso desejo valem mais do que palavras.
Através da palavra que escolhemos, expressamos nosso desejo e nossa intenção de permanecer na presença de Deus e de consentir com a ação divina purificante e transformadora. Voltamos para a palavra sagrada, que é o símbolo de nossa intenção e de nosso desejo, apenas quando tomamos consciência de estarmos envolvidos em algo diferente.
A oração consiste simplesmente em estar na presença de Deus sem pensar em nada em especial. Se você compreende como estar em silêncio com outra pessoa sem pensar ou fazer algo em especial, então você será capaz de compreender do que trata a oração. Nem todas as pessoas se adaptam a esse método de oração. Se você sentir um chamado interior para um silêncio maior, ele pode ajudá-lo.
No final do período que você decidiu dedicar à oração, talvez você possa dizer um Pai Nosso ou outra oração lentamente. É bom permanecer em silêncio por alguns momentos para se preparar para levar o fruto de sua oração para sua vida pessoal.
(Convido você a rezar agora e usar brevemente esse método de oração em segredo. Fique à vontade e entre na sala secreta de seu coração onde Deus mora. Para marcar o final do tempo de oração recitarei lentamente uma oração comum. Esse é o momento de reajustar-se ao momento presente).
Pauta prática para a Oração em Segredo:
1-Escolha uma palavra sagrada como símbolo de sua intenção em consentir na presença e na ação de Deus dentro de você.
2-Sente-se confortavelmente e, com os olhos fechados, fixe brevemente e introduza a palavra sagrada silenciosamente como símbolo de seu consentimento da presença da ação de Deus dentro de você.
3-Quando estiver envolvido com seus pensamentos, volte sempre gentilmente à palavra sagrada.
4-No final do período de oração, permaneça em silêncio com os olhos fechados por alguns minutos.
*ASSEMBLÉIA DA PROVÍNCIA CARMELITANA DE SANTO ELIAS. Convento do Carmo – São Paulo-JANEIRO 2007
AO VIVO- ORDEM TERCEIRA DO CARMO. Encontro de Priores (as) e formadores-02.
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AO VIVO- ORDEM TERCEIRA DO CARMO. Encontro de Priores (as) e formadores dos 37 Sodalícios da Ordem Terceira do Carmo da Província Carmelitana de Santo Elias- Carmelitas. De 22-24 no Carmo da Bela Vista, São Paulo. Momento de confraternização nesta noite de sábado, 23.
AO VIVO- ORDEM TERCEIRA DO CARMO. Encontro de Priores (as) e formadores.
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