Pelo menos sete mortos após tiroteio em centro de Testemunhas de Jeová em Hamburgo
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O suposto autor do ataque, ex-membro desta denominação religiosa, também foi encontrado morto.
A polícia alemã está investigando o tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira em um centro religioso das Testemunhas de Jeová na cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, que causou a morte de pelo menos sete pessoas -segundo alguns meios de comunicação seriam oito- e um número ainda indeterminado de feridos, vários deles gravemente. A estas vítimas mortais, segundo as investigações da Polícia, acresce a do alegado autor do atentado, também ele falecido e cujo corpo foi encontrado no local. O homem, entre 30 e 40 anos, era ex-membro desta confissão religiosa, noticiou o jornal alemão Der Spiegel. A motivação para o ataque é desconhecida neste momento. As autoridades darão uma coletiva de imprensa ao meio-dia em Hamburgo para oferecer detalhes da investigação.
O tiroteio começou depois das 21h. Nessa altura, começaram a ser recebidos os primeiros pedidos de socorro aos Bombeiros e à Polícia. Um grande número de ambulâncias e serviços de emergência foram enviados para a área. Os primeiros agentes chegaram muito rápido porque estavam próximos ao local. Eles ouviram um último tiro enquanto entravam no prédio e mais tarde encontraram uma pessoa sem vida no segundo andar, que acreditam ser o agressor, disse à televisão na madrugada o porta-voz da polícia presente no local, Holger Vehren.
O ataque ocorreu em um centro de culto das Testemunhas de Jeová na rua Deelböge, no distrito de Gross Borstel, ao norte da cidade. Toda a área foi isolada, com ruas e rodovias cortadas. Durante as primeiras horas, as forças de segurança pediram aos cidadãos que não abandonassem as suas casas e se refugiassem num edifício caso estivessem na rua. Já ao amanhecer, a situação havia se acalmado e a Polícia informou que o perigo para os transeuntes havia passado.
O local de culto das Testemunhas de Jeová onde ocorreu o tiroteio é um prédio de três andares localizado em uma rua de seis pistas em uma área esparsa de casas baixas. Os habitantes desta zona foram alertados através de uma aplicação de telemóvel que avisa para situações de emergência e que neste caso reportou “perigo extremo”. Segundo a mídia local, às sete da noite foi realizada uma cerimônia no Salão do Reino - nome com que esta confissão se refere aos seus locais de culto - à qual compareceram muitas pessoas.
A Polícia de Hamburgo ainda não forneceu um número definitivo de vítimas e simplesmente garante que “várias pessoas ficaram gravemente feridas; alguns morreram." As primeiras informações em sua conta no Twitter indicavam que uma operação em grande escala estava sendo realizada com muitas tropas no local e que ofereceriam mais informações assim que estivessem disponíveis. "Até agora, não há informações confiáveis sobre o motivo do crime", diz o relato oficial, que pede aos cidadãos que não compartilhem fatos não verificados e não espalhem boatos.
As imagens mostraram na noite de ontem uma grande concentração de ambulâncias e viaturas policiais e dezenas de agentes em frente ao prédio, alguns deles com uniformes e armas de grupos de operações especiais. Muitos casacos estavam pendurados em um cabideiro no hall do prédio, o que poderia indicar que algum tipo de evento ou reunião estava acontecendo lá dentro com muitos participantes.
“Más notícias de Hamburgo”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz em sua conta no Twitter na sexta-feira. Ele descreveu o ataque como um "ato brutal de violência". "Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias", acrescentou, agradecendo o trabalho das forças de segurança. A notícia do ocorrido no centro é "chocante", disse o prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher, também em sua conta na rede social. “Minhas mais profundas condolências às famílias das vítimas. Os serviços de emergência estão a trabalhar a toda a velocidade para localizar o autor ou autores e esclarecer o que aconteceu", acrescentou.
Em uma declaração no site da comunidade, as Testemunhas de Jeová se declararam "profundamente afetadas pelo terrível tiroteio". “Nossas mais profundas condolências às famílias das vítimas e testemunhas oculares traumatizadas. Os ministros da igreja local estão fazendo todo o possível para ajudá-los neste momento difícil", disseram na nota. Fonte: https://elpais.com
É correspondente do EL PAÍS na Alemanha. Antes, lidava com informações judiciais e econômicas e fazia parte da equipe de Investigação. Como especialista em saúde, acompanhou a crise do coronavírus e co-escreveu o livro Estado de Alarma (Península, 2020). É formada em Tradução e Jornalismo pela UPF e mestre em Jornalismo pela UAM/El País.
Corpo de padre que estava desaparecido há dois dias é encontrado no interior de Minas
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Douglas Leite foi visto pela última vez na manhã de terça-feira (7). Diocese de Caratinga emitiu nota de pesar após corpo ser encontrado às margens da BR-116.
Por g1 Zona da Mata — Fervedouro
A Polícia Civil e a Diocese de Caratinga confirmaram a localização do corpo de Douglas Ferreira Leite, padre mineiro que estava desaparecido desde a manhã de terça-feira (7). O vigário, de 35 anos, atuava na Paróquia de Santa Bárbara, em Fervedouro.
O carro do sacerdote, um fusca, também foi encontrado nesta quinta-feira (9), próximo ao município de Miradouro.
Conforme informações da Polícia Civil, na terça, ele se deslocava de Fervedouro para São Francisco do Glória, em um trajeto de pouco mais de 10km. Ele teria saído de casa por volta das 10h30 e visto pela última vez por volta das 11h45.
Na tarde desta quarta (9), a Diocese de Caratinga publicou uma nota nas redes sociais confirmando o falecimento do religioso. Nascido em Conceição de Ipanema, na região do Vale do Rio Doce, ele foi ordenado em agosto de 2021.
Investigações
O caso está sendo investigado pela 34ª Delegacia de Polícia de Miradouro, com apoio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Muriaé.
Ao g1, a Polícia Civil confirmou o encontro do corpo, nas proximidades onde o veículo foi localizado, em uma área de mata, próximo a um riacho às margens de BR-116, em Miradouro. Populares teriam sido os primeiros a localizarem o cadáver.
Os investigadores não descartam a possibilidade de suicídio.
A hipótese mais provável, e que ainda depende de verificação conclusiva, conforme a polícia, é que ele vinha sendo vítima de um golpe de extorsão e foi chantageado pelo criminoso. Fonte: https://g1.globo.com
NOTÍCIAS SOBRE O CASO
Padre desaparece após pedir dinheiro emprestado a outro religioso em Minas
Religioso atua na paróquia de Santa Bárbara, em Fervedouro, na Zona da Mata mineira. Desaparecimento foi comunicado pela Diocese de Caratinga
O padre Douglas Ferreira Leite, de 35 anos, que atua na paróquia de Santa Bárbara, no município de Fervedouro, na Zona da Mata mineira, está desaparecido desde a manhã da última terça-feira (7/3).
A informação é do bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira, em comunicado oficial emitido nessa quarta-feira (8/3) pela Diocese de Caratinga, no Vale do Rio Doce. Um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento foi aberto ainda ontem.
Conforme apurado pela reportagem junto à diocese, o religioso havia saído com destino ao município de Divino, onde participaria de um mutirão de confissões. Mas ele não chegou à cidade. O carro dele foi encontrado pelas autoridades policiais às margens da BR-116, em Miradouro.
Ao jornal Estado de Minas, o padre Agrimaldo José Teixeira comentou que o religioso havia pegado um dinheiro emprestado com outro padre da paróquia Santa Helena, no município de Caputira. “Ele não revelou o que faria com esse valor, mas parecia muito preocupado com alguma coisa”, disse.
Natural de Conceição de Ipanema, padre Douglas Ferreira foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 2021 pelo bispo Dom Emanuel Messias de Oliveira, da Diocese de Caratinga. Ele começou a atuar na paróquia de Santa Bárbara em dezembro do ano passado. Anteriormente, ele conduzia as missas em Divino.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil não deu mais informações, mas disse que o caso foi encaminhado à 34ª delegacia em Miradouro, onde a investigação está sendo conduzida. Fonte: https://www.em.com.br
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A Arquidiocese de Mariana solidariza-se com a Diocese de Caratinga (MG), pertencente à Província Eclesiástica de Mariana, pelo falecimento do Padre Douglas Ferreira Leite.
“Eu te tomei pela mão direita: Não tenha medo, eu mesmo o ajudarei” (Is 41,13)
A Diocese de Caratinga (MG) comunica, com grande pesar, o falecimento do Pe. Douglas Ferreira Leite, até então Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Bárbara de Fervedouro.
O Pe. Douglas estava desaparecido desde o final da manhã do último dia 7 de março, quando havia sido visto pela última vez. Na tarde de hoje, 9 de março de 2023, foi encontrado sem vida no distrito de Bicuíba, em Miradouro – MG.
Na firme esperança da ressurreição, bendizemos a Deus por seu frutuoso ministério sacerdotal, vivido com zelo e ardor, ao longo deste um ano e seis meses, desde sua ordenação presbiteral, no dia 15 de agosto de 2021.
Solidários aos familiares do Pe. Douglas, amigos e paroquianos, rezemos por seu descanso eterno ao lado do Cristo Bom Pastor, a quem serviu com tanto amor e doação.
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo Diocesano
Fonte: https://arqmariana.com.br
Deus está em alta
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A religião, sintoma de alienação na geração passada, ganha espaço nos dias que correm, sobretudo no mundo dos jovens
O jornalista Carlos Alberto Di Franco escreve quinzenalmente na seção Espaço Aberto
Hoje vou tratar de um assunto diferente. Talvez surpreendente nas páginas de um jornal: Deus está em alta. Isso mesmo. A nostalgia de valores transcendentes é patente. No Brasil e na camada mais jovem da população. Impressiona-me, e muito, o nível intelectual da moçada. Uma turma bem situada na vida profissional, mas que busca um sentido mais profundo para a sua vida. É curioso. Quando parece que o materialismo prático está ganhando de goleada, o jogo vira. Sempre foi assim na bimilenária experiência do cristianismo.
Relembro, aqui, um caso antológico: a experiência de um conhecido jornalista francês. Corria o dia 8 de julho de 1935: um rapaz de 20 anos que estava à procura de um amigo, com quem tinha combinado jantar, entrava, por engano, numa capela de Paris. Chamava-se André Frossard. Era filho do líder sindical L. O. Frossard, jornalista e primeiro-secretário do Partido Comunista Francês. Dizia-se “cético e ateu de extrema esquerda. Ainda mais do que cético, ainda mais do que ateu, indiferente e ocupado em coisa bem diversa do que um Deus que nem pensava mais negar”. Cinco minutos depois, saía de lá “católico, apostólico, romano, (...) transportado, levantado, retomado e envolvido pela onda de uma alegria inexaurível”.
O impacto existencial dessa conversão ficou registrado num livro que ocupou muito tempo as listas dos best-sellers: Deus Existe, Eu O Encontrei. André Frossard, jornalista de prestígio, cronista do Figaro, redator-chefe da revista Temps Présent e, de 1988 até sua morte, em 1997, membro da Academia Francesa de Letras, faz parte daquela estirpe de intelectuais que cinzelam a cultura dos povos.
Trata-se de um livro estimulante, quase interativo. O autor, armado de uma coragem afiada e de um bom humor cativante, assume um desafio inusitado. Frossard condensa, em 47 “questões”, cerca de 2 mil perguntas que lhe foram feitas por estudantes franceses. Em cada questão, expõe primeiro as objeções, assumindo lealmente o ponto de vista crítico, e depois formula respostas que extrai da sua “experiência da fé”. Por que viver? Ciência e fé são compatíveis? Deus é da esquerda ou da direita? A fé e o Big Bang. A bioética. A aids. O sofrimento humano. A liberdade. Eis, respingados ao acaso, alguns dos temas que compõem um mosaico de grande atualidade jornalística.
A liberdade, adverte Frossard, “não consiste em fazer o que se tem vontade, mas também o que não se quereria, por bom senso, por respeito aos outros e muitas vezes por amor, primeiro princípio de tudo aquilo que é, foi ou será”.
Num mundo tantas vezes dominado por uma visão utilitária e hedonista, Frossard rasga o generoso horizonte da autêntica liberdade. De fato, poucas ideias gozam, da parte dos homens em geral, de apreço tão imediato e universal quanto a liberdade, mas nem todos se aprofundam igualmente na sua essência. Muitos se conformam com uma concepção superficial desse conceito: a liberdade sugere-lhes simples espontaneidade, ausência de compromissos, e isso já é suficiente. Na sua defesa da liberdade, contudo, Frossard não fica num conceito descomprometido, mas mergulha na raiz existencial da liberdade: o amor.
A liberdade, para ele, tem uma vertente transcendental, uma orientação para Deus. Não é que a liberdade deixe de ser uma realidade humana para se tornar só ou principalmente um conceito de tipo religioso. Bem ao contrário. Precisamente por dizer respeito a Deus e ao fim último da vida, essa concepção da liberdade é radicalmente humana.
O livro de Frossard é de grande atualidade. O pêndulo da História aponta o reencontro do homem com suas raízes genuínas, sua inquieta peregrinação rumo ao Criador. Na verdade, a busca de Deus é um fato sociológico. A religião, sintoma de alienação na geração passada, ganha espaço nos dias que correm, sobretudo no mundo dos jovens.
Jornalistas competentes, imunes ao vírus da superficialidade, sabem decifrar o fenômeno religioso. Outros, reféns de um sectarismo anacrônico, sucumbem à patologia dos chavões. Alguns, por exemplo, equivocadamente imaginam que o influxo cristão sobre os assuntos temporais não deveria existir. Gostariam de ver a Igreja reduzida a uma espécie de ONG da boa vontade. A História, no entanto, demonstra que a Igreja sempre será “sinal de contradição”. E os seus seguidores, embora iguais aos demais, são ao mesmo tempo instrumentos de transformação.
A aparente tensão entre o cristão, cidadão do mundo, mas não refém do mundanismo, tem levantado uma falsa contraposição entre convicção e liberdade. Estabelece-se uma absurda incompatibilidade entre realidades que deveriam caminhar juntas. Entre uma pessoa de fé e um fanático existe uma fronteira nítida: o apreço pela liberdade. O fanático impõe, empenha-se em aliciar. A pessoa de fé, ao contrário, assenta serenamente em seus valores. Por isso a sua convicção não a move a impor, mas estimula a propor, a expor à livre aceitação dos outros as ideias que acredita dignas de serem compartilhadas.
A invulgar cultura do autor – seu tom coloquial, sem formalismo – e a sinceridade das suas reflexões são algumas notas características de um texto estimulante.
*JORNALISTA. E-MAIL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Fonte: https://www.estadao.com.br
Papa Francisco pede 'sacrifício' e passa a cobrar aluguel de cardeais no Vaticano
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Pontífice cita gravidade de contexto econômico e demanda ação do alto escalão da Igreja Católica
O Papa Francisco revogou a isenção de pagamento de aluguel de cardeais, que agora precisarão custear sua própria moradia pagando os preços de mercado. Outros altos funcionários que não são isentos, mas recebem subsídio, não receberão mais o auxílio.
Segundo o Vatican News, o pontífice pediu um "sacrifício extraordinário para destinar maiores recursos à missão da Santa Sé" diante do "contexto econômico atual, que é particularmente grave". Além dos cardeais, são afetados pela medida chefes de dicastérios (espécie de ministério da Cúria Romana), presidentes, secretários, subsecretários, dirigentes e cargos equivalentes, o que inclui também auditores do Tribunal da Rota Romana.
As novas regras foram resumidas em um documento escrito por Maximino Caballero Ledo, leigo que comanda a Secretaria de Finanças do Vaticano e se reuniu com o papa no último dia 13. A decisão não foi comunicada oficialmente, embora tenha sido informada pelo Vatican News, o portal de notícias oficial do Vaticano. Uma alta autoridade da Santa Sé também confirmou à agência Reuters o teor da medida.
A decisão não altera os contratos imobiliários vigentes, que continuam com isenções e subsídios até seu término e só poderão ser renovados respeitando as novas regras —exceções devem ser autorizadas diretamente por Francisco. Também não está claro como os preços serão calculados, especialmente em relação a apartamentos que ficam dentro do Vaticano.
Há dois anos, o papa emitiu um decreto para cortar em 10% salários de cardeais e clérigos da Santa Sé com o objetivo de evitar demissões diante do agravamento da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.
Em 2020, Francisco tomou medidas para tornar mais transparentes fundos de caridade, em movimento para apertar o controle sobre as finanças do Vaticano e tentar contornar escândalos financeiros a compra de imóveis de luxo. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br
DIOCESE DE AMPARO/SP: Nota de Falecimento
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É com imenso pesar que a Diocese de Amparo, através da sua Cúria Diocesana, informa o falecimento do padre Jamil Antônio da Costa, aos 42 anos.
Natural de Caconde - SP. Foi ordenado diácono no dia 26 de junho de 2011, na Basílica Nossa Senhora da Conceição, em sua cidade natal, aos 31 anos de idade. Em dezembro do mesmo ano recebeu o Sacramento da Ordem, das mãos de Dom Davi Dias Pimentel, então bispo da Diocese de São João da Boa Vista. Nesta exerceu o ministério sacerdotal colaborando no exercício de vigário paroquial.
Em 2012 iniciou sua missão ministerial na Diocese de Amparo como pároco da Paróquia São João Batista, em Amparo, a qual ficou à frente por 6 anos. No ano de 2018 foi transferido, assumindo como pároco a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itapira, onde permaneceu exercendo seu caminhar na Fé. Contribuiu como assessor eclesiástico diocesano do Movimento Legião de Maria, e atuava como assessor da Pastoral da Educação na Diocese.
O padre Jamil nos últimos meses realizava um tratamento oncológico, o qual o levou ao óbito nesta quarta-feira (01), no Hospital AC Camargo, em São Paulo.
Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição receba seu filho devoto em seus braços, e acolha os corações de seus amigos e familiares.
Maiores informações sobre a Missa Exequial, velório e sepultamento serão dadas posteriormente assim que definidas. Fonte: https://www.instagram.com/diocesedeamparo
QUARESMA: TEMPO DE JEJUAR
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Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Estamos no início da Quaresma. Uma das características do tempo da Quaresma é a penitência, sobretudo no comer e no beber. Tal penitência pode consistir numa simples abstinência, que é renúncia a algum alimento, ou pode chegar ao jejum, que consiste no privar-se das refeições de modo total ou parcial. É muito importante a prática de tal forma de penitência. Aliás, eram o jejum e a abstinência que, na Igreja Antiga, davam uma fisionomia própria ao tempo quaresmal.
É necessário compreender o sentido profundo que o cristianismo dá a essas práticas, para não ficarmos numa atitude superficial, às vezes até folclórica ou, por ignorância pura e simples, desprezarmos algo tão belo e precioso no caminho espiritual do cristão.
O jejum nos ensina que somos radicalmente dependentes de Deus. Na Escritura, a palavra nephesh significa, ao mesmo tempo, vida e garganta. A ideia que isso exprime é que nossa vida não vem de nós mesmos, não a damos a nós próprios; nós a recebemos continuamente: ela entra pela nossa garganta com o alimento que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos. Jamais o homem pode pensar que se basta a si mesmo, que pode se fechar para Deus. Quando jejuamos, sentimos uma certa fraqueza e lerdeza, às vezes, nos vem mesmo um pouco de tontura. Isso faz parte da “psicologia do jejum”: recorda-nos o que somos sem esta vida que vem de fora, que nos é dada por Deus continuamente.
A prática do jejum, impede-nos, então, da ilusão de pensar que a nossa existência, uma vez recebida, é autônoma, fechada, independente. Nunca poderemos dizer: “A vida é minha; faço como eu quero!” A vida será, sempre e em todas as suas etapas, um dom de Deus, um presente gratuito, e nós seremos sempre dependentes dele. Esta dependência nos amadurece, nos liberta de nossos estreitos e mesquinhos horizontes, nos livra da autossuficiência e nos faz compreender “na carne” nossa própria verdade, recordando-nos que a vida é para ser vivida em diálogo de amor com Aquele que no-la deu.
O alimento é uma de nossas necessidades básicas, um de nossos instintos mais fundamentais, juntamente com a sexualidade. A abstenção do alimento nos exercita na disciplina, fortalecendo nossa força de vontade, aguçando nossa capacidade de vigilância, dando-nos a capacidade para uma verdadeira disciplina. Nossa tendência é ir atrás de nossos instintos, de nossas tendências, de nossa vontade desequilibrada. Aliás, essa é a grande fraqueza e o grande engano do mundo atual. Dizemos: “não vou me reprimir; não vou me frustrar”, e vamos nos escravizando aos desejos mais banais e às paixões mais contrárias ao Evangelho e de amor pelo próximo.
O próprio Jesus, de modo particular, e a Escritura, de modo geral, nos exortam à vigilância e à sobriedade. O jejum e a abstinência, portanto, são um treino para que sejamos senhores de nós mesmos, de nossas paixões, desejos e vontades. Assim, seremos realmente livres para Cristo, sendo livres para realizar aquilo que é reto e desejável aos olhos de Deus! O próprio Jesus afirmou que quem comete pecado é escravo do pecado! Não adianta: sem o exercício da abstinência, jamais seremos fortes. Não basta malhar o corpo; é preciso malhar o coração!
O jejum tem também a função de nos unir a Cristo, no seu período de quarenta dias no deserto. Quaresma de Cristo, quaresma do cristão. Faz-nos, assim, participantes da paixão do Senhor, completando em nós o que faltou à cruz de Jesus. O cristão jejua por amor a Cristo e para unir-se a ele, trazendo na sua carne as marcas da cruz do Senhor. É uma união com o Senhor que não envolve somente a alma, com seus sentimentos e afetos, mas também o corpo. É o homem todo, a pessoa na sua totalidade que se une ao Cristo. Nunca é demais recordar que o cristianismo não é uma religião simplesmente da alma, mas atinge o homem em sua totalidade. Pelo jejum, também o corpo reza, também o corpo luta para colocar-se no âmbito da vida nova de Cristo Jesus. Também o corpo necessita, como o coração, ser esvaziado do vinagre dos vícios para ser preenchido pelo mel, que é o Espírito Santo de Jesus.
O jejum e a abstinência, fazem-nos recordar aqueles que passam privação, sobretudo a fome, abrindo-nos para os irmãos necessitados. Há tantos que, à força, pela gritante injustiça social em nosso País, jejuam e se abstêm todos os dias, o ano todo! O jejum nos faz sentir um pouco a sua dor, tão concreta, tão real, tão dolorosa! Por isso mesmo, na tradição mística e ascética da Igreja, o jejum e a abstinência devem ser acompanhados sempre pela esmola: aquele alimento do qual me privo, já não é mais meu, mas deve ser destinado ao pobre. É por isso que os pobres, antigamente, nos dias de jejum, pediam nas portas o “meu jejum”. Eis o jejum perfeito: ele me abre para Deus e para os irmãos. Neste ponto, é enorme a insistência seja da Sagrada Escritura, seja dos Padres da Igreja (os santos doutores dos primeiros séculos do cristianismo).
Resta-nos, agora, passar da teoria à prática. Seja nossa Quaresma rica do jejum e da abstinência, enriquecidos com o bem da caridade fraterna, da esmola, que se efetiva na atenção e preocupação ativa e concreta pelos pobres de todas as pobrezas, sempre em sintonia com a Campanha da Fraternidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Fonte: https://www.cnbb.org.br
INDO COM JESUS AO DESERTO!
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Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos. Indo com Jesus ao deserto, aprendemos com Ele a vencer as ciladas da maldade, do demônio e a reafirmar nossa adesão ao Deus de amor e de bondade que nos leva pela sua mão.
A primeira leitura – Gn 2,7-9;3,1-7 – afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte. A figura da serpente, o tentador se manifesta aos nossos primeiros pais, de maneira ardilosa e vil, para induzir-lhes ao erro. Invertendo o mandamento apresentado por Deus, que tinha como finalidade preservar a vida humana e a integridade espiritual, a serpente sugere que Deus é um ser invejoso. E assegura que, caso comessem do fruto proibido, o homem e a mulher seriam como Deus. O resultado é aquilo que São Paulo desenvolve na segunda leitura de hoje: pelo pecado, a morte entrou no mundo. Os seus efeitos se estenderam a todos os homens, pois todos pecaram.
A segunda leitura – Rm 5,12-19 – propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva. Se por meio da transgressão de um só homem o gênero humano fora relegado à morte, é também por meio de um só homem, Jesus Cristo, que o dom gratuito, isto é, a graça de Deus, é derramado de maneira vigorosamente mais abundante e superior sobre todos. Ora, se o pecado cometido por nossos primeiros pais resultou em condenação, o dom da graça, derramado por Jesus Cristo, resultou em justificação. Tudo isso, alcançado pelo preço de seu sangue, em perfeita obediência ao Pai.
O Evangelho – Mt 4,1-11 – apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar. Jesus venceu as tentações, as quais cederam outrora Adão e Eva, para nos devolver a possibilidade real de viver com Deus nesta vida e, depois, participar da vida divina nova e eternamente. Para tanto, precisamos vencer todas as tentações, simbolizadas pelas três propostas apresentadas pelo Tentador de Cristo. Revestido e guiado pelo Espírito Santo, Jesus jejuou 40 dias e 40 noites – como Moisés em Ex 34,28 – e teve fome, como todo ser humano. Foi tentado e nunca cedeu às impertinências do Maligno. Jesus é provado no deserto e durante sua vida terrena sua condição de Filho e Messias até vencer completamente o mal, entregando-se na Cruz.
Jesus nos ensina como superar as propostas enganadoras da sociedade moderna: as tentações do combate simplicista da fome, da sujeição à ambição do lucro e do uso mágico da religião e de Deus.
Que o percurso quaresmal, em clima de sinodalidade eclesial, nos ajude a bem vivenciar nossa vocação cristã. O vigor do nosso testemunho cristão consiste em assimilar a Palavra de Deus. É ela que nos permite vencer as tentações da autorrefencialidade, da propagação dos discursos de ódio – dos quais podemos nos tornar agentes, potencializando-os nas redes sociais – , da adesão à lógica da competição, da indiferença ao clamor dos descartados que gritam por vida digna.
Vençamos as tentações! Jesus continua nos chamando a adentrar ao deserto da nossa alma para vencer as forças demoníacas que só podem ser vencidas pela nossa abertura à Palavra da Salvação!
Um dos gestos concretos deste domingo, bem como de toda a Quaresma, está em sintonia com a Campanha da Fraternidade em prol do combate à fome com a nossa atitude prática de oração que se transforma em ação, dando de comer a quem tem fome, a ser generoso, sobretudo neste tempo de graça, penitência e conversão. Fonte: https://www.cnbb.org.br
QUARESMA- 2023: CAMPANHA DA FRATERNIDADE
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Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)
A Igreja Católica no Brasil, mesmo recebendo muitas críticas desleais, é uma entidade religiosa preocupada com a identidade espiritual das pessoas, mas também a vida em sua total dignidade. Justamente por isto que, a partir de 1962, vem realizando, todo ano, a Campanha da Fraternidade. Seu objetivo ultrapassa os limites da instituição para contribuir com o bem espiritual e social das pessoas.
Muitas dessas Campanhas têm uma conotação realmente social, quase como contrapartida em relação a uma cultura que não valoriza os brasileiros como tais. A Igreja procura chegar junto para ajudar na reflexão do povo. É o que acontece neste ano de 2023, com o tema “Fraternidade e Fome”, num momento em que a fome no país tem chegado a patamares muito preocupantes.
A oração da Quaresma precisa se transformar em ação para diminuir o sofrimento de tantas pessoas. Estamos diante de um desafio, quando o lema bíblico diz: “Dai-lhes voz mesmos de comer” (Mt 14,16). E o Brasil tem condição de sarar essa ferida angustiante da fome, usando os próprios recursos. A Campanha da Fraternidade não resolve o problema, mas é espaço de reflexão sobre o tema.
O ser humano é “ser vivente”, que depende da natureza, da fertilidade do “jardim do Édem” (cf. Gn 2,7-8), onde deve existir fartura de alimento e o necessário para a sobrevivência. Ninguém deveria morrer de fome e nem passar fome em terras brasileiras com tantos recursos naturais e capacidade humana para o trabalho. A Campanha quer mostrar que alguma coisa está errada neste cenário.
É interessante uma frase bíblica, que diz: “A transgressão de um só levou a multidão humana à morte” (Rm 5,15). O problema da fome no Brasil não seria fruto de transgressões e de pouca visão social e fraterna de muitos? Não é por falta de alimento, porque o país é privilegiado no setor da agricultura. Talvez a culpa, se assim podemos dizer, não estaria numa política mal gerida?
Diz que Jesus “jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome” (Mt 4,2). Muitos brasileiros jejuam muito mais, chegando até morrer por isso. É uma das realidades que precisa sensibilizar a todos, porque o direito à vida não pode ser privilégio de uns em detrimento de outros. Por isto a Campanha da Fraternidade quer provocar a capacidade da partilha fraterna. Fonte: https://www.cnbb.org.br
Igrejas armam blocos evangélicos para lutar contra 'trevas de Carnaval'
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Ensaio da bateria da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro - Tércio Teixeira/Folhapress
Fiéis e pastores colocam o bloco de Deus na rua, mas estratégia divide opiniões entre as denominações
SÃO PAULO
Mal se avizinhava o Carnaval e soava o alarme dentro das igrejas evangélicas: corram para as montanhas! Bom, não precisava ser literalmente montanhas, mas a praxe entre fiéis era procurar retiros cristãos para se blindar do clima de profanação desvairada que eles acreditavam tomar conta das ruas.
Mas espera aí, não foi Jesus Cristo quem disse "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"? Qual o sentido em bater em retirada justamente na semana mais convidativa ao pecado da carne e outros tantos?
Nenhum, concluíram em 2006 membros de uma igreja então novata no neopentecostalismo brasileiro. Criada menos de uma década antes, já famosa por usar pranchas de surf como púlpito, a Bola de Neve lançou naquele ano sua bateria, a Batucada Abençoada, lembra o pastor Eric Vianna, 48.
"O que era a igreja antes? Ela se reunia em acampamentos cristãos durante o Carnaval. Mas a retirada da igreja entregava a cidade para toda sorte de malignidades que acontece durante o período", disse em depoimento. "Jesus nos diz que somos a luz do mundo, e não existe melhor momento de brilhar a luz do que nas trevas de Carnaval."
O fuzuê momesco, afirma o pastor à Folha, é impulsionado por "muitas pessoas que vivem suas vidas como se não houvesse amanhã e extrapolam seus limites como se fosse o último dia de suas vidas". Aí já viu: disparam os índices de acidente de carro, criminalidade, gravidez indesejada e problemas de saúde.
"A intenção da Batucada Abençoada é mostrar que existe uma opção para isso", diz o pastor. "Mostrar que é possível se divertir e se alegrar sem a necessidade de aditivos como bebidas alcoólicas ou drogas, e sem as consequências que perduram até mesmo pelo resto da vida."
A Bola de Neve ainda é exceção. A maioria das igrejas vê com maus olhos a incorporação de elementos seculares, externos à religiosidade evangélica, ainda que na melhor das intenções —essa seria usar as armas do inimigo contra ele e expandir ainda mais a evangelização, como propõe o pastor Eric.
Um artigo do pastor e conferencista Renato Vargens no Pleno News, portal conservador acompanhado por crentes, resume bem esse repúdio à ideia de meter Deus no meio da festa pagã.
"Com o intuito de pregar o Evangelho no Carnaval, evangélicos de denominações diferentes criaram blocos e até mesmo escolas de samba cujo objetivo final é pregar aos foliões. Segundo os sambistas de Jesus, essa é uma maneira de evangelizar os perdidos que se encontram absortos em iniquidade e que precisam desesperadamente de Cristo."
Ledo engano, diz Vargens. "O que me preocupa efetivamente não é o desejo de evangelizar, tampouco a vontade de pregar as Boas Novas da Salvação Eterna aos que se perdem, e sim a forma escolhida para o desenvolvimento dessa missão."
Por mais nobre que seja o motivo, adotar símbolos carnavalescas "abre portas ao mundanismo, paganismo e à ausência de santidade", e isso não é bom, argumenta. "A Igreja foi chamada para pregar Cristo e o arrependimento de pecados e não um tipo de evangelho palatável, cujo foco principal é a satisfação humana." Fonte: https://www1.folha.uol.com.br
Card. Steiner apresenta a Campanha da Fraternidade em Manaus
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“A fome é consequência de um sistema económico que nos atinge no Brasil, um descaso em relação aos pobres", são palavras do Cardeal Leonardo Steiner na coletiva de apresentação da Campanha da Fraternidade 2023
Vatican News
A Campanha da Fraternidade acompanha a vida da Igreja do Brasil durante a Campanha da Fraternidade desde há quase 60 anos. Um tempo para refletir e encontrar caminhos de conversão em torno a realidades presentes na sociedade brasileira. Em 2023, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Fome”, e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
No Brasil 33 milhões de pessoas passam fome, uma realidade que também está presente na cidade de Manaus, denunciou o Cardeal Leonardo Steiner em coletiva de imprensa. Uma campanha que tem a sua história, segundo o Arcebispo de Manaus que acontece no “tempo da conversão, o tempo da penitencia, o tempo do jejum, o tempo da esmola, essa tentativa de nos aprofundarmos no Mistério Salvífico de Deus em Jesus Cristo, na sua Paixão, Morte e Ressurreição”.
Dom Leonardo insistiu em que “a Campanha da Fraternidade deseja entrar nessa dinâmica de conversão, de mudança, de transformação”. O Cardeal afirmou que “comer não é um direito, comer faz parte do humano, é mais do que direito. Sem comer o ser humano não subsiste, não vive”. Ele denunciou o que está a acontecer com o Povo Yanomami, que “por falta de comida, por uma desnutrição enorme, eles perdem o ânimo e a capacidade de viver, eles perdem o desejo de viver, perdem o desejo de ser”.
A fome é uma realidade preocupante em um país que em 2022 só 41,3% dos domicílios no Brasil tinham seus moradores em segurança alimentar, o que faz com que mais de 58% dos domicílios brasileiros, 125 milhões de pessoas, vivessem em algum nível de insegurança alimentar, sendo 15,5% os que conviviam com a fome, 33 milhões, um número repetido por 3 vezes pelo cardeal. Ele disse esperar que “essa Campanha da Fraternidade nos desperte”, chamando a entender que “ninguém é excluído do amor de Deus”, algo que contrasta com o fato de que “nós estamos deixando irmão e irmãs a passar fome”.
Uma realidade que “é consequência de um sistema económico que nos atinge no Brasil, um descaso em relação aos pobres”, ressaltou Dom Leonardo. Uma situação que tinha sido superada no passado, definindo a situação atual como uma amostra de que no Brasil “estamos perdendo a fraternidade, estamos perdendo a capacidade humana de nos ajudarmos, de nos auxiliarmos, de termos emprego suficiente para todos, de termos um sistema econômico que seja a favor de todas as pessoas e não apenas do sistema de mercado”. Diante disso ele chamou a refletir, mas também a realizar ações concretas em favor das pessoas que passam fome.
Algo que demanda “um pacto global na sociedade, entre as instituições, Igreja, mas também os governos, as empresas” em vista da superação da fome, segundo o Padre Geraldo Bendaham. Ele insistiu em que “tem saída, tem caminhos, a gente precisa mudar”, buscando uma economia solidária onde ocorra a partilha. O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus ligou a questão da fome com outras realidades, água, saneamento básico, educação...
O Padre Geraldo chamou a refletir sobre o desperdício de alimentos, algo que quer ser expressado no fato da Arquidiocese de Manaus realizar o lançamento da Campanha, que será realizado na Quarta-feira de Cinzas, no entorno da feira, abrindo assim as atividades que irão levar às comunidades a aprofundar nesse tema ao longo da Quaresma. Junto com isso, ele denunciou que “a sociedade tem criatividade, capacidade para superar a fome”, demandando políticas públicas que ajudem a superar a fome e fazer com que as desigualdades desapareçam no Brasil, um país que tem alimentos, mas onde muitas pessoas passam fome, algo que considera vergonhoso e que deve ser levado a sério pelos governos, “porque se trata de pessoas, seres humanos, nossos semelhantes”.
A Igreja de Manaus vem realizando diferentes iniciativas para ajudar a superar a fome, segundo o diácono Afonso Brito. Durante a pandemia a Arquidiocese ajudou 100 mil pessoas a superar a fome, um trabalho que continua e que está sendo coordenado pela Caritas Arquidiocesana e as Caritas Paroquiais. O objetivo é ajudar às famílias que passam fome a ter o mínimo possível, algo que é realizado com a doação de pessoas anônimas e de instituições públicas.
O Cardeal Steiner colocou como algo necessário “discutirmos e refletirmos sobre o sistema econômico que tem levado tantas pessoas a esse estado de fome”. Ele ressaltou outros elementos relacionados com a fome, como é a educação, a saúde, a cultura, os espaços de lazer. Manaus é um cidade onde é possível apalpar a fome, insistiu o Arcebispo, com situações muito difícil, uma realidade que se repete nas periferias das cidades brasileiras. Diante disso, ele disse esperar que a Campanha da Fraternidade possa ajudar a “abrir os olhos das pessoas, para que haja mais partilha, mas também haja uma reflexão e uma discussão sobre o próprio sistema econômico e a falta de políticas públicas que tem levado a essa situação”. Fonte: https://www.vaticannews.va
QUARESMA: TEMPO DE RENOVAÇÃO
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Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo de Natal (RN)
Prezados/as leitores/as,
A Igreja, dentro do Ano Litúrgico, dará uma pausa no Tempo Comum, neste ano na 7ª semana, dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, para iniciar outro tempo litúrgico, o Tempo da Quaresma. Serão 40 dias de experiência de conversão, de exortação para que o nosso espírito esteja purificado para celebrar o centro do Ano Litúrgico: a Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, este ano a 9 de abril. Viveremos, como Igreja no Brasil, a experiência da Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
O Tempo da Quaresma é pura graça para nós. Não se trata de fazer violência ao nosso corpo, de atitudes grosseiras com a nossa condição humana. Pelo contrário, trata-se de cuidar de nossa vida para que entendamos o imenso amor de Deus por nós, manifestado em Jesus Cristo. Trata-se de um tempo em que somos chamados a nos desvencilhar do que é supérfluo, do que nos maltrata, nos humilha e nos deixa nas trevas, humilhando e maltratando nossos semelhantes e até a nossa casa comum. É uma verdadeira graça de conversão, de fortalecer-nos para enfrentarmos as tentações que nos fazem andar sem sentido num mundo marcado por tantas orientações desnorteadoras.
Neste ano em que somos conduzidos pelo Evangelho de São Mateus, Ano A, a Palavra de Deus nos apresentará a atitude de Jesus de vencer as tentações na força da Palavra. O Tempo da Quaresma é tempo de deixar que a Palavra nos fortaleça, nos anime e nos faça compreender que a vida é graça e vocação. Jesus vence as tentações com a firmeza de quem conta sempre com Deus. Eis o que dá sentido ao nosso caminhar de fé: Deus está sempre conosco. Contamos sempre com Ele. Depois, a Palavra nos iluminará com a transfiguração de Jesus. Queremos ser purificados? Ouçamos a voz da nuvem que envolveu Pedro, Tiago e João, no monte Tabor: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”. A experiência da conversão nos coloca nesta escuta da voz do Pai. Diante de tantas vozes dissonantes, confusas, cheias de engano, a voz do Pai é agregadora, clara, certa e cheia de ternura. No terceiro domingo da Quaresma, o encontro de Jesus com a samaritana nos expõe a dinâmica da conversão: Jesus nos encontra, dialoga conosco. Ele revela a verdade de nossa vida. Não é motivado pelo desejo de humilhar-nos, de fazer-nos envergonhados, ou ainda, de maltratar-nos. O ditado “a verdade doi”, não se aplica a Jesus em relação à verdade de quem somos – Ele não entristeceu a samaritana – antes, a fez propagadora de sua mensagem. A conversão não nos faz grosseiro, amargos, tristes. Quaresma não significa encobrir o rosto, tornando nosso olhar terrificado ou apavorado. Saímos renovados quando encontramos a luz que é Jesus. No quarto domingo da Quaresma, a cura do cego de nascença nos lembra que Jesus nos liberta das trevas e nos faz homens e mulheres cheios de luz, capazes de ver a graça libertadora do Crucificado por amor. No último domingo da Quaresma, antes de entrarmos na Semana Santa, tendo como início o Domingo de Ramos, a Palavra nos apresentará a ressurreição de Lázaro. Cristo é a ressurreição e a vida. Ninguém morrerá se está com Ele. E mesmo aqueles que já experimentaram a morte, estes estão vivos para sempre com Ele.
Durante os 40 dias desse tempo de penitência temos a graça de refletir sobre o que é a nossa vida, qual o sentido da vida, o que nos motiva a viver. Como membros da comunidade de Jesus, a Liturgia quaresmal nos levará a uma intensa experiência de retiro, isto é, de podermos fazer silêncio e escutar a voz de Deus que continua clamando: “Hoje, não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor” (Sl 94, Antífona). Eis o primeiro e fundamental modo de viver a Quaresma: “ouvir a voz do Senhor”. A sua é uma voz que esclarece nossas ideias, aponta o caminho certo e seguro, revela o sentido da vida e dá motivos para viver e ser no mundo imagem de Deus. Fonte: https://www.cnbb.org.br
Novo endereço de 'quentinhas' para moradores de rua de SP deixa vizinhança em meio a briga entre igreja e prefeitura.
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Padre Júlio Lancelotti é alvo de queixas mesmo sendo contra mudança e tendo denunciado irregularidades na gestão do imóvel, que prefeitura nega. Levantamento mostra que capital tinha, no ano passado, 42.240 pessoas nas ruas
Por Laura Mariano* e Elisa Martins — São Paulo
Hugo Martins e Júnior dependem do Núcleo São Martinho e não aprovam mudança: “quem mora ali não nos quer” Maria Isabel Oliveira
A cena se repete todos os dias: uma fila que atravessa o salão principal e sai para a rua se forma para a distribuição de café da manhã e almoço em um prédio na Mooca, na Zona Leste da capital paulista. Cerca de 600 pessoas são beneficiadas com o fornecimento gratuito de refeições, muitas vezes a única que receberão no dia. O programa é encabeçado pelo padre Júlio Lancelotti, reconhecido por seu trabalho com a população de rua, mantido pela prefeitura, e referência em São Paulo. Mas está prestes a sofrer uma mudança de endereço que causa apreensão no padre, nos assistidos e nos novos vizinhos.
Até o fim da semana, o governo municipal planeja transferir o serviço do Núcleo de Convivência São Martinho de Lima da Rua Siqueira Cardoso para a Rua Padre Adelino. A distância de um local a outro é de apenas 400 metros. Mas a polêmica em torno disso é grande, e envolve o descontentamento da população de rua e de vizinhos do novo local, e críticas e denúncias de irregularidade pelo padre Lancelotti, que a prefeitura nega.
— Como vamos atender a todas as pessoas se o número de comidas distribuídas cairá de 600 para 400? O local não nos comporta. Tem muito carro, o galpão é menor e a população de rua será ainda mais marginalizada — critica o padre. — Nem a vizinhança nem os atendidos querem essa mudança drástica.
Lancelotti afirma receber ameaças de pessoas que atribuem a ele a mudança:
— Estou sendo responsabilizado por algo que também não quero.
Moradores de um albergue em Água Rasa, Hugo Martins e Júnior buscam alimento todos os dias no Núcleo São Martinho. Os dois fazem coro às críticas.
— O lugar novo não comporta a gente, e quem mora ali não nos quer perto — diz Júnior.
Para os dois, o melhor seria continuar “onde o atendimento já funciona”. Hugo reclama que a realocação contribuirá para que a discriminação aumente.
42 mil nas ruas
Levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua mostrou que, no ano passado, 42.240 pessoas moravam nas ruas de São Paulo. O número é 30% superior ao do censo da prefeitura, que estimou essa população em 32 mil pessoas.
O novo prédio que abrigará o serviço do Núcleo São Martinho de Lima ainda está fechado. Na tarde de ontem, operários trabalhavam no local. Eles se mostraram incomodados e tiraram fotos da reportagem.
Já os vizinhos do novo endereço organizam um abaixo-assinado com comerciantes para que a mudança seja revertida. Morador da rua Padre Adelino há cinco anos, Sandro Ricardo afirma que a ida do núcleo dificultará a circulação no local, impactará o comércio e a segurança.
— Mudei da região central para cá justamente pelo medo de ser assaltado, de me deparar com pontos de tráfico, e para conseguir andar livremente. Essa região tem hospitais, creches, escolas, mercados e conjuntos habitacionais novos. Não tem cabimento essa mudança — reclama Sandro.
Outro comerciante, que não quis se identificar, diz ter receio de ter que fechar seu negócio que funciona na mesma rua há 35 anos:
— Tenho medo de renovar meu contrato de locação. Já ouvi falar de pessoas que não conseguiram vender seus imóveis por aqui por causa dessa decisão da prefeitura. Você acha mesmo que o cliente vai chegar, ver a desorganização do São Martinho aqui ao lado e estacionar o carro?
A polêmica vai além da oposição de assistidos e moradores. Segundo Lancelotti, há irregularidades não esclarecidas em relação à locação e às condições do prédio atual, sobre as quais que ele diz questionar a prefeitura desde 2020.
De acordo com o religioso, a administração municipal aluga o imóvel desde 2015 por R$ 28.150,48 mensais para as atividades do Núcleo São Martinho de Lima. Até novembro de 2019, esse valor era repassado aos antigos proprietários, que então ofereceram o imóvel à Caixa Econômica Federal para o pagamento de uma dívida. O padre afirma, porém, que durante oito meses os aluguéis continuaram sendo pagos aos donos anteriores.
Ele conta que questionou a gestão de Bruno Covas, à época prefeito de São Paulo, sobre a locação. O padre afirma que recebeu a informação de que assim que a prefeitura tomou conhecimento da alteração de titularidade do prédio suspendeu o pagamento do aluguel aos antigos proprietários.
— Poderiam dar mil justificativas, mas o que explica um pagamento num valor tão alto por oito meses? Quantas pessoas no Brasil recebem esse valor por mês? Não é a maioria do povo. Eu acho muito grave. A gente acaba achando que é até mais um caixa dois por aí. Sigo buscando respostas para isso — afirma.
Vistoria e propriedade
Procurada pelo GLOBO, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou dois motivos para a mudança de endereço. O primeiro seria “em virtude da necessidade de reparos estruturais no imóvel atual constatada pela Coordenação de Engenharia e Manutenção”, após um vistoria feita em maio de 2022. Depois, acrescentou que a nova sede já estava “sendo providenciada desde abril do ano passado”, quando o novo proprietário do prédio onde funciona atualmente o serviço, e que teria adquirido o imóvel através de penhora da Caixa, fez uma solicitação do imóvel, que era locado diretamente pela pasta.
A secretaria afirmou ainda que o novo endereço terá capacidade para 400 pessoas e “continuará realizando a distribuição de café da manhã e almoço, além de manter as atividades já desenvolvidas”.
“Não haverá diminuição do atendimento para os conviventes do Núcleo de Convivência São Martinho. Atualmente, o serviço distribui até 800 refeições e atende entre 450 a 500 pessoas por dia”, completou o órgão em nota.
*Estagiária sob a supervisão de Elisa Martins. Fonte: https://oglobo.globo.com
A solidariedade da presidência da CNBB a Dom Álvarez, condenado a 26 anos de prisão
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"Em prece, a CNBB suplica o fortalecimento dos nicaraguenses na busca pelo respeito e pela dignidade. Fraternal e solidária, reza, por nosso irmão bispo, dom Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão".
Vatican News
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro, uma mensagem na qual reafirma sua comunhão com a Igreja Católica no mundo inteiro, em especial com a Igreja que está na Nicarágua. “Em prece, a CNBB suplica o fortalecimento dos nicaraguenses na busca pelo respeito e pela dignidade. Fraternal e solidária, reza, por nosso irmão bispo, dom Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão”, diz um texto do documento.
Mensagem da Presidência da CNBB
Brasília-DF, 13 de fevereiro de 2023
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comprometida com a defesa dos direitos humanos e repudiando qualquer gesto ou decisão que neguem estes mesmos direitos, reafirma sua comunhão com a Igreja Católica no mundo inteiro, em especial a Igreja que está na Nicarágua.
Onde a humanidade sofre é também dor e sofrimento da Igreja no Brasil.
A fé cristã é místico-profética, exigindo de cada discípulo e discípula de Jesus uma santa indignação frente aos cenários de desrespeito à vida, de desconsideração da sacralidade humana, templo vivo do Espírito Santo de Deus.
Em prece, a CNBB suplica o fortalecimento dos nicaraguenses na busca pelo respeito e pela dignidade. Fraternal e solidária, reza, por nosso irmão bispo, dom Rolando Álvarez, condenado a 26 anos de prisão.
A cada pessoa seja concedida a liberdade de se expressar com responsabilidade e viver sua fé. As autoridades de todo o mundo, da América Latina e, especialmente, da Nicarágua, possam se sensibilizar.
Ninguém seja indiferente à injustiça.
“Se os profetas se calarem, as pedras falarão” (Lc 19,40).
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: CNBB/ https://www.vaticannews.va
CARTA ABERTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO PADRE MOACIR PINTO.
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Dom Paulo Bosi Dal’Bó, o corpo clérigo da Diocese de São Mateus-ES e o povo santo de Deus vem a público repudiar as declarações de ofensas e de humilhação pública sofridas pelo Pe. Moacir Pinto durante uma homília no dia 01/02/2023 nos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, na Paróquia de Guriri, em São Mateus. Na ocasião, o Padre Moacir refletia sobre a situação de abandono e morte dos indígenas yanomamis no estado de Roraima, quando o Sr. Eliezer Nardoto o confrontou afirmando que ele estava fazendo campanha político/partidária dentro da Igreja.
Diante desse fato, é importante lembrar e ressaltar que toda a ação profética da Igreja em defesa da VIDA é fundamentada nas sagradas escrituras, na Doutrina Social da Igreja e no testemunho de tantos homens e mulheres de fé que doaram seu sangue para defender outras vidas. A proteção da VIDA não é pautada em nenhum viés de cunho ideológico ou partidário, uma vez que a VIDA é um dom de Deus e todo aquele que se sente cristão e é cristão tem o compromisso de defendê-la, independente do país, continente ou hemisfério que a VIDA estiver sendo ameaçada.
Dessa forma, Dom Paulo Bosi Dal’bó, o Clero e o povo santo de Deus se solidarizam com o Pe. Moacir e ratificam sua pregação profética em defesa da VIDA dos indígenas yanomamis.
Que Deus nos ilumine e nos abençoe na missão em defesa da vida!
São Mateus, 03 de fevereiro de 2023.
Dom Paulo Bosi Dal’Bó
Bispo da Diocese de São Mateus.
Fonte: http://diocesedesaomateus.org.br
3 DE FEVEREIRO: SÃO BRÁS, BISPO DE SEBASTE E MÁRTIR
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Brás, Escola de Novgorod
Sobre a vida de São Brás - protetor da garganta e dos otorrinolaringologistas, dos pecuaristas e das atividades agrícolas -dispomos de poucas notícias: a única coisa certa era a sua fé em Cristo, que manteve até à morte por decapitação, após cruéis torturas indescritíveis.
Bispo e médico
A tradição diz que Brás era natural de Sebaste, na Armênia, onde passou a sua juventude, dedicando-se, sobretudo, aos estudos de Medicina.
Ao tornar-se Bispo, entregou-se aos cuidados físicos e espirituais do povo, realizando, segundo a tradição, até curas milagrosas.
Naqueles anos, as condições de vida dos fiéis da fé cristã pioraram por causa dos contrastes entre o imperador do Oriente, Licínio, e do Ocidente, Constantino, que causaram novas perseguições. Brás, para fugir das violências, refugiou-se em uma caverna, no Monte Argeu, onde viveu na solidão e na oração, guiando a sua Igreja, apesar da distância, com mensagens secretas.
O milagre da garganta
Porém, Brás foi encontrado e preso pelos guardas do governador Agrícola e levado a julgamento. Ao longo do caminho, encontrou uma mãe desesperada, com seu filhinho nos braços, que estava sendo sufocado por um espinho ou isca de peixe cravado em sua garganta. O bispo abençoou-o e a criança recobrou imediatamente a saúde. Este fato, porém, não foi suficiente para poupá-lo do martírio, após torturas atrozes, que não conseguiram mudar seu espírito.
O naufrágio das relíquias
Com a sua morte, São Brás foi enterrado na catedral de Sebaste, mas, em 723, parte dos seus restos mortais foi transferida para Roma. No entanto, durante a viagem, uma tempestade repentina fez com que as relíquias permanecessem em Maratea, na costa da atual região italiana da Basilicata. Esta terra, na verdade, ainda hoje mantém uma grande devoção a São Brás.
O culto de São Brás
São Brás é um dos santos, cuja fama de santidade chegou a muitos lugares e, por isso, é venerado em quase todas as partes do mundo.
O milagre da garganta, que realizou em uma criança, é recordado no dia 3 de fevereiro, com um rito litúrgico particular, durante o qual o sacerdote abençoa a garganta dos fiéis com duas velas cruzadas diante da garganta. Fonte: https://www.vaticannews.va
CNBB EMITE NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS YANOMAMI: “AS DORES DE CADA INDÍGENA SÃO TAMBÉM DA IGREJA”
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A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta terça-feira, 31 de janeiro, uma nota intitulada “Em defesa dos povos originários” motivada pela realidade vivida pelo povo Yanomami que, segundo o documento, é a “síntese da ofensiva contra os direitos dos povos indígenas agravada nos últimos anos”. A realidade, segundo a nota, foi denunciada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em seu relatório anual.
De acordo com a nota da presidência da CNBB, “a realidade vivida pelo povo Yanomami é, pois, síntese do que apresenta o relatório do CIMI. Os povos originários, integrados à natureza, têm sido desrespeitados de modo contumaz, a partir da ganância, da exploração predatória do meio ambiente, que propaga a morte em nome do dinheiro”.
Essa realidade, defende a Conferência, deve despertar santa indignação no coração de cada pessoa, especialmente dos cristãos, que não podem fazer da defesa da vida uma simples bandeira a ser erguida sob motivação ideológica. “A vida tem que ser efetivamente defendida, não apenas em uma etapa específica, mas em todo o seu curso. E a defesa da vida humana é indissociável do cuidado com o meio ambiente”, reitera o documento.
Na nota, a CNBB pede às autoridades um adequado tratamento dedicado ao povo Yanomami e a cada comunidade indígena presente no território brasileiro. A CNBB pede ainda que “diante da gravidade do que se verifica no Norte do País, das mortes, principalmente de crianças e de idosos, sejam apontados os responsáveis, para que a justiça prevaleça”.
A CNBB reforça que a Igreja Católica no Brasil está unida ao povo Yanomami, solidariamente, com sua rede de comunidades de fé. “As dores de cada indígena são também da Igreja, que, a partir de sua doutrina, do magistério do Papa Francisco, vem ensinando a importância dos povos originários na preservação do planeta”. Conheça, abaixo, a íntegra da nota
Em defesa dos povos originários
A ofensiva contra os direitos dos povos indígenas, agravada nos últimos anos, foi denunciada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em seu relatório anual. A realidade vivida pelo povo Yanomami é, pois, síntese do que apresenta o relatório do CIMI. Os povos originários, integrados à natureza, têm sido desrespeitados de modo contumaz, a partir da ganância, da exploração predatória do meio ambiente, que propaga a morte em nome do dinheiro.
Essa realidade deve despertar santa indignação no coração de cada pessoa, especialmente dos cristãos, que não podem fazer da defesa da vida uma simples bandeira a ser erguida sob motivação ideológica. A vida tem que ser efetivamente defendida, não apenas em uma etapa específica, mas em todo o seu curso. E a defesa da vida humana é indissociável do cuidado com o meio ambiente.
A CNBB pede às autoridades um adequado tratamento dedicado ao povo Yanomami e a cada comunidade indígena presente no território brasileiro. Diante da gravidade do que se verifica no Norte do País, das mortes, principalmente de crianças e de idosos, sejam apontados os responsáveis, para que a justiça prevaleça. O genocídio dos Yanomamis seja capítulo nunca esquecido na história do Brasil, para que não se repita crime semelhante contra a vida de nossos irmãos.
A Igreja Católica no Brasil está unida ao povo Yanomami, solidariamente, com sua rede de comunidades de fé. As dores de cada indígena são também da Igreja, que, a partir de sua doutrina, do magistério do Papa Francisco, vem ensinando a importância dos povos originários na preservação do planeta.
O momento é de tristeza e desolação, mas a Igreja Católica continuará a trabalhar, intensificando sempre mais as suas ações, em união com muitos segmentos da sociedade e do poder público, para que prevaleça a esperança, confiante de que cada Yanomami será respeitado em sua dignidade de filho e filha de Deus.
Brasília-DF, 31 de janeiro de 2023
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB.
Fonte: https://www.cnbb.org.br
Transfobia é mal interreligioso que vai do terreiro à igreja
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Transfobia é mal interreligioso que vai do terreiro à igreja
Transgêneros contam, no Dia da Visibilidade Trans, suas experiências de preconceito em casas de fé
A reverenda trans Alexya Salvador - Eduardo Anizelli - 6.jun.18/Folhapress
SÃO PAULO
Há algo que une todas as principais religiões do Brasil, e não estamos falando do amor a Deus ou a deuses, seja qual for sua crença. Aliás, amor não tem qualquer espaço aqui. A transfobia é uma fístula que lacera relações sociais em múltiplas casas de fé, do terreiro à igreja.
Mesmo religiões tidas como trincheira contra o preconceito com pessoas LGBTQIA+ têm um histórico de marginalizar transgêneros, apontam cinco deles às vésperas do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado neste domingo (29).
A modelo Ariadna Arantes, 38, primeira trans no Big Brother Brasil, fez um desabafo no dia seguinte à data que celebrou a causa em 2020. "Estou sofrendo intolerância dentro da própria religião."
Havia acabado de ser iniciada no candomblé. Virou notícia: a ex-BBB de saião, blusa e turbante brancos. Mas muita gente, inclusive nos terreiros, torceu o nariz. Se a biologia não lhe fez mulher desde sempre, ela não podia se vestir como uma, alegavam.
"Vocês são o que, professores de anatomia?", Ariadna esbravejou. Luyza Nogueira dos Santos, 24, já viu esse filme antes, e passou por maus bocados antes de conseguir seu final feliz.
Ela conhece o preconceito desde pequena. Andou com fé primeiro numa igreja pentecostal, e depois na Igreja Católica, onde chegou a fazer a primeira comunhão. Voltou a ser evangélica porque os católicos lhe pareciam mais certinhos, e ela "sentia falta do transe".
Até que se descobriu médium ao receber no templo o Caboclo Laço de Ouro, uma entidade da umbanda, diz. Os fiéis em volta se horrorizaram. "Acordei lavada de óleo de unção dos pés à cabeça."
Foi aí que Luyza encontrou a religiosidade afrobrasileira, mas sem se encontrar por completo nela, não num primeiro momento. Tinha uma tia de santo, uma parente espiritual, que apanhou com sandália da avó de santo porque havia chegada maquiada na casa.
"Era travesti declarada, mas dentro do terreiro a tratavam pelo nome morto [o que recebeu ao nascer], e vestia roupas ditas masculinas", conta.
Luyza ainda não havia feito a transição de gênero e vivia sendo amolada para se assumir gay. Mas ela era uma mulher, não um homem homossexual. E se sentia desconfortável com regras como não poder baixar entidades femininas. "Até que uma pomba-gira pegou minha cabeça, a Maria Navalha do Cabaré."
Conta que recebia ameaças, inclusive físicas, toda vez que aparecia com trajes femininos, como tranças de cabelo ou uma saia.
Para Ronan Gaia, 28, que escreveu uma tese de mestrado sobre mulheres trans no candomblé, a religiosidade afrobrasileira não está isenta de preconceitos que encharcam toda a sociedade.
"Em alguns terreiros, sobretudo os mais tradicionais, apenas mulheres dançam o xirê, ritual que antecede a evocação dos orixás. Mulheres trans são excluídas desse processo, e homens trans, inseridos".
E esse é só um exemplo. O corpo é fundamental para o rito candomblecista, diz Gaia. Daí um destaque maior para a biologia, como se os orixás só compreendessem o gênero a partir do sistema reprodutor com que a pessoa nasceu.
Para o pesquisador, ainda que reproduzam dinâmicas transfóbicas, os terreiros são redes importantes para acolher a população trans.
É como a reverenda trans Alexya Salvador, 42, vê muitas das chamadas igrejas inclusivas. Elas, ao contrário da maioria do meio evangélico, não percebem a identidade LGBTQIA+ como pecado. O problema é que esses templos não discriminam o fiel trans, mas nem sempre o aceita na liderança, diz.
Vide a amiga Jacque Chanel, que escolheu seu nome mesclando Jackie Kennedy com a grife de luxo. Após ter sua ordenação como pastora negada por uma igreja que se dizia livre de preconceitos, ela abriu a Séforas, pioneiro templo trans.
Hoje líder na Igreja da Comunidade Metropolitana, Alexya cresceu na Igreja Católica. Fora dela, era saco de pancadas de colegas. Piores que os hematomas na carne, só os deixados na alma por padres que excluíam os LGBTQIA+ da "obra de Deus".
A psicóloga e pesquisadora Cris Serra, 49, é católica praticante. E diz mais. "Foi justamente a minha experiência de sagrado a partir da sacralidade do meu corpo que permitiu que eu compreendesse minha experiência para além dessa norma cis-heterossexual tão dominante", afirma.
Ela hoje usa o pronome feminino para se referir a si, mas gosta "quando a fronteira fica confusa" e lhe tascam o masculino. Cris se define como pessoa não binária. Entende-se portanto como trans, sem se identificar com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento.
Sabe da longa ficha corrida do Vaticano na transfobia. Recentemente, um post nas redes sociais ilustrou bem do que Cris está falando: lamentava "ver travecão comungando" nas missas modernas.
Papa Francisco, nesse sentido, emite sinais dúbios. Na quarta (25), declarou que a homossexualidade não é crime, mas é pecado. Imagina então o que acham deles, se perguntam os transgêneros.
Em 2016, o pontífice disse que a teoria de gênero, "grande inimiga" do casamento tradicional e da família, quer propagar a "colonização ideológica". Alas conservadoras da Igreja vibraram.
O mesmo Francisco já recepcionou um homem trans em audiência e lavou os pés de uma travesti numa Quinta-Feira Santa. "Para além de encarar com otimismo ou pessimismo gestos do papa", diz Cris, "trata-se de construir uma Igreja com ênfase mais no acolhimento pastoral e menos em teologias normativas e descoladas das realidades concretas das pessoas".
Lembra de dom Luciano Bergamin, bispo-emérito de Nova Iguaçu (RJ). Certo dia, veio até ele o pai de uma jovem trans, "muito atordoado com a situação da filha, chamando-a várias vezes pelo nome morto, masculino". O bispo, "com bom humor, perguntou como era o nome dela e, rindo e alegando estar surdo, fez o grupo todo repetir o nome [feminino] várias vezes, cada vez mais alto".
Ser homossexual, em casos extremos, já rendeu pena de morte em nações de maioria muçulmana. Não que trans sejam plenamente aceitos, mas a transfobia pode ser mais branda a depender do país, aponta a antropóloga Francirosy Campos Barbosa, coordenadora do Gracias (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos), da USP.
O Irã permite a cirurgia de redesignação sexual desde 1983. Há inclusive relatos de gays pressionados a mudar de sexo para escapar da execução pelo Estado, isso porque as autoridades religiosas toleram a ideia de que uma pessoa nascida no corpo errado, mas não de relações homoafetivas.
Já os pares religiosos de Lilyth Ester Grove, 31, se incomodava menos "quando eu era bicha", segundo essa antropóloga judia. Até ela perceber que não era um homem gay e fazer a transição de gênero. Aí já era demais.
No fim, a comunidade judaica reflete a sociedade como um todo, diz Lilyth. "Sobre o Brasil em particular, a visão da travesti é muito precarizada. Somos vistas como apenas trabalhadoras de sexo, barraqueiras. É mais aceitável ser um homem gay do que uma pessoa trans."
Para Alexya, a pastora evangélica, a força maior que transgêneros podem mostrar "é que nossos corpos também são templos de Deus". Os incomodados que se mudem. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br
SER IGREJA DOS BEM-AVENTURADOS.
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Dom Adimir Antonio Mazali
Bispo de Erexim (RS)
Minha saudação aos irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Ao celebrarmos o 4º. Domingo do Tempo Comum, refletimos a centralidade da proposta de Jesus, ou seja, o Reino de Deus expresso no texto das Bem-aventuranças como programa de vida a todo cristão. Todos chamados a ser bem-aventurados, sinônimo de santidade e compromisso na construção do Reino.
Caríssimos irmãos e irmãs! Jesus Cristo propõe uma vida de santidade e esta não se vive no isolamento, na indiferença, no individualismo. Esta é uma proposta de vida de fé em comunidade. Uma comunidade que forma a Igreja, que tem por missão aperfeiçoar os meios para facilitar a vivência cristã no caminho da salvação. Por isso, quero aproveitar mais uma vez, neste retorno de férias, na retomada das atividades paroquiais, no início de um novo ano, refletir sobre os Mandamentos da Igreja, e, como tenho dito com frequência, muitas vezes eles estão esquecidos por nós. Eles nos indicam a importância de nossa participação consciente na comunidade cristã e na vivência dos valores do Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo.
Em breve explicação que retomo do ano passado, os Mandamentos da Igreja são:
1-Participar da missa inteira aos domingos e dias santos de guarda: Este é um compromisso para todos os cristãos que tem uso da razão, entendendo a importância da missa e da comunidade, consciente de ser pecado a não participação por preguiça ou qualquer desculpa que não se justifique. A pandemia passou e é tempo de participar;
2-Confessar-se ao menos uma vez cada ano: Esta confissão é o mínimo que se pede ao cristão, mas que consciente deve buscar mais vezes ao longo do ano. A confissão também é curativa para a alma e nos restaura na graça de Deus. Confessar é sinal de confiança na misericórdia de Deus por nós e compromisso de vida nova;
3-Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição: A Eucaristia é um mistério de fé e de amor. É o centro da nossa participação na vida de Cristo e a Igreja nos aponta para a importância de comungar frequentemente. A Eucaristia é o alimento para a vida eterna. Deve ser, como disse o Beato Carlo Acutis, “nossa autoestrada para o céu”;
4-Jejuar e abster-se de carne quando manda a Santa Mãe Igreja: isto é, na quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa. Aprendemos a controlar nossos impulsos e desejos e compartilhamos do sofrimento de Cristo e de nossos irmãos e irmãs, com quem devemos partilhar a nossa própria vida;
5-Doar o Dízimo, segundo o costume: O dízimo é expressão de comunhão eclesial; da capacidade madura de partilhar com a vida da comunidade. O dízimo não é pagamento, mas doação segundo a generosidade do coração. Este possui a dimensão religiosa, expressão de gratidão a Deus; a dimensão eclesial para a manutenção das celebrações e da vida da comunidade paroquial; a dimensão missionária e evangelizadora da Igreja, e a dimensão caritativa que tem como preocupação a ajuda aos mais necessitados.
Prezados irmãos e irmãs. Entendemos que os Mandamentos da Igreja são orientações que nos ajudam a viver o valor do bem comum e da comunidade cristã, como resposta aos desafios de hoje. Eles ajudam na construção de um mundo de bem-aventurados, sinais do Reino de Deus.
Que Maria, a fiel discípula de Jesus e primeira Bem-Aventurada, nos ensine a fazermos a vontade de seu Filho Jesus e a empenharmo-nos mais no cumprirmos dos Mandamentos da Igreja como mediação para as bem-aventuranças do Evangelho.
Que Deus abençoe a todos e um bom domingo. Fonte: https://www.cnbb.org.br
Não basta ser contra o aborto, é preciso falar sobre sexualidade, diz bispo que casou Lula
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Dom Angélico fala sobre relação com o presidente da República, diz rezar por Bolsonaro e afirma nunca ter visto tanta miséria no país em 90 anos de vida
Dom Angélico Sândalo Bernardino afirma já ter vivido diversas fases de um mesmo Brasil. Do país predominante rural que tateou reformas ao que repousou sob a penumbra de uma ditadura militar, do que foi palco das greves do ABC paulista ao que se redemocratizava e via, novamente, a sua população ir às ruas e reivindicar melhores condições de vida. De todos eles, o clérigo guarda histórias e a lembrança de preservar um voto de fé. "Eu sempre, teimosamente, tenho esperança", diz ele.
O bispo emérito de Blumenau (SC) recebeu a coluna em sua casa no Jardim Primavera, na zona norte da capital paulista, um dia após completar 90 anos de idade —ou 90 anos e nove meses, como se apressa em corrigir. "Somados os nove meses no ventre da Dona Catarina, minha mãe querida", explica.
Ao longo do dia de celebração, conta, não pôde desgrudar do telefone. "Foi gente da Espanha, do povo, de favela, de quando eu morei em Ribeirão Preto, gente branca, gente japonesa, gente negra. Ô, meu Deus do céu", diz ele, entre um sorriso e um suspiro, ao revisitar as ligações que recebeu na quinta-feira (19).
"Um deles [dos que telefonaram] é meu amigo de quando eu era bispo da Pastoral Operária e ele era do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ficamos amigos. Batizei o filho dele, o neto dele... Quando a segunda esposa estava no hospital —a primeira foi para o céu—, me perguntou: ‘Dom Angélico, o senhor viria aqui benzer a minha esposa?’. ‘É claro’. Quando ela morreu, fui abençoar o corpo. Depois, se casou. ‘Dom Angélico, viria celebrar o casamento?’. ‘É claro’", emenda, antes de confirmar que o amigo de longa data a quem se refere é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Amigo do petista desde os anos 1970, quando comandava a Pastoral Operária, o bispo esteve ao lado de Lula em momentos de alegria, como o casamento com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, no ano passado, e de perdas irreparáveis. Um deles foi o sacramento dado a dona Marisa Letícia na véspera de sua morte, ocorrida em 2017.
"Lula estava com as mãos postas, em silêncio, ao lado da cama. O salão [quarto] estava repleto de pessoas. Eu fiz a cerimônia da unção dos enfermos. Ao término, peguei a mão da esposa dele e pus a mão no ombro do Lula. Rezamos o Pai Nosso, que é a oração que Jesus nos ensina", relembra o bispo.
Nascido em Saltinho, no interior paulista, Dom Angélico cursou filosofia e teologia e atuou como jornalista em publicações como os jornais "Diário de Notícias" e "O São Paulo", ambos de natureza católica. Nesta última profissão não chegou a se graduar, mas guarda até hoje, dentro de sua carteira, o seu registro junto ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
Nesta conversa com a coluna, o bispo emérito defende que, diante da perda de fiéis no Brasil, o catolicismo atue "corajosamente na evangelização" e lance mão de meios modernos de comunicação, diz rezar constantemente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirma nunca ter visto tanta miséria no país e defende que a Igreja e a sociedade discutam mais sobre sexualidade e alternativas ao aborto.
"Nós precisamos nos aprofundar. Nós não falamos claramente a respeito de pênis, a respeito de vagina, a respeito de bumbum, a respeito do prazer, a respeito da evolução", afirma.
O Brasil do tempo da minha ordenação de padre era um Brasil que estava crescendo. Era um Brasil de muita esperança, de muita luta pacífica. Depois, conhecemos a ditadura —ou melhor, o golpe militar, que foi dado porque havia já movimentos reivindicatórios por condições melhores de vida, de maneira particularmente especial no campo. Eu era jornalista e diretor do jornal Diário de Notícias, da arquidiocese de Ribeirão Preto. A gente estava ao lado dos trabalhadores rurais.
Já naquele tempo, era um Brasil de luta, mas também um Brasil de sofrimento e de repressão.
Fui nomeado bispo em 1974 pelo grande papa Paulo 6º. Naquela ocasião, eu morava na periferia. Sempre fui um bispo da periferia de São Paulo. Primeiro na Vila Carvalho, depois na Vila Fraternidade, e assim por diante.
Fui nomeado bispo-auxiliar em São Paulo e integrei, meu Deus do céu, a equipe de dom Paulo Evaristo [Arns]. Minha ordenação aconteceu na Catedral da Sé, em 1975. Era o Brasil de muita luta, de muita organização, e dom Paulo me encarregou, então, da Pastoral Operária. Fiquei durante 25 anos nela.
Quantas vezes não saímos da periferia, da praça do Forró lá em São Miguel, e caminhávamos —olhe!—, milhares de pessoas, até a praça da Sé.
Diminuiu muito o número das comunidades eclesiais de base. O que aconteceu? Irmãos evangélicos começaram a montar pequenas igrejas de culto na periferia. Dom Angélico, bispo emérito
Tive contato com o [ex-governador de São Paulo] Mario Covas [do PSDB]. E ele disse: "Vou lá numa assembleia de vocês". Nós, então, esperamos. Havia muitas pessoas reunidas, reivindicando sarjeta na calçada, creche, saúde e uma porção de coisas de que tinham necessidade. Era o Brasil de então. Vi o povão, mas o Mario Covas não apareceu. Falei: "Ele não veio". Daqui a pouco, ele chega e fala: "Eu tô aqui" [risos]. Ficamos amigos caminhando juntos.
A BALA ASSASSINA
Foi um tempo de muita luta na Pastoral Operária. Eu tive na equipe, por exemplo, trabalhadores que foram presos. Eles não tinham nada a ver com subversão, e não eram subversivos, apenas reivindicavam trabalho e salário justo para todo trabalhador. E eu cito de maneira especial o Santo Dias [metalúrgico assassinado por um policial militar quando participava de uma das primeiras greves da categoria em São Paulo]. Ele era da minha equipe de Pastoral Operária.
Dom Paulo chegou e falou: "Angélico, o corpo do Santo Dias está lá no Instituto Médico Legal. Vamos até lá?". Eu falei: "Vamos". Dom Paulo chegou, foi abrindo caminho, e eu atrás dele. Um dos corpos era do Santo Dias. Nu. E varado o corpo pela bala do repressor.
Tenho dito pelo Brasil afora: nunca vi a imagem de Jesus com o peito varado pela lança como naquele momento vi o corpo do Santo Dias, militante da Pastoral Operária. Varado pela bala assassina.
Era o Brasil de muita luta. E ressalto e insisto: mas luta pacífica. Nunca armados, a não ser alimentados por Jesus, que é o nosso mestre.
MINHA TEIMOSIA
Eu sempre, teimosamente, tenho esperança. Naqueles tempos de luta, dom Paulo sempre dizia o seguinte: "Coragem, vamos avante. De esperança em esperança, na esperança sempre".
Eu, teimosamente, cultivo o positivo nas pessoas e na sociedade. Vejo erros enormes, mas, de esperança em esperança, vou caminhando.
Agora, o mundo de hoje, que tristeza a guerra da Ucrânia, a maldita guerra da Ucrânia. E depois o mundo dos armamentos militares, inclusive o Brasil entra nisso. O dinheiro que é gasto em armas de destruição no mundo não tem cabimento. Se uma parcela mínima fosse destinada para o pão, para o alimento, para a moradia, saúde, educação, todos os bens que Deus ensinou a todos, e que se acumulam nas mãos de poucos, não haveria miséria no mundo.
No Brasil, querido e amado, nós vemos também muita dificuldade, muita miséria. Na minha vida de 90 anos, nunca vi tanta miséria, tanto morador de rua, tanta gente batendo na porta [perguntando] "tem um pãozinho aí? Tem alguma coisa?". Nunca vi também violência tamanha —contra a mulher, na família, na sociedade.
"Não tenho nenhum partido político, eu tenho opções quando voto". Dom Angélico, bispo emérito
Por isso, nós gritamos com Jesus. E eu repito com alegria aquilo que o meu amigo pessoal, o arcebispo de Aparecida [dom Orlando Brandes], já disse e por isso foi até desrespeitado: o Brasil precisa de "amai-vos", e não "armai-vos".
Sempre tenho esperança de um mundo e de um Brasil diferente. Mas eu tenho muita esperança no Brasil de agora.
O CATOLICISMO EM BAIXA
Precisamos nos renovar como igreja. A igreja, antes de tudo, tem a missão de ser comunidade de Jesus, atenta ao que Jesus manda. E ser uma igreja em saída, que vá realmente às periferias. Bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas formando realmente uma comunidade evangelizadora, anunciadora do Reino de Deus, que é feito de Justiça, amor e paz.
Diminuiu muito o número das comunidades eclesiais de base. O que aconteceu? Irmãos evangélicos começaram a montar pequenas igrejas de culto na periferia. E em atendimento a que, prioritariamente? Às necessidades básicas do povo.
Eu sempre digo que eu não sou filho da igreja, eu sou cria, porque eu não me compreendo a não ser na igreja.
Sempre acho que nós, cristãos, precisamos nos converter constantemente àquilo que Jesus quer de nós. Porque muitas vezes a gente fica mais preocupado com edifícios, com organizações, isso e mais aquilo, quando o templo vivo do Espírito Santo é cada pessoa.
Tenho confiança de que as igrejas cristãs se renovem, e que, inclusive, certas igrejas que se proliferam nas periferias também sejam atentas não a promessas eleitoreiras, simplesmente alienantes, mas que se comprometam como nós, Igreja Católica, com as reais necessidades do povo.
A igreja precisa entrar corajosamente na evangelização, inclusive se utilizando desses meios moderníssimos de comunicação.
RELAÇÃO COM A POLÍTICA
Eu não tenho nenhum partido político, eu tenho opções quando voto. Isso eu tenho. Tenho amigos de diversos partidos e faço questão de valorizar a política.
Nós não estamos atrelados, como Igreja, a nenhum candidato. Não. Nós somos favoráveis àqueles candidatos que realmente lutam para que haja emprego para todos, salário justo, trabalho para todos, moradia, saúde. Aí nós apoiamos. E é nesse ímpeto que eu caminho também.
Quando me convidam, por exemplo, para a posse política disso e daquilo, eu digo não. Agora, para um ato religioso, eu vou. Preciso fazer essas distinções fundamentais.
Fui batizar o filho do Lula? Fui. O neto, a bisneta? Fui. Por quê? Eu sou ministro. Fui dar unção dos enfermos para a esposa do Lula, fui ao funeral? Fui. Marquei presença. Fui convidado para o casamento? É claro, estou lá, presente, com alegria. Querem que eu benza a casa onde vão morar? Conte comigo.
ABORTO
[Dom Angélico é questionado sobre revogações feitas pelo governo Lula de portarias que dificultavam o acesso ao aborto legal] Eu vi pelos jornais e não aprofundei ainda com a própria CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil]. O que eu faço votos é que esse governo dê muita esperança para esse país. Tenho confiança de que esse governo realmente seja favorável plenamente à vida.
A igreja —de uma forma, eu digo, até radical— é a favor, e não contra isso ou aquilo. Ela é a favor. E, nesse caso, a igreja é a favor da vida.
Na questão do aborto também é preciso que nós mudemos. Nós temos que mudar, mudar a educação na família, na escola, nos seminários, nos colégios e assim por diante. A respeito do quê? Da afetividade e da sexualidade.
Nós precisamos nos aprofundar. Nós não falamos claramente a respeito de pênis, a respeito de vagina, a respeito de bumbum, a respeito do prazer, a respeito da evolução. Quando nós ficamos jovens, adolescentes, na puberdade, vem a fecundidade. Nós precisamos falar da fecundidade. E qual é a finalidade e a prioridade disso tudo? É a vida.
Como é o funcionamento do sexo num casal? Um celibatário é diferente, como eu, mas como é que funciona a questão sexual? Nós não falamos sobre isto. Nós somos, afetiva e sexualmente, uma sociedade de tabus. Não se conversa. Então só é "eu sou contra aborto, eu sou favorável". Espera um pouquinho.
Nós também precisamos nos perguntar se alguém que engravidou, se engravidou muitas vezes sendo profanada na própria família, aquela menina, aquela jovenzinha... Então engravidou, vai abortar? Não, a gente pode perguntar: não há outros meios de a gente adotar aquela criança e efetivamente apoiar aquela aquela mãe?
A gente precisa se perguntar qual é o amparo que se dá a uma menina que muitas vezes é profanada dentro da própria família e comete um aborto.
LULA E IGREJAS
O Lula realmente é católico, respeita profundamente todas as religiões e tem proclamado que o governo dele respeita o culto religioso. Essa é a posição dele. Vamos separar, não vamos instrumentalizar a religião. Não vamos usar o nome santíssimo de Deus em vão.
"Rezo constantemente pela saúde do ex-presidente [Jair Bolsonaro]. Rezo, também, para que ele possa, quem sabe, mudar a maneira de agir". Dom Angélico, bispo emérito
Nós precisamos respeitar os Poderes para que não aconteça esse desastre que aconteceu no dia 8 [de janeiro], em que vimos realmente depredações verdadeiramente criminosas. Em nome de quê?
Não é por aí. Temos que respeitar realmente o voto popular, mesmo que seja contra o nosso candidato.
JAIR BOLSONARO
Quando vejo que atacam o Bolsonaro dessa forma ou daquela forma, muitas vezes com desrespeito à pessoa, eu tenho dito: rezo constantemente pela saúde do ex-presidente. Rezo, também, para que ele possa, quem sabe, mudar a maneira de agir. Por quê? Porque eu reconheço, não estando de acordo com as ideias e atitudes dele, que ele é filho de Deus, é meu irmão. Somos todos irmãos, porque somos filhos do mesmo pai.
O Lula é meu irmão, meu amigo. Tem gente que diz: "Ah, mas ele é comunista". É lamentável.
Nós precisamos, nos seminários, entre nós, bispos, evoluir no conhecimento da doutrina social da igreja. A igreja não é a favor do comunismo nem a favor do capitalismo que está aí. A igreja anuncia uma sociedade numa economia verdadeiramente solidária. Não é possível que a riqueza se acumule vergonhosamente nas mãos de poucos, e multidões não tenham saúde, educação, moradia, não tenham nada.
A igreja prega isto porque porque ela é fiel à mensagem de Jesus, de tal forma que aí nós precisamos evoluir no conhecimento e na prática da doutrina social da igreja.
A ALEGRIA DE CADA DIA
Para mim, é preciso que a gente viva. O que Jesus diz? Ele não diz "se preocupe com o passado" ou "se preocupe com o futuro". Não. A cada dia, basta o seu peso, basta o seu fardo. Então, o meu empenho é viver diariamente com alegria e com entusiasmo.
Eu tenho dor, "ai", na perna, e fico muitas vezes "ai, minha coluna". Agora, quando me perguntam "como vai, dom Angélico?", a minha resposta é a seguinte: eu vou bem, graças a Deus. Nas mãos de Deus que é Pai, forte e alegre, e vamos para frente.
É assim que procuro viver a cada dia. E tendo um companheiro que nunca me abandona, que é o caminho, a verdade e a vida: Jesus. Eu repito e grito a honra que eu tenho na vida. Eu devo tudo, mas tudo, a Ele. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br
Evangélicos racharam em apoiar ou resistir à ditadura militar
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Boa parte das igrejas endossaram regime ou se omitiram, mas fiéis também foram vítimas
Anivaldo Padilha, ex-preso político, durante reunião da Comissão Nacional da Verdade, em 2012 - Silva Junior/Folhapress
SÃO PAULO
Em 1969, dois fiéis delataram membros da própria igreja para a ditadura militar. Informantes do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), um dos órgãos mais violentos do regime, o pastor e o bispo acusaram jovens metodistas de "subverter e doutrinar para a esquerda".
Anivaldo Padilha foi um desses delatados. Estudante de ciências sociais da USP, acabou preso meses depois e recepcionado na sala de interrogação com um soco no estômago. "Começaram, então, a aplicar em mim o ‘telefone’, que consiste em golpear os ouvidos da vítima com as duas mãos ao mesmo tempo."
O pior ainda estava por vir. Nas sessões de tortura que se seguiram, conheceu a "cadeira do dragão", revestida com folhas de metal conectadas a um regulador de voltagem. "Fui colocado nu, com mãos e pés amarrados. Exigiram que desse todas as informações que possuía. A cada negativa, o torturador girava a manivela para aumentar a intensidade dos choques. Para tornar os efeitos mais fortes, colocaram uma toalha úmida sob minhas nádegas."
De volta à cela, foi apresentado a uma outra forma de tortura: a fome. A janta, muitas vezes única refeição do dia, eram sobras do quartel trazidas em caldeirões. Arroz, feijão e tomate picado. Com as mãos inchadas, que mal conseguiam segurar a colher, tinha dificuldade para engolir a comida.
No ano seguinte, o líder da juventude metodista, que também militava na AP (Ação Popular) contra a ditadura, partiu para o exílio. Não conseguiu assistir ao nascimento, naquele mesmo 1971, de Alexandre Padilha, filho recém-empossado ministro de Relações Institucionais do governo Lula.
O depoimento foi dado ao Brasil: Nunca Mais, projeto ecumênico idealizado por um católico (dom Paulo Evaristo Arns), um presbiteriano (reverendo Jaime Wright) e um judeu (rabino Henry Sobel). O octogenário Anivaldo também é um dos quatro autores de "As Igrejas Evangélicas na Ditadura Militar - Dos Abusos do Poder à Resistência Cristã".
Organizado pelo Coletivo Memória e Utopia, o livro recupera o engajamento evangélico contra e a favor do período militar num momento em que boa parte das igrejas se acastela no bolsonarismo, abertamente simpático àqueles anos.
A obra lembra sete vítimas evangélicas da ditadura. A história delas passou pela Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, extinta por Jair Bolsonaro (PL) no apagar das luzes de seu governo e recomposta por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Heleny Telles Ferreira Guariba, fiel da Igreja Metodista Central de São Paulo, desapareceu aos 30 anos. Inês Etienne Romeu, tida como única sobrevivente da Casa da Morte, centro de tortura em Petrópolis (RJ) onde por três dias recebeu choques elétricos na vagina, testemunhou acreditar que uma das colegas de cativeiro era Heleny.
Outro caso emblemático é o do presbiteriano Paulo Stuart Wright, filho de missionários americanos eleito deputado estadual por Santa Catarina e cassado no primeiro ano da ditadura por "falta de decoro parlamentar" —não usava paletó e gravata.
Militante da AP, ele desapareceu em 1973. Dois anos depois, o pastor Jaime Wright, seu irmão, participou do culto em memória a Vladimir Herzog, também assassinado pelo Estado.
Coautora do livro, Magali Cunha aponta três posturas distintas de líderes evangélicos ante o recrudescimento autoritário daqueles tempos. "A mais prevalente foi de silêncio e indiferença, o que acaba se configurando em apoio. Eles se omitiram diante de perseguições", afirma.
Houve também uma minoria progressista entre fiéis e outros que, mesmo sem alinhamento ideológico à esquerda, "por princípios éticos se colocaram contra a ditadura". Alguns foram denunciados ao governo opressor pelos próprios pastores, como o pai do ministro Alexandre Padilha.
Por fim, uma parcela evangélica apoiou contida ou explicitamente os golpistas.
Mesmo antes do golpe, o segmento já se agitava contra o que via como ameaça esquerdista. O pastor batista Enéas Tognini narrou ter ouvido em 1963, de um oficial do serviço secreto do Exército, que os evangélicos eram a esperança para "salvar o Brasil das garras do comunismo", uma "força espiritual do diabo".
A adesão fica clara com uma leitura de jornais de igrejas.
Em março de 1964, na porta do golpe, O Estandarte Evangélico, da Assembleia de Deus no Pará, publicou: "Nós podemos comparar [o comunismo] a um monstro horrível que subjuga 900 milhões de pessoas em sua cortina de ferro. Tudo isto é o cumprimento das Escrituras. O final dos tempos chegou".
No mês seguinte, com a tomada de poder pelos generais, o presidente da igreja enviou uma mensagem de congratulações à Junta Militar.
O Brasil Presbiteriano expressou em junho de 1964 sua confiança no governo militar, merecedor do "apoio dos cristãos". "Cremos que os presbiterianos, seja qual for o partido, devem a si mesmo, a Cristo e a Nação uma atitude positiva de participação nas tarefas que aguardam o país."
Magali Cunha lembra que, com o endurecimento do regime, igrejas promoveram expurgos de membros progressistas demais para o gosto da cúpula.
Para a pesquisadora do Iser (Instituto de Estudos da Religião), o momento é oportuno para que evangélicos tirem lições do passado. As lembranças, diz, "têm que ser avivadas para que nós percebamos que apoiar regimes não democráticos é uma questão incompatível com a memória do que significa o protestantismo no mundo". Fonte: https://www1.folha.uol.com.br
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